3 de junho de 2011

Moonshine destilado com desafio, prazer e perigo - capítulo II

Por:
Ricardo Wagner Soares Carrano

A persequicão de religiosos e puritanos. A Lei Seca (1919-1931), as gangues e o mito que dura até hoje.

Continuando , o principio é simples : produzir wisky sem ter que pagar imposto para o governo, foi, e ainda é, uma pratica considerada justa, uma vez que os americanos (principalmente os sulistas) acreditam que como temos direito a livre escolha, desde que adultos, não faz parte das atribuições do governo, regular e/ou cobrar pelo que podemos comer, beber, fumar, onde morar e escolher a atividade que comercial que se deve praticar, desde que isso não perturbe a vida dos outros, ou seja: não se pode roubar, matar, ludibriar, mas fazer wisky sim, pois alem do mais, veja que ainda hoje, se você quiser, pode fazer vinho ou cerveja em casa (por hobby) , mas wisky ou qualquer destilado paga o imposto sobre destilados (“Liquor Tax”) em qualquer quantidade, mais, os demais impostos que incidem em comum sobre as atividades comerciais se for o caso. Portanto esse jogo de gato e rato segue por séculos a fora, colocando os destiladores “ilegais” por fim, em inimagináveis contradições para com as idéias da época em que a polemica começou.


polícia estoura um depósito de bebidas
 Durante todo o século XIX esses destiladores tiveram que fugir também dos fundamentalistas religiosos e moralistas que se juntaram as forças governamentais por suas convicções, e ganhando assim importância política ao longo das décadas, e elegendo representantes, conseguiram criar leis proibindo a venda e consumo de bebidas alcoólicas em vários estados e cidades . Hoje mesmo, na cidade onde moro ainda existe certa restrição, como por exemplo até uns 10 anos atrás não era permitido a venda de qualquer bebida alcoólica aos domingos (influência da Igreja), o que ocasionava literalmente uma corrida por cerveja, vinho, wisky etc… nos sábados. Bem, mas o ponto culminante da “cruzada” moralista foi a aprovação, em 1919, da famosa “Lei Seca” (“Prohibition”) a qual tornou ilegal a fabricação, comercialização e consumo de qualquer bebida alcoólica nos EUA, que vigorou até 1931. 


Al Capone
 Foi um período controvertido pois produziu fatos inusitados tanto em escala nacional como internacional , sendo que, uma das contradições a que me referi, deve- se ao fato de que o que inicialmente poderia ser considerado um negocio inofensivo, acaba por desenvolver uma enorme rede de corrupção, de políticos, agentes da lei, juízes e até mesmo de “ditos” religiosos que recebiam as mais diversas propinas dos destiladores e contrabandistas. Portanto, uma Lei extremista aprovada por interesses que não correspondiam a vontade da maioria da população, ajudou a criar um monstro chamado crime organizado, que teve no famigerado Al Capone seu expoente maior durante este período. Como fatos inusitados podemos citar.

Muitos dos diversos bares e clubes noturnos ilegais, da época foram meticulosamente construídos com depósitos e passagens secretas de modo a esconder seu valioso suprimento, como também seus clientes no caso da policia aparecer. Alguns desses bares conservam estas instalações até hoje, e não apenas são tratados como relíquias como também são atrações turísticas visitadas por muita gente.

Novos tempos - mulheres nos bares
A época da Lei seca, é também considerada um marco na emancipação feminina, pois é a partir de 1919/1920, que se veêm as primeiras mulheres frequentando livremente estes bares e night clubs, pois afinal de contas os homens da época sentiram falta da doce companhia feminina enquanto bebiam um drink, passando a convidá-las sem preconceitos;

O Canadá aprovou uma lei semelhante, que foi modificada em seu texto, retirando a proibição de fabricar (apenas) bebidas alcoólicas, permitindo assim que as bebidas canadenses fossem “legalmente” exportadas para contrabandistas americanos. Com este exemplo, países do Caribe, passaram a também exportar o velho Rum para os states; o México sua tequila, em larga escala; seguido de famosas champanhes e vinhos europeus.

Um dado negativo é que muita gente inescrupulosa e, por vezes, apenas incompetente se meteu a fabricar wisky que devido a processos de mistura, fermentação e/ou destilação executados de maneira imprópria sem retirar as impurezas, produziu muita bebida envenenada o que provocou a morte de centenas de pessoas (1100 só em 1927).

Prova da NASCAR
Nunca se fabricou tanto Moonshine como nesta época. O wisky sulista que era bem mais barato que o contrabandeado do exterior, e tinha na maioria dos casos, boa qualidade, era distribuído em principio em caminhões que eram presa fácil para a policia e gangs. Assim, a partir dos meados dos anos 20 com o aprimoramento da industria automobilística, os “Moonshine Rollers” começaram a “mexer” em seus carros, colocando modernos motores V-8 potentíssimos e suspensões de caminhão de modo a suportar o peso das caixas de bebida como também fugir da interceptação no caso de perseguições. A Lei Seca acabou, mas o Moonshine não, e esses “pilotos” continuaram a transportar wisky pelo pais afora quase sempre de madrugada até que um dia usando das técnicas de pilotagem desenvolvidas nas fugas começaram a disputar pequenas corridas entre si . Em fins dos anos 40, um grupo destes pilotos fundou a NASCAR que é a liga de Stock Car Americana que movimenta tanto dinheiro quanto a Formula 1, porque também tem hoje um campeonato disputadíssimo e milhões de expectadores.

Outra contradição é a de que muitos destiladores consideraram todas essas repercussões e percebendo o potencial do negocio decidiram então fabricar suas bebidas legalmente, pagando os impostos necessários, como foi o caso dos destiladores dos famosos Jack Daniels’ e Jean Bean, dentre outros, que assim como os fornecedores estrangeiros, exportando seus produtos acabaram por criar, de forma reversa, uma oportunidade nova e ilimitada para eles mesmos e para seus pares.

No entanto até hoje em dia ainda existem aqueles que esperam as noites de luar, para ir para as matas e montanhas do Sul destilar seu wisky, saborea-lo e vende-lo na comunidade e fora, mesmo que isso seja ilegal e mesmo que o risco não mais produza milhares de dólares. Eles se dizem “viciados” por esta prática, mas não pela bebida em si. E, como eles também sempre dizem: “Mooshine sempre existiu, Mooshine sempre vai existir, não importa o que aconteça.”

Cheers !


Nota do Blog:  a primeira parte desta matéria foi publicada em http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/05/moonshine-destilado-com-desafio-prazer.html 

Imagens: Google

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro Rick,
Nunca poderia imaginar que a prática de falsificação de whisky pudesse ter tido influência na criação da NASCAR, na liberação da mulher e na produção e venda do Jack Daniels'.
Valeu!
Abraço

Carlos Frederico disse...

Jasper Newton Daniel, aka Jack Daniel, começou a fabricar whiskey (bourbon) em 1860 com a idade de 14 anos. Precoce, o garoto!
Uma coisa interessante é que os americanos usam barricas de carvalho novas, que têm o interior crestado adequadamente para maturar seu bourbon, e os escoceses usam essas barricas americanas usadas para fabricar em segunda mão suas próprias barricas. Que coisa!
O mundo do whiskey (como o do vinho, da cerveja, enfim) é cheio de surpresas, mesmo!
Vamos aguardar o final dessa história!

Jorge Carrano disse...

Rick, você está com a palavra. Aguardamos o final da história.
Abraço