9 de junho de 2011

Clinton Eastwood, Jr

"Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. Uma com o chapéu e outra sem ele." (Sergio Leone).


Maldade do Sergio Leone? Vamos combinar que não. Leone foi o diretor que, de certo modo, foi  responsável pela projeção de Eastwood, com sua trilogia de bangue-bangue spaghetti, nos quais Eastwood interpreta o misterioso homem sem nome: Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965), e Três Homens em Conflito (1966).

Depois seguiu-se o amargo e mal-humorado inspetor Callahan, personagem que interpretou em Dirty Harry, e fez com que o filme fosse um sucesso absoluto de bilheteria. Dirty Harry originou várias seqüências: Magnum Force (1973), The Enforcer (1976), Sudden Impact (1983) e The Dead Pool (1988).

Pois muito bem, este ator estereotipado, que representava sempre um cara durão, ou anti-herói, revelou-se um diretor de enorme sensibilidade, realizando filmes de sucesso de critica e bilheteria, e lavando-o a conquistar por 4 vezes o Oscar, como melhor filme e melhor diretor.

Já é uma das lendas do cinema. A lista abaixo, que não é conclusiva, é um retrato de bons filmes que realizou nesta última década:

2009 – Invictus (Invictus)
2008 - Gran Torino (Gran Torino)
2008 - A Troca (Changeling)
2006 - Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
2006 - A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers)
2004 - Menina de Ouro (Million Dollar Baby)
2003 - Sobre Meninos e Lobos (Mystic River)
2002 - Dívida de Sangue (Blood Work)

Meus preferidos são “Bird” um dos clássicos entre filmes de jazz (ele é um apaixonado pelo estilo), “Os Imperdoáveis”, “As Pontes de Madison” e “Além da Vida”.

Jamie Cullum, músico/cantor inglês, participou da trilha do filme Gran Torino, do Clint Eastwood.

Do Clint, Cullum disse, numa entrevista, respondendo à pergunta de como foi trabalhar com aquele festejado diretor, respondeu que se sentiu como uma criança cuja primeira refeição foi caviar. Sensacional! E teceu elogios ao estilo de direção do Clint, dizendo que ele escolhe as pessoas e as deixa trabalhar como sabem. E acrescentou que o Clint valoriza muito o primeiro take, trabalhando como um músico de jazz.

Esta afirmativa do Cullum, corrobora um making off, um documentário, que assisti sobre o diretor de “As Pontes de Madison” e “Os imperdoáveis”, no qual Clint, falando de seu estilo de trabalho, disse que ele procura os melhores profissionais em cada campo (figurinistas, técnicos de som, músicos, editores de imagens, etc) e deixa que cada um sugira para ele o que e como deve ser feita a sequência, a cena. Depois, como o resultado é sempre bom, ele fica com a fama e ganha o Oscar.

Isto é que é trabalhar em equipe.




Fotos: Google imagene



Um comentário:

Jorge Carrano disse...

“Três homens em conflito”, título em português, na verdade trata-se do filme clássico do western, “O bom, o mau e o feio” (The good, the bad and the ugly),do citado diretor Sergio Leone.