28 de junho de 2011

Dresden e Coventry, horror e mistério

Por
Ricardo W Carrano
Greenville - Carolina do Sul - EUA


Estive lendo os posts sobre a sua infancia, na verdade fizeram eu me lembrar da minha própria , quando li seu comentário sobre o bombardeio de Dresden na Alemanha*, já bem no fim da Segunda Guerra aparentemente desnecessário do ponto de vista militar.
O que escrevo se trata de algo que é possível e verossímil, mas não é efetivamente comprovado, e nem acredito que admitido pelos Britanicos ao longo das decadas. Mas para os que leem e estudam o assunto, faz sentido. Portanto, sugiro que o post seja tomado apenas por curiosidade ou possibilidade histórica. Gostaria também de declarar que o post não pretende dar razão a nenhum dos ‘lados’ nem tenta justificar atrocidades potencialmente cometidas por vingança.

Como você sabe os Alemães após derrotarem a França, em 1940, e iniciaram sua campanha contra a Inglaterra, que foi planejada para primeiramente, atravez de bombardeios aéreos constantes, debilitar as não só defesas inglesas como o moral do povo Britânico; e que deveria ter tido como consequência a invasão das ilhas Britanicas pelos nazistas, no que teria se chamado Operação Leão Marinho, fazendo alusão a necessaria travessia do Canal da Mancha.

Nesta épica campanha de defesa aérea, a chamada Batalha da Inglaterra, muitos acontecimentos inusitados e terriveis como só uma guerra destas pode proporcionar ocorreram, sendo que um destes foi o de que num certo momento a inteligência Britânica acreditava já ter conseguido “quebrar” o código que a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) usava para transmissão de ordens de ataque, podendo assim antecipar para onde os bombardeiros alemães voavam. A decodificação ainda estava em testes quando interceptaram uma mensagem ordenando um “raid” sobre a cidade de Coventry, que era uma cidade industrial e produzia armamentos.

Isto foi imediatemente comunicado ao Alto Comando e a Churchill. E a decisão tomada foi de que se por acaso evacuasem a cidade e esperassem os alemães poderiam dar ao inimigo a ideia que teriam quebrado seu código (ainda em teste) ou que haveria vazamento de informações, deixando portanto os habitantes de Coventry sem qualquer defesa.

Bombardeiros alemães Junkers 111

Os nazistas arrazaram com a cidade. Usando bombas incendiarias, criaram um inferno de fogo e explosões causando milhares de mortes e prejuizos incalculaveis.

Acredita-se que após saber do horror de Coventry, e de saber também que a partir desse infame morticinio os pilotos nazistas passaram a ser referir em tom de deboche a qualquer alvo acertado em cheio e com grande poder destrutivo como “Conventrated” em ingles, que Churchill ficou furioso e jurou vingança impiedosa aos nazistas.

Dresden antes dos bombardeios


Dresden destruída em 1945


 Quase cinco anos depois, no dia 13 de fevereiro de 1945,    Dresden foi impiedosamente bombardeada. Um “raid” triplo em 3 levas, duas a noite pelos Britanicos e uma ao amanhecer do dia 14 pelos aviões americanos.





É fato que Dresden era uma cidade histórica, um centro cultural, e não possuia na época unidades militares, fábricas de armamento ou instalações afins. Na verdade possuia hostipais militares e uma espécie de centro ou concentração de refugiados que vinham de outras áreas da Alemanha castigadas pela Guerra, justamente por considerar-se que os Aliados não necessitariam de grandes esforços para ocupar Dresden. A cidade que teria se declarado cidade aberta aos aliados, o que quer dizer que não haveria resistência a sua ocupação. Os aliados alegam que se tratava de um centro de comunicações.

Bombardeiros ingleses Lancaster


 Portanto pelo fato de estar aparentememente superpopulada, o número de mortes foi altíssimo, e na verdade dificil de se determinar com exatidão, fala se que despejaram 3000 bombas incendiarias, so no primeiro ataque Britanico, e que o centro da cidade se transformou literalmente num inferno, tal como Coventry, no entanto com um número de mortes muito maior. As estimativas variam de 35.000 até 150.000 pessoas, alguns juraram que foi mais.




Bem, não me cabe julgar ou tentar estabelecer justificativas para nenhum desses atos hediondos, mas é que como dizem: “A historia sempre é escrita pelos vencedores”,  e essa é uma grande controvérsia, que se mantém viva até hoje.

Afinal essa não teria sido a  única “punição” que os Alemães e Japoneses teriam sofrido no fim da Segunda Guerra.


* O Autor do texto se refere ao publicado em  http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/06/infancia-quase-normal-na-decada-de-1940.html

Fotos: Google imagens

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Prezado primo,
Quanto a sua interpretação para os fatos e acontecimentos que precederam ao bombardeio de Coventry e a retaliação dos britânicos, já ao final da guerra, dando o trôco bombardeando e praticamente destruindo Dresden, como diriam nossos ancestrais italianos: Se non è vero, è ben
trovato.
Abraço

Gusmão disse...

Vingança é um prato que se come frio mesmo.
Azar dos alemães que perderam a guerra e tiveram que pagar o preço.
Gostei da explicação, embora não conheça nem Coventry e nem Dreden.
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Caro Gusmão,
Quero morrer seu amigo (rsrsrs)
Obrigado por nos visitar aqui.
Abraço
Carrano

Celso Sampaio disse...

Acho difícil que haja coincidência neste caso , de qualquer forma me ajudou bastante a entender , já que gosto muito de pesquisar fatos relacionados a estas duas cidades que vou conhecer brevemente.
Celso Sampaio.

Jorge Carrano disse...

Obrigado Celso, pela visita ao blog. Boa viagem e que sejam proveitosas as visitas as cidades enfocadas.