18 de maio de 2011

Moonshine destilado com desafio, prazer e perigo - Capitulo I

Por Ricardo Wagner Soares Carrano
Carolina do Sul - EUA

Moonshine é o nome mais conhecido, mas é também chamado de White Dog, White Lightning, Mule Kick, Jet Fuel ... e mais uns 50 a tantos apelidos pelo pais afora.

Este mito se explica principalmente pela vontade que todo ser humano tem de desafiar ou mesmo desrespeitar algum regulamento ou lei, e não ser pego... principalmente se essa lei ou norma e' considerada injusta.

Assim, os escoceses (ninguém duvida que sabem fazer wisky do bom) e irlandeses, que desafiavam a Coroa Britanica, cruzaram o Atlantico para se estabelcer numa nova terra, achando que assim enfim seriam livres. Bem, hoje sabemos que a idéia de se livrar dos ingleses custou caro, mas fato é que quando se instalaram pelo Sul dos EUA, onde hoje basicamente estão localizados, Virginia, Virginia Ocidental, Kentucky, Tenesee, as Carolinas, Georgia ao longo da cadeia de montanhas dos Appalachians eles trouxeram seu know-how de fabricar destilados e assim o fizeram.

O processo de fabricação é mais simples que parece e, é basicamente o mesmo usado por séculos: O principio fisico quimico é de que o álcool tem ponto de ebulição a mais ou menos 77.8 C, portanto o que se faz é uma mistura de algum grão (por aqui milho, cevada, soja), açucar, agua e fermento.

moonshine-diagram
O resultado da reação quimica (fermentação) é o alcool, e se tudo isso for aquecido a +- 77.8 C, voce tem wisky. Assim destilado normalmente em recipentes de cobre para evitar contaminação, os antigos se deliciavam com wisky (ou Bourbon) fresco, feito em casa e vendido livremente na Colonia.

popcorn-sutton
E' importante informar que o wisky pós destilado é incolor, como água, e adquire a coloração a que estamos acostumados quando é estocado e envelhecido em barris de alguma madeira de modo a tambem adquirir um sabor mais encorpado.
moonshine_still_sugar_valley











Tudo ia muito bem até que o pais se tornou independente da Inglaterra, e o Secretario de Finanças de George Washigton chegou pra ele e disse que o pais que acabava de nascer, ja nascia quebrado, porque a guerra coustou um dinheirão.

Assim, como todo governo faz desde que isso (governo) foi inventado, cria (ou aumenta) algum imposto quando precisa financiar alguma iniciativa, ainda que valida. Portanto, assim foi criado o imposto sobre bebidas destiladas (Liquor Tax). Os antigos colonos e "novos" americanos ficaram "FULOS" da vida com o governo e se sentiram traidos, por darem a vida de filhos, terras e tudo mais e agora tem que pagar por algo que consideram um direito legítimo. Assim também nasceu a aversão americana a governo controlando a vida do cidadão.

Passaram então a ir para as matas e montanhas principalmente do Sul, para fazer seu wisky e assim escapar da polícia que vinha quebrar as destilarias ilegais, e como sempre trabalhavam  à noite, à luz do luar, este controvertido produto passou a ser conhecido como Moonshine.

No próximo e último capitulo : A persequicão de religiosos e puritanos. A Lei Seca (1919-1931), as gangues e o mito que dura até hoje.

 Cheers ! (Saúde)

Um comentário:

Jorge Carrano disse...

Aguardamos o próximo capítulo prometido.
Cheers!