4 de junho de 2011

Restaurantes portugueses, na cidade do Porto

Quem entrar no http://www.google.pt/ evidentemente o site de busca português, e pesquisar “bacalhau com broa a moda d. tonho” irá verificar que este blog (Generalidades Espcializadas) aparecerá na tela, com um post que menciona dois dos mais celebrados restaurantes da cidade do Porto: o D. Tonho e Tripeiro.

Niterói tem alguns poucos restaurantes especializados na culinária portuguesa. Faz tempo que não como em nenhum deles, mas o último que visitei, na região oceânica, foi o "Seu Antonio". Comi bem.

Todavia, nenhum deles aqui na cidade, dos que conheci, se compara aos dois supracitados lá do Porto.

Numa homenagem aos meus patrícios, eis que tenho ascendência portuguesa, haja vista minha avó materna ter nascido na cidade de Vizeu, publico abaixo a receita do bacalhau com broa, a moda do D. Tonho:

Ingredientes:
800 gr de lombo de bacalhau
100 gr de presunto
2 dl de azeite
1 dl de vinagre de vinho branco
1 colher de café de colorau
1 kg de batatas
2 kg de couve coração
100 gr de cebola às rodelas
6 dentes de alho
1 ovo cru + 1 ovo cozido
Farinha triga q.b.
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar
2 folhas de louro
Salsa picada q.b.


Preparação:

Corta-se o bacalhau e demolha-se pelo menos com 48 horas de antecedência, coloca-se em água fria, mudando a mesma três vezes ao dia. No dia da confecção passam-se as postas por farinha e ovo batido, fritando-se de seguida em bastante óleo. Frite também as batatas ás rodelas e reserve-as.

Em simultâneo, faz-se a cebolada da seguinte forma: mete-se num tacho ao lume com azeite, presunto em tiras finas, cebolas (rodelas) o alho (rodelas), deixa-se ferver e junta-se o colorau, sal, pimenta, louro e refresca-se com vinagre. Coze-se a couve em água e sal e arrefece-se, para depois a saltear em azeite, alho (picado), sal, pimenta e vinagre.

Levam-se à mesa, as postas no meio de uma caçarola baixa de loiça tradicional, ficando de um lado as batatas fritas às rodelas e do outro a couve salteada. Em cima coloca-se a cebolada e polvilha-se com salsa, ovo (picados) e azeitonas.


D. Tonho
O Dom Tonho situa-se dentro da muralha medieval da cidade do Porto, em instalações que já pertenceram a um antigo armazém de bacalhau, com vista privilegiada para o Douro e para o Cais de Gaia. O espaço foi remodelado, mas manteve detalhes originais, como grandes lajes de granito numa das paredes. Na cozinha cultiva-se a tradição culinária portuguesa com iguarias como o bacalhau à Dom Tonho, a vitela mirandesa à Artur de Carviçais (uma glória da posta mirandesa) e as rabanadas à Dom Tonho. É preferível reservar mesa, já que o local é muito cobiçado pelos forasteiros.
A localização é fantástica, às margens do rio Douro. Clicando no link abaixo, será possível ver a paisagem que se deslumbra desde o local, ouvindo um belo fado (ligue o audio).






O Tripeiro - vista interna

O Restaurante Tripeiro, situado junto ao Coliseu do Porto, é uma referência na região por servir uma cozinha tipicamente tripeira, com destaque para as Tripas à Moda do Porto. A garrafeira acompanha devidamente a ementa e o ambiente é pacato e reservado.
Visite e conheça mais em:

Imagens: google.pt.
Não tenho fotos digitais. Preciso escanear as que tenho em papel.

6 comentários:

Carlos Frederico disse...

Manhã de sol, barriga vazia e roncando, e lendo esse blog... certo... Tenho de manter ao lado uma caixinha de lenços de papel para não molhar o teclado...

Grandes dicas! Um dia eu ainda passo lá!

Abraço

Jorge Carrano disse...

Carlos,
O D. Tonho fica num lugar muito agradável. Além de possuir uma cozinha excelente.
Você acessou o http://www.dtonho.com/
Abraço

Carrano disse...

Carlos Frederico,
Além de apreciar a boa mesa, você encara a cozinha?
Abraço

esther disse...

carrano, tivesse lido este post antes de ir para o rio e, certamente, procuraria algum restaurante apropriado ao bacalhau. mas só hoje o leio e babo colorido sobre o teclado.
beijo

Carlos Frederico disse...

Não, Carrano, só a Mary é quem cozinha aqui em casa. De vez em quando eu assessoro na escolha e dosagem de temperos, mas não levo jeito pra fazer o peso pesado.
No entanto, modestamente sou reconhecido por algumas pastinhas e tortas salgadas que faço, que vêm fazendo sucesso nas festinhas e reuniões.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Incrível! Onde está a broa na receita publicada.
Simplesmente está incompleta a receita. Pra me redimir, publico outra encontrada na internet:
Ingredientes para 4 pessoas:


500gr de migas de bacalhau previamente demolhadas
2 cebolas grandes
6 batatas médias
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
sal e pimenta
miolo de broa q.b.

Preparação:
Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro.
Quando a cebola começar a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessário.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 0.3 mm de espessura.
Leve-as a fritar em óleo quente, sem as deixar ficar demasiadamente louras. Escorra-as em papel absorvente.
Começe então a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno as batatas fritas cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC) até a camada da broa estar lourinha.
Sirva com uma salada verde!