7 de junho de 2011

Cafés e confeitarias pelo mundo

Como sempre, exagero. Não poderia falar pelo mundo, porquanto não conheço o mundo todo. Seria mais adequado falar em cafés famosos em grandes cidades.

Café Spearl
 Começo por Viena, porque me encantei com a cidade e seus elegantes cafés. Eles são uma tradição na capital austríaca e visitar, pelo menos um deles, é programa obrigatório estando lá. Os lugares são bonitos e acolhedores, e a qualidade do café servido é de primeira. Pode-se pedir um mokka, se você gosta de mais forte ou um brauner, suavizado com leite ou creme. Eu, de minha parte. Preferi um eiskaffe que vem a ser um café bem quente com sorvete.


 Paris também tem seus Cafés tradicionais, diria mesmo históricos, como o Les Deux Magots, localizado em e Saint-Germain-des-Prés área de Paris, local de encontro de intelectuais e artistas famosos como Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Ernest Hemingway. Albert Camus e Pablo Picasso.




Colombo
Deveria ter começado pela Confeitaria Colombo, no Rio, que conheci primeiro. Não fui tantas vezes quanto minha irmã Ana Maria, que era assídua acompanhante de meu pai, apaixonado pela casa.


Colombo
Os mais idosos ou aristocratas, tomavam chá, à tarde. Nós preferíamos os salgadinhos e doces, tentadoramente expostos nos balcões/vitrines. Outras boas casas no Rio de Janeiro, para um chá da tarde, não sei agora, eram as confeitarias Manon e Cavé.



Majestic

Parecido com a Colombo - o interior lembra muito mesmo - tem o Café Majestic, na cidade do Porto. Quando lá estive, como não poderia deixar de ser comi bolinhos de bacalhau. Afinal estava acabando de chegar à cidade (o hotel no qual me hospedei era bem próximo) e estava louco para conferi a reputação do bacalhau da cidade.







Gerbeaud - Budapeste
  Em Budapeste, capital da Hungria, resultado da fusão de duas cidades - Buda e Peste - localizadas às marges do Danúbuio, há um belo Café, misto de confeitaria e sorveteria, que é o Gerbeaud. Embora os doces fossem tentadores, principalmente os de chocolate, limitei-me ao sorvete, um dos melhores que já exprimentei, que rivalizam até mesmo com os italianos de Firenze.



Fotos: google imagens





Nenhum comentário: