31 de outubro de 2015

Programação do blog

Feriadão, desde ontem. Funcionários públicos  tiveram seu dia comemorativo (28) transferido para o dia 30. Decreto do governo estadual.

Com isso meu trabalho ficou meia boca, porque não havia fórum ontem, sexta-feira.

Bem, os funcionários públicos tiveram 4 dias e os outros mortais, que trabalham, terão apenas 3. Não que eu ache que funcionários públicos não trabalhem ... tenho certeza.

Então, nestes próximos dias, nada de política e tampouco economia, dois segmentos que só nos trazem aborrecimentos, angústias e incertezas.

Resolvi pesquisar na rede e localizar trechos, cenas,  de filmes dos quais gosto muito. Elas ficaram em minha memória por causa da música que escora, da interpretação dos atores, pela dramaticidade, ou simplesmente a beleza das atrizes.

Nos próximos dias (1, 2 e 3), irei compartilhar. Se tiver interesse, tempo e paciência para assistir cenas de cinco minutos, bastará clicar.

Se quiser dar opinião, endossando ou reprovando as escolhas fique a vontade.

Filmes como As Pontes de Madison, Casablanca e Os Brutos Também Amam, têm uma coisa em comum. No final os amantes (ou pessoas que se amam), não terminam juntos. Ou seja, não há, neste particular, um happy end.

Outros contam com atrizes lindas: Grace Kelly, Anita Ekberg, Ursula Andress,  Catherine Deneuve, Ingrid Bergman. UFA!!!

Se você quiser fazer sua própria seleção de cenas  e quiser ve-las publicadas é simples. O procedimento a ser adotado, passo a passo, é o seguinte:
1) indique o titulo do filme, inesquecível, marcante, antológico.
2) mencione a cena mais marcante.
3) faça um breve comentário (sobre a atriz, a música, a paisagem, etc). Comentário curto, até 5 linhas.
4) tentarei localizar na internet e, achando, acrescentarei o link.
5) se você tem o e-mail do blogueiro envie pelo correio eletrônico. Caso contrário esqueça, você está fora da brincadeira (rsrsrs).

Divirtam-se. Eu já assisti e assistirei de novo.

Nota do editor: este post é uma encheção de linguiça porque esperávamos uma colaboração da Alessandra e não chegou. No dia 4, depois da série sobre os filmes, teremos um post do Freddy (Uma louca viagem).

17 comentários:

Jorge Carrano disse...

Não quero crucificar a penas a Alessandra. Na verdade o dia de hoje estava também reservado para post sobre o Halloween. Afinal três famílias que eu conheço programaram festinha para o evento, a caráter.
Mas as matérias não chegaram a redação.

Jorge Carrano disse...

Asteroide. Vou deixar o Freddy atualizar, se for o caso.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/asteroide-do-halloween-passa-em-ponto-mais-perto-da-terra-este-sabado.html

Freddy disse...

Resumo das matérias publicadas na mídia (especializada ou não) levam às seguintes conclusões:

- Foi descoberto em 10/10/2015 (21 dias atrás) por um dos equipamentos do sistema de rastreamento de objetos próximos à Terra da NASA e denominado de 2015 TB145.

- A órbita calculada mostra que ele passará (passou) a cerca de 1,3 vezes a distância entre Terra e Lua, ou seja, aprox. 486.000 km. Parece longe, mas astronomicamente falando é quase “raspando”.

- Tem entre 400 e 600m de diâmetro e é bem escuro, quase cor de asfalto fresco. Isso não é nada demais, a maioria de cometas e asteroides apresentam essa cor e nossa própria Lua não é muito mais clara que isso. Parece brilhante por condições de iluminação e distância.

- Ainda não se sabe ao certo se é um “cometa apagado” (já sem seus elementos voláteis) ou um asteroide, sendo que as mais recentes medições apontam para a hipótese cometária. A diferença é importante, dado que cometas são basicamente formados de gelo e poeira e asteroides são de rocha e metal. Os possíveis estragos num eventual choque com a Terra seriam muito diferentes em cada caso!

Algumas conclusões:

- Apesar de todos os esforços e equipamentos existentes para detecção antecipada, foi descoberto apenas há 3 semanas. Tempo insuficiente para medidas - tanto de alteração de órbita quanto para evacuação de área de impacto, se fosse o caso.

- O meteoro que fez estragos na Rússia em fev/2013 por ter explodido na atmosfera tinha apenas 20m. O que destruiu a floresta de Tunguska na Sibéria, em 1908, teria pouco mais de 100m segundo avaliações.

- Cometa ou asteroide com 400 a 600m de diâmetro... hmmm... Se cai na Terra, destruiria cidades, causaria terremotos e/ou tsunamis, com provável alteração das condições climáticas por alguns anos, quiçá décadas...

Demos sorte! O céu ainda não caiu sobre nossas cabeças!

Os interessados podem ler artigos já publicados no G.E. relacionados ao assunto, dentro da série Papo de Astronomia:

O medo dos gauleses - 09/04/2012
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/04/papo-de-astronomia-o-medo-dos-gauleses.html

Asteroid Day - 06/06/2015
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/06/papo-de-astronomia-asteroid-day_6.html

Paulo Bouhid disse...

Quem é (ou foi) Grade Kelly?

E, pelo que veste na primeira cena em que aparece em "O satânico Dr. No" (saindo do mar), o sobrenome mais apropriado para a Ursula seria Undress...

Jorge Carrano disse...

A piada sobre a Ursula, na cena mencionada, foi muito boa.

Mas não gostei da estocada sobre a Grace Kelly (rsrsrs). Se você conhecesse a história de Mônaco teria identificado a pessoa. Os afluentes do Amazonas, da margem esquerda, que bicho é o número 14, e a história do principado são de conhecimento obrigatório.

Riva disse...

Não sei se foi proposital, ou se foi obra do "TT" (teclado traíra), mas a frase "Não quero crucificar a penas a Alessandra" é ótima, se analisada pela ótica da pelugem, ou seja, você a crucificaria, no sentido de reclamar/repreender/etc, mas ao invés de um chicote, usaria penas, suaves, carinhosas, amigáveis, etc.

Foi vc ou o TT ? rsrsrs

Riva disse...

Para o Freddy :

Putz, se ele passará a 1,3 da distãncia da Terra até a Lua, significa que passará a apenas 111.000 km da Lua ?

Outro ponto : com todo esse aparato de tecnologia só descobriram o cara há 3 semanas ???? Isso é assustador !! E vc diz que 3 semanas é suficiente para providências de mudança de rota do cara ? Como ?? Isso está parecendo aquele filme Impacto Profundo !!

Imaginem descobrir há 3 semanas que o cara tem, digamos, 1km de diâmetro e que vem mesmo em nossa direção ??

Jorge Carrano disse...

Os "Paulo" estão muito engraçadinhos hoje. Por causa de dois problemas de teclado me magoaram com ironias.

Os All Blacks ganharam ainda há pouco o campeonato mundial de rugby.


Riva disse...

ERRATA : leia-se plumagem ao invés de pelugem .... Arfff ! O feitiço virou contra o feiticeiro .....

Jorge Carrano disse...

Castigo anda a cavalo (rsrsrs)

Riva disse...

Sobre filmes, é difícil para mim falar de cenas, e ainda me lembrar de detalhes, atores, etc. Muito difícil mesmo. Até porque são dezenas e mais dezenas de cenas marcantes de filmes que nem lembro mais o nome.

Mas para não passar em branco, vou tentar :

O PACIENTE INGLÊS : uma cena lindíssima de uma personagem num balanço, admirando os afrescos de uma capela ou catedral. Aliás, considero esse filme como Nota 10 em Fotografia.

MUNDO SA : desenho animado. Uma cena sensacional mais ou menos com 1 hora de filme, quando se encontra um Lagarto Verde dentro de um trailer. É de rolar no chão de rir.

UM DRINK NO INFERNO : aos 55 minutos do filme (olhem como guardei isso rsrs), a dança da SALMA HAYEK com uma cobra, em cima do balcão de um bar. Dizem os especialistas que até os atores e contra-regras que assistiram ficaram com o queixo no chão rsrsrs.

LANCELOT, filmaço sobre o Rei Arthur (Sean Conery), Lancelot (Richard Gere) e Guinevere (Julia Ormand) ... a cena em que o Rei Arthur flagra Lancelot e Guinevere se beijando. A expressão no rosto do Sean Conery é algo que mostra a qualidade desse ator, que cena, sensacional. Parece que expressa TUDO o que sentiríamos se estivesse acontecendo conosco.

Não falando de cenas, mas de filmes, com certeza sempre colocarei AO MESTRE COM CARINHO como número 1, por tudo que representou na minha adolescência. Sidney Poitier, Lulu, e a música To sir with love.

Jorge Carrano disse...

A cena da dança da SALMA HAYEK já foi selecionada pelo teu xará, que até enviou o link. É demais!
Provavelmente entrará numa próxima seleta a ser publicada após os três posts já programados.

Riva disse...

Por causa dessa dança da Salma Hayek, fui atrás do CD do TITO & TARANTULA, que toca aquela música. É uma banda californiana de rock/blues garage, som sujo, com músicas sensacionais. Capturei o CD.

Não entendi essa "próxima seleta" .... será sobre o que ?

PS1 : Falcão acaba de levar um vareio do São Paulo, e começa a cair na real do que é o SPORT RECIFE. Seus cacoetes cervicais impressionaram a turma do Twitter. Parece uma dança do ventre, superior kkkkkkkkkkkk TROLHA, Falcão !!

PS2 : palpite para amanhã .... VASCO 3x0 Fluminense #simplesassim

Freddy disse...

Santo Deus, tudo conspira a favor do Vasco nessa rodada! E nas anteriores também foi assim! Até quando o Vasco abusará da paciência divina?

Riva, eu disse que 3 semanas é INSUFICIENTE para medidas de proteção, por favor leia o comentário novamente!

Quando escrevi o post Asteroid Day, estava repassando preocupação de um grupo de cientistas quanto à dificuldade que é a detecção a tempo de evitar catástrofes globais provocadas pelo tiroteio cósmico. A idéia é aumentar 100 vezes a qualidade de detecção. Todo mundo (aqui e lá fora) levou na sacanagem, por ser uma probabilidade pequena. Mas se esse 2015 TB145, com 400 a 600m de diâmetro, tivesse o nosso endereço, BABAU!

Freddy disse...

Volta e meia leio sobre dificuldade com corretor automático de textos. Vocês não o cancelam? É a primeira coisa que faço com todos os meus aparelhos (smartphones, tablets, laptops e desktops). Meu Word é travadinho! Meu Facebook parece uma múmia, de tão engessado!
Confesso que perco um tempo nisso, mas o resultado compensa. Quando não consigo (já aconteceu em celular), presto muita atenção ao que o aparelho sugeriu antes de fechar o texto.
Só me faltava obedecer a uma máquina...
<:o)

Riva disse...

Tem razão, li insuficiente como suficiente, embora por aqui em terra brasilis, esses conceitos se misturem atualmente.

Eu não utilizo o corretor ortográfico. Mas meu problema é o meu telado traíra, que às vezes se junta com o mouse pad maluco, e aí o resultado é catastrófico. Tenho um app para correção das loucuras de um mouse pad, mas para o teclado não tenho ... rsrs ... não é suficiente/insuficiente !

PS : por falar em insuficiência, hoje tem Vasco x Flu rsrs



Freddy disse...

Não fala em mouse maluco...
No curso de ProTools básico levei uma surra contundente do magic-mouse do sistema McIntosh da Apple, ao qual não estou acostumado pois meu negocio é com o Bill Gates. A ponto de perder partes da aula tentando voltar à tela com o assunto!
Esse magic-mouse funciona por mero toque e eu tenho o vício de navegar descansando a mão no dito cujo, às vezes tamborilando o dedo sobre ele. Já sentiu que essa combinação não ia dar certo, não? Não deu!
=8-O