16 de outubro de 2015

ARANZEL

Antes que um Anônimo qualquer faça a piada de que aqui neste blog não tem gerenciamento. Que esse espaço é uma esculhambação, faço-o eu.

Realmente por vezes o blog se assemelha a "casa da mãe joana". Já notaram os comentários? Nem sempre têm relação com o post. Em geral descambam para futebol ou  política.

Mas o que pode o manager fazer? Ruim com estes pitaqueiros pior sem eles. Haveria um total silêncio, um mutismo de abadia.

Observem que no blog não se faz humor refinado. Como sal e açúcar, refinados, são nocivos à saúde, penso que o humor refinado pode ter contraindicações. 

Quando comentei que estou ficando velho, meu filho disse que eu já nasci velho. Por ser quadrado, ortodoxo, conservador, careta e outros adjetivos aplicáveis a espécie.

Não é bem assim, também sou antiquado, saudosista...

Agora estou me lembrando de um personagem que muito me divertia. O saudoso Ivan Lessa, nos tempos do Pasquim, criou sob o pseudônimo de Edelsio Tavares, a figura do jornalista ao qual competia responder as cartas do leitores.

Algumas das cartas eram facilmente identificáveis como ficcionais, criadas com o intuito de permitir repostas jocosas.

Ele reclamava, por vezes, de leitores que tinham o privilégio de ler o jornal e ainda quererem dar opinião. Achava leitor um ser estranho (vide nota do editor) rsrsrs.

Cacilda! Aquele era um bom jornal. Os colaboradores e  editores eram, quase todos, de muito bom nível. Embora eu fosse favorável ao governo militar, por aversão as ideologias marxistas, leninistas, stalinistas, gramscistas, trotskystas ou quaisquer outras teorias que se anteponham ao capitalismo, não deixava de comprar meu exemplar antes que se esgotasse nas bancas (o que aconteceu algumas vezes).

Claro que com o tempo acabei por me decepcionar com os Ziraldos, perdendo por ele o respeito, porque misturou ideologia com ganhos. As indenizações nojentas comprometeram algumas biografias.

Mas um jornal que tinha Millôr Fernandes, Paulo Francis e o supramencionado Ivan Lessa, entre outros do naipe do Jaguar, só podia ser bom. Mesmo que nem sempre as ideias defendidas combinassem com as nossas.

O Francis, há mais de vinte anos, denunciou os subornos da Petrobrás, o que lhe custou um processo milionário e, dizem, também a vida.
(http://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/vinganca-de-francis-contra-petrobras.html)


Os debates travados pelas páginas do hebdomadário entre Francis (de New York) e Lessa (de London) eram deliciosos de ler e revelavam facetas das culturas americana e britânica.

Assim como eram didáticos e ricos em teorias do Direito, os debates entre Heleno Fragoso e Evandro Lins e Silva, através da imprensa. 

Recordo sobretudo das teses esposadas, por um e outro, sobre a possibilidade jurídica de haver coautoria no crime de infanticídio.

Desculpe leigos e ignorantes (no sentido de desconhecimento) da matéria. Mas o Direito, em tese, doutrina, é uma ciência apaixonante. Pena que existam juízes e desembargadores para atrapalhar (rsrsrs).

Nota do editor: algumas frases do Ivan Lessa para quem não conheceu o escritor e sua obra:

- "Sincretismo religioso é quando um padre não passa debaixo de uma escada".

- "Todo brasileiro vivo é uma espécie de milagre"

- "O leitor não tem que escrever, tem que ler".

- "Baiano não nasce, estreia"

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Uma foto comprada a US$ 2 vale US$ 5 milhões.
Bem, tem louco pra tudo.

Uma foto de Lula, no Alvorada, jogando futebol com companheiros de churrasco, daqui há cem anos, poderá estar valendo ... nada. Billy, the Kid é mais famoso.

Leiam em
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/10/foto-comprada-por-us-2-passa-valer-milhoes-por-ter-bandido-billy-kid.html

Riva disse...

O valor deve-se, pelo que entendi, ao fato de ser a 2ª foto existente do Billy. Os caras não sabem nem qual era o verdadeiro nome desse bandido/herói.

Que calor ............. imagina o que vem por aí.

Jorge Carrano disse...

Quando eu chegar ao inferno já estarei adaptado ao clima.
Fico imaginando só mulheres despidas e muita acerveja gelada (será que o gerente do local gosta de cerveja?)

Em Pendotiba, onde fui hoje pela manhã, estava 40,3º. Eram 11:15 h.

Jorge Carrano disse...

Rio tem a temperatura mais alta dos últimos anos:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/rio-registra-3-maior-temperatura-em-100-anos-diz-climatempo-quase-43c.html

O circo vai pegar fogo, Levy não aguenta mais o Lula:

http://oglobo.globo.com/brasil/irritado-com-bombardeio-levy-se-reune-com-dilma-17795070

Jorge Carrano disse...

Pratto quer se naturalizar brasileiro aspirando jogar na seleção.

Enquanto isso o Fred, que joga muito, mas muito mais bola do que este argentino, não é convocado porque ficou marcado pelo desempenho na Copa de 2014.
Só que aquela seleção bisonha, não tinha ninguém fazendo a bola chegar ao centroavante.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/pratto-na-selecao-so-em-2020.html

Freddy disse...

O calor em si não seria problema para quem ainda pode pagar conta de energia. Mas, infelizmente, dinheiro não compra tudo na vida - a começar por saúde, depois amigos, etc etc...
De momento, o risco é falta de água. Depois de falta de luz, o que mais desorganiza a vida de uma família é falta de água. Estamos caminhando para um racionamento em Niterói e São Pedro não parece disposto a ajudar com chuvas...

Já é mais um motivo para lamentar ter vendido minha casa em Friburgo, onde podia faltar tudo, mas jamais faltou água: o condomínio fica sobre uma imensa nascente...

Riva disse...

Hoje fomos ao ZÉFIRO na Fortaleza de Santa Cruz, nas Bodas de Ouro de um casal de amigos do peito.

Que lugar !!! Pena não poder postar as fotos aqui. Maravilhoso.

O ZÉFIRO começou como restaurante, com foco em frutos do mar. Conhecemos há alguns anos, e não sei o que houve que não deu continuidade, tornando-se um local para comemorações apenas. E que local !!

Continuo achando que Niterói é uma cidade linda, mas que tem que esquecer a xenofobia e entregar para quem sabe fazer turismo e negócios agregados ao segmento.

Um local extraordinário ... poucos assim devem existir no Planeta Azul.

Jorge Carrano disse...

Mas sempre deixei aberto espaço para posts, nos quais podem ser publicadas as fotos.

Riva, conheci cidades na Europa com muito menos atrativos do que Niterói, e no entanto os guias ficavam entusiasmados nos sightseeing ou city tours.

Nós não temos vocação, talento e muito menos planejamento.

Estou surpreso porque irão construir mais um hotel, no Ingá, na área de influência do H Niterói. Será na rua Casimiro de Abreu, bem próximo de onde moro.

Freddy disse...

O que emperra Niterói é o PT, PSOL, PDT, etc. Visão míope, imediatista. Não querem investir em turismo porque há hospitais e creches para serem construídos com essas verbas. Admito, mas pensando grande, se você eleva o nível turístico da cidade, virão mais investimentos, mais visitantes, gerará mais dinheiro e teremos em breve recursos para os tais hospitais.
Inverter o processo não faz a roda girar.
Mas explique isso aos xiitas...

Quanto a hotéis próximos uns dos outros, pode gerar um polo. Não esqueçamos que o maior atrativo da cidade ainda é o MAC e é na Boa Viagem, ao lado do Ingá.

Jorge Carrano disse...

Do outro lado do MAC, em Gargoatá, já existe, há muito tempo, um bom hotel bandeira Mercure.

Humberto Firmo disse...

Bons tempos hein!?
Eu também corria para a banca de jornais para
garantir o meu Pasquim.
Depois o jornal foi ficando cada vez mais socialista
aí larguei de mão. Ziraldiou demais.