1 de março de 2013

“Foi um Rio que passou em minha vida” ….(*)



Por
Ricardo W Carrano
Greenville  - Carolina do Sul - USA



Gosto muito da frase de Tom Jobim que diz: “O Brasil só será justo, no dia em que se transformar numa grande Ipanema”. Falou isso para seu inseparável amigo Vinicius, la pelos anos 60, enquanto bebiam o melhor “scotch” do velho Veloso, vendo a Helo Pinheiro passar.

Ipanema
E não é a toa que com este tipo de inspiração, eles dois produziram o que há de melhor na MPB, mas a frase estabelece um parâmetro utópico para mim e para outros milhões de pessoas com respeito ao Rio de Janeiro, e para o Brasil.

Assim, Tom demonstrou também que ao menos naquela época existiam “filhinhos de papai” preocupados com justiça social, mas como visionário que era estava também emitindo um alerta da grande balburdia que estava por vir.

O Rio é uma cidade privilegiada pela natureza, mas que vive hoje das glorias de um passado onde realmente era tudo “maravilhoso”. 

Eu diria que o estereotipo do carioca, aquele sujeito boa-vida,  namorador e esperto, uma especie de “baiano de Jorge Amado que deu certo” ajudou também de certa forma a criar hoje um Rio diferente do que realmente é ou um Rio virtual que só existe para a midia. 

A malandragem do carioca, é na verdade o pior inimigo do Rio, e digo que com a sua “culturazinha de botequim” boa parte desse povo viu a Grande Ipanema se derreter lentamente a partir do inicio dos anos 80. E não venham dizer que é por causa da “fusão”. É por causa dos Brizolas, Garothinhos, Garotinhas, Heleninhas (*), Cabrais , Condes, Cesares, Paes’es e outros governantes ineptos, sim, incompetentes sim, outras coisa também sim. Mas todos esses caras não vieram de Marte. Foram colocados lá por este povo “xperto”.

Assim, eu aqui à distancia fico lendo e recebendo reclamações via email, Facebook e outros sobre o que é ter que viver no Rio de Janeiro do seculo XXI. Ai eu peço que vocês me contradigam, por favor, porque reclamam de tudo: é bueiro explodindo no Centro, é a dengue, é sujeira (se não jogar lixo no chão já ajuda), é gente fazendo xixi na rua , é arrastão (sem jangada no mar), é flanelinha (que só não existe para as "otoridades", é prostituição, é crack, é maconha, é o IPTU, é o Metrô lotado, é pagar por 3 Maracanãs e só receber meio.

Usuários de crack

E, continuando …são os ambientalistas que jogam seus panfletos no chão, os travecos, os insuportáveis engarrafamentos, os camelôs, os assaltos, as saidinhas de banco, o calor insuportavel, mas tudo isso regado a chopp gelado, vendo as periguetes passar.

Assim esse povo lúdico, e refém de sua esperteza vive todo esse caos que é parte daquela injustiça toda que me faz hoje ver o Rio a distancia, porque eu só quero então hoje em dia ser mesmo é turista nesta cidade porque o Rio que o Paulinho falou já passou em nossas vidas.


(*1) o ex-prefeito e governador Marcelo Alencar recebeu certa vez este apelido. Heleninha Roitman era a filha alcoólatra de Odete Roitman, personagens de uma novela dos anos 80.

(*2) Foi um Rio que passou em Minha Vida, e’ em minha opiniao uma das obras primas de Paulinho ds Viola. A letra em sua linguagem figurada, compara a Escola de Samba Portela a um rio azul que em si, se confunde e representa o Rio de Janeiro.

(*3) Fotos, fonte O Globo on line : (beleza e caos : Ipanema e usuarios de crack)

32 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro Rick,
Sem discordar de sua visão, faria apenas alguns poucos adendos, a saber:
a maior parte das mazelas (verdadeiras) relatadas tem como origem o grande problema nacional, que é a EDUCAÇÃO; alguns dirigentes foram e/ou são além de incompetentes desonestos, mas o povo é muito mal educado.
Quanto ao tráfico e consumo de drogas, problema nacional (talvez mundial, veja o caso do México, por exemplo), passa por vários fatores, como falta de oportunidade (escola e emprego), descaso das autoridades, falta de leis severas e justiça mais eficiente.
Mas experimenta falar em tolerância zero e aparecem logo hipócritas falando de cidadania, liberdades individuais e outras bobagens que fazem por manter o status quo.

Ricardo disse...

Caro Big Jorge, ou "The Flash". Isso pq eu escrevi este post durante o horariode almoco, 2 da tarde no Brasil, te enviei a mais ou menos 1 hora e ja' foi publicado!
Quanto e educacao eu as vezes tb gosto de usar o exemplo do Abrahan Lincon ou mais recentemente do Ministro J Barbosa que nao ficaram "esperando na esquina" . As pessoas tb precisam querer adquirir cultura, querer ser educadas e nao ficar esperando o governo vir com uma solucaozinha para resolver a vida. Quanto as drogas, de acordo, somando-se a isso os "afetados' que citei acima que dao o vicio como desculpa. Abracao.

Gusmão disse...

Não chega a ser uma homenagem ao Rio de Janeiro na data de seu aniversário, mas pelo menos não passou em branco.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Há uma referência à privilegiada beleza natural da cidade. E cita Tom e Paulinho da Viola cariocas de boa casta, não é Gusmão?

Ricardo disse...

Caro Gusmao ai e que ta'. O post na verdade homenageia Tom, Vinicius e Paulinho da viola fina flor do bom carioquismo que eu disse nao existe mais, nao pretendi depreciar nada mas a depre fica clara quando se compara o que seria tomar scotch vendo um mulheraco como a Helo nas epoca passar, criando parte do que de melhor existe na cultura brasileira, em contraste com tomar apenas um chopp enquanto se adquire a culturazinha de botequim, vendo a periguete, termo que usei para simbolizar a depreciacao da mulher, inimaginavel para os tres compositores citados.

Freddy disse...

Eu enxergo a esperteza do carioca de uma maneira negativa. Bon vivant egoísta, não recebe bem os forasteiros. Sob uma falsa capa de camaradagem, quer mesmo (ou mermo) é se dar bem.

Como bom niteroiense, acho o Rio de Janeiro uma das cidades mais bonitas do mundo. Melhor mesmo só se retirasse de lá os cariocas.
<:o)

Esse papo de Tom e Vinícius é coisa de intelectual. De cada 5 "cariocas", uns 4 são favelados ou vive em "comunidades". Não é o mundo cantado pela famosa dupla.

Pronto, falei!
=:o) Freddy

Anônimo disse...

Não sou carioca. Estou caroca ha cerca de 5 anos por motivos de trabalho.
Estou bem adaptado e só sinto falta do Corinthians, no Pacaembu.
Os problemas liutados no post também existem na minha cidade natal.
Parabéns Rio.
:D Fernandez

Riv4 disse...

Aqui em Niterói, formamos um grupo de amigos e amigas, todos pais de crianças que cresceram e estudaram juntas no Instituto Abel, colégio tradicional aqui.
Os grupos receberam os nomes de ARTROSE (para os homens) e ART&ROSE (para as mulheres).
É um grupo seleto, de pessoas maduras, inteligentes, mas que segundo meu irmão Freddy, passa 120% do tempo falando de futebol(rsrs). Não deixa de ser verdade, tendo em vista que o futebol das crianças nessa escola foi o agente catalisador dessa união e amizade dos pais.
Fiz esse prefácio todo para dizer que, lendo esse post do Ricardo, vem-me à lembrança um comentário de um amigo desse grupo (tb na faixa dos 60 anos como eu), certa vez, dizendo para concordância de uns e choque de outros :
SAUDADE DOS TEMPOS DA DITADURA !

Foi uma discussão incrível, um debate acirrado ... e eu, particularmente, mesmo sabendo (depois) o grande e real significado daquilo tudo, afirmo a vcs :
EU FUI MUITO FELIZ nos anos 60 e 70 ......e tenho muita saudade mesmo daqueles tempos felizes da minha juventude, inesquecíveis mesmo, maravilhosos eu diria.
Julguem-me !

Sds TETRAcolores.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Você está comprando uma briga feia. Sou carioca, e fâ de carteirinha do Tom, do Vinicius e do Paulinho da Viola (vascaino e portelense, como eu).
E o Rio é, de fato, uma das mais belas cidades do mundo. E conheço algumas das mais badaladas.

Jorge Carrano disse...

Eu não julgarei, Riva. Já escrevi muito neste espaço sobre os tempos da chamada ditadura militar.
Tirante exageros, excessos de arbitrariedade, depois cometidos, também apoiei o movimento no início. Acho que o poder poderia ater sido devolvido aos civis um pouco antes.
Você é tão radical quanto seu mano na opinião sobre os cariocas?

Ricardo disse...

E' meu caro Riv4, o que vc falou esta' em acordo com o post, uma vez que digo que ux carioca sao refens da propria esperteza, ja' sabendo que vou sofer consequencias, comecando pela minha propria esposa, mas eu tb falei e pronto, como vc bem disse e olha que eu nem toquei no assunto favela, que como vc tb disse 5 em 4 cariocas favelados e relegados pela propria estupidez que destruiu a Grande Ipanema que Tom falou. Veja vc que achar que funk ou o baticum de Afro_regaee e similares e' patrimonio cultural. Acho ate' bom que os dois nao viveram pra ver isso. Coitado do Paulinho que a unica coisa que tem de errado e' ma mesma que meu primo Jorge tem (muitos risos), e nao estou falando da Portela. Abracao

Ricardo disse...

Em tempo, essa de "SAUDADE DOS TEMPOS DA DITADURA !" foi forte. Veja vc que isso seria o reconhecimento final de que este povo nao tem capacidade para viver numa democracia e precisa de uma mao de ferro para ser controlado em sua natureza transgressora. Quanto aos anos 60, 70, veja vc que ainda hoje se curte muito o que se fez naquela epoca, nao so no Brasil. Alias muitas gente fala isso ! As vezes eu fico pensando que e digo se eu pudesse ter escolhido nascer no passado, uma de minhas escolhas teria sido a de ter nascido em 1951 (dez anos antes) assim teria curtido mais a vida Um abracao. agora vou pro supermercado e volto mais tarde. Abracao a todos.

Riv4 disse...

Adoraria ver a continuidade desse "julgamento", incluindo as sensíveis mulheres que frequentam nosso blog.
Digo isso porque julgo esse assunto simplesmente MEGA, realmente um GARGALO em nossas vidas.
Ricardo, seu último parágrafo reflete meu sentimento ...aquele Rio foi-se .....
O meu, incluindo a minha Niterói, está em minhas alegres e felizes lembranças ....como fui feliz !

SDs !

Ricardo disse...

A ditadura foi totalmente desnecessaria. Teriamos pela ordem da epoca tido eleicoes em 65 onde o Carlos Lacerda (alias a meu ver o ultimo bom governante do Rio) ou Tancredo Neves teriam grande chance o contra comuna do Jango.
Este ja' totalmemte desacreditado, resolveu mexer em casa de marimbondo sempre naquela de ganhar apoio da classtrabalhadora eu no final foram aqueles que saber viver numa democracia e respeitar leis e que foram os prejudicados, isso para nao falar que "quebraram" os caras errados. Estao todos os bandidinhos ai de volta e pior agora mandando no prorios milicos, e' ou nao e' uma estupidez?

Riv4 disse...

Só um reparo ao comentário do Ricardo ...quem falou 5x4 foi o Freddy .... não fui eu.... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Ricardo, caro primo, a ditadura "foi desnecessária", como você escreveu, mas o movimento militar que nos livrou de um governo sindicalista, com forte influência comunista foi, a meu juízo, oportunissima. É o que disse e repito: os militares estenderam demasiadamente a tomada do poder. A ditadura foi condenável ao fim e ao cabo, mas a, digamos, revolução militar foi salutar.

Anônimo disse...

O tupiniquim ficou americanizado, "civilizado" pelos
yankees.
Será que ele vive lá num paraíso?

Jorge Carrano disse...

Anônimo(a),
Aprenda um pouco sobre a Carolina do Sul, selecionando e colando em seu navegador o endereço a seguir: http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/05/um-brasileiro-na-carolina-do-sul.html

Se você se sentiu atingido pelo post, enumere o que você faz para melhorar o estado de coisas no Rio. Bastam três exemplos de atitudes positivas.

O blog se desculpará, se você for uma das honrosas exceções.

Freddy disse...

Carrano e amigos, bom dia! Infelizmente amanhã volto da fantasia (estou em Gramado-RS) para a realidade e a carruagem retornará a ser uma mera abóbora. Mas faz parte.

Nasci em 1951, como sugeriu Ricardo acima, achei bom. Entrei no mercado de trabalho em plena ditadura, havia empregos, salários. Recém formado entrei na Embratel, comprei um ap de 2Q pequeno e um carro 0km(Brasília) e ainda sobrava metade do salário para o resto. A Embratel (governo militar) me mandou para a Alemanha estudar durante 7 meses. Aproveitei e me casei antes, transformei tudo numa imensa lua-de-mel. Curtia rock progressivo, paralelamente o ABBA estava começando a bombar nas pistas de dança...

Saudades da Ditadura? Não exatamente, mas aqueles tempos foram bons. Talvez coincidência.

Mas Carrano, não tenho medo de comprar briga com carioca. Minha falecida mãe era carioca ferrenha e detestava Niterói. Passei boa parte de minha vida em debates ferozes com ela, cada um defendendo com unhas e dentes sua terra natal.

Eu detestar o povinho 4/5 que mora do outro lado não tem a ver com admirar Tom e Vinícius e outros bons cariocas. Admirar não significa gostar, significa reconhecer o valor. Eu também admiro Ivan Lins e detesto sua música a ponto de ter dormido nos 2 shows que minha esposa me levou a assistir.

Continuo a argumentar que o que se exalta como espírito carioca é uma fantasia de intelectual. Os 4/5 estão aí pra não me contradizer.

E a rinha continua!
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
A "briga" seria desigual porque tenho o poder do veto. Deleto seu comentário e publico só minhas opiniões (rs).
Boa viagem de volta. Espero que traga na bagagem textos e fotos para publicação neste espaço virtual.
Abraços para você e Mary.

Freddy disse...

Estou fazendo força para tal. Uma das possíveis postagens fará referência a atitudes da Prefeitura de Gramado com relação a manter estruturas metálicas montadas em locais de paisagem premiada. Só que já tive notícias de que há uma intenção de mudar o local dos grandes eventos, o que resolveria essa questão no futuro. Estou colhendo mais dados - e fotos.
Abraços
Freddy
PS: obrigado por não deletar meus comentários polêmicos! <:o)

Jorge Carrano disse...

You are welcome!

Anônimo disse...

Vocês estão muito pessimistas. Nos últimos meses a pacificação das favelas (UPPs), a revitalização da zona portuária, as vias expressas e exclusivas e muitas outras medidas estão melhorando a cidade. Quando mudei para cá era muito pior.
Problema sério agora só a cracolândia.
:D Fernandez

Riv4 disse...

E as mulheres não fizeram comentários ...uma pena.
Mas voltando ao tema, polêmico : a exclamação SAUDADES DOS TEMPOS DA DITADURA refere-se exatamente à época, não ao regime imposto, ok ? Foi essa a colocação do meu amigo do ARTROSE, que gerou, como sempre gerará, intenso debate.
Eu concordo 1000000% com Carrano ... o golpe nos salvou de sindicalistas e comunismo, mas sua perpetuação estragou tudo ...
Só que hoje estamos "tipo" namorando aquela configuração política que os militares evitaram que tomasse o poder. Hmmmmmmm .... mais debates rsrsrsrs.
E para não fugir à regra, estou concentrado no RIVA´s STADIUM para o MEGA clássico contra o Vasco.
E mais uma de futebol : estou de saco cheio de assistir REAL x BARÇA !!! virou commodity !

Riv4 disse...

Não sei em que bairro o Anônimo vive, e por onde circula, mas eu posso AFIRMAR a vcs que está braba a questão de segurança ... não dá para sair à noite em QUALQUER lugar sem correr risco na ida, durante, e na volta. E mais : trabalho com um grupo de pessoas que mora na periferia do Rio de Janeiro, e gigo a vcs : é um outro mundo que não conheço, e para mim, invivível, como diria o Magri. Outros valores bem diferentes dos meus, dos meus amigos.
Então o que está melhorando ????

O pior disso tudo é que começa a virar paisagem para a maioria das pessoas, que não se incomodam mais com falta de respeito, de educação, só pensam em si mesmas, milhões de crianças fora da escola e sem NENHUMA perspectiva de futuro, só restando a marginalidade ....
Melhorando o que ????

Ricardo disse...

Ai Anonimo, paraiso nao existe, e vc nao conhece minha trajetoria para ecrever o que escreveu.

Ricardo disse...

O post nao pretende depreciar o Rio, cidade onde vivi a maior parte de minha vida, e uma das mais belas do mundo. Mas pretende sim enfatizar o que os proprios cariocas reclamam todos os dias, e que tem parte da atitude carioca, como causa, como foi escrito, sao os proprios moradores da cidade que reclamam, nao eu. O Rio de Janeiro, continua lindo, a distancia.

Ricardo disse...

Veja so': Na verdade talvez nao seja saudade da ditadura,mas saudade de um tempo em que o cidadao podia contar com que o governo cumprisse com sua obrigacao primaria que e' de dar seguranca a populacao. Este e' um dos motivos pelos quais eu nao moro no Brasil. Nao moro no "paraiso" mas se'e' algo que adoro neste lugar e' isso. Tenho seguranca! E antes que alguem pergunte, paises sao como o "motto" do Salgueiro (sou Portela), "Nem melhor nem pior, apenas diferentes", mas cada um que escolha veiver no lugar que lhe agrada.

Riv4 disse...

Continuo lamentando a ausência dos comentários femininos ...geralmente mais sensíveis, agregariam imenso valor ao debate.

Mas voltando ao "QUE SAUDADES DA DITADURA" ... vivenciei os primeiros anos da dita cuja com idade entre 12 e 18 anos, e justamente, foram anos maravilhosos para mim em termos de amizades, curtir a vida, a descoberta da música na forma que eu mais gostava, minha 1ª viagem aos EUA, as namoradas, os bailes, a ida às praias com a tchurma do Pé Pequeno, os festivais universitários (participei de um), os festivais da canção no Maracanãzinho, o Maraca cheio, a Copa de 70 (que alegria), minha amizade de anos com meu cão Boy, as tardes e noites de JUNHO que sempre adorei com as quermesses (só de escrever sinto o cheiro do salsichão na brasa e do cachorro quente), são tantas as boas lembranças !
E como podem ver, não tinha espaço para coisas ruins, embora estivessem acontecendo.

Por 2 vezes chegou perto : quando soubemos do envolvimento de um colega no sequestro do Caravelle no Galeão, e quando tive que "me mandar" de Valença, porque uma jurada cismou com a letra da minha música no festival.

Um indicador de qualidade na SEGURANÇA ? A gente podia namorar dentro do carro, ouvindo uma musiquinha, em qualquer rua escura ou beira de praia ...rsrsrs

E hoje ?????

Freddy disse...

Parece um consenso: a tomada do poder pelos militares veio na hora certa, mas o poder fascina. Depois corrompe. E eles estenderam sua presença por um tempo muito maior que o adequado - nem vou falar nas perseguições aos desafetos.

Hoje eles estão quietos, em algumas áreas rola um descaso e abandono. Eu acho que o Governo deveria fortalecer Exército e Aeronáutica, principalmente, para que possam cuidar de nossas fronteiras. Ao Norte estrangeiros aliados a indígenas tomaram posse das terras. Na fronteira Noroeste o tráfico estabeleceu rotas de comércio livre.

Contudo, falar em fortalecer os militares faz renascer as lembranças da Ditadura... Vamos sofrer as consequências disso e não demora...

=8-/ Freddy

Freddy disse...

Sobre a experiência de viver numa cidade segura, eu a tive: Munique em 1977. Incrível! Infelizmente o tempo passa e a entropia aumenta. Hoje em dia já me relataram que piorou bastante.

Também vivi a experiência da Tolerância Zero em New York (1998-1999-2000). Andar nas ruas desertas à meia-noite sem medo algum é enlevante! Também piorou, por opção política decorrente do atentado de 2001.

As metrópoles no Brasil são assustadoras, a violência ronda cada passo que damos. Destrói nossos nervos viver desse jeito. Dá a impressão de que não tem mais jeito, mas tem. Depende de vontade política e muita determinação.

8-/ Freddy

Riv4 disse...

Depende de inteligência também. E Rudolph Giuliani nos provou isso numa megalópole chamada NY, baseando seu trabalho na qualidade de vida, combate ao crime, desenvolvimento do comércio e da educação. Com Giuliani como mayor os crimes em Nova Iorque desceram 57%, e os assassinatos 65%.
Quando ele assumiu, os restaurantes e teatros estavam vazios ... o novaiorquino não saía mais à rua para se divertir e gastar seu dinheiro.
Giuliani fez uma MEGA parceria com a Polícia de NY, aliança com os principais jornais e TVs da cidade e apresentou o projeto, em que mapeava toda a cidade, quarteirão por quarteirão, todas as 700 entradas do Subway, e concentrou barreiras em pontos estratégicos, incluindo células extras móveis da Polícia. Trabalhou com detalhes cognitivos e motivacionais com toda a sua equipe eda polícia. Foi simplesmente fantástico !!
Mas isso exige muita determinação e inteligência ...