13 de março de 2013

João ou José?


O titulo deveria ser especialistas, mas já escrevi sob este título focando como aparecem profissionais, pessoas que sabem muito sobre as coisas mais improváveis, nos momentos em que tais temas ficam em voga.

O exemplo que agora me ocorre é o do especialista em foguetes balísticos, teleguiados, carros de combate, etc , que aparecem ao primeiro conflito regional ou entre dois países, como a Guerra das Malvinas.

Nos períodos de paz eles desaparecem e nunca se ouve falar deles. De que eles vivem durante a paz? 

Os especialistas que procuro agora, para escreverem alguma coisa aqui no blog, respondendo a algumas dúvidas que me assaltam, seriam os que sabem muito sobre papado, sobre energia atmosférica e sobre covardia.

Começo pela covardia, porque não me conformo com a maneira com que o Vasco enfrentou a Botafogo na final da Taça Guanabara.

A equipe do Vasco é inferior?  É! Mas este Botafogo não tem Nilton Santos, Didi, Garrincha, Roberto e Quarentinha.

Quando o Botafogo tinha esta poderosa equipe, o Vasco a enfrentava de igual, sem temor,  sem covardia.

E ganhávamos muito, tanto que as estatísticas registram que nos 301 jogos já realizados entre estas duas equipes, o Vasco venceu 131 vezes e o Botafogo 78. Registraram-se 92 empates. O Vasco marcou 465 goals e o Botafogo 387.

Portanto há um amplo predomínio estatístico retrospectivo.

Por que a covardia? Medo de que; de quem? Rafael Marques?

Não me conformo e alguém precisa me explicar. Por causa do benefício do empate?  É burrice, pois a melhor defesa é o ataque. Imaginem se o Vasco mete um gol? A dificuldade do Botafogo aumentaria muito.

Bem sobre energia atmosférica também tenho algumas dúvidas, como por exemplo, se quem está em campo aberto corre mais risco de ser atingido por um raio? Numa floresta o risco é menor?

Deitar no solo é mais seguro? Tem explicação para isso. Dizem que as arvores devem ser evitadas como elemento de proteção, mas parece que automóvel é um bom abrigo.

Quem entende desse negócio de raios e trovões?

O especialista em papado poderia nos esclarecer porque não existem Papas que tenham escolhido os nomes de Pedro e de José.

Pedro seria um bom nome pois homenagearia o fundador da Igreja e seu primeiro mandatário. Assim o papa agora escolhido poderia ser o Pedro II. Não seria legal?

Ou então, já  que estamos no mês de São José, que segundo consta foi a pai de Cristo, o nome José I, também cairia bem.

Por que João foi o nome mais adotado até agora? Foram XXIII, não é?

Enfim, alguém aí sabe explicar isto dos nomes adotados? O papa eleito poderia escolher seu próprio nome de batismo? Por exemplo, o Bento XVI poderia ter escolhido ser o Joseph (José) I?

Enfim, João ou José? Ou Pedro?

  
Nota do blogueiro: a estatística poderá ser conferida em http://www.botafoguenses.com.br/historico_dos_confrontos_botafogo_x_vasco_18_10_2012-itemap-3068-76142-1.htm
É de um botafoguense, para não dizerem que distorci os dados.

17 comentários:

Freddy disse...

Carrano, do que você pede eu só poderia dar pitacos sobre raios, mas depois de extensa e detalhada matéria no Fantástico, fica pouco a acrescentar.

Num campo aberto ou numa floresta, deitar no solo é melhor que ficar de pé. No campo aberto você continua sendo uma referência: reze! Numa floresta, basta ficar longe dos caules das árvores, especialmente das mais altas. A probabilidade de ser o escolhido é pequena. Dentro de carro, basta não encostar em nada de metal.

OK: sobre futebol... Se o Vasco ganhasse a TG, não seria ainda campeão de 2013 - que é a meta final. Minha tese é de que foi bom. Não dormem nos louros (talvez começassem a achar que já estavam no ponto) e vão ter de continuar espertos até o final. Vamos torcer, pois a parte psicológica ficou meio abalada. Verdade seja dita: não temos time.

Abraços
Freddy

Gusmão disse...

Nem comemorei, aqui no blog, em respeito.
Mas o Vasco foi um adversário valoroso.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Gusmão, pelo obsequioso e respeitoso silêncio.

Caro Freddy, domingo é dia de DVD (com filmes e séries) sorvete e pipoca. Fantástico? Não!!!
Sugiro que você assista as séries "Roma", The Tudors" ou "Os Borgias" esta última bem oportuna. Você sairá no lucro em termos culturais e de entretenimento.
Abraçsos par ambos.

Anônimo disse...

Raios e trovões e estão caindo em São Januário, KKKKK.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Fumaça preta, de novo, agora pela manhã. Vão queimar muita palha, pelo visto.

Gusmão disse...

O Barça ontem jogou poker. Seus dois e mais dois.

Riv4 disse...

COVARDIA
O Vasco apenas repetiu exatamente o mesmo esquema que tinha feito com sucesso contra o Flu, esquecendo que o Botafogo não joga como o Flu, e tem um diferencial em campo, chamado Seedorf.
Como dizem que um raio não cai 2x no mesmo lugar, dessa vez não deu certo. Mas poderia ter dado, se o Carlos Alberto tivesse chutado aquele voleio 30 cm mais para o lado. Aí vcs hoje estariam debatendo a derrota do Botafogo.
Acho que o esquema do VAsco está 100% adequado ao elenco que tem ... nenhum.

ENERGIA ATMOSFÉRICA
Realmente não manjo nada. Mas sei, por exemplo, que na Disney esvaziam as piscinas com qqer aproximação de tempestade elétrica. E isso porque na Flórida morrem 9 pessoas por ano devido a raios.Já participei de uma evacuação maciça em piscinas da Disney. Super organizada, pra variar.

PAPAS
Pelo que sei não há uma regra na escolha do nome a ser usado. Durante séculos, o nome era o nome verdadeiro da pessoa mesmo. Depois começaram a mudar, e a coisa pegou.
João Paulo I (33 dias de papado, estranhamente), foi o 1º a usar nome duplo, em homenagem a João XXIII e a Paulo VI.
Uma coisa é certa...se for papa brasileiro :
- vai desfilar em Carro de Bombeiros
- vai desce a rampa do Planalto
- vai na Ana Maria Braga e no Faustão
- e deve se chamar Luis Inácio II

Jorge Carrano disse...

Contanto que não participe do BBB, está tudo certo.(rs)

Freddy disse...

No Rio Quente Resorts também tiram as pessoas das piscinas na chegada de raios.

Sobre o Fantástico, Carrano, assisti ao início do programa em que falaram do meteoro na Rússia, matéria logo emendada na de raios. Desliguei logo após.

Não vejo TV - mui raramente DVDs, jogos de futebol (não do Vasco) e alguns noticiários esparsos. Como diria Riva, não sei pra que tenho 3 delas em Friburgo. Em Niterói de momento apenas uma, desligada (cancelei TV p/assinatura).

Sobre o Papa, minha única curiosidade é que havia previsões de que Bento XVI seria o derradeiro papa, a igreja terminaria depois disso. Pelos crescentes escândalos, falta pouco...

Abraços
Freddy

Riv4 disse...

No Twitter estamos há dias nos divertindo com uma fictícia (infelizmente) estória de que o CONCLAVE é um BBB, onde tem confessionário, paredão, anjo, prova da comida, festa com shows diversos aos sábados,e nós decidimos aqui fora quem sai no paredão, e tudo isso apresentado pelo André Rieu !!

Está muito engraçado o debate .... e cá entre nós, ia ser muito divertido mesmo !!! kkkkkkk

Anônimo disse...

Olá e tchau!!!! Muito chato. Fui....

Jorge Carrano disse...

Ciao pode ser "olá", também, Anonimo(a).
Mas se é de "até logo", passe muito bem. Sua ausência do blog "preencherá uma lacuna".

Jorge Carrano disse...

Nem João, nem José e nem Pedro. Escolheu Chico, Francisco I.
Torcedor do San Lorenzo.

Ana Maria disse...

Se prevalecer a tese de homenagem a dois antecessores o próximo Papa será Chico Bento.

Ana Maria disse...

Ah! A piada do Chico Bento não é minha. Está circulando na Net.

Riv4 disse...

No Twitter a brincadeira final era que se for brasileiro, o nome será LUIS INACIUS II

pano rápido kkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...

Uma semana depois, eis o que disse, em entrevista, o presidente bocó do Vasco:
"O Vasco iniciou o ano cercado de desconfiança por causa dos problemas financeiros e por causa da saída de jogadores importantes, como Juninho e Felipe. Apesar de algumas oscilações, o time chegou na decisão da Taça Guanabara, mas acabou sendo superado pelo Botafogo. O presidente Roberto Dinamite fez um balanço positivo do desempenho do time até agora, mas reconheceu que, caso pudesse voltar atrás, a equipe teria que entrar com uma postura mais agressiva e ofensiva na final, apesar da vantagem do empate".
Veja mais em http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/03/dinamite-diz-que-vasco-devia-ter-sido-mais-agressivo-contra-o-botafogo.html