27 de março de 2013

Ranking das torcidas


Matéria publicada no globo.com, ontem, dia 26 de março, dá conta da posição das torcidas dos clubes brasileiros de maior expressão.

Flamengo e Corinthians , nesta ordem, lideram, sendo que o alvi-negro paulista com um viés de alta maior, o que se explica pelo fato do clube ter, no momento, mais peso político, mais dinheiro (patrocínios, sócios, vendas de uniformes, etc), ter uma Arena em construção (importante para sócios)  e menor rejeição nacional.

Nenhum outro torcedor,  que não seja rubro-negro, torce pelo Flamengo. Nem circunstancialmente. Já o Corinthians, disputando o título mundial, no ano passado, teve a torcida de muitos brasileiros aficionados de outros clubes, prevalecendo  a nacionalidade. Já quanto ao Flamengo, torcedores de outros clubes preferem ver o Boca Junior (argh!) campeão do que o rubro-negro da Gávea.




Nota do blogueiro/editor: a tabela faz parte da reportagem jornalística.

9 comentários:

Gusmão disse...

Botafogo e Fluminense. Quero recontagem de votos.
Abraços

Freddy disse...

Gusmão, se a pesquisa foi em âmbito nacional faz sentido. Se restrito a Rio de Janeiro, Flamengo tem metade e Vasco, Fluminense e Botafogo dividem o resto com ligeira vantagem para o Vasco.
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Espera aí, Freddy. Primeiro a pesquisa é nacional, incluindo clubes de todos os estados.
Segundo, não há uma ligeira vantagem para o Vasco, no Rio.
Segundo o Montenegro, dono do IBOPE, e que é botafoguense, no Rio o Flamengo tem 50%, o Vasco 25% e Fluminense e Botafogo cerca de 12% cada um, oscilando um pouco, ou seja, ora o Fluminense aparece com um pouquinho mais, ora o Botafogo. O 1% restante é dividido entre os demais, America inclusive.
No âmbito nacional, que é o da pesquisa, o Vasco também está muito a frente de Fluminense e Botafogo, meu caro. Mais de 3% que é gente pra chuchu.
Afinal de que lado você está? (rs)

Gusmão disse...

Eu questionei (de brincadeira) o resultado da colocação do Botafogo e do Fluminense, porque nos últimos anos a margem de diferença tem sido muito pequena. Ora um, ora o outro, consegue botar 0,1% de vantagem, aqui no Rio.
Em âmbito nacional o Fluminense, pela pesquisa, leva pequena vantagem.
Abraços

Freddy disse...

É que faz algum tempo eu havia lido algo sobre decréscimo da torcida do Vasco, com correspondente crescimento de Botafogo e Fluminense. Se seus dados são recentes, então tudo continua como antes.
Abraços
Freddy, já em Friburgo, com chuva.
=8-/

Jorge Carrano disse...

Espero que a Flavia e a Renata estejam mais atualizadas do que você, para que não sejam divulgadas informações equivocadas.
O Vasco é o segundo no Rio, com 25% e é o 4ª no Brasil com 5%.
E tem a história dos vices, que os vascainos precisam divulgar. O Flamengo tem tantos quanto o Vasco nos últimos 20 anos.
Não chuta contra nosso gol, Freddy.

Riva disse...

Torcida de SOFÁ, porque não tem estádio pra ver os jogos....vergonha !

Incógnita disse...

Não me interessam pesquisas de opinião quando o tema é tão emocional. Como disse o ilustre tricolor Nelson Rodrigues, "a unanimidade é burra".

Freddy disse...

Vou opinar apenas quanto aos vices. Quem tem muitos vices é porque disputou muitos títulos. Isso não deixa de ser gratificante, apesar da tristeza no momento da derrota final.
Mas vivemos num país onde é mais confortável ficar de fora, torcendo contra, do que nos holofotes, brigando por algo.
Portanto, aqui ser vice é pior que ser quinto ou décimo!
Abraços
Freddy