4 de março de 2013

O azarado


Ainda há pouco (domingo, dia 3) jantei com um grupo no qual estava uma senhora, simpática, culta, bem articulada e... flamenguista.  Fazer o quê, ninguém é perfeito. Na mesa com 8 pessoas, 4 eram vascaínos.

Mas em respeito a  esta nova amiga, que ficou de visitar o blog, e também ao primo Ricardo, que lá de longe acompanha seu rubro-negro, não vou fazer pilhéria, nem  tirar sarro do Mengo.

Mas que torci contra, nem preciso confessar.

Quem está tirando onda é o pessoal do Fogão, representado no blog pelo Gusmão.

Veja a ironia que estão fazendo com o Zico.

No globo.com  (03.03.13)

Aliás não conheço ninguém tão pé-frio quanto o chamado Galinho.

Quando o time entrou em campo com a camisa comemorativa do aniversário do Zico, tive e certeza  – juro –  de que o Flamengo perderia o jogo, única hipótese  de não se classificar para a final. Minha mulher é testemunha que disse antes do jogo que com aquela camisa o FLA perderia.

Da mesma forma que tive prenúncio de que o Vasco perderia a disputa pelo título mundial de clubes, no Japão, quando o Zico, então radicado naquele país, se prontificou a recepcionar a delegação do Vasco e facilitar a integração dos jogadores do Gigante da Colina. Procurem nos jornais da época.

Com "ajuda" do Zico, o cara mais sem sorte  que conheço no campo esportivo, a derrota do Vasco se confirmou e perdemos o titulo.

Assim como perdemos por 4 vezes, eu disse e repito, 4 vezes, campeonatos mundiais de seleções estando o Zico no grupo: 3 vezes como jogador e uma vez como supervisor técnico. Até cobrança de penalidade, que ele fazia razoavelmente bem, perdeu em Copa do Mundo. Quem não lembra do pênalti mal cobrado contra a França?

Até o goleiro da França,  -  Barthes  - em recente entrevista, disse que ele cobrou muito mal. Telegrafando o canto onde chutaria e batendo muito devagar. Foi fácil defender.

Além de alguns clubes, dirigiu as seleções do Japão e do Iraque não logrando êxito em nenhuma oportunidade. Foi demitido até por email.

Esse cara tem uma urucubaca que vou te contar.

E, já que acabei criticando não o Flamengo mais seu maior ídolo, vou complementar dizendo, com segurança, sabendo do que estou falando, que:
1 – Ele não foi o maior jogador do Flamengo. O  maior jogador do Flamengo, e um dos maiores do mundo,  chamava-se  Zizinho. Quem não viu, perdeu. Foi ídolo do Pelé.
2 – O Zico não era nem o melhor dos irmãos Antunes, o Edu jogava mais que ele. Se pensam que estou errado e blefando perguntem a ele.

O Zico pode estar entre os 1000 (mil) melhores jogadores de futebol que vi jogar, mas nunca foi um astro internacional. Romário foi, os Ronaldos foram (o Fenômeno e o Gaúcho), Rivaldo (até ele foi), Didi foi, Evaristo foi e mais uma interminável lista de brasileiros que foram artilheiros e campões em mais de um país. Se relacionarmos os argentinos Di Stefano, Maradona, Messi e outros. Se considerarmos os holandeses: Van Basten, Cruyff e outros. Até portugueses são ou foram melhores do que ele: Eusébio e Cristiano Ronaldo são dois exemplos.

E tem mais: ele não é o bom caráter que apregoam. Outro dia falarei disso.

Encerro com uma mensagem aos tricolores que frequentam este espaço (alô Riva, RicardosAnjos, Ana Maria),  gostaram de meu silêncio? Respeitei a dor de vocês.

24 comentários:

Gusmão disse...

Domingo vai ser bom. Botafogo e Vasco estão em seca de título há muito tempo.
Que vença o melhor.
Abraço

Riva disse...

Meu amigo Carrano, parabéns pela mega vitória no sábado. Já me recuperei, tendo em vista a derrota do mengaum ontem !!!
E claro, torcendo pelo Vasco da Isa agora. Sorry Gusmão.

Quanto ao Zico, vi o Edu jogar, mas pra mim o Zico era bem superior, mas era jogador de Maraca, e só. No Maraca ele jogava muito.

Não vi Zizinho, mas consegui ver Garrincha, Pelé, Tostão, Ademir da Guia, Cruiff, Euzébio, Sepp Maier, Castilho, Yashin, Leandro (do Fla), Falcão, Sócrates, Riva o Lino, Maradona, etc ...

Zico foi um bom jogador, mas super restrito a apresentações locais.

E que ganhe o VASCO !

Minha atual hashtag no Twitter : #foraBrunoEuzebioGumCarlinhosDiguinhoEdinhoTNSobisFelipeABELANTA

Jorge Carrano disse...

O que ocorreu é que quando o Edu estava no auge de sua carreira, jogava no America. Foi mais completo do que o Zico. Em 1970, muita gente pedia a convocação dele ao Saldanha.
Lembro até de uma situação cômica. O Saldanha com aquele seu estilo irreverente respondendo a um repórter que indagou sobre a convocação do Edu, numa coletiva, disse: "Não convoco porque já convoquei um Edu, o que tem que estar lá". Era o do Santos que ficou na reserva (e que reserva).

Anônimo disse...

No Rio sou Botafogo, por causa das cores do Curingão.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Mais uma razão para o Riva torcer para o Vasco, ele não gosta do Corinthians, eu acho.
Além da esposa e do irmão vascainos.

Freddy disse...

Zico é um perdedor.
No entanto confesso que, mesmo como vascaíno, fui seu fã. Admirava seu jogo e a plástica de seus gols.

Essa coisa de ser o melhor, superar Fulano ou Beltrano, é a mídia que gosta. São épocas diferentes, para não dizer países diferentes. Um astro no Brasil pode configurar um fiasco na Europa e vice-versa. Os estilos evoluem com o tempo (nem sempre para melhor).

Quem não lembra de Pedro Rocha receber a bola, erguer altivo a cabeça para ver para quem iria passar e de repente 4 holandeses aparecerem como por mágica e lhe roubarem a pelota?

Talvez por isso até hoje se considere Pelé o maior de todos. Superou estilos, épocas, força, cor... Ganhou um monte de títulos internacionais. Projetou o Brasil no cenário esportivo mundial.

Zico foi um excelente jogador, como outros tantos citados. Fico, contudo, no aguardo (curiosidade mata) de notícias sobre o caráter do ídolo.

Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Ídolo de quem, Freddy?

Jorge Carrano disse...

Não sei se vale a pena todo um post, Freddy. Acho que vou reconsiderar e te lembrar o seguinte: Romário foi cortado da seleção que iria disputar a copa de 1998, por interferência do Zico. Zico, então coordenador, citando-se como exemplo, afirmava que ele (Romário) não se recuperaria a tempo de poder jogar. Não era verdade e o baixinho, aos prantos, declarou que estaria apto para jogar. Dois dias depois da estreia do Brasil, jogando então pelo Flamengo, fez um gol contra o Internacional.
Muito magoado com o Zico, e com o Zagalo, que endossou a decisão sugerida pelo Zico, quando inaugurou seu Café do Gol,mandou fazer uma caricatura na porta de um dos banheiros com o técnico sentado no vaso e o Zico com rolo de papel na mão, esperando.
Zico o processou. Onde o fair play? O que significa que doeu na consciência.
Sabem porque toda esta atitude do Zico em 1998? Porque ele temia perder no coração dos flamenguistas a condição de preferido, de ídolo. O que fatalmente ocorreria se ROmário tivesse jogado mais tempo na Gávea, porque foi muito mais jogador do que Zico.
Foi o ciúme e a inveja do Zico que sabotaram o Romário.
Romário ganhou uma copa e foi muito mais respeitado e admirado no mundo.
Se aquela atitude influenciando no corte (por questão pessoal) não é mau caratismo, então não sei o que é.

Ricardo disse...

Hoje e' certamente o dia seguinte ideal para zoar com o Fla e seu maior idolo. Meu time foi inferior ao adversario que venceu com meritos. Por isso, vou torcer, nao para o Vasco ganhar, mas para o Botago perder. Abracao, Rick, o sofredor da vez.

Gusmão disse...

Que vergonha o Abel criticar o passe de letra do Dakson. Chororô de perdedor. Se tivesse sido o Nem, estaria louvando a técnica de seu jogador.
Estou decepcionado com ele.

Riv4 disse...

Minha antipatia pelo Corinthians é recente... 2010, quando fomos campeões brasileiros.
Mas sabem como é, por causa de algumas pessoas que representam ou jogam pelo time, parcerias empresariais, etc.
Sei que isso rola direto no futebol, mas permitam-me vomitar em relação a alguns fatos muito fortes de dentro do Corinthians.
Mas admiro seu treinador, gosto do time, e aproveito para dizer que considero ABSURDA a decisão da CONMEBOL de impedir a torcida do BEM dos Gambás de ver seu time. Afinal, os bandidos foram identificados ! Por que punir a torcida toda ?

Quanto a 98, além do que citou o Carrano no episódio lamentável com o Romário (não sei se os motivos do Zico foram aqueles), cito mais 3 bem graves, e sem divulgação até hoje :
- Por que Geovani não voltou para o 2º tempo do nosso 1º jogo contra a Escócia ?
- Por que nossa seleção atrasou a entrada em campo, e entrou com um time diferente do divulgado para a imprensa mundial ?
- Por que Roberto Carlos tentou ser expulso de campo com 2 minutos de jogo, chutando a bandeira do corner ?
E a CPI do FUTEBOL nada revelou ...

Jorge Carrano disse...

Pois é, Gusmão, o Abel disse que foi "soberba" do Dakson.
Logo o Abel, um cara sensível - embora abrutalhado - tocador de piano.
Também, achei feio o comentário dele. Efeitos da derrota inesperada.

Caro primo Rick, vento que venta para cá venta para lá. Leve na esportiva. Essas zoadas fazem parte do encanto do futebol, não as brigas de torcidas programadas pela internet, e nem os rojões e sinalizadores atirados contra os adversários.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Vejam quantos já foram citados que jogaram ou jogam mais que o Zico. Não só por mim.
E não mencionei os franceses Platini e Zidane, o hungaro Puskas, o espanhol Iniesta.
Não estou dizendo que o Zico não foi um bom jogador de futebol, pois estaria sendo leviano. Eu o coloquei entre os 1.000 melhores que vi jogar. Inclusive alguns do próprio Flamengo, como Dequinha, como Rubens (o Dr. Rubis), como Evaristo e Dida, e o já citado Zizinho o maior de todos os que jogaram na Gavea.

Ricardo disse...

Big Jorge, Pode ter certeza que levo isso tudo na brincadeira. Por isso mesmo e' que eu falei que era o dia ideal. Eu ontem, quando assisti no Esporte Espetacular, uma reportagem sobre o Zico (nao sei se por ai passou) falando daquela final de 89, achei que era mau pressagio... o que se confirmou. E veja so' que a derrota do time "em formacao" do Fla, de certa forma ensina algo ao Vasco. E nao e' que Carlos Alberto jogou bem ! Abracao a todos, Rick , o azarado da vez (risos)

Gusmão disse...

O Botafogo eliminou o Flamengo também nos Juniores. Vamos disputar a final com o Fluminense.
Abraço

Jorge Carrano disse...

De Júlio César, jogador do Botafogo, no globo.com:
"- Ganhar do Flamengo é sempre bom. Nos clubes do Rio, todos têm raiva do Flamengo. Sei como funciona. Foi a nossa primeira vitória em casa sobre eles. Estava engasgado. Todo mundo sentia o Flamengo engasgado, todos. Presidente, funcionários, jogadores... - disse Júlio, que em 2004 jogou na Gávea."

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/botafogo/julio-cesar-ganhar-do-flamengo-sempre-bom-todos-tem-raiva-do-flamengo-7735938.html#ixzz2McDrd7F4

Freddy disse...

Zico é ídolo no Flamengo, Carrano. E amealhou simpatias diversas, mesmo em torcedores de outros times (p.ex. eu).

Mas ídolos vêm e depois se vão... Romário foi meu ídolo por um tempo, até que se declarou flamenguista desde nascido e culminou sua atuação como um dos algozes da situação calamitosa em que o Vasco se encontra financeiramente.

Nem Pelé escapa. Como diria o próprio Romário, ele é um poeta se calado. Concordo com o baixinho.

Bom, finalizo admitindo que futebol não se debate com razão e sim com paixão. Como todos já sabem, é perda de tempo tentar chegar a um consenso em religião, política e futebol.

Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Para encerrar o caso Zico.
Foi bom jogador. Só!
Em São Paulo, na mesma época, os paulistas gostavam mais do Jorge Mendonça (eu não).
Mas o ex-jogador e ex-técnico me soa falso. Não confio na humildade aparente, na cara de sinceridade, que quer demonstrar. Lembra-me o cardeal Paulo Arns, de São Paulo. Mal comparando era outro cuja cara não me passava qualquer confiança no respeitante a pureza de alma, honestidade de propósitos e humildade.
Tenho dito.
Mas receba meu abraço, Freddy.

Anônimo disse...

Ninguém citou o Beckenbauer porque não sabiam escrever o nome dele.
Jogou tanto quanto o nosso Falcão.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Vejam se é implicância minha, ou se apenas constato uma realidade:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/10/elano-faz-de-falta-e-time-de-materazzi-derrota-o-de-zico-em-estreia-na-india.html

Jorge Carrano disse...

Olhem esta agora:
http://espn.uol.com.br/fotos/537325_zico-piada-na-fifa-luciano-fedendo-e-van-gaal-beijoqueiro-nas-frases-da-semana

Jorge Carrano disse...

Perdedor.

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/09/zico-vai-fifa-pede-mudancas-blatter-e-e-ironizado-por-platini.html

Jorge Carrano disse...

Azarado.

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/09/sem-apoio-zico-encerra-turne-de-candidatura-fifa-satisfeito.html

Jorge Carrano disse...

Na estreia do time do Zico, como técnico, na Índia. Perdeu!!!

Impressionante. Veja opinião que pincei em globo.com na matéria sobre o jogo.

Welington Souza
HÁ 15 MINUTOS
Quem é Zico? Ganhou o que? Qual é o legado que ele deixou na seleção do seu pais? Procurei no site da Fifa aqui e não achei nenhum registro sobre esse ex-atleta. Deve ser por ter jogado apenas em times pequenos né!?


http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/brasil-mundial-fc/post/lambanca-de-goleiro-marca-estreia-do-time-de-zico-na-superliga-da-india.html