10 de março de 2013

Conchavo ou conclave

Por
Gusmão



Na próxima terça-feira, dia 12 de março de 2013, terá início o conchavo para escolha do sucessor de Bento XVI, que pediu o boné e vai viver a resto de sua vida no Mosteiro Mater Ecclesiae  (Mãe da Igreja), local que ele conhece bem, pois lá era seu refúgio para reflexões e leituras, antes de ser escolhido para suceder João Paulo II e era conhecido pelo nome de cardeal Joseph Ratzinger.

Passaram-se sete Bentos até que outro renunciasse. Entre os renunciantes até hoje, a história registra um Bento IX.

Bento XVI é o segundo Papa que cai fora de forma voluntária fruto de sua iniciativa e vontade, ou seja, de caso pensado. O primeiro e último que havia renunciado (mesmo) antes, lá pelos idos de 1294, portanto há 719 anos, ou 7 séculos e pouco, foi a Celestino V. 

Este – Celestino V – foi sucedido por Bonifácio VIII, que desconfiado das intenções do Celestino tratou de trancafia-lo num castelo onde foi  mantido sob vigilância permanente até sua morte.

Estava certo o Bonifácio. Vai que o Celestino dá uma da uma de palpiteiro  no papado dele Bonifácio, a exemplo de um ex-presidente com nome de molusco que vive palpitando no governo de sua pupila, poste que virou princesa (lenda do sapo).

As verdadeiras razões que levaram Bento XVI a se aposentar somente saberemos daqui a muitos anos, quando um novo “pai da história” de nome Heródoto CCVIII, resolver contar o que motivou o Sumo Pontífice em exercício neste ano santo de 2013, a tirar o anel (pescario) e  abandonar a  mitra e o báculo.

As versões que estão sendo divulgadas, aparentes ou até as admitidas pelo próprio, podem não ser as verdadeiras ou pelo menos as únicas que pesaram na decisão.

Antigamente a culpa (ou o assassino) nos filmes de mistério, era do mordomo. Mas seguramente Paolo Gabriele, mordomo de Sua Santidade foi só ladrão de documentos, sem grande relevância, e este foi apenas mais um episódio de desgosto para Bento XVI.

Cento e quinze cardeais, irão se reunir num conclave (com chave) para através de um conchavo, escolher o novo ocupante do trono de Pedro.

Eu tenho meu palpite, mas se eu acertar o premio será pequeno pois ele é o favorito. Nas casas de apostas paga 1,1 par cada 1,00 apostados.

Falo de Angelo Scola, cardeal de Milão. Não sei se ele é interista ou rossonero, mas certamente é elegante pois esta é uma das marcas da cidade de Milão – a elegância.

8 comentários:

Riv4 disse...

Mas Gusmão, o Scola é justamente o maior motivo da renúncia do papa !
Segundo especialistas em Vaticano, o Scola abriu temporada de caça ao Bento, construiu seu feudo, e metralhou o cara por meses e meses, para ele ou morrer de tensão ou desistir. Objetivo ? O papado.

Ele desistiu.

Quanto mais leio sobre o Vaticano, mais aversão tenho à igreja católica ... na verdade, a qqer uma.

Boa sorte aos vascaínos hoje (minha esposa )...sorry, Gusmão.rsrs

Gusmão disse...

Hoje não tem escapatória, dará Fogão.
Lamento pelo amigo, ótimo advogado e dono do blog. Se eu ficar barrado no blog, paciência.(risos)
Riva, pegue um lenço para consolar a esposa.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Daqui a mais ou menos três horas saberemos, Gusmão.

Jorge Carrano disse...

Parabéns Gusmão!!!
E antes que algum urubu o diga, digo eu: Vasco vice de novo.

Riv4 disse...

Achei o jogo Botafogo x Vasco muito ruim, os 2 times muito mal, sem penetração.
E isso só me chateia mais ainda, pois é a constatação de que o FLU está pior que esses dois.
Não entendi o Fogão festejat o título com um uniforme não tradicional .... novos tempos, a que eu não me acostumo.

Sds TETRAcolores !!!!
Parabéns, Gusmão !

Freddy disse...

Fui criado católico. Participei de grupos de estudo em minha juventude e cursei a PUC, em cujo currículo constavam algumas matérias com fundamentos religiosos.

No entanto, a cada vez que penso (perigoso, porque diz-se que fé não tem racionalidade) mais percebo que a Igreja Católica ou renova ou desaparece. Quanto mais a História é revelada e quanto mais nos aprofundamos em estudos sociais, mais incoerente fica manter-se apegada a conceitos anacrônicos.

Para mim, o ponto crucial é o celibato. Sem a queda desse mandamento, nada mais avançará.

Abraços
Freddy

Riv4 disse...

Da Série #ProntoFalei ...

Como pode alguém que não passou pela experiência de ser pai/mãe( em toda a sua essência), ter a pretensão de entender e aconselhar o ser humano ?

Basta observar a natureza, em sua simplicidade e ordem natural, que vai perceber que isso é impossível.

E voltando ao ponto : igreja é uma invenção do bicho homem ... não pode dar certo.

Gusmão disse...

Ainda não habemos papam. A fumacinha foi preta hoje à tarde.