14 de março de 2013

Pequenas manias




Por
Carlos Frederico March
(Freddy)





Todo mundo tem manias. Podem ser pequenas, inofensivas à sua personalidade, ou grandes, que antigamente seriam taxadas de superstição, mas que atualmente são classificadas como TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Imagino que, tirando por mim, a gente tem um pouco de cada.

De repente eu não entro em avião com a perna esquerda, ou gosto primeiro de calçar o pé direito do sapato. Tenho a impressão de que se não o fizer, algo de errado acontecerá durante o dia. Pura bobagem, mas se o sujeito acredita nisso, seu cérebro se programa para tal e qualquer coisa que aconteça de negativo (e sempre acontece, o dia é longo e cheio de percalços), você vai se lembrar de que calçou a droga da meia esquerda primeiro!

Gosto de me deitar à direita da Mary nas camas, em casa ou em hotéis. Mas já deitei ao contrário e o mundo não acabou (rs rs).

Vamos então falar hoje de algumas manias relacionadas com refeições. Hábitos do cotidiano, como colocar o arroz e só depois o feijão por cima, misturando.

Cerveja: minha mania (que minha esposa incorporou) é sempre ter o copo cheio! Detesto quando o garçon chega e me serve meio copo como se fizesse um enorme favor. Agradeço e completo.

Ah, a cerveja vai esquentar... E quem disse que eu gosto de cerveja super gelada? Outra: quando vem a segunda cerveja, se igual à primeira, nada de copo novo! Eu exijo continuar com o primeiro! Já está com o aroma!



Não, meus caros, ter o copo sempre cheio não se aplica absolutamente a vinhos! (rs rs)

Quer coisa mais desagradável que ter um garçon sempre por perto para completar o seu copo ou seu prato? Teve um na Torninha, muito gentil, que fazia isso toda a hora com a bebida. E eu sou frequentador assíduo desse restaurante, que fica bem perto de casa. O jeito foi, delicadamente, abordá-lo e pedir-lhe que nunca mais fizesse isso. Pronto!

Falando em garçon, o Celso trabalha no La Bamba (Nova Friburgo-RJ) acho que desde que ele foi fundado. Nós já o frequentamos há uns 29 anos. Pois um dia ele ficou frustradíssimo quando eu, mui polidamente e, por termos já alguma intimidade, num tom jocoso, lhe informei que eu
DETESTO ser servido! Se a comida vem empratada, nada a fazer. Mas se vem para ser servida na mesa, EU é que gosto de arrumar o meu prato, a meu modo!

Ele lamentou, meio amuado: “- E eu, há décadas me esmerando em servi-lo...”

Rimos ambos e até hoje fazemos pilhéria sobre o fato, e de vez em quando eu até permito que ele me sirva (rs rs).

No Solar do Tâmega, outro restaurante onde almocei por décadas, em frente à Embratel, os garçons já sabiam: serviam todos à mesa, menos a mim. A minha bandeja era colocada à minha frente e o máximo que me perguntavam era se estava tudo conforme eu pedira.

O falecido Góes (garçon do Solar) se comprazia em me ver arrumar o strogonoff no prato. Primeiro o arroz, depois a carne com o molho em cima. Então eu misturava. Arrumava tudo no meio e em volta colocava as batatinhas sautée. Ficava até bonito!

Sim, cada um tem sua mania. Conheço gente, e são muitos, que não faz um movimento sequer para se servir. Muito pelo contrário, esperam o serviço do garçon até para completar itens durante a refeição. Parece ser da etiqueta ter um garçon atrás de você (ou a uma distância educada, mas atento) o tempo todo. Eu, infelizmente, detesto.

Ainda sobre comida, assim como eu gosto de arrumar meu prato, arrumo meus sanduíches...

Não raro eu perco alguns minutos reformatando um BigMac, CBO ou similar antes de começar a comê-lo. Às vezes os sanduíches chegam tão desconjuntados que nem dá pra começar! Em casa, é comum todos terem terminado o café enquanto eu ainda estou a arrumar o meu lanche. Mesmo que tome a dianteira e seja eu a preparar a mesa, não adianta. Depois que as pessoas se sentam, sempre terminam antes de mim!

McDonald’s CBO

Para terminar a sessão “manias ao comer”, gosto de saber antecipadamente qual será o cardápio da refeição. Minha esposa fica irritadíssima! Será que eu não posso esperar até me sentar à mesa? Ela não sabe que eu adoro degustar mentalmente, antecipadamente, os acepipes que me esperam. Faz parte de meu ritual. Manias...

18 comentários:

Riv4 disse...

E quais seriam as GRANDES manias ?

Ana Maria disse...

As manias do Carlos Frederico me remeteram ao filme "Melhor impossível".

Gusmão disse...

Mania é coisa que a gente, tem mas não sabe porque
Mania de querer bem, as vezes de falar mal
De não deitar, sem antes ler o jornal
De só entrar no chuveiro, cantando a mesma canção
"De só pedir o cinzeiro, depois da cinza no chão
Eu tenho várias manias, delas não faço segredo
Quem pode ver tinta fresca, sem logo passar o dedo
De contar sempre aumentado, tudo o que diz ou que fez
De guardar fósforo usado, dentro da caixa outra vez"
Acho que é do Lucio Alves;
Abraços

Riv4 disse...

Melhor Impossível, excelente filme com uma ótima atuação do Jack Nicholson. Bem lembrado.

Tenho pouquíssimas - que eu saiba (rs):
- somar os números das placas dos carros na minha frente (quase sempre dá 17)
- subir os meio-fios sempre com o pé esquerdo (minha perna forte)
- Isa diz que quando estou de porre, fico olhando para as unhas das mãos (??!!)
- fazer as anotações financeiras da agenda, sempre com as mesmas determinadas cores e formatos
- uso agenda convencional até hoje. Tenho todas guardadas desde 1977. É uma espécie de diário
- roupas pretas - adoro !
- mania de andar descalço

Coitado do Celso, deve estar bem chateado mesmo .... afinal de contas, a principal atividade de um garçon é ..... servir.

Jorge Carrano disse...

Eis-me aqui lépido e faceiro. Correu tudo bem. Alguns dos leitores sabem do que estou falando. Agradeço as atenções que me foram dispensadas, em mails e telefonemas.

Quanto as manias, tenho algumas sim. A última que adquiri há uns três anos, é deixar separadas, à noite, todas as roupas que usarei para trabalhar no dia seguinte pela manhã. Separo terno, camisa, gravata, suspensório (combinando com a gravata), sapato e meia. E me achava um tolo, para dizer o mínimo, até o outro dia, quando em conversa com um amigo ele me contou que faz o mesmo e acrescentou: “confiro se os botões da camisa estão bem presos, se as meias não estão furadas, se o sapato está engraxado, confiro tudo”.
Eu não chego a este ponto.

Riv4 disse...

Meu amigo, show de bola !

Quanto à sua mania, eu também tenho essa de deixar tudo super preparado para a manhã seguinte, mas só faço isso quando estou em hotéis, viajando a trabalho.Mas realmente tenho rsrsrs.

Mais à frente, referente a manias, vou tocar num assunto grave - pãnico, doença do pânico, que nos remete a manias. Já tive.

Abrs !! E o BOCA com 1 a menos, está ganhando do Nacional em Montevideo ! (futebol, sempre hehehe)

Jorge Carrano disse...

É, aqui acaba em futebol. Em Brasília em pizza.

Freddy disse...

Eu tenho uma mania de, dentro do possível e razoável, ter estoque, sobressalentes e back-up de tudo que uso e consumo.
Faz muito tempo que nunca (graças a Deus)fiquei sem cerveja, vinho, whisky, vodka, gim, rum, licor e similares em casa!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Vamos combinar que você tem MUITAS pequenas manias. Outros têm GRANDES e poucas manias (rs).
Abraço

Anônimo disse...

Se a esposa cumprir a lei você fica sabendo o que vai comer na refeição senhor Carlos Frederico. Basta ela afixar o cardápio na porta de entrada da sala se jantar, como fazem os restaurantes.
Se o menu não agradar, saia e procure um restaurante. Mas deixe o garçon servir.
:D Fernandez

Gusmão disse...

Carrano,
Como não se pode oferecer um prêmio para quem encontrar este Fernandez "vivo ou morto", como no velho oeste, proponho que se ofereça uma gratificação para quem, via o disque denúncia (seu telefone, der informações precisas sobre a identidade do indivíduo.
Quase acrescentei chato ao indivíduo.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Gusmão,
Ele já se apresentou. Trata-se de um paulista, corintiano, radicado no Rio há três anos (acho) e trabalha na área de processamento de dados.
De origem espanhola, da região da Galícia, daí o Fernandez com "Z".
Pode ser o perfil de um heterônimo? Pode!
Pode ser um fake.
Se você não tivesse sido meu cliente, também poderia ser o heterônimo de alguém de minhas relações ou de um dos demais mais efetivos participantes do blog.
Vamos deixar como está. Ele é um chato (corintiano, né?) mas tem espírito de humor.

Freddy disse...

Acho que vou voltar a me referir a ele como Sr. Z...

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Se der revide, aguente as pontas Freddy.

Riv4 disse...

Pô, vcs estão de implicância com o Anônimo ! Ele não falou nada demais ! rsrsrs

Até deu uma boa sugestão para o casal !
E concordo com ele : coitado do Celso, o garçon de 29 anos de serviços prestados ! Garçon SERVE, não é ?

Sds

Freddy disse...

Pulando posts à frente (Vale dos Vinhedos - revisita 2013 parte 1), descubro que Sr. Z é de veneta. Perdeu chance de aqui nos acusar de recebermos patrocínio por postar fotos da cerveja Coruja Strix (SC) e de um sanduíche do Mc Donald's!
<:O) Freddy

Ana Maria disse...

A música citada, Manias, é de autoria de Flávio Cavalcanti e Celso Cavalcanti. Ele, apresentador de TV dos anos 60.
Mania é hábito arraigado. Se se torna compulsiva ou não acatá-la causa desconforto, procure um médico.

Riv4 disse...

Desculpe, mas ... Flavio Cavalcanti ..... esse nome me dá arrepios ....

#prontofalei