15 de março de 2013

Caso do cateter


Como sabem os “da casa”, tive que fazer, em caráter de emergência, uma cirurgia para destruição e retirada de cálculo renal.

Existem técnicas e procedimentos diferentes e até a possibilidade de tratamento clínico com medicamentos que reduzem o tamanho do cálculo. Não era meu caso, pois o danado já media, 0,9 mm.

Fui submetido a operação com laser. O cálculo foi destruído e os fragmentos maiores retirados no ato cirúrgico. O cirurgião introduziu um cateter, para facilitação do processo de expelir os resíduos menores e facilitar  a saída da urina.

Este cateter, e aqui abro um parêntese para esclarecer a  quem nunca viu, é como um fio de nylon (parecido), fino e comprido, oco e flexível, com inacreditáveis cerca de 50 cm (meio metro). Veja abaixo.




Já que abri o parêntese, abro um colchete para comentar o absurdo número de pessoas que têm cálculos renais. Inclusive algumas muito jovens como uma adolescente de 16 anos que ontem foi minha companheira de angústia e ansiedade na espera pela retirada do cateter. Éramos 9 ao todo, para retirada do corpo estranho que nos colocaram no ureter.

Parecia um processo industrial, com atos cirúrgicos em série. Depois da retirada e passado efeito da anestesia, o paciente é liberado. Nas conversas preliminares fiquei sabendo que existem médicos que ainda usam uma cordinha ou barbante, sei lá, que fica pendurado na uretra e o médico ao cabo de alguns dias, ‘puxa” o barbantinho causando enormes danos internos no ureter e na uretra.

Bem, como eram 7 as salas no centro cirúrgico, meu receio era que me enfiassem na sala errada, por exemplo a de mudança de sexo. Como ainda não estava sedado fiquei de olho para evitar engano. Bem, outro risco, não menos grave, é você ser colocado na sala de redução peniana. Já pensou? Se você não  tem excesso é um risco.

O anestesista, mais chegado a um quibe do que a esfirra, olhou bem o dito cujo e falou: “fimose não é”. Vê ai na ficha se é vasectomia”.

É lógico que estou brincando, mas é só pra dar uma ideia do número de casos de cirurgia que acontecem na clínica urológica. Sem contar que os que dão entrada em emergência, como foi meu caso no mês passado, têm preferência de atendimento.

Aqui estou matutando como planejar e retirada do outro cálculo, um pouco maior, que está alojado no rim direito  (retirei do esquerdo).

O cirurgião, minha família, todo mundo achava que eu deveria ter programado a retirada do cateter com a outra operação para retirada do outro cálculo. Faria tudo junto e ganhava um procedimento (e uma anestesia).

Mas não me achei em condições de passar uma nova temporada com um cateter enfiado na bexiga e todos os incômodos decorrentes. Não agora.

14 comentários:

Riv4 disse...

Amigo, só de ler já deu nervoso !
Grande abraço, e espero que não precise mais desse procedimento.

Jorge Carrano disse...

A imagem do cateter no blog foi pinçada no Google, mas eu recebi o que estava em meu rim/bexiga embalado em plástico. É idêntico.

Jorge Carrano disse...

Pode apostar, Riva, é muito chato.
Abraço

Anônimo disse...

Gostei da gozação com mudança de sexo e redução peniana. Boa piada.
:D Fernandez

Anônimo disse...

Redução do pênis é? KKKKKKKK queria ver um erro médico deste o advogado faria o quê?

Riv4 disse...

Qual seria, mais ou menos, a indenização por uma redução de pênis indevida ? kkkkkkkk

Jorge Carrano disse...

Depende do valor que você mesmo atribua a ele.(rs)
Tem quem não ligue a mínima, contanto que possa urinar.

Gusmão disse...

Estes incômodos cálculos renais são, basicamente, fruto da má alimentação que alguém comentou aqui o blog outro dia quando o assunto eram os elevadores.
Assim, excesso de cálcio ou ácido úrico, algumas das causas de formação de cálculo renal, deveriam ser controlados com uma dieta adequada recomendada por nutricionista.
Muitos problemas seriam evitados.
Abraços

Freddy disse...

Volto a opinar, antes porém demonstrando meu alívio por tudo ter corrido bem durante os procedimentos.

1) Infelizmente terá de retirar o segundo. Junte forças e de preferência não espere nova crise. Seria sofrimento desnecessário.

2) Tomar Rowatinex - já falei sobre ele em comentários anteriores - não lhe fará mal e, quem sabe, melhora a situação? Dependendo do tipo de cálculo, o Rowatinex pode até, paulatinamente, reduzi-lo a ponto de partes dele serem expulsas aos poucos, evitando necessidade de nova cirurgia.

3) Alimentação é fator preponderante, mas os ingredientes que podem produzir cálculos ainda são motivo de polêmicas no meio médico. Até porque o que lhe faz mal pode não ter efeito algum sobre mim.

4) Um hábito inocente mas tenebroso é tomar água mineral.

5)Bebidas diuréticas teoricamente facilitam a não formação do cálculo, mas depois dele instalado, podem causar uma dor infernal.

OK, mais uma vez, feliz por ver o amigo ultrapassar mais esse percalço.
Grande abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu, Freddy! Obrigado!
Abraço e bom final de semana.

PS: nos próximos dias, em sequência, teremos revisita ao Vale dos Vinhedos, partes 2,3 e 4.

Riv4 disse...

ROWATINAX - remedinho alemão, natureba. Excelente.

Nunca vou esquecer que meu urologista, há 30 anos, desconhecia esse produto .... achei estranhíssimo.

Europeus raramente vão a hospitais para procedimentos como esse. ROWATINAX total na Europa.Já é vendido no Brasil com bula traduzida....custa aprox. 120 reais.

Jorge Carrano disse...

Vou considerar a hipótese de usa-lo.

MONICA disse...

Só fiquei sabendo de mais este dissabor hoje, qualquer coisa estou aqui para ajudá-lo. Espero que esteja tudo bem e torço para que o outro procedimento corra melhor ainda. Melhoras, abraços, Mônica Stalleiken

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Mônica.