30 de março de 2013

Atire a primeira pedra...


Vamos ver se estamos, todos nós, em condições de criticar e condenar quem quer que seja, autoridade pública ou não. Vamos avaliar nossas posturas e comportamentos diante de fatos corriqueiros, que nos colocam em condição superior a dos demais mortais, outorgando-nos a capacidade de julgar.

Quem nunca cometeu um pecadilho, por menor e menos expressivo, como alguns dos que se seguem, pode atirar a primeira pedra.


Françoise Arnoul
Você, adolescente, nunca enganou a idade ou falsificou a caderneta escolar para ter acesso a filmes proibidos à menores de 14 anos e assistir Jeanne Moreau, Brigitte Bardot, Martine Carol, Françoise Arnoul,  e outras atrizes francesas com seu fetiche e atributos físicos admiráveis (bustos à mostra).

Você nunca colou numa prova. Nunca deu cola numa prova? Você nunca faltou a uma prova por estar despreparado e depois fez “segunda chamada” levando atestado médico?



Você nunca matou aula (cabulou, para os capixabas), escondido de seus pais?

Você nunca se sentiu tentado a dar uma “graninha” para o inspetor na hora de fazer vistoria no carro sabendo que tinha pneu careca ou extintor com prazo de validade vencido?

Você nunca cobiçou a mulher de um amigo, mesmo reprimindo seus instintos e respeitando? Apenas pensando, “isto na cama deve ser um furor”?




Você nunca andou pelo acostamento para fugir de engarrafamentos? Nunca avançou um sinal de trânsito, por achar que não havia risco? Nunca acelerou acima da velocidade permitida porque achava que estava no controle do veículo e a velocidade arbitrada era ridícula?




Você nunca comprou nada de vendedor ambulante, embora saia por aí condenando os camelôs?

Você nunca mentiu dizendo que não iria doer, sabendo que deveria doer?

Fichas

Você nunca deixou de depositar no recipiente do ônibus, na hora de descer, as fichas de controle de passagem, para aproveita-las em jogo de botão (esta é para quem tem mais de 65 anos).


Você nunca “jogou fora” algumas bolachas de controle dos chopes tomados com amigos na Gruta de Capri, nos anos 1960?

Você não sonega Imposto de Renda? E, sonegando, como mecanismo de defesa racionaliza: “também eles não empregam o dinheiro devidamente, em escolas, estradas, saúde”.

Você nunca ficou com um livro que pegou emprestado?

Você nunca pirateou um CD ou um DVD?

Pô, você é o famoso santinho? Então pode atirar a primeira pedra.

N. do A: por falta de experiência em falcatruas e malandragens, sem falar de delitos capitulados em lei, limitei-me a poucos exemplos. Quem souber mais pode se manifestar. E,com isso, se entregar (rs).

4 comentários:

Gusmão disse...

Caramba! Acho que só não me enquadro em dois ou três exemplos aí citados (risos)
E tenho um ou dois que não confessarei pois a Berenice, agora que ganhou um tablet tem acessado sempre o blog.
Abraços

Ana Maria disse...

As transgressões da adolescência citadas nem devem ser levadas em conta. Menores são protegidos por lei. Quanto as outras, nas quais me enquadro em algumas, devo dizer em minha (nossa) defesa que seria o mesmo que comparar um ladrão de galinhas a um mensaleiro.
Brincadeira à parte, creio que um choque de moralidade seria bem vindo. Tolerância zero, com foi implantada em New York há alguns anos.

Freddy disse...

Bom, eu não fiz muitas dessas coisas horrorosas, fiz só uns 30% (rs rs).

Ih, hoje é (ou seria) dia de malhar o Judas, mas só depois do meio-dia! Não vejo mais nenhum por aí!

Boa Páscoa a todos.
Freddy

Riva disse...

Essa do Gusmão é sensacional! kkkkkkkkkkk

Eu acrescentaria, quem nunca deu um tapa nos anos 60 !!! rsrsrs ... Flower Power !