8 de março de 2013

GRAMADO BLUES


Por
Carlos Frederico March
(Freddy)


Eu e minha esposa adoramos Gramado-RS. Paramos de contar após a 14ª viagem, sendo metade delas para participar das festividades do Natal Luz. Para quem não sabe, a cidade recebe decoração especial e tem uma programação de eventos natalinos desde a primeira quinzena de novembro até meados de janeiro do ano seguinte. Já estão partindo para sua 27ª edição ao final deste ano.

No entanto, a motivação para este texto não é o Natal Luz. Tem, sim, a ver com ele. Tem a ver com os procedimentos de limpeza e readequação das atrações turísticas que têm seu visual alterado pelos referidos festejos. São vários locais atingidos, mas vou me ater especificamente ao Lago Joaquina Rita Bier, um lago artificial situado junto ao centro da cidade, bem ao lado da Praça das Nações (onde tem a estátua do Kikito), na avenida Borges de Medeiros - direção de quem sai da cidade via Igrejinha (Pórtico novo). O famoso Minimundo se situa a apenas uma quadra dele.


Lago Joaquina Rita Bier com ilha e chafariz (SET-2005)

Ele foi o local escolhido pela Prefeitura para a realização anual do evento Nativitaten, celebração do nascimento de Jesus Cristo num show de luzes, fogos de artifício e música, com coral, tenores e sopranos colocados em belas balsas sobre as águas. São construídas arquibancadas para mais de 4.000 pessoas em torno do lago, que fica totalmente desfigurado pelas estruturas metálicas necessárias - para arquibancadas, iluminação a laser, canhões de chamas junto ao chafariz, torres de som e fogos sincronizados.


Nativitaten (DEZ-2011)

Fica realmente espetacular, ao vivo é deslumbrante. Só que o que vem acontecendo é a  Prefeitura não cobrar da comissão organizadora do Natal Luz a retirada das estruturas do Lago após o evento (que como já disse, termina sempre por volta de 15 de janeiro).

Em 2012 estive em Gramado no mês de abril e fotografei as torres ainda lá. Neste ano de 2013 estive no final de fevereiro (permanecendo até 3 de março) e lá estavam as estruturas, o lago sujo com nível de água baixo, barco semiafundado, ilha totalmente devastada. Um descaso inadmissível para um lugar tão lindo.

Apresento a seguir um set de fotos que ilustra minha lamentação. Lembro que o Nativitaten é realizado no Lago há décadas, de modo que as fotos de 2004 e 2005 apresentadas neste post são de anos em que já havia ali o evento, porém o lago com respectiva ilha eram devidamente restaurados. Hoje em dia, mesmo após a retirada das estruturas, na ilha permanece apenas a grande árvore e um gramado mal cuidado. Uma das 2 pontes já foi derrubada.


Orla do Lago J. R. Bier ao crepúsculo, vista a partir da ilha (OUT-2004)



Close da ilha nos bons tempos (SET-2005)


Área de arquibancadas, estruturas metálicas e palanque do coral na ilha (ABR-2012)


O que resta da ilha em março de 2013


Nível da água baixo, barco abandonado, estruturas ainda montadas em março de 2013

ESPERANÇAS: ouvi notícias de que a Prefeitura estuda a transferência para a Expo Gramado, imenso local de eventos com capacidade para mais de 8.000 pessoas e estrutura adequada , da maioria das grandes atrações do Natal Luz, como o Grande Desfile, a Fantástica Fábrica de Natal e até o Nativitaten, apesar de dificuldades logísticas para a transferência deste último.

Se isso vai se concretizar, imagino que a Prefeitura esteja de olhos atentos aos danos que os festejos sazonais causam aos cartões postais da cidade. Ficamos na torcida, eu e minha esposa, mas mesmo assim não nos custa cobrar a retirada imediata do lixo e das estruturas metálicas que ainda hoje maculam este belo lago.


O autor e esposa na ilha do Lago Joaquina Rita Bier (OUT-2004)



Créditos: todas as fotos são do acervo pessoal do autor.

9 comentários:

Gusmão disse...

Não fui tantas vezes a Gramado, mas sou entusiasmado pela cidade, aliás pela região, tanto quanto você.
As vinícolas da serra também são atraentes pontos de visitação.
Abraços

Jorge Carrano disse...

O post de hoje é interessantíssimo. O comentário do Freddy sobre o descaso no pós festejos natalinos é oportunissimo, a cidade de Gramado é uma das mais acolhedoras do país, tudo isso é verdade.
Mas quero ma penitenciar com as MULHERES, por não haver dedicado pelo menos duas palavrinhas sobre o seu dia internacional, programando para hoje a publicação de post de minha lavara ou de algum dos competentes colaboradores do blog.
Ficam meus cumprimentos e reconhecimento pelo seu inestimável papel social e sua indispensável presença em nossa vidas desde o nascimento.
Estou seguro que o Freddy endossa minhas minhas palavras, até pelo fato de viver entre três mulheres que ele ama: a esposa Mary e as duas filhas, Renata e Flavia.
Parabéns a todas as mulheres.

Helga Maria disse...

Minha avó, de nome Helga, veio da Alemanha com seus pais ainda menina. Aqui casou com um açoriano e da união nasceu minha mãe que se chamava Maria. Meu nome é uma homenagem as duas. A família de minha avó radicou-se em Nova Petrópolis, a cidade que é o jardim da Serra Gaúcha.
Não é tão famosa como Gramado, mas é encantadora. Minhas raízes ficaram lá.
Helga

Jorge Carrano disse...

Em Nova Petrópolis está residindo nosso amigo, poeta e jornalista aposentado e agora romancista (está escrevendo um romance) Ricardo dos Anjos, que é niteroiense.
Obrigado Helga, por sua participação neste espaço virtual.

Anônimo disse...

O chocolate de Gramado só perde para o de Bariloche.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Algumas pessoas estão com dificuldade para fazer comentários. Não fiz qualquer alteração no procedimento. É possível que seja coisa do blogger, que é o site hospedeiro do blog.

Freddy disse...

Hmmm, vou tentar de novo...

Gosto de Nova Petrópolis, quando posso dou uma passada na Aldeia do Imigrante, que é linda.

Sobre o dia das mulheres, acho que todos os dias são dos homens e das mulheres, mas dadas as dificuldades que ainda existem para inserção delas em pé de igualdade com os homens em várias sociedades, é válido ter um dia especial para forçar o debate.

Sobre chocolates, no Brasil temos Gramado, Campos do Jordão e Penedo, sendo que essas duas últimas usam muito o belga. Bariloche tem um excepcional chocolate, mas estando lá prefiro curtir as trutas e os alfajores!

Abraços Freddy

Riv4 disse...

Nosso participante RICARDO dos ANJOS sumiu ! Provavelmente envolvido com seu projeto do livro.

Mas seria interessante se ele pudesse comentar se os fatos relatados pelo Freddy - preocupantes para quem conhece Gramado e adjacências - também são percebidos na sua região, que é bem próxima de Gramado.

Sds TETRAcolores, e que se dane o Grêmio hoje ! rsrsrs ... quero ver essa chave da Liberta pegar fogo.

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
O Ricardo, com quem trocava e-mails diariamente, está arredio. O romance que está escrevendo, com efeito tem lhe tomado algum tempo. Ademais, envolveu-se num projeto profissional em Nova Petrópolis, onde está residindo.
Lástima que não sobre um tempinho para participar de nossos "debates".