6 de março de 2013

ROTEIRISTAS


Existem duas categorias de roteiristas que concorrem ao Oscar. Os que fazem roteiros adaptados que suponho, se estiver equivocado me corrijam, partem de um romance, um conto, uma peça teatral ou, eventualmente, de um caso real.

E os que escrevem roteiros originais, fruto de sua inspiração, sua imaginação, em suma, partem do zero em suas cabeças.

Nesta segunda categoria o Woody Allen é mais do que premiado. Mas isto porque não concorrem alguns advogados brasileiros que concebem histórias fantásticas, surpreendentes, originalíssimas.

Senão vejamos.

Um idiota qualquer, na Bolivia, numa partida de futebol, detona um sinalizador naval em direção a torcida do adversário. O artefato plástico, como um projetil,  existente no interior do sinalizador atinge o rosto de um jovem de 17 anos. Que vem a falecer.

A polícia local prende 10 ou 12 suspeitos. Entre eles está o responsável, o criminoso.

Enquanto isso, em São Paulo, partes economicamente interessadas, e poderosas, começam a agir rapidamente. São eles o Sport Club Corinthians Paulista, a torcida organizada, com ramificações no mundo do samba, que se intitula Gaviões da Fiel e, pelo que li, com o apoio velado mas importante da Rede Globo de Televisão.

Bem, estas instituições contratam um advogado na cidade de São Paulo para estudar o caso objetivando: livrar a responsabilidade penal do criminoso, minimizar a punição do órgão desportivo (Comembol) que seria aplicada ao clube e evitar prejuízos à rede de TV em face de patrocínios das transmissões dos jogos, já contratados (se o Corinthians viesse a ser eliminado do competição).

Ai entra em ação a mente brilhante de um roteirista ficcional com inscrição na OAB. Arranja um “bode expiatório”, que além de outros requisitos importantes é menor de idade e, por isso,  inalcançável por algumas punições aplicáveis ao caso.

Armam uma história cheia de inconsistências, de fraudes, de mentiras, de truques que nem a Promotoria boliviana acredita.

Não vou entrar em mais detalhes da farsa porque os jornais e revistas já trataram profundamente do assunto. Um belo roteiro original o arquitetado pelo advogado. Se for parar nas telas de cinema, como se trata de história verídica, concorrerá como roteiro adaptado.

Outro caso muito interessante, para quem gosta dos temas que envolvem sexo, é a do padre que não respeitava uma afilhada, não respeitava a casa paroquial e nem aos fieis de sua igreja.

Iniciou a afilhada aos treze anos nos prazeres da carne. Na época, porque menor, a adolescente foi alvo da ação de um pedófilo, que teria que responder pelo delito específico.

Mas existem outros ingrediente no caso. Esta agora mulher, aos 19 anos, sabe-se, tirou proveito da situação a que o padre a constrangeu. Pediu e ganhou vários presentes, como motocicleta, ou seja, se prostituiu.

O pai desta agora mulher, espertalhão e de má-fé, resolveu extorquir dinheiro do padre ameaçando denuncia-lo a polícia e leva-lo à Justiça.

Existem outros personagens cujos perfis não conheço com detalhes mas que não vem ao caso. O padre teria “abusado” de uma outra menor, então com 7 anos de idade, ‘tocando-lhe partes do corpo”. Esta outra menor é irmã da primeira citada, mas apenas por parte de pai. Que pai, hein?! Este aproveitador que pretendia extorquir o vigário.

Há uma outra menor que se dispôs a simular (ou não) relação sexual com o padre para possibilitar uma filmagem que serviria de prova contra o sacerdote.

Bem, perguntarão vocês. Onde o roteiro escrito por advogado?

O padre, que quase cai no “conto do vigário” (armaram um gravação contra ele), contratou um advogado que se saiu com a seguinte pérola, argumento de defesa: "o padre foi seduzido pelas meninas". A carne, como sabem, é fraca. Foi o que disse.

Palmas para ele, porque merece.

Já o advogado do goleiro Bruno, do Flamengo (parece preconceito meu, mas não é), armou o seguinte teatro durante a sessão de julgamento. Botou o cliente (Bruno), cabisbaixo, com um exemplar da Bíblia nas mãos e teatralizando um choro vez ou outra.

Mal ensaiado. Péssima interpretação. O Bruno era melhor goleiro do que ator.

O roteiro é fraco, admito. Este teria pouca chance de ganhar porque nem original é. Este truque já foi utilizado ad nauseam.

Por último, um roteiro que conheço pouco porque quando vi a cara da personagem central fiquei convencido: é culpada. Lombroso assinaria meu laudo.

Estou me referindo ao caso da médica, no Paraná, que decidia, atribuindo-se o papel de Deus, quem deveria morre na UTI e quem deveria ter chance de recuperação.

O roteirista deste caso, o advogado contratado pela assassina, foi mis sofisticado, alegando que as gravações telefônicas e mensagens de texto interceptadas, não foram interpretadas corretamente: ela, a médica, não queria dizer esvaziar a UTI e abrir espaço para outros. Pretendeu dizer que era para esvaziar a fila de espera para a UTI, internando os que esparvam por vaga.

Se tudo isto não fosse tão trágico, tão deprimente, tão vergonhoso, estaríamos aqui a rir destas histórias fantásticas, mirabolantes.

E olha que estes roteiristas de cabeça criativa e falta de escrúpulos e de medidas, estão espalhados pelo país. Os casos relatados ocorreram em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro (Niterói) e Paraná.

10 comentários:

Freddy disse...

O advogado que inventou o menor de idade para o Corinthians nem original foi. Qualquer bando no Rio de Janeiro já coloca um menor dentro dos carros que saem por aí praticando crimes. Quando a polícia os pega, o culpado por eventual assassinato é sempre o menor, devidamente instruído pelo bando.

O padre foi vítima da carne, que é fraca... As leis é que não sabem que certas meninas pré-adolescentes são mais fogosas que muita balzaquiana reclusa. Não configura pedofilia, ela tinha 13 anos e não era uma criança. Abuso de menor, pelas leis atuais sim. Relembro que a dureza das leis sobre sexo dependem do momento histórico em que vive a sociedade em questão e da religião que pratica.

Afagar (lascivamente) as partes íntimas da garota de 7 anos... Bem, seu padre, se é verdade aquilo de que lhe acusam, exagerou. Mas como provar?

Sobre o Bruno... ridícula a teatralização bíblica. Só que, mais uma vez me balizando nas leis atuais, ele pode vir a ser inocentado. Putz, o cadáver não apareceu! Como então afirmar que houve um assassinato? OK, os homens da lei têm suas explicações técnicas...

A médica é um caso grave. Não apenas pela conduta, mas porque temos uma blindagem fortíssima da classe, que sempre procura minimizar crimes praticados por médicos. Como eles estão permanentemente a lidar com a possibilidade de morte em suas mãos, há uma tendência a manter a justiça comum longe disso. Casos recentes de mortes por erro de aplicação de medicamentos, comida, soro, têm pipocado sem que se tenha efetivamente condenações.

Estamos atentos. São casos emblemáticos.
Abraços
Freddy

Ricardo disse...

Que sono ! Ativada a pagina do Facebook. O nosso instante T0 e' sexta-feira 1 de marco. Todos os links estao postados. Abracao !

Gusmão disse...

E os promotores e juizes dos casos, como se comportam? Aceitam encenar estas farsas?
Abraços

Freddy disse...

As instituições ainda não retomaram sua credibilidade. Faz pouco tempo ninguém acreditava em nada. Aos poucos, algumas foram se restabelecendo. Polícia instalando UPPs é uma delas, das mais importantes por sinal. A Justiça começa timidamente a retomar as forças com o Joaquim Barbosa, que não é perfeito mas ao menos tenta algo.

No entanto os Bombeiros no Rio foram postos à prova e perderam. As desculpas oficiais beiram o ridículo. Hoje em dia, o azar é que as redes sociais estão aí para divulgar dados, horários, fotos e filmetes. Não dá mais para esconder a verdade como há poucos anos atrás.

Exoneraram o comandante "daquele quartel", mas e os outros? E a taxa anual ao Funesbom, que o próprio Cabral admitiu ter sua arrecadação misturada ao caixa único do Estado?

Estamos engatinhando, mas as redes sociais virarão o mundo de ponta cabeça, com certeza!

Abraços
Freddy

Ricardo disse...

Como diria um amigo meu: o problema nao e' o processo mas o modelo nao somemte legal mas moral que permite que esse tipo de coisa continue acontendo. Em tempo Bruno e' ex-goleiro do Flamengo posicao que deixou de ocupar em 2010. Abracao, Rick.

Jorge Carrano disse...

Certo, Ricardo, oportuna correção: ex-goleiro.
Se ele for absolvido volta? (rs)
Abraço

Ricardo disse...

Bem Big Jorge, so' posso dizer que para mim nao merece voltar porque mesmo absolvido da acusacao de assassinato, o abuso e falta de carater ficou a meu ver claro. So' posso esperar que entao uma diretoria que se diz seria, nao recoloque este elemento no time, mesmo que nao tivessemos um bom goleiro o que nao e' o caso. Abracao, Rick.
PS: Ja' olharam o G/E no Facebook ?

Jorge Carrano disse...

Alô amigos!
Já foram, como indaga o Ricardo, ao Facebook?

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Permita-me um pequeno aparte ao seu primeiro comentário lá atrás.
A carne é fraca foi também o discurso do advogado, mas eu acrescentaria: e o miolo é molhe.

Jorge Carrano disse...

Alguém já entrou na página do Generalidades no Fecebook?
Estou curioso para saber o resultado.