16 de março de 2013

Vale dos Vinhedos - revisita 2013 (parte 1)


Por 
Carlos Frederico March (Freddy)





Vinícola Casa Valduga (direita) e algumas das pousadas (esquerda e fundo)


Os leitores deste blog devem se lembrar de uma série de 4 textos postados entre 16 e 22 de julho de 2011, onde relatamos nossa visita ao Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves por ocasião da Festa da Vindima de 2011, evento que vem sendo patrocinado pela Casa Valduga a cada ano entre o fim de janeiro e meados de março, época da colheita na qual os visitantes podem admirar parreirais lotados de uvas.


Em 2011 fomos numa das primeiras semanas do evento. Agora optamos por voltar lá depois do Carnaval, o que não se revelou uma boa escolha. Por motivos climáticos, justo neste anos as uvas foram colhidas um pouco mais cedo, o que deixou poucos parreirais para serem admirados. Nesta edição a festa foi denominada "Brinde à Vindima" e foi oferecida em vários pacotes (de 2, 3 ou 4 pernoites), dos quais escolhemos o de 4 pernoites, que continha um dia para passeio aos Caminhos de Pedra.

Pretendemos apresentar aqui apenas informações complementares às já prestadas nos referidos posts de julho/2011. A Villa Valduga permanece essencialmente a mesma, apenas com mudança do nome de algumas das pousadas (em aderência às novas linhas de vinho da casa) e retirada da pequena piscina ao lado da Pousada Arte, que deu lugar a um gramado. Neste ano ficamos hospedados na Pousada Gran Reserva, estilizada em pedra.

Pousada Gran Reserva, Villa Valduga
A programação do pacote de 4 pernoites foi como descrita a seguir:
4ª feira - Check-in, tarde livre, espumante no Bar Identidade a partir das 18:00 e jantar de boas vindas no Restaurante Luiz V às 20:30, com menu fechado, bebidas à parte.
5ª feira - Manhã livre , curso básico de degustação, almoço na Casa de Madeira, visita à vinícola Cave de Pedra com degustação e uma passada no Parque Vivatto, espaço recém inaugurado nas imediações (todos pertencentes ao Grupo Valduga).
6ª feira - Passeio aos Caminhos de Pedra, com almoço incluso e visita a uma vinícola.
Sábado - Festa Brinde à Vindima, dia inteiro (motivo maior do pacote) - almoço e jantar inclusos c/ bebidas.
Domingo - Manhã livre, check-out e fim da programação.

Todos os elogios à receptividade e gastronomia que fiz nos posts originais se mantêm. Os restaurantes e bares da Villa permaneceram com a mesma orientação: Restaurante Elizabeth V p/o café da manhã (piano suave ao vivo); Restaurante Maria V para almoço, aberto ao público; Restaurante Luiz V para jantar com menu fechado, sob reserva prévia; Bar Identidade, com cinema, internet, mesas de jogo, bar e lanches, de 18h até 24h.

O Varejo Valduga também mantém a mesma variedade e preços de outrora, apenas reajustados levemente e obviamente com alguns novos rótulos. Vale lembrar que uma das maiores atrações de uma estada na Villa Valduga é poder degustar nas refeições (ou fora delas) todos os produtos da vinícola a preço de varejo. Não há sobrepreço por serviço além dos costumeiros 10% de gorjeta. Um senão (para alguns) é que em nenhum ponto do complexo se vende cervejas! Vinhos, espumantes, água e sucos (principalmente de uva) fazem parte, e alguns refrigerantes são "tolerados" (rs rs).


Varejo Valduga

Como muitos guias de turismo já me afirmaram e eu, contumaz repetente de roteiros confirmo, "o mesmo passeio nunca é o mesmo passeio"! Alterações climáticas, mudança de companheiros de viagem, visual alterado por épocas diferentes, são pormenores que fazem com que um roteiro traga sensações diferenciadas a cada visita. E agora não foi diferente: em 2011 tivemos dias de chuva, neste ano fizemos toda a programação externa com sol e calor! Ponto negativo: a colheita estava no final, de sorte que poucos vinhedos da região apresentavam os belos cachos de uva pendentes... Mesmo assim achamos alguns!

Vinhedo de Cabernet Sauvignon, Valduga.

As novidades para nós, comparando com a visita anterior, seriam o passeio Caminhos de Pedra e conhecer o Parque Vivatto. Esse nada mais é que uma propriedade em que reformaram uma casa centenária e nela instalaram um pequeno centro de compras, com lanchonete, sorveteria e duas ou três salas com itens para compra (bolsas, malas, cristais, utensílios de cozinha da Tramontina, etc), incluindo uma filial da conhecida (na região) loja BannyPel, de artigos de couro.

Parque Vivatto com BannyPel

Nos diversos passeios revisitamos diversas atrações já conhecidas, mas nem por isso menos apreciadas, como a vinícola Cave de Pedra, também pertencente ao Grupo Valduga. Se ela fabrica vinhos cuja qualidade tem sido classificada como ligeiramente inferior às grandes produtoras do Vale, em contrapartida não deixa a desejar no visual de suas instalações. Seus salões costumam receber a sociedade local para belíssimas festas, principalmente casamentos.


Vinícola Cave de Pedra

Na próxima parte, faremos menção específica ao "Brinde à Vindima". A Casa Valduga programou toda uma série de eventos similares começando em 26/01/2013 e terminando em 09/03/2013, sempre aos sábados, dia inteiro. É aberta a participantes externos, mas aqueles que se hospedam na Villa Valduga acabam tendo mais conforto - e o preço pela participação tem desconto, incluído no pacote de diárias.

Cena do evento Brinde à Vindima 2013

Nota do editor: links para os posts citados pelo autor
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/07/visita-ao-vale-dos-vinhedos-parte-i.html
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/07/visita-ao-vale-dos-vinhedos-parte-ii.html
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/07/visita-ao-vale-dos-vinhedos-iii.html
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/07/visita-ao-vale-dos-vinhedos-iv.html

11 comentários:

Anônimo disse...

Espera aí isto é merchandising descarado.
O blog já tem patrocínio?
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Fernandez,
Agora você passou dos limites. Veja o problema que você pode criar para mim e principalmente para o Freddy.
Vai que tem um auditor fiscal da Receita Federal lendo o post e acredita no seu gracejo feito em comentário.
O pobre Freddy vai ter que declarar o que recebeu, fazer carnê leão, vai cair em malha fina, o diabo a quatro.
No máximo o que ele ganhou foram 30 dias de hospedagem na vinícola (sem inclusão de passagens (rs).
Isso é inveja de quem só conhece as cidades às margens da Dutra. E de passagem.

Freddy disse...

Sr. Z
Junte à sua admoestação meus posts sobre Visita ao Vale dos Vinhedos e Puerto Varas através de fotos (ambos de 2011), mais a descrição da abadia de Weltenburg na Alemanha (2012), todas tecendo loas a um determinado local. Não, não indicarei quando foram publicadas, Sr. Z que procure!
Acresço a isso que ainda não viu as que estão no prelo, com descrições de Rio Quente Resorts, Bariloche, Weihenstephan na Bavária, mais algumas de Gramado e de quantos lugares eu tenha visitado (olha que já andei por esse mundo, meu caro).

Acrescento ainda que se o Sr. Z tiver uns minutos de tempo poderá navegar na Internet e constatar que há centenas, milhares, de posts de viagens por todos os cantos do mundo. Nelas, verá alusões elogiosas ou não a hotéis e pousadas, restaurantes e lugares bucólicos, com e sem teor comercial embutido.

No meu caso, Sr. Z, sinto-me à vontade. Por quê? Porque não tendo vínculos com nenhum desses locais, não tendo patrocínio, estou à vontade para elogiar ou meter o pau em cada item que me agradar ou não. No recente “Gramado Blues” descasquei em cima da Prefeitura local e organizadores do evento Natal Luz. Sou independente e desde que não ofenda e fale apenas verdades, posso opinar à vontade.

Por mero acaso, a Villa Valduga me proporcionou lembranças tão boas que me vejo inclinado a elogiá-la em público, mesmo tendo me aborrecido em determinado momento com uma mudança de programação que me fez perder um passeio - sem falar nos mosquitos, onipresentes. Mas a direção da Villa é tão ética que repôs graciosamente a minha perda ao final da estada (lerá na parte 4 dessa descrição). Ah, e tem repelentes à disposição de todos os hóspedes, gratuitamente.

<:O) Freddy

Jorge Carrano disse...

Fernandez,
Definitivamente o Freddy não gostou e retaliou.
Mas ele está coberto de razão. Já visitou outros lugares e já postou aqui neste espaço relatos destas visitas.
A menos que ele tenha recebido "cortesias" também destes outros hoteis, pousadas e restaurantes. Além de subsídios das prefeituras locais (rsrsrs).

Gusmão disse...

Não conheço o Freddy, senão pelo que ele mesmo contou ou confessou aqui no blog. Mas tenho a impressão que ele é pavio curto. À menor gozação ele se irrita e parte para o revide.
Sugiro, caro Freddy, entrar no jogo e também pilheriar, sem mágoa ou ressentimento.
Abraços

Freddy disse...

Estou tentando aprender, Gusmão. Conforme meu irmão (aqui=Riva) já me disse, estamos numa idade de fazer e não de perder amigos.

Mas até segunda ordem, Fernandez será tratado novamente como Sr. Z

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Na foto da Cave de Pedra, a figura feminina que está de frente para o fotógrafo é a Mary?

Helga Maria disse...

A região da Serra Gaúcha é toda muito bonita tchê.
Já contei que sou de lá. Existem lugarejos, pequenas estâncias e cultivos e criações que nos remetem a cidades italianas ou do interior da Alemanha.
Helga

Freddy disse...

É a Mary, Carrano. Na verdade eu queria uma foto sem ninguém, só a fachada da Cave de Pedra, mas a turma estava demorando pra entrar então eu bati assim mesmo.

<;o) Freddy

Riv4 disse...

É, parece que o Anônimo é um cara invejoso mesmo.

Tudo que é bacana ele dá uma sacaneada, tenta diminuir .... e até hoje, nunca escreveu nada de útil ou legal para todos nós aqui no blog .... parece ser uma pessoa frustrada, de mal com a vida .....

Se bobear, está P..... porque seu time conquistou a Libertadores e o título mundial ... que merda torcer para um time assim, não é ?

Freddy disse...

Espumante Amante Malbec Rosé saiu de linha na Casa Valduga. A Drink & Cia em Mury ainda tem alguns exemplares a R$ 50 cada. É pegar ou largar!

<:o) Freddy