28 de fevereiro de 2013

O crime do padre

O padre pedófilo de Niterói/São Gonçalo,  remete-me a dois escritores que  admiro: Eça de Queirós e Nelson Rodrigues.

O Eça por causa do titulo de uma de suas mais conhecidas obras: “O crime do padre Amaro”. No caso real, o padre se chama Emilson.

E o Nelson porque  nas crônicas que escrevia sob o titulo de “A vida como ele é”, jamais conseguiu chegar nem perto do caso do padre Emilson, que vem a tona, com ingredientes que causam repugnância, asco.

É uma história de vilania sem vítimas inocentes, onde todos são culpados, em maior ou menor grau.

Ora, uma das mulheres que teriam sido estupradas, e que era afilhada do tarado, iniciou a vida sexual bastante cedo, em princípio seduzida pelo vigário. Mas depois acostumou e aceitou passivamente, seja por causa dos presentes que recebeu (moto, carro, etc), seja por que gostou da coisa.

A afilhada não tem antecedentes criminais, mas um ex-namorado sim, já tendo sido preso. A malandra levou anos para denunciar o caso, explorando a situação o quanto pode.

O pai dela, um safado pior do que o padre pedófilo e estuprador, tentou  extorquir dinheiro dele utilizando imagens que  mostram o sacerdote em pleno ato sexual com adolescente de 15 anos.

Uma outra filha deste chantagista, agora com 9 anos, teria sido abusada sexualmente  desde os 7 anos. É irmã da primeira  que foi seduzida pelo padre, mas  só por parte dele, pai.

Teve uma outra menor que aceitou participar de uma armação, com vistas a gravação de um vídeo para incriminar o pároco.

Bem, esta narrativa surrealista pode não estar absolutamente correta porque não costumo acompanhar estes casos da crônica policial.

Mas mencionei o caso apenas por causa do papel do advogado que o padre contratou. Diz o advogado do diabo, embora  travestido de padre, que ele foi seduzido pela menor, “porque a carne é fraca”. De vitimas as estupradas virarão sedutoras imorais que não respeitam nem o intermediário de Deus aqui na Terra.

Esta história está tão mal alinhavada quanto a do outro advogado de São Paulo, que fez das tripas coração, um enorme esforço, com uma história fantasiosa para incriminar seu cliente. Isso mesmo, seu próprio cliente, afirmando não ter dúvidas de que ele é culpado pelo acidente fatal com o sinalizador marítimo lá na Bolívia.

Esses advogados são umas figuras patéticas, ou não são?

E o lema deste padre deve ser "ajoelhou tem que rezar".

11 comentários:

Riv4 disse...

Esse é o triste resultado da proibição de casamento de padres, freiras, etc, na ultrapassada Igreja Católica.

Tenho certeza que Jesus não teria se sacrificado se soubesse que tudo isso ia acabar assim .... a começar pela constituição de "igrejas". A mensagem dele foi simples, como simples são os animais e a natureza ...

Jorge Carrano disse...

Tem razão, Riva.
O celibato é uma excrecência, uma aberração. Sob o ponto de vista biológico uma violência.
Acho que a Igreja hoje dispõe de mecanismos, leis canônicas, regras e normas que colocariam a salvo o seu enorme patrimônio, sem que o mesmo viesse a ser confundido com os bens pessoais dos sacerdotes.
O receio de que herdeiros (mulher e filhos) pudessem, no passado, postular sucessão nos bens dos padres foi uma das causas derminates do celibato.

Riv4 disse...

Mas também penso que vai além ....a relação da "Igreja" com as mulheres.

Riv4 disse...

http://g1.globo.com/platb/blog-do-camarotti/category/renuncia-do-papa/
Esse link é de arrepiar !!!

Ana Maria disse...

O celibato não é a única variável neste fato. Pastores evangélicos já foram acusados de crimes semelhantes, mesmo sendo casados. Além disso, homens aparentemente respeitáveis, também incorrem nos crimes sexuais. Há pouco tempo um advogado, ligado a um Órgão de proteção de menores, foi denunciado pela filha e pela cunhada de abusos constantes.
O celibato não foi recomendação de Jesus. Foi uma idéia pregada por Paulo, em suas epístolas. Creio que Riva está na linha de raciocínio certa. A relação da Igreja com as mulheres é uma pista.

Freddy disse...

Link cavernoso...
Temo pelo cumprimento de uma das profecias para o início do séc XXI: a Igreja Católica vai ser extinta... Esse seria o derradeiro Papa, pelas contas, mas parece que ainda teremos mais um. O Papa Negro? Não creio...

=8-( Freddy

Gusmão disse...

Está tudo bem? Quando não tem post novo a gente já fica preocupado. Acostumamos com um diferente a cada dia.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Está tudo bem. Vocês ficaram mal acostumados com post diário. Ocorre que alguns colaboradores estão me deixando em falta, inclusive você que não manda um post há meses(rs).
No próximo dia 7 irei me internar para tirar o cateter no rim/bexiga.
Pretendo deixar programadas algumas publicações, se conseguir tempo para escrever algumas bobagens e, mais importante, receber colaborações dos amigos/ seguidores, mais fieis.

Jorge Carrano disse...

Olha só. Hoje, 1º de março, é aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Ninguém lembrou de fazer um post homenageando ou espinafrando. Ainda há tempo. Quem se habilita?

Ricardo disse...

Jorge, estou escrendo o post que vc sugeriu. te envio em 1 hora. Por favor avise tem te algume ja' na fila, Abrcao, Rick.

Freddy disse...

O aniversário do Rio está sendo "comemorado" com uma greve de motoristas e cobradores de ônibus. Caos do jeito que o carioca gosta: desculpa para não ir ao trabalho!

=8-) Freddy