19 de março de 2013

Vale dos Vinhedos - revisita 2013 (parte 4, Caminhos de Pedra)


Por 
Carlos Frederico March (Freddy)



Como fechamento de nossa revisita ao Vale dos Vinhedos, vale contar o episódio relacionado com nossa participação no passeio Caminhos de Pedra, constante da programação original do pacote por nós adquirido.

É um roteiro cultural a partir de Bento Gonçalves no qual podemos admirar casas de pedra preservadas da época da colonização italiana da região. Em algumas delas, podem ser feitas paradas para visitação, degustação de itens quando for o caso, ou simplesmente fotos.

Cabe no momento abrir um parêntesis para comentar que o povo da região tem uma religiosidade muito acentuada, basicamente de origem católica. Em todos os caminhos percorridos vez por outra damos de cara com oratórios à beira da estrada, e um taxista nos afiançou que há milhares deles espalhados pela região.

Realmente vimos diversos em nossos passeios, sendo que na rua da Casa Valduga há um deles, que eu aproveitei para fotografar.

Um dos milhares de oratórios espalhados na região dos vinhedos
Como dissemos logo na parte 1 dessa série de relatos, nossa recepção pelo pessoal da Villa Valduga foi excepcional. Houve, no entanto, um único deslize na programação: uma alteração sem aviso prévio da ordem dos passeios. O que seria feito na 6ª (Caminhos de Pedra e atividades complementares, dia inteiro) foi antecipado para a 5ª feira, dia em que estava programado relax pela manhã e retomada de atividades próximo à hora do almoço (11:30, curso de degustação).

Lembrem-se de que a viagem se iniciou numa 4ª feira, tendo nós acordado às 4 da manhã para conseguirmos pegar o avião às 8 no Aeroporto Tom Jobim (Galeão). Enfileiramos uma série de traslados: táxi Niterói-Rio, voo Gol, carro Porto Alegre-Bento Gonçalves, chegando à Villa Valduga por volta de 1 da tarde. Sem saber das alterações, em vez de relaxar um pouco à tarde, nós exageramos na alimentação: lauto almoço e depois jantar harmonizado, incluindo vinhos e espumantes. Às 22:30, retornando cansadíssimos do jantar de boas vindas, ansiando pelo merecido descanso, fomos informados através de um comunicado frio deixado na porta de que a programação havia sido alterada.

Problemas pessoais relacionados com minha saúde (excessos alimentares) me obrigaram a cancelar nossa participação no passeio, já que havia necessidade de acordar novamente cedo, preparar-se e estar alerta e apto já às 9 da manhã. Sem chance! Depois do café, já restabelecido fisicamente, dirigi-me à recepção e
relatei meus argumentos, admitindo ser responsabilidade minha a decisão de não participar da programação já adquirida, mas lamentando a troca de dias, não prevista no folder recebido quando da aquisição do pacote - entreguei uma cópia ao atendente.

Eis que no sábado, um dia antes do retorno e em pleno café da manhã nos vinhedos (início da festa da vindima), fomos abordados por representante da direção e nos oferecem fazer o passeio integral Caminhos de Pedra com motorista particular, o mesmo contratado por nós para fazer o transfer Villa Valduga - Gramado, próxima "perna" de nossa viagem pela Serra Gaúcha. Ele seria o nosso guia no passeio com almoço incluso, ou seja, programação integral personalizada!

Ficamos impressionados com a gentileza. Resolvemos aceitar pela metade, ou seja: estipulamos um passeio light (nós escolheríamos quais atrações seriam vistas, não todas elas) e declinamos da oferta do almoço incluso, motivados pela ansiedade de ir logo para Gramado.

E assim foi feito. Após o check-out na Villa (10:00), o motorista-guia nos levou ao passeio pelos Caminhos de Pedra. Vimos muitas das atrações em trânsito, seguindo atentamente as explicações, e resolvemos parar em apenas 2 delas (Casa da Ovelha e site de filmagem do filme Quatrilho).

Miniatura da Casa da Ovelha

Na Casa da Ovelha, além de assistir a vídeo e fazer degustação de itens produzidos com leite de ovelha, fomos assistir a uma demonstração de pastoreio com uma cadela Border Collie adestrada, a Brenda, de 10 anos. Brenda, pela idade já avançada, consegue pastorear cerca de 300 ovelhas, mas parceiras mais jovens
podem dar conta até de 1.000 cada uma!

Demonstração com cadela border collie

Depois fomos ao sítio onde foi filmada uma cena do filme O Quatrilho. O sítio ficou famoso e hoje é preparado para visitação, degustação de licores e salames, além de conseguirmos explicações detalhadas tanto sobre o lugar como sobre as filmagens - que geraram menos de 4 minutos na montagem definitiva!

Site de filmagem de "O Quatrilho"

Autor e esposa dentro da casa onde foi filmado "O Quatrilho"

Poderíamos ainda ter conhecido a Casa do Tomate e uma ervateira, habituais pontos de parada de turistas na região, mas tendo visitado os dois locais acima referenciados, por opção pessoal demos por encerrado o passeio aos Caminhos de Pedra e seguimos retos para Gramado, onde chegamos às 13:30, a tempo de ainda pegar o almoço alemão no restaurante do Hotel Ritta Höppner, onde nos hospedamos. Mas isso é assunto para outro post!

Hotel Ritta Höppner, Gramado-RS

15 comentários:

Anônimo disse...

Se sair uma parte 5 juro que nunca mais tomo vinho da Valduga.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Você sabe diferenciar vinhos? (rs)

Riv4 disse...

Well, esperei o fim para comentar ...(acho que a Parte 4 foi a última, certo, Anônimo ? rsrs).

Uma verdadeira aula do Freddy, riquíssima em detalhes, e com certeza hiper útil para qualquer um que queira visitar o local.

Posso atestar também que as degustações que ele realiza na Confraria também são do mesmo nível.

Pena que para mim não se adequa, tendo em vista que minha esposa não bebe nada alcoólico, e o local é realmente 100% para quem curte todas as etapas, finalizando com o "gole".

Não sei ainda como o Freddy não desenvolveu um site de viagens, com descrição e dicas diversas, das cidades que conheceu.

Existem tantos sites que eu consulto, mas é raro um que tenha essa riqueza de informações.

#prontofalei

Sds TETRAcolores

Jorge Carrano disse...

Irmão coruja existe? (rsrsrs)

Jorge Carrano disse...

Ah! Antes que esqueça, o Riva quer me "roubar" o colaborador, sugerindo que ele tenha o próprio blog. (rs)

Riv4 disse...

Amigo Carrano, um problema de simples solução, que acho até que já comentei com vc ... se era possível vc indexar todas as matérias que estão publicadas em seu precioso blog, por assunto.

Seria sensacional a gente poder procurar, além do autor, por assunto, por data.

Sds !

Jorge Carrano disse...

Vou consultar meus suportes técnicos e verificar se há ferramentas para isto. A ideia é muito boa.
Abraço

Riv4 disse...

Política
Religião
Artes
Viagens
Gastronomia
Miscelânea
Esportes
História
Lazer
Cinema e TV
etc

Freddy disse...

Carrano e Riva
Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios, faço os posts com prazer e agradeço ao Carrano a oportunidade de compartilhar seu espaço conosco.

Sobre como achar os posts, a sugestão de Riva, havendo possibilidade, vem a calhar, dada a diversidade de assuntos abordados, fruto da própria genética do blog.

Abraços Freddy

Freddy disse...

Olhando positivamente, as críticas do Sr. Z são válidas.

Quem sabe Sr. Z adora nosso espaço e abre o blog diariamente, à espera de novidades?
Sua crítica de hoje pode ser a expressão de sua ansiedade em ver novos assuntos serem abordados e, frustrado, ter de esperar 4 longos dias até esgotarmos um deles.

Acho que passarei a evitar posts longos, em mais que 2 partes. Ou quem sabe as referidas partes podem vir a ser publicadas intercaladas com outros temas, mantendo a atualidade e frescor das notícias da semana?

Sr. Z pode não saber, mas sua crítica anterior acerca de parecer post patrocinado me alertou sobre a inocência com a qual, vez por outra, eu faço apologia a muitos estabelecimentos comerciais.

O caso em pauta, contudo, não me causa desconforto. Com certeza os proprietários da Vinícola Valduga investiram bastante para satisfazer seus clientes , e meus elogios são em reconhecimento à qualidade dos serviços que me foram prestados em ambas as visitas.

<:o) Freddy

Helga Maria disse...

Dentre os nacionais prefiro os da Miolo. Embora o espumante da Valduga seja bom.
Helga

Jorge Carrano disse...

Olá Helga,
Queremos te-la mais frequentemente aqui no blog.
A opinião sempre equilibrada e a sensibilidade feminina fazem falta aqui.
Obrigado!

Freddy disse...

Eu não me arriscaria a escolher bons nacionais como sendo de uma única vinícola...
Para não me estender muito, escolho para meu consumo:

- Don Laurindo Tannat (provavelmente a única vinícola brasileira a tratar bem essa uva)
- Dom Cândido 4ª Geração Marselan (uva híbrida, filha de Cabernet Sauvignon com Grenache)
- Valduga Mundvs Malbec (oriunda de vinhedos argentinos, mas de propriedade da Valduga)
- Miolo Cuvée Giuseppe (corte de Merlot e Cabernet Sauvignon)
- Almaúnica Shiraz 2010 (adoro Shiraz, sou suspeito).

Pronto, falei!
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Espumantes nacionais. Como sabem, o Brasil caminha para ser um dos mais importantes produtores de espumante do mundo. Vamos torcer!

- Cave Geisse Nature (0% de açúcar, raro em espumantes)
- Valduga 130 Brut (comemorativo de 130 anos da vinícola)
- Miolo Millésime (no mínimo a garrafa é linda)
- Valduga Gran Reserva Nature (outra raridade com 0% de açúcar).

Abraços
Freddy

Anônimo disse...

UFA!!! Cansei.
:D Fernandez