28 de outubro de 2011

Mães alienadas e desnaturadas

Com uma letra muita bem construída, Chico Burque esboçou  o retrato de um número cada vez maior de mães irresponsáveis e despreparadas para a maternidade, que estão povoando a periferia e os morros, principalmente, mas também uma fração da classe média, com marginais frios, destituídos de sentimentos e que banalizaram o crime de homicídio.

Vejam o perfil da mãe alienada, nos versos do Chico:

"Chega suado
E veloz do batente
Traz sempre um presente
Prá me encabular
Tanta corrente de ouro
Seu moço!
Que haja pescoço
Prá enfiar
Me trouxe uma bolsa
Já com tudo dentro
Chave, caderneta
Terço e patuá
Um lenço e uma penca
De documentos
Prá finalmente
Eu me identificar
Olha aí!"
 
Quanta pureza. Quanta inocência, não?
 
Fiquei chocado (ainda me surpreendo) com cenas de um noticiário da TV, sobre um menino marginal que assaltou uma farmácia, e mesmo depois de pegar o que pretendia, atirou fria e covardemente na cabaça de uma das  donas do estebelecimento. Ainda ilustrando a matéria, exibiram uma gravação de entrevista com a mãe do animal, pedindo desculpas à família enlutada pelo ato do filho.
 
A pergunta é a seguinte: onde ela (a mãe) estava antes dele enveredar pelo crime?
 
Servindo de inspiração para o Chico Burque, certamente.

2 comentários:

Paulo disse...

Amigo, não votei no Collor, e não gostava (e continuo não gostando) do cara e sua troupe. Mas li integralmente seu programa de governo, antes das eleições que o puseram no Planalto. E meu queixo caiu com o que li.
Lembro-me como se fosse hoje dos debates (nos horários de almoço na fábrica onde eu trabalhava) que o plano gerou. Era notável em relação a esse tema.
Nossa avaliação era unânime : não consegue implementar. A Igreja Católica vai massacrá-lo.
Ele nem tentou ..... ninguém tentou.
Continuamos seguindo os passos de D. João VI .... e o resultado está aí .... sem qualquer projeto de reversão, que passa :
- pela maternidade responsável
- por um MEGA projeto nacional de educação, de longuíssimo prazo, como no Japão, por exemplo.

Gusmão disse...

Vou me valer das palavras de
Anthony Daniels, cuja entrevista à VEJA tive oportunidade de ler e que também foi objeto de um post neste blog:
“O pensamento intelectual dominante procura explicar o comportamento das pessoas como uma consequência de seu passado, de suas circunstâncias psicológicas e de suas condições econômicas. Infelizmente, essas teses são absorvidas pela população de todos os extratos sociais."
Sugiro a leitura do texto integral.
Abraço
Gusmão