24 de outubro de 2011

Futebol aqui e lá fora

William,
torce pelo Aston Villa
Harry,
torce pelo Arsenal
Temos este ano um Campeonato Brasileiro bem disputado. E equilibrado. Nesta altura do calendário, faltando oito rodadas para o final, várias equipes têm chance de conquistar o titulo.

Mas o melhor futebol, para assistir, ainda é o Inglês. Seria possível argumentar que o espanhol também é muito bom, e que a Espanha ostenta o título de campeã mundial. Mas vale lembrar que no momento o futebol espanhol se resume a duas equipes: Barcelona e Real Madrid.
                                                       
Por que o futebol inglês é o melhor de assistir? São várias as razões. Comecemos pela quantidade de estádios capazes de receber, com conforto e segurança, as torcidas da casa e dos adversários. Mesmo as equipes de menor investimento têm seus estádios, alguns centenários, porque equipes que hoje frequentam a segunda e até a terceira divisão da liga, já estiveram na premier league e já conquistaram até títulos continentais.

 
Emirates stadium pertence ao Arsenal



Outro fator determinante para que seja possível praticar bom futebol na Inglaterra, é a qualidade dos gramados, conservados com muito cuidado e atenção por todas as equipes, mesmo as menores.                                                                                      

Os juízes são profissionais e independentes e o tribunal que julga os atos de indisciplina é rápido e rigoroso. Dois dias após a rodada, já são conhecidos os resultados dos julgamentos e as penalidades impostas. O nível das arbitragens é bom e o futebol corre solto, sem paralisações a cada segundo, em função de marcação de faltas cavadas e simuladas pelos atletas. O jogo de futebol é eminentemente de contato físico, então meros esbarrões sem intenções maldosas são admitidos.
Ason Villa,
fundado em 1874

A qualidade individual dos jogadores  é fácil de observar. Todas as equipes têm jogadores estrangeiros. E técnicos também. Na Inglaterra, que tem um campeonato organizado, que atrai investidores (acionistas) e patrocinadores importantes, o futebol é rentável.

Arsenal,
fundado em 1886


Os clubes investem na contratação de jogadores de bom nível técnico de todas as partes do mundo. Isto trás, em contrapartida, o inconveniente de que, nas datas de competições entre seleções, todos os clubes ingleses ficam desfalcados. No caso da competição africana (Copa Africana de Nações), por exemplo, as equipes ficam sem contar com muitos atletas daquele continente, durante um bom período.




É o ônus de contratar os melhores jogadores em atividade.

O bom elenco favorece a prática de bom futebol, o que atrai expectadores mundo afora. Logo, conseguem vender as transmissões de seus jogos para todo mundo, aumentando consideravelmente a receita financeira dos clubes.

O Brasil continua exportando artistas ao invés de exportar os espetáculos. Nossos melhores jogadores, cedo ou tarde, vão para o futebol internacional.

A falta de planejamento e organização o que leva a frequentes atrasos no início das partidas e também adiamentos, é outro fator que inibe a contratação de televisamento dos jogos para o exterior. A rigidez nos horários é fator importante para emissoras de TV , em respeito aos anunciantes e ao público telespectador.

Quando os canais ESPN anunciam a programação dos jogos que serão transmitidos, pode apostar que os horários serão rigidamente cumpridos.

O comportamento dos torcedores também é fator importante. Invasões de campo, arremêsso de objetos para o gramado são coisas indesculpáveis no futebol inglês.

E observem o silêncio respeitoso das torcidas quando são prestadas homenagens com o “minuto de silêncio”. Não se ouve o mínimo rumor nas duas torcidas.

Aqui apupam até o hino nacional. Os próprios atletas ficam fazendo alongamento e saltando durante a execução dos hinos. O “minuto” dado pelos árbitros (podem conferir), não tem 60 segundos, porque o público não aguentaria esperar tanto tempo. As vaias viriam inevitavelmente.

Bem, o que eu pretendia quando comecei a escrever, era lamentar que os cariocas somente poderão assistir a um jogo da seleção brasileira no Maracanã.  E ainda assim se formos à final, o que definitivamente será muito difícil. Não temos no momento a supremacia que possuíamos no passado.
Sexta-feira (22/10), no Pan-Americano, empatamos com Cuba, dá para acreditar? E a seleção jogava muito mal. Presente, nas arquibancadas, o técnico Mano Menezes deve ter ficado decepcionado com o que estava vendo.

O toque de humor, ironia e mordacidade foi dado pelo ex-jogador, agora deputado federal, Romário. Comentando a partida pelo canal Record, à indagação do locutor que transmitia o jogo seobre o que o Mano estaria achando do desempnho da selação brasileira, respondeu Romário, de voleio: "Ele não deve estar gostando do que está vendo. Mas ele já deve estar acostumado”.

Adorei, com efeito a seleção principal, a do Mano, também tem sido uma decepção.

E o Romário, assim como o Dadá Maravilha, é um frasista emérito, do nível do Oto Lara Resende, cultuado  e celebrizado pelo Nelson Rodrigues. Não perde uma oportunidade de alfinetar, com fina ironia.

23 comentários:

Jorge Carrano disse...

VEXAME!! VEXAME!!!
Acabamos de ver a seleção eliminada da competição, perdendo para a Costa Rica por 3X1, em jogo que terminou agora há pouco, 45 minutos depois de eu haver publicado este post. Além de nos vencer, a Costa Rica botou nossa seleção na roda.
Depois da vergonha que foi empatar com Cuba, deixamos o Pan-Americano melancolicamente, sem um vitória sequer. Dois empates e uma derrota acachapante.
Fizemos triste figura no México, na cidade que nos viu conquistar um título mundial em 1970.

Gusmão disse...

Para disputar as Olimpíadas, no próximo ano, em Londres, teremos que mandar uma equipe mais forte, até porque não temos este título.
Lembremos que o Uruguai e a Argentina já conquistaram medalhas de ouro.
Aqui, o brasileirão virou um campeonato carioca, com um intruso que é o Corinthians.
Abraços
Gusmão

Paulo disse...

Não consigo mais assistir nenhum jogo que não seja do FLU ... o único que me dá emoções (negativas). Perdi 100% do tesão para qualquer outro jogo, seja aqui ou lá fora.
O próprio Barcelona não me encanta, pois não gosto de times que trocam muitos passes para chegar no gol adversário.
Há exceções ? Não há ...talvez uma atuação acima da média aqui e ali, como a La U contra o Fla outro dia. Mas não repete, não há recorrência.
O diagnóstico para mim é simplório : a globalização europeizou o futebol (principalmente o nosso). Os caras conseguiram atrair TODOS as nossas promessas, lobotomia neles, e o resultado está aí : qualquer jogo contra o Gabão, Costa Rica, Peru, Coréia é dureza.
Como reverter isso ? Ninguém teria coragem de implementar o que vou falar ....
- quem quiser sair fica ciente que não veste a amarela
- ajustar nosso calendário ao calendário europeu, porque é o que rege o futebol mundial. Com isso passaríamos a ter tipo campeão da temporada 2011/2012, como eles. Esse ajuste também acabaria com o estrago nos campeonatos brasileiros, com as transferências do meio do ano
- e ainda brindaria o torcedor com as seguintes alterações nas regras / configuração do futebol :
... acabava com impedimento ...isso não existe na areia da praia, no society, na pelada, no salão, em lugar nenhum ... se vira pra marcar o cara na banheira !!!!
... cada time passaria a jogar com 10 jogadores, tendo em vista a evolução do preparo físico nos últimos 30 anos - mais espaço para criar as jogadas

Não vou estar vivo pra ver isso um dia.

FLUi ....não sei pra onde ( ainda desnorteado com o vexame de sábado)

Paulo disse...

em tempo : o país do futebol é o URUGUAI !!!

3.000.000 de habitantes
1.500.000 homens
450.000 com idade para jogar bola (menos de 1 Niterói)
são bicampeões mundiais
são campeões olímpicos
8 Libertadores da América com 2 times

Gusmão disse...

Paulo,
O Uruguai é bicampeão olímpico. E seus dois times conquistaram seis vezes o campenato mundial de clubes, três vezes cada um deles (Nacional e Peñarol).
E depois de um período de baixa está crescendo de novo.
Abraço
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Concordo em parte sobre o Barcelona. Mas convenhamos que não se vê o Messi dar uma drible supéfluo, fazer uma jogada inócua, praticar pura filigrana. Tudo que ele faz, com extrema habilidade é em direção ao gol.
Assim como era Pelé e Romário, no auge de sua carreira.
Abraço

Paulo disse...

Messi é diferenciado, como Neymar é ( e vai melhorar se tiver tutor), mas time de 11 está difícil.
Todos falam da seleção do Telê de 82 ( a maior decepção da minha vida - não assisti 50), mas se me perguntarem qual o time que me encantou nos meus 59 anos de existência ?
A HOLANDA de 74, cuja base era o AJAX. Um sonho aquilo. Coisa de time de pelada, sem posição fixa, todos brigando pela posse da bola, e jogando com passes precisos e categoria de alguns.

abrs

Jorge Carrano disse...

Você não deve ter visto, também, a seleção húngara de 1954, que a exemplo da brasileira de 1950, não foi campeã. Perdeu para o burocrático e ortodoxo futebol da Alemanha.
Mas era um timaço. O Honved, base da seleção húngara, fez algumas partidas no Brasil.
Na minha avaliação, a húngara de 54, a holandesa de 74 e a brasileira de 70, foram as que encantaram.
Abraço

Freddy disse...

Não sou chegado a debater futebol, mas esse caso é genérico, então vamos lá... Do que vi, encantou-me em primeiro lugar Holanda-74. Depois Brasil-82. Do que não vi, Hungria-54, Brasil-50.

Brasil-70 foi forte, mas não encantadora. A Dinamáquina (esqueci o ano), ao contrário, era bonita de se ver mas um nozinho tático acabou com ela.

A trolha do Brasil-50 se repetiu na Hungria-54. Sapato alto e menosprezo a adversários na final.

Abraços
Carlos


Detesto torneio mata-mata. Raramente o melhor vence. Vence o mais focado naqueles poucos jogos. Tem seu valor, mas não me encanta.

Paulo disse...

A Dinamáquina foi destruída na Copa de 86 no México ! rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Vejam se não tenho razão:
http://espn.uol.com.br/noticia/449856_apos-levar-8-a-0-goleiro-quer-que-elenco-do-sunderland-reembolse-torcedores

Jorge Carrano disse...

Times mais ricos:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/01/pelo-decimo-ano-consecutivo-real-madrid-lidera-lista-de-clubes-mais-ricos.html

Jorge Carrano disse...

Negóciuo lucrativo:
http://espn.uol.com.br/noticia/483236_premier-league-negocia-direitos-de-transmissao-por-r-22-bilhoes

Jorge Carrano disse...

Jogadores estrangeiros nas equipes europeias.
http://espn.uol.com.br/noticia/484126_psg-e-manchester-city-sao-os-times-mais-globalizados-da-champions-entenda

Jorge Carrano disse...

O Everton, clube de Liverpool, lança seu novo uniforme zoando o Chelsea e o Manchester City.
Leiam:

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/brasil-mundial-fc/post/e-de-pequenino-everton-usa-bebes-para-promover-lancamento-de-novo-uniforme.html

Jorge Carrano disse...

Arsenal ganha rios de dinheiro. Além de ter o ingresso mais caro da Europa, ainda vai levar uma bolada pela classificação para disputa da próxima Champions.

Veja quantas libras receberá:
http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/uefa-cria-um-abismo-na-europa-com-seu-dinheiro

Jorge Carrano disse...

Nos países civilizados as leis são aplicadas:

http://espn.uol.com.br/noticia/529382_torcedores-do-chelsea-que-cometeram-ato-racista-sao-banidos-do-futebol-por-5-anos

Jorge Carrano disse...

Popularidade de jogadores na Inglaterra:

http://espn.uol.com.br/noticia/543654_sabe-quais-sao-os-jogadores-mais-odiados-e-mais-amados-do-futebol-ingles

Jorge Carrano disse...

Real Madrid:

http://espn.uol.com.br/noticia/544255_real-anuncia-faturamento-quase-igual-a-dos-20-times-mais-ricos-do-brasil-juntos

Jorge Carrano disse...

Não existe mais futebol inglês:

http://espn.uol.com.br/noticia/557104_del-bosque-critica-predominancia-estrangeira-na-premier-league-nao-ha-mais-futebol-ingles

Jorge Carrano disse...

Bom exemplo. Será que no Brasil daria certo? Ou iria virar festival de funk?

http://espn.uol.com.br/noticia/566525_clube-alemao-bate-recorde-de-publico-em-festa-natalina-no-estadio

Jorge Carrano disse...

No Campeonato Brasileiro a média de público é baixíssima. Enquanto isso, na Inglaterra, em divisões inferiores a presença de torcedores é muio boa:

http://espn.uol.com.br/noticia/602286_finais-das-2-3-4-e-5-divisoes-na-inglaterra-levam-quase-200-mil-pessoas-ao-wembley

Jorge Carrano disse...

Vejam o tamanho dos investimentos na Europa:

http://extra.globo.com/esporte/estudo-aponta-manchester-united-como-clube-que-mais-gastou-com-elenco-confira-ranking-20223272.html