30 de julho de 2011

Gerações

Lí, ou ouvi, que modernamente entende-se por geração, sob o ponto de vista sociológico e antropológico, o lapso de tempo de 14 anos. Em outras palavras, a cada 14 anos teríamos uma nova geração.

Logo, aos 71 anos de idade, já vivo ao longo de 5 gerações e pouco. Para marcar o início da primeira, poderíamos dizer que sou da pós-guerra. Da Segunda Grande Guerra, aquela que acabou quando eu tinha 5 anos de idade.

No outro dia fiquei sabendo que são chamados de geração “Y”, os nascidos após 1980. Esta geração que sucedeu  a "X", também seria a "do milenio" ou "da internet".

Fui a dicionários e enciclopédias em busca de um bom conceito, com fundamentos acadêmicos. Para minha surpresa já estaríamos na geração “Z”. Foram os avanços tecnológicos mais recentes que determinaram início e fim de gerações. Mas vamos aos significados disponíveis em dicionários:

Geração: O espaço de tempo (aproximadamente 25 anos) que vai de uma geração a outra.


Outros significados não muito distintos:

Geração: s.f. Ato de gerar ou ser gerado. Função pela qual os seres organizados se reproduzem.  Série de organismos semelhantes que se originam uns dos outros. Linhagem, ascendência, genealogia. Espaço de tempo que separa cada grau de filiação: cada século compreende cerca de três gerações. Qualquer fase necessária para manter a sobrevivência de uma espécie. — Uma etapa da descendência natural deve ser seguida por outra. Por exemplo, os pais representam uma geração, os filhos representam a geração seguinte. Considera-se como período de tempo de cada geração humana cerca de 25 anos.

Fiquei mais confuso do que estava. Se, como conceituado, o período de tempo de cada geração humana é de 25 anos, isto nem sempre será compatível com outro significado no sentido de que os pais representam uma geração e filhos a seguinte.

E as muito comuns uniões mais jovens, das quais resultam prole? Neste caso, os filhos seriam da mesma geração dos pais, se quando do nascimento daqueles estes não tivessem completado ainda 25 anos?

Está certo que se marido e mulher, ou companheiro e companheira, tornam-se pais aos 15, 16 anos, seus filhos não encontrarão um mundo muito diferente a ponto de existirem mudanças radicais de hábitos, costumes, cultura e valores éticos e morais.

Será que não? É pergunta mesmo, pois tenho dúvidas.

Se a internet, os tablets, o smartphone e outras parafernálias tecnológicas são marco de gerações, então, considerando a velocidade com que aparelhos se tornam obsoletos e ferramentas ou programas virtuais entram e saem de moda rapidamente, poderíamos entender que a cada 10 anos, e estou sendo parcimonioso, mudamos de geração. As crianças que nascerão (nascerão?) d’aqui a 10 anos encontrarão o mesmo ambiente tecnológico? Aposto que não.

Com os avanços da medicina e das pesquisas científicas, principalmente com células tronco, o  homem poderá viver por 150 anos, com razoável qualidade de vida, segundo matérias veiculadas na imprensa com embasamento científico.

Voltando ao início deste post, admitindo minha santa ignorância sobre esta matéria, inclino-me a aceitar que geração seria um decurso de tempo correspondente a 14 anos. Biologicamente não haveria dúvidas, pois aos 14 anos homens e mulheres estão aptos para gerar filhos.

Outrossim, aqueles que entendem que pais e filhos separam gerações também teriam suas teses validadas. E nos campos da ciência e da tecnologia, em 14 anos muita coisa muda mesmo.

No próximo post falarei da “minha geração”. Não direi “no meu tempo”, pois segundo meu filho meu tempo é agora enquanto estou vivo. Geração paz e amor.

7 comentários:

Carlos Frederico disse...

Carrano
Sobre geração X (da qual faço parte, também chamada de "baby boomers"), Y, Z e agora parece que é Alfa, a separação não é por número de anos, mas sim levando em conta contexto e comportamento. Decerto (e vc comentou) hoje em dia poderemos ter novas gerações com 10 anos ou menos. Só que de momento não temos como aquilatar.

Eu tenho 2 filhas, e elas apresentam as características básicas das gerações em que nasceram: uma é Y (final), outra é Z (início). E sua diferença de idade é de apenas 3,5 anos ! Só que absorveram os contextos das épocas em que foram criadas, e por volta de 1985 houve uma grande revolução social devido ao aparecimento progressivo de computadores pessoais, celulares e internet. Uma pegou um pouco antes, a outra entrou no olho da tempestade. São absolutamente diferentes (não bastasse o serem fisicamente)!
Esse assunto é fascinante, quando não preocupante !

Jorge Carrano disse...

Prezado Carlos Frederico,
Muito obrigado pelos complementares e esclarecedores comentários.
Usando suas filhas como exemplo (paradigma) você conseguiu jogar mais luz sobre meu superficial e insipiente texto.
Abraço

Carlos Frederico disse...

Não se menospreze, Carrano! Seus textos são excelentes, e no caso, o assunto é muito vasto. Os limites entre as gerações são imprecisos, as características fluidas...
O pouco que contribuí tive de aprender para lidar com o conflito de gerações dentro de casa, ainda mais com representantes de três delas (X, Y e Z) em convívio!

Sua geração, pelo que andei lendo, seria a imediatamente anterior à Baby Boomers (X), que é a minha. Vai ser interessante comparar!

Gusmão disse...

Carrano,
Quando você estava com 5 anos de idade eu não passava de um bebê de colo. Eram inúneras e visíveis as diferenças entre nós. Enquanto voce já bricava de chicotinho queimado eu ainda mamava.
Agora, esta mesma diferença de idade entre nós (a julgar pelos seus confessados 71 anos) não importam em diferenças.
Abraço
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Gusmão,
Só tem uma coisa que me desagrada quanto a ser idoso. É a representação gráfica que inventaram para sinalizar atendimento a idosos.
Aquele homem curvadinho e de bengala das placas e cartazes, definitivamente não sou eu.
Pelo menos ainda não.
Obigado pela visita e comentário.

Valdir Fernandes de Carvalho disse...

Carrano, a questão "geração" é ampla, pois pode se referir a contagem de tempo ou a seu conceito ( geração x, y etc).Se nos referirmos a tempo decorrido, aí ele varia conforme a espécie. Pode ser de segundos-ou menos- a décadas, caso dos humanos, cujo possível consenso gira nos 25 anos. Mas nós eliminamos as gerações, quando nos atualizamos, não ficamos agarrados ao passado, nos inserimos nas gerações mais jovens sem ficar criticando-as a qualquer momento; principalmente, quando vivemos intensamente, olhando para frente, com alegria e gratidaão por estarmos vivo e bem. Abraço, Valdir Fernandes de Carvalho, Geração X.

Jorge Carrano disse...

De acordo, Valdir.
Obrigado pela visita e comentário.
Abraço