25 de julho de 2011

Os lugares por onde andei... e morei

Este post começa em http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/07/os-lugares-por-onde-andei.html


Parque do Ibirapuera
   Além de peregrinar por estados e cidades por deveres funcionais, no exercício de cargos executivos, houve ocasiões em que tive que me mudar, de mala e cuia, para outras cidades. Bem, em São Paulo, capital, residi ao todo, em dois períodos, por 15 anos.

Nas duas ocasiões moramos no bairro do Brooklin; na primeira fase, com mulher e filhos. Já na segunda, entre 1988 e 1995, com os filhos já crescidos, eles ficaram em Niterói, onde estudavam e minha mulher ficava duas semanas comigo e uma em Niterói, para botar ordem na casa, que ficava um caos, segundo me relatava.

Mas morei também em cidades do rico interior paulista, tais como Ribeirão Preto e São José dos Campos.
São duas cidades importantes, sede de regiões progressistas, como são a Mogiana, no caso de Ribeirão Preto, e do Vale do Paraíba, no caso de São José dos Campos.

Foram experiências muito boas, principalmente em Ribeirão, onde meus filhos puderam ter quase a mesma infância que tive, com bastante vida ao ar livre. Moramos em duas diferentes boas casas, uma delas com pequena piscina, em razão da qual até hoje sou alvo de piadas e gracejos por parte de meus filhos, eis que eu não permitia que enchessem a piscina, admitindo, apenas, uns 60/70 centímetros de água. Tinha receio de afogamento, pois eles eram pequenos e ainda não sabiam nadar.

Pinguin
 Morar em Ribeirão me permitiu conhecer e frequentar o famoso Pinguim, bar onde era (ou é) servido o melhor chopp do país.

Em Ribeirão existiam importantes faculdades, onde estudavam estrangeiros vindos de países vizinhos na América do Sul. Escrevo usando o tempo passado, pois no presente, a julgar pelas notícias a que temos acesso, a cidade cresceu e se desenvolveu muito mais ainda.

Parque industrial de
São José dos Campos

Morei também em São José dos Campos, outra grande cidade, que tem um parque industrial importante, onde estão localizadas empresas de primeira linha, tais como Panasonic, Johnson & Johnson, General Motors (GM), Petrobras, Ericsson, Monsanto e Embraer, entre outras, e também importantes centros de ensino e pesquisa, como o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais bem reputadas faculdades de engenharia do Brasil.

Morei inicialmente numa boa casa, de propriedade da empreesa onde trabalhava, mas ficava muito isolado, principalmente à noite. Então mudei-me para um flat e viajava para Niterói toda sexta-feira retornando na segunda de madrugada.

Minha mulher e meus filhos ficaram morando em Niterói, indo a São José a passeio vez ou outra, quando então eu permanecia na cidade.

Toca da Traíra
 A cidade oferecia boas opções de restaurantes, pizzarias e bares, como o “Post Office” onde o chopp era renovado automaticamente tão logo o copo fosse esvaziado, ou a “Toca da Traíra” onde se comia o delicioso peixe sem espinha e boas moquecas.

A localização da cidade é estratégica, pois fica relativamenete próxima da capital do estado, e tem acesso fácil para Campos do Jordão, na serra, e também para o litoral onde estão Ubatuba e Caraguatatuba, também a pouca distância.

As cidades do Vale do Paraíba crescem tão vertiginosamente, que falta muito pouco para que se transformem numa mega região metropolitana. São José, Taubaté, Caçapava, Pindamonhangaba, Lorena, estão praticamente se fundindo.


Veja a parte inicial em http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/07/os-lugares-por-onde-andei.html




Fotos: Google imagens

2 comentários:

Carlos Frederico disse...

RP eu conheci de passagem numa excursão, na qual fomos os únicos a sair do hotel na periferia, de táxi (15 minutos até o centro), às 22h, só para conhecer o Pinguim (original, parece que agora tem dois). Os outros excursionistas, cansados, preferiram dormir ! Valeu a pena, é excelente, chopp e petiscos. O citytour pela manhã quase nada mostrou.

SJC não conheço, quase fui lá por causa de um concerto de rock de uma banda holandesa que eu curto demais! A preguiça dessa vez me venceu...

Eu tenho grande curiosidade de conhecer melhor essas duas cidades paulistas.

Pintado eu comi em Três Marias, indo de Belo para Brasília em outra excursão. Eu sabia que é um peixe gorduroso, fui comedido, mas os velhinhos "emburacaram". Teve gente que não saiu do banheiro durante a parte final do trajeto!

Abraço
Carlos

Jorge Carrano disse...

Caro Carlos Frederico,
Quando morei em Ribeirão Preto havia apenas um Pinguim, no endereço tradicional.
Cheguei a comprar uma casa na cidade, pois imaginei ficar por alguns anos.
Todavia, por razões profissionais nem curti muito minha casa. Vendi e comprei um apartamento em São Paulo, capital, pertinho do Parque do Ibirapuera, no qual sequer cheguei a morar. Mas aí já é outra história para contar.
A Antartica tinha uma fábrica em Ribeirão. Se não me engano era quem fornecia o delicioso chopp do Pinguim. Embora o "segredo" fosse a serpentina.
Abraço