9 de julho de 2011

Meu caro primo

O Francis Hime e o Chico Buarque compuseram uma música intitulada “Meu caro amigo”, e o objetivo era mandar notícias do Brasil, na época do regime militar instalado no poder.

Eis alguns versos da canção:

Meu caro amigo eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades”

Então é isso caro Ricardo. Pretendo lhe contar as novidades de Niterói, cidade de onde você se afastou há muitos anos. Sei que a família é grande e, muito provavelmente, você tem recebido notícias, principalmente do irmão Sérgio.

Estamos aqui sofrendo um”rigoroso” inverno de até 12º. O mar andou muito agitado e no outro dia a maré subiu tanto e era tanta a fúria das ondas que destruiu parte da calçada da praia das Flexas (assim mesmo com x). Em Icarai a rua ficou coberta de areia, levada pelas ondas.

Veículo do Ricardo
 com correntes nas rodas



Sei que para você esta temperatura é amena, em face do que suporta aí, na Carolina do Sul. A foto que você me mandou faz algum tempo, dá conta da neve que caiu no último inverno por essas plagas.






Niterói não para de crescer. Logo, logo, estaremos com meio milhão de habitantes o que irá atravancar ainda mais o já caótico trânsito. E há risco da cidade explodir e ficarmos soterrados por dejetos, posto que a rede de esgotos, muito antiga e deficiente não aguentará o aumento de carga.

São dezenas de lançamentos imobiliários nos últimos tempos, sendo 34 apenas nos últimos 6 meses.

E os preços? Seja para aquisição seja para locação, o mercado anda tão aquecido que os valores estão atingindo níveis absurdos. Um apartamento de querto e sala, no Ingá, por exemplo, está valendo R$ 1.500,00 de aluguel mensal.

Dizem os analistas que não se trata de uma bolha, a exemplo do que ocorreu aí nos USA, e que poderá explodir criando dificuldades para que compromissos sejam honrados. A verdade é que a facilidade de crédito levou muita gente a assumir encargos elevadíssimos. Se a economia der uma esfriada ( não há indícios), teremos altos índices de inadimplência que poderá afetar o sistema financeiro.

E a exemplo do que ocorreu aí com os irmãos do norte, muita gente perderá seus imóveis. Tomara que desta feita os economistas e analistas imobiliário estejam certos e não haja quebradeira.

As ruas do centro da cidade estarão sendo dotadas brevemente de mais 32 câmeras para monitoramento pela Polícia Militar, posto que tem aumentado muito o número de assaltos a pedestres.

Consta que Niterói tem o maior poder aquisitivo entre todas quantas cidades existentes no país, segundo pesquisa recente. Parece ser verdade, a julgar pelo número de butiques de luxo instaladas em Icaraí, pelo número de agências bancárias e, como já dito, a enorme valorização imobiliária.

Por hoje é isso aí, caro primo. Niterói perdeu um pouco daquele caráter provinciano e a Vila Pereira Carneiro, sua conhecida, perdeu aquele bucolismo de minha infância.

Saudações cordiais e afetuosas.


Foto: cedida pelo Ricardo Wagner

2 comentários:

Ricardo disse...

Dear Big Jorge,
A mesma coisa que me preocupa na economia americana me preocupa na brasileira, que e' o descontrole total dos gastos publicos. Por isso os EUA (e EU ..ropa) estao ferrados no momento e provavelmente havera' um longo periodo de estagnacao, estagflacao ou coisa pior. Quando um ser humano normal fica duro, pede dinheiro emprestado aos bancos (agiotagem legalizada), re-negocia dividas (menos pior) ou rouba. A diferenca que e' os governos nao roubam bancos , mas nos roubam atravez de inevitaveis pacotes economicos e podem imprimir dinheiro quando querem. Tudo isso devidamente explicado na midia por jornalistas "especializados" em economia, quando deveriam ser economistas "especializados" em jornalismo.
Ainda ha' o detalhe da burrice americana quando a comodities: simples : Os EUA sao ricos em recursos naturais, como a EU ropa nao e' mas se recusam a pensar em qualquer saida nesse sentido. Acho que muitos ainda nao ouviram falar em BRICS.
Obrigado ! I am back ! Ricardo W Carrano

Jorge Carrano disse...

Bem colocado o assunto, caro Ricardo.
Para os que não ouviram falar em BRICS, a sigla utilizada pelo Ricardo Wagner, é designativa de um grupo de países emergentes, cujas economias estão em franca expansão. Originariamente era BRIC e compreendia Brasil, Russia, India e China. O "S" foi acrescido depois da inclusão da África do Sul, como potência enonômica em crescimento.
Ricardo, bem-vindo de volta.
Abraço