4 de julho de 2011

Claude Monet, pintou e plantou

Monet não nos deixou apenas maravilhosas telas, senão também maravilhosos jardins, que ao final de sua vida foram magistralmenete reproduzidos em seus quadros.

Existiam pelo menos 14 aspectos do "jardim aquático de Giverny", no atelier de Monet. O motivo do jardim das ninféias e o seu espaço envolvente passaram a ocupar a maior parte do tempo do artista, a partir da construção até o final de sua vida. Nos seus últimos anos, Monet dedicou-se muito ao projeto de aplicar suas idéias decorativas tanto na casa como no jardim. Nesta tarefa, foi auxiliado por seu jardineiro chefe e mais cinco ajudantes.

O impressionista francês Claude Monet, alugou uma casa na pequena Giverny, um vilarejo que na época tinha apenas 300 habitantes e ficava a 70 km da capital francesa, a natureza, flores e a luz fascinaram Monet, que não teve dúvidas e comprou terrenos em volta de sua propriedade, criando um paraíso natural.

Foram plantadas diversas espécias de flores, plantas ornamentais e árvores frutíferas. Dois jardins foram criados de forma espontânea, o Jardim d’Água e o Jardim da Normandia, no fim da sua vida o artista havia plantado mais de 1.700 espécias de flores e plantas.



Um passeio maravilhoso sobretudo na primavera. Além da visita da casa do pintor e a sua coleção de estampas japonesas, o objetivo mesmo deste passeio é a visita dos jardins de Monet. Eles representam ao vivo os quadros do mestre do impressionismo.

Como chegar lá:

O mais fácil é ir de trem. Na estação Saint Lazare comprar uma passagem para o trajeto Paris/Rouen. Descer em Vernon. A distância entre Vernon e Giverny é de 7 km. Várias opções: pegar um ônibus que sai à cada 15 minutos de Vernon para Giverny; alugar um bicicleta na estação mesmo; pegar um táxi  e  até caminahndo, se tiver disposição.É pertinho.







Todas as fotos obtidas no Google

4 comentários:

Carlos Frederico disse...

Não conhecia os jardins de Monet.
Nas fotos parecem bonitos, apesar de que hoje talvez fossem criticados por modernos "paisagistas" que adoram jardins temáticos...
Se um dia passar por perto, visitarei.

Jorge Carrano disse...

Bem, Carlos, é um lugar que merece ser visitado. Segundo nossas anotações, abria, não sei se ainda, das 9:30 às 18 hs. Entrada € 5,5 e crianças € 3, de 3ª à domingo. Fechado no inverno,ou seja, de novembro a março. Indo de trem : Paris até Vernon, saindo da estação St.Lazare , depois é só pegar um ônibus local e em 5 minutos você chega.
Estes jardins e as ninféias estão presentes nas últimas telas do grande mestre do impressionismo, quando já quase cego por causa de catarata.
Os impressionitas me impressionam.
Aprendi a gostar deles quando minha mulher começou a estudar pintura e para não ficar boiando li as diversas coleções sobre os grandes mestres dos diferente estilo, épocas e movimentos.
Como você sabe foi uma tela de Monet que acabou por dar nome ao movimento/estilo.
Abraço

Jorge Carrano disse...

A concordância ai em cima ficou braba. Leia-se diferentes estilos.
Carlos Frederico, a propósito, existem bons restaurantes nas cercanias.

Gusmão disse...

Parece ser muito bonito mesmo o lugar. Também gostaria de conhecer.
Quem sabe um dia...