14 de março de 2016

O dia seguinte

Não interessa o número preciso. O fato, que ninguém contesta, é que desde as "diretas já" nunca tivemos no Brasil uma manifestação igual a de ontem.

Nem o Data Folha, com seus números mais, digamos assim, conservadores, nega o fato. É só pegar a sequência histórica das estimativas daquele Instituto.

Em Niterói foi lindo, mesmo debaixo de chuva durante um período. Lavei corpo e alma.

                Eu fui!

Também  penso assim, cara manifestante

             
Nunca na história deste país alguém foi tão execrado. 

Nota do editor: a foto da manifestante foi obtida na internet. Não conheço a portadora do cartaz e nem onde foi a manifestação. Apenas endosso as palavras nele contidas.

O meme está no Fecebook.

30 comentários:

Jorge Carrano disse...

Espero que não tenhamos que voltar as ruas, porque o Congresso e o Judiciário farão o que lhes compete constitucionalmente.

Jorge Carrano disse...

Maior número de participantes desde a campanha das diretas:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1749633-ato-em-sp-atrai-500-mil-supera-diretas-ja-e-impulsiona-impeachment.shtml

Jorge Carrano disse...

Meu amigo, morador de Copacabana, Juiz de Direito aposentado, dá seu testemunho sobre a manifestação de ontem, e faz um retrospecto sobre movimentos populares e momentos históricos do país.

Acessem o blog do Carlos Augusto Lopes Filho:

http://calfilho.blogspot.com.br/2016/03/brasiiiiilll.html

Freddy disse...

Foi de fato uma manifestação ordeira e bonita, no Brasil todo. Alguns analistas criticam falta de foco, pois que se dividiu entre "fora Dilma", "Lula na cadeia" e "punição para corruptos", mais "estamos com Moro".

Outros não entenderam, ou até acharam perigoso, o repúdio a políticos da oposição, vaiados estrepitosamente em São Paulo. A crítica a políticos, sejam de qual partido forem, demonstraria uma total falta de opções. Qual seria a solução para a crise, então?

Fechando: só lamento o povo ter de ir às ruas para que o Congresso e o Judiciário percebam que têm de fazer o que lhes compete constitucionalmente.

Riva disse...

Mais de 6 milhões nas ruas.

As imagens da Av. Paulista me impressionaram, particularmente, e só reforçam a minha tese de que Brasília foi escolhida estrategicamente, MAS com único objetivo de se afastar geograficamente de São Paulo, onde qualquer governo ruim não conseguiria governar. O resto que contam sobre esse fato é balela.

Agora vamos ver os próximos passos do "governo" e do "congresso", suas incríveis análises e atitudes políticas sobre os resultados das ruas. Sim, porque economicamente continuaremos estagnados por muitos meses !

Hoje cedo, mais um amigo perdeu um bom emprego.

PS1: um bife de filet mignon simples, sem acompanhamentos, custa 51 reais no Galeto da Moreira Cesar em Icaraí, e 61 reais no Steak Mouse, digo, Steak House.

PS2:sábado, em 2 horas, choveu 90% do previsto para todo o mês de março. Eu estava voltando do Galeão. Foi assustador ! Um dos meus filhos ficou ilhado por horas na Pça da Bandeira.
Por que ?
População sem educação, porca, sujando a cidade toda, entupindo todas as galerias de águas pluviais. NÃO TEM SOLUÇÃO !

PS3: um BRASIL BANDIDO é o que temos, por enquanto, para as próximas gerações.

Jorge Carrano disse...

Magnífico o artigo publicado, na Folha de São Paulo, pelo Luiz Felipe Pondé.
Ótima análise do PT (da jararaca).
Tendo um tempinho, acesse o link e leia:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2016/03/1749644-a-seita-da-jararaca.shtml

(Selecione o endereço e cole na barra do navegador)

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Sem me aprofundar porque indicarei um sitio onde a história da transferência da capital do país para o planalto central está bem desenvolvida e documentada, comento:
1) Desde minhas primeiras letras os mapas do Brasil (Atlas Geográfico) já assinalavam uma érea no planalto central como sendo a futura capital do país. Eu era criança.
2) A Constituição promulgada em 1891, em seu art. 3º, já declarava como pertencente a União uma área de 14.400 quilômetros quadrados, que seria demarcada para nela estabelecer-se a capital da República. Portanto desde o século XIX tal mudança já estava definida na Carta Magna do país. Quase 70 anos antes de sua efetivação no governo de Juscelino Kubitschek., no século XX.
3) Aliás, com diferentes motivações e desde o movimento da Inconfidência Mineira, houve vários projetos de interiorizar a capital. Tudo documentado.
Neste link você encontrará a história bem detalhada:
http://www.vermelho.org.br/noticia/128067-64

Jorge Carrano disse...

Até André Malraux entrou na história, porque o projeto de Juscelino era tido como de orientação socialista.

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/construcao-de-brasilia/

AS bibliotecas públicas ainda devem ser mapas do Brasil, das décadas de 1940/1950, com indicação de uma área demarcada descrita como "futura capital do país", que fora definida em 1891.

Jorge Carrano disse...

A Juiza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, de São Paulo, deu uma estocada no MP de São Paulo, dizendo que eles deram publicidade ao pedido de prisão.
Agora, com declínio de competência, o caso vai para Curitiba, onde o Juiz Sergio Moro apreciará tanto a denúncia quanto o pedido de prisão.
Se querem um palpite ele acolherá a denúncia mas rejeitará o pedido de prisão.
Leiam em:
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/14/justica-de-sp-manda-denuncia-contra-lula-para-analise-de-moro.htm

Jorge Carrano disse...

Para quem não foi a praia de Icaraí no dia de ontem, um trecho pequeno de vídeo:

https://m.youtube.com/watch?v=YlHOlhHQGnI

Freddy disse...

As manifestações foram tranquilas, pelo volume de pessoas até me surpreendeu que não houvesse nenhum confronto em lugar algum, mesmo onde houve alguma manifestação do PT paralela.

Alguns analistas comentaram sobre falta de foco, um mix de “fora Dilma”, “Lula na cadeia”, “condenação de corruptos” e “estamos com Moro”. Digamos que acham que a mera constatação de que o povo quer lisura de comportamento e combate à corrupção não parece uma linha forte, contundente, de pressão sobre o governo.

Outros analistas opinaram sobre a rejeição a políticos da oposição que eventualmente se mostraram nas manifestações, com vaias e apupos. Acham que há um grande perigo nesse comportamento pois que acena para uma inexistência de solução convencional para o impasse político atual. O que (ou quem) o povo espera, então?

De minha parte, vou pegar carona no primeiro comentário do blog manager:
- Continuo esperando que o Congresso e o Judiciário façam o que lhes compete constitucionalmente, sem a necessidade de que se vá para a rua lhes mostrar o caminho.

Freddy disse...

Segura que é badejo!

Juíza da 4ª Vara Criminal de SP achou o peixe ensaboado demais e jogou-o no colo do Moro, o queridinho da vez!

Jorge Carrano disse...

O que ela fez tem amparo na Lei de Ritos. E foi a coisa mais sensata a fazer.
E o Moro não é o queridinho da vez, é um magistrado competente, diria que espacialista em casos de corrupção, que participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, e que está conduzindo o processo de forma judiciosa.
Se você tivesse dado uma espiadinha na Wikipédia talvez não tivesse feito a infeliz ironia.

Jorge Carrano disse...

Trecho pinçado de sua biografia:

"Além da Operação Lava Jato, o juiz também conduziu o caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas, atuou na Operação Farol da Colina, onde decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro – entre eles, Alberto Youssef. No caso do Escândalo do Mensalão, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber convocou o juiz Sergio Moro para auxiliá-la, devido sua especialização em crimes financeiros e no combate à lavagem de dinheiro."

Ana Maria disse...

Freddy vou dar minha opinião por partes.
1) O povo espera que a lei seja cumprida e que os políticos saibam que, seja quem for, seja qual for o partido, estamos de olho neles. Como diz a piadinha que corre no face, quem tem bandido de estimação é o PT. Alem do mais, não estamos dispostos a ser manipulados por nenhum aliado aproveitador.
2) A Juiza foi justa como cabe a um magistrado. Quem tem a prerrogativa de prender os corruptos desta operação, é o Juiz Moro. Não podia privá-lo deste prazer.

Jorge Carrano disse...

Lula vai se escudar no ministério.
VERGONHA!!!

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/03/1749879-lula-deve-aceitar-convite-de-dilma-para-ser-ministro.shtml

Ana Maria disse...

Está circulando no Face: http://www.folhapolitica.org/2016/03/nomeacao-de-lula-para-ministerio-para.html
Jurista analisa o fato e mostra que a lei em vigor tornará a nomeação nula.
Vale a pena ler.

Riva disse...

A idéia de deslocar a capital do Brasil para o interior sempre foi com o objetivo de se afastar geograficamente de centros nervosos de política. Governar longe da oposição em massa.

Há 200 anos que o objetivo é o mesmo. O link que vc enviou fala isso claramente.

Mas isso não tem a mínima importância nos dias de hoje. O assunto do dia é para que ministério Lula irá, deixando a esposa e o filho a ver navios !

PS1: quando vão abrir a caixa preta do BNDES ?
PS2: quando a PF irá a Portugal checar umas coisinhas ?

Freddy disse...

Seu senso de humor está por demais inglês: péssimo!
Moro É o queridinho da vez e se for lançado como candidato vai fazer muito sucesso.

Jorge Carrano disse...

Tsk tsk tsk tsk
Moro candidato?
O humor inglês é para pessoas inteligentes, quem dera eu tivesse o mesmo espírito. Assim meus chistes seriam direcionados apenas para bem dotados intelectualmente. Faço a coisa mais rasteira.
O humor depende mais do leitor/ouvinte do que do humorista.

O pior, Freddy, é que você vê humor onde há tragédia. Estou mais para grego do que inglês.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Que bom que o link foi útil.

Outra história bem interessante e que tem alguns pontos de contato com a nossa, é a da escolha da capital americana, posição geográfica e de sua construção.
Está em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Washington,_D.C.#Escolha_como_capital_dos_Estados_Unidos

Riva disse...

Quem de nós, há meses conversando e discutindo cenários nesse Brasil Bandido, imaginaria a cartada do Lula indo para um ministério, e mais, condicionando sua ida a um Plano Econômico com a sua chancela ?

Somos iniciantes, comparados com raposas como Cunha e Lula, que conhecem todos os caminhos e corredores paralelos e subterrâneos da "justiça", de regimentos internos, etc ?

A pizza está indo para o forno, e tem frutos do mar !

Jorge Carrano disse...

Sobre exigência de Lula, leiam mais em:

http://painel.blogfolha.uol.com.br/2016/03/15/lula-impos-a-dilma-uma-condicao-para-assumir-ministerio-mudar-a-politica-economica-do-governo/

Jorge Carrano disse...

De quanto será a comissão que Lula cobrará para fazer tráfico de influência no ministério?

Freddy disse...

Riva comenta em tom de pergunta, mas é a minha opinião desde sempre. Enquanto a sociedade do bem faz passeata agitando bandeiras e vestida de verde e amarelo, nos gabinetes do Planalto os acusados estudam meandros das leis para determinar maneiras eficazes de se livrar das acusações.

Para Lula e Dilma, pouco imposta a ética da medida.
É a mais eficaz para se manterem no poder, complicar as investigações e ainda por cima - pior de tudo - adiar a determinação de alguns políticos em decidir de que lado ficam. Sim, porque om Lula na linha de frente mais frentes se abrem. O PT tem dinheiro a rodo da corrupção e pode comprar muitos adeptos ainda.

Merval Pereira, um de meus analistas preferidos, termina seu artigo temendo a venezuelização (termo por ele usado) do Brasil, com radicalização política e depressão econômica.

Jorge Carrano disse...

Trecho do texto de Luiz Felipe Pondé, publicado na Folha de São Paulo:

"O PT hoje continua sendo uma seita, mas não mais a seita da estrela da esperança (que enganou muitos e continua enganando alguns), mas a seita
da jararaca. E seu veneno ainda pode ser mortal, justamente porque ele não está nem aí para a população. A essência do veneno da seita da jararaca (o PT) é justamente sua indiferença para com o Brasil e sua população comum, contrariamente ao discurso populista com o qual enfeitiçou o país por décadas.

O Partido dos Trabalhadores não tem nenhuma elegância diante da derrota. E isso nada tem a ver com a fato de que a maior parte dos petistas seja arrivista social. A deselegância é um comportamento que atravessa todas as classes sociais de forma "democrática". Mesmo se tiver que estrangular o pais, levando-nos à miséria absoluta, continuará a tentar mobilizar sua seita de seguidores da jararaca para impedir o que grande parte da população demonstrou nas ruas."

Freddy disse...

No jogo de tabuleiro virtual em que é jogado o destino de almas, mais uma vez o "lado do mal" mexe melhor as pedras. Não trabalha com ética nem se deixa levar pelo clamor nas ruas, apenas foca em alíneas da lei.

Pelo que já li, não há como impedir que Lula assuma Ministério, as exceções não o atingem de direito - só moralmente e isso não conta para o PT.

Não há como prendê-lo por desviar itens do Palácio do Planalto, já que ele não é o dono do cofre, e sim a mulher e filho. Nem como incriminá-lo pelo conteúdo do sítio nem do triplex, já que ele não é o dono (cadê as escrituras - base legal de tudo?).

Por outro lado, homens de bem, tremei! Lula no Ministério terá de volta o poder de manipular Senado e Congresso acenando com grana grossa, favores reais, itens que fazem parte do cardápio preferido de políticos que não têm pudor nem ética - e aí pode juntar todos eles, não apenas o PT.

Demoraram demais, agora a jararaca vai picar!

Jorge Carrano disse...

A hora e a vez de Mercadante.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750150-oposicao-defende-que-mercadante-seja-demitido-de-ministerio.shtml

Jorge Carrano disse...

Tem um personagem que se falar entrega todo o ouro a PGR. Chama-se Marcos Valério. É uma pena que tenha vendido seu silêncio.

Quem sabe ele resolve devolver o dinheiro e fazer uma delação? Pelo que consta aceitou menos de 220 milhões para ficar calado.

Jorge Carrano disse...

KKKKKKKKKK


Ex-President Lula Tells Federal Police He Charges US$200,000 Per Lecture

Pensando bem, Odebrecht e outros empreiteiros não são tolos. Deve ter compensado pagar esta grana toda para o molusco.

Quem sabe fizeram a recomendação: fica de boca fechada. basta abrir caminho para nossos negócios escusos.