30 de junho de 2014

Impressões de Viajante: Gramado - 5


 Por
Carlos Frederico March
(Freddy)





Freddy, 12 graus



Retornamos a Gramado para 8 dias de estadia de 10 a 18 de maio deste ano de 2014, em comemoração ao aniversário de nossa filha mais nova, Flávia, que foi com seu parceiro de vida, Felipe. Hospedamo-nos, como tem acontecido ultimamente, no Hotel Ritta Höppner. Nós, tradicionalistas e ansiosos por reviver um ambiente bem alemão, optamos pelo setor de chalés - o nosso preferido é o João (com piscina aquecida privativa). O novo casal, mais moderninho, preferiu um apartamento normal no Residenz, na ala nova do complexo (inaugurada em 2007).
 
Hotel Ritta Höppner, chalés

O Hotel Ritta Höppner foi classificado no concurso Traveller’s Choice pelo Trip Advisor em 1º lugar no âmbito da América do Sul e consequentemente do Brasil  nas categorias:
- hotel para viajar com a família
- hotel de pequeno porte
- hotel com serviços excepcionais
Foi também classificado como o 2º melhor hotel romântico do Brasil e o 10º melhor hotel do mundo na categoria “para viajar com a  família”, o que não é dizer pouco. As instalações são excelentes dentro de sua categoria (familiar de pequeno porte). O que o diferencia, de longe, é a qualidade do atendimento personalizado. Impecável.

Ressalto aqui que imagens de Gramado, com seus hotéis e atrações, estão mais que bem representadas no Google. Quase nem fiz esse post por conta desse pormenor, senti uma sensação de inutilidade, mas depois percebi que acrescentar a experiência individual sempre é interessante. Farei o relato em 2 etapas: uma focando gastronomia (neste post, Gramado - 5) e outra sobre as mais recentes atrações (post subseqüente, Gramado - 6).

Em termos de restaurantes conhecemos o Malbec, pendência de viagem anterior. Especializado em grelhados, tem um ambiente muito acolhedor. A comida não decepciona, mas não chega a ser gourmet. Eu não voltaria por escolha própria, se bem que não recusaria o convite de um amigo que quisesse lá fazer uma refeição conosco ou petiscar ou comer fondue.

Restaurante Malbec

A pizzaria Pirata’s foi renomeada como Cara de Mau e manteve tudo igual, inclusive garçons. As opções são rodízio ou à la carte, mas seguindo a tendência $urreal de Gramado, o preço de uma pizza individual não justifica recusar o rodízio, a menos que 3 ou mais pessoas se juntem para comer uma só pizza gigante (mais de 100 pilas, ref. maio/2014).
 
Pizzaria Cara de Mau, ex-Pirata’s


Estávamos em seis e escolhemos, pois, participar do rodízio. Só que demos um azar terrível... Pegamos uma mesa muito longe da cozinha, quase na porta.  Só chegava pizza esquisita, as melhores acabavam antes de chegar à nossa mesa. A massa e/ou a muzzarella estava hiper salgada. Junte isso tudo e explodi, o que não é surpresa para quem me conhece...

Outra pessoa de nossa mesa também demonstrou veemente desagrado, admito com que um pouco mais de elegância que eu. Depois de juntados os cacos, avinagrados por severa rusga com minha filha que não aprovou minha explosão, conseguimos ser mais ou menos bem servidos, escarradas à parte, como diria Riva (!).

Grande decepção, pois já a havia frequentado em outras viagens (ainda como Pirata’s e já como Cara de Mau) com resultados satisfatórios, mas não excelentes. Não voltarei.

Comemos também em lugares já conhecidos, como o Nonno Mio (rodízio de galeto e massas), Divino (novo point gastronômico ao lado da Igreja de São Pedro), Bistrô Brillat (que apresentou aumentos $urreais em alguns pratos elogiados como o bacalhau Bistrô), Il Piacere (grelhados a um preço justo pela quantidade). Os três últimos são pertencentes à mesma rede, que inclui ainda a Cantina Pastasciutta,  o Clericot Deguster e o excelente Bouquet Garni, às margens do Lago Joaquina Rita Bier.  

Cada um dos seis tem sua proposta gastronômica, nenhum é parecido com o outro, sendo que eu e Mary somos fãs incondicionais do Bistrot Brillat na Rua Coberta. Já minha filha disse que não voltava de Gramado sem ter comido no Bouquet Garni, de modo que foi com o marido Felipe e afirmou que valeu cada real pago - e foram muitos. Numa futura estadia eu pretendo levantar essa pendência pessoal, pois desta feita não deu.

Preciso sim, por mérito, destacar o Restaurante Otto, interno ao Hotel Ritta Höppner Residenz e também aberto ao público - para almoço, lanche da tarde e jantar.
 
Ritta Höppner Residenz com Restaurante Otto


O Otto tem uma culinária reduzida mas muito interessante. Há uma opção de refeição alemã que consta de antepasto de salsichas com salada de batata e picles (só aí eu já fiquei quase satisfeito), o prato principal alemão (kassler, eisbein, schnitzel ou pato) e sobremesa, qualquer uma do cardápio. Óbvio que eu sempre escolhi apfelstrudel, um dos melhores da região. Tudo isso (preço de maio/2014) por R$ 44,00 mais 10% por pessoa.

Tem também cremes, sendo que o de batata fez os apreciadores delirarem. Eu quase não tomo sopa, mas pude testemunhar os elogios. Teve gente de nosso grupo que a repetiu em outros dias. Claro, não podemos esquecer o fantástico chá da tarde, cortesia para hóspedes mas também aberto ao público.

É vero que Gramado tem uma quantidade imensa de excelentes restaurantes, há inclusive muitos recém inaugurados. A gente precisaria de muitas viagens para poder conhecê-los todos. É que, por índole, eu me mantenho fiel aos que aprecio, de modo que entre escolher uma novidade e repetir um dos que tenho certeza que terei prazer, prefiro repetir. Há quem julgue isso um erro.

Bom, em estando em Gramado não posso deixar de visitar as duas lojas do Seu Antonio, a Adega do Vinho, ambas na Avenida Borges de Medeiros. A primeira fica anexa ao refinado Hotel Modevie. A segunda, mais recente, é gerenciada por sua bela filha Caroline e fica dentro do shopping Largo da Borges. Além do acervo de vinhos, encontramos uma espetacular seleção de queijos coloniais (sansoe, fontina, iogurte, colonial comum) além de copa sem gordura (bah, tchê!) e um salame italianos dos deuses!

Queijos e salames na Adega do Vinho

Para fechar a questão de alimentação e bebidas, devo informar que os preços em Gramado explodiram! Posso afirmar isso porque estivemos pela penúltima vez em março de 2013 e comparei preços.  Minha filha diz que dá para encarar, pois o nosso parâmetro é Rio de Janeiro da Copa da FIFA, mas eu contra-argumento que o reajuste foi $urreal por ter se dado em apenas um ano! E lá não vai ter Copa!

A realidade é que Gramado está é mudando de cara e padrão, há muitos novos hotéis e pousadas, vários ainda em construção. As lojas agora são mais chiques, aquelas mais toscas estão dando lugar a outras mais sofisticadas. A cidade pretende ficar glamurosa. E isso se traduz nos preços cada vez mais elevados.

Pra quem pode e gosta, vale voltar mil vezes!




Fotos do acervo do autor

Posts anteriores sobre Gramados:
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/04/impressoes-de-viajante-gramado-1.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/05/impressoes-de-viajante-gramado-2.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/06/impressoes-de-viajante-gramado-3.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/06/impressoes-de-viajante-gramado-4.html

13 comentários:

Freddy disse...

Que fique bem claro que não estou fazendo propaganda do Hotel Ritta Höppner. Apesar de ser excepcionalmente bem tratado por toda a equipe, a ponto de me ligarem espontaneamente em janeiro de 2011 para saber se eu estava bem (Ref: tragédia serrana), tenho até medo - rsrs!
Depois das referidas premiações, os preços das diárias andaram subindo um "pouco demais". Disseram-me que era a alta temporada de inverno. Sou chato, checarei lá pra agosto ou setembro pra ver se é verdade.
Às vezes elogio prejudica...
<:o) Freddy

Riva disse...

Como sempre, Freddy dá uma boa visão da sua viagem, nesse post com foco gastronômico.

Estivemos também em Gramado em junho do ano passado (acho que pela 3ª vez), e testemunhamos a sofisticação local do comércio e dos restaurantes, e os preços $urreai$. Lembro muito bem que meu orçamento prévio estourou, e muito.

Posso dizer sem exagero que não é mais para qualquer um (em termos de grana).

Todos o hotéis e pousadas próximos da rua principal (Borges de Medeiros) são caros, em qualquer época do ano. As boas opções de restaurantes também estão caras.

Existem boas opções de compras "a rodo" de sapatos, bolsas, blusas e agasalhos, e ótimos e lindos passeios para fazer nas redondezas, e em viagens mais distantes da cidade.

De qualquer maneira, prepare o bolso !



Jorge Carrano disse...

PARÊNTESE:
Suárez admite que mordeu e pede perdão. Leiam a nota oficial:

"Depois de alguns dias em casa com a minha família, tive a oportunidade de, mais calmo, pensar sobre o que aconteceu no jogo entre Itália x Uruguai, ocorrido em 24 de junho de 2014.
Me mantive à margem das polêmicas e das contraditórias manifestações produzidas nestes dias, tudo isto para não interferir no bem estar da minha seleção, mas o certo é que meu companheiro de profissão Giorgio Chiellini sofreu no lance que teve comigo os efeitos físicos de uma mordida e, por isto:
- Me arrependo profundamente.
- Peço perdão a Giorgio Chiellini e toda a família do futebol.
- Me comprometo publicamente a nunca mais me envolver em um incidente como este.
Montevidéu, 30 de junho de 2014"

Teve mais dignidade, caráter e honestidade do que muito bobalhão que o defendeu negando o incidente da dentada. E tentando minimizar uma coisa indesculpável.
Os Kfouris e Trajanos da vida deveriam também se penitenciar pelas bobagens que disseram.

Freddy disse...

Até que enfim algo de interessante na Copa: França 2 x 0 Nigéria. Agora só falta a Alemanha ganhar da Argélia para as coisas começarem a ficar animadas.
<:o)
Freddy

Freddy disse...

Futebol é curioso.
Um cara pode aleijar o adversário com uma pisada no tornozelo ou no joelho, receberá talvez um cartão vermelho (se o juiz vir) e um ou dois jogos de suspensão.
Morder não pode. Será impedido de exercer sua profissão por meses.
É assim que os torcedores querem, é assim que a FIFA quer e é assim que será.
Bola pra frente!
Viel Glück, Deutschland!
<:o)
Freddy

Freddy disse...

Não queremos Dilma nem PT, mas em quem votar? Aceito sugestões com ficha corrida...
=8-((
Freddy

Jorge Carrano disse...

Deixa eu ver se entendi, ou estou com transtorno digestivo, sem digerir ainda a feijoada do almoço:
O Freddy provavelmente votará na Dilma, por falta de opção. É isso ou estou pior do que pensava?

Alessandra Tappes disse...

Belo post sobre Gramado, mas vale ressaltar que a serra gaúcha, assim como serras por aí afora, tem seu encanto natural e, mas vezes mal divulgadas. Claro que Gramado, Canela, Caixas caíram nas graças dos turistas e dos empreendedores de bom gosto e bolso cheio. Por isso tudo é tudo caro, do hot-dog a um passeio de bicicleta alugada.

Mas o melhor da serra gaúcha está em subir a serra pelo litoral e deparar com aquela estrada forrada de árvores centenárias fazendo um cenário digno de filme romântico. Lembrando também da cidade das flores, a Nova Petrópolis, que fiquei bem tentada a ir pra lá antes de optar pela serra de Terê. (o que hoje não troco por nada).

Pra quem gosta de se aventurar por aí, existe um roteiro pela serra de trem, a famosa Maria Fumaça chamado “uva e vinho” muito bom por sinal, faz um tour pela serra n deixando de apreciar cada pedacinho que seus olhos podem alcançar.

Assim como a serra gaúcha, n podemos deixar de citar a serra do ES que também é colônia europeia. Acredito eu na minha santa ignorância que os europeus tem um dom único para este estilo de decoração, fica tão “inho”: fofinho, lindinho, cheirosinho.

As cidades que se destacam por lá possuem um tratamento único ao turista, vc se sente realmente em casa, e gasta-se muito pouco.

Claro que viagem boa é a que escolhemos de acordo com o nosso bolso e senso comum em família caso se vá junto). Gosto é gosto, particular, cada um possui o seu, mas o melhor caldo de Mocotó que eu já comi em toda a minha existência, foi num trailler em uma rua sem saída, de chão batido na serra do Espírito Santo, numa cidade de colonização italiana chamada Vargem Alta.

Riva disse...

Esse último parágrafo da Alessandra me lembra que foi em GRAMADO que comemos o melhor churrasquinho de rua até hoje !

Se você desce a Borges de Medeiros, indo em direção ao Hotel Vovó Carolina, chega num trecho da rua ainda meio "simples", sem a sofisticação já reinante na avenida.

Tem um açougue por ali, que o dono resolveu fazer um upgrade nos negócios, e passou a fazer o churrasquinho com cervejinha, na calçada.

Não tenha medo ... pode arriscar ! rsrsrs

PARÊNTESES III

E caminhamos para semifinais tradicionais, com a grande vitória da Alemanha hoje, num jogo sensacional.
Temo pelo preparo físico da Alemanha, caso role uma prorrogação com a França.

Freddy disse...

Caro Carrano, não precisa ter receio. Há muito tempo eu não voto em ninguém. Sempre escolhi estar viajando ou em Friburgo para justificar em trânsito. Desta vez ainda não escolhi onde vou estar, mas se estiver aqui e for obrigado a comparecer, provavelmente - a despeito de argumentações mil - vou anular meu voto.

Não posso dizer que não torço. Torci muito pela França e mais ainda pela Alemanha, o que foi um sofrimento, diga-se de passagem. Não só porque tenho uma quedazinha pelos germânicos por ter lá morado, mas porque - não gostaria de justificar - torci pela saída de todos os africanos. Além dos ingleses, mas esses foram mais fáceis.

Vou sair para comemorar. Agora a Copa ficou legal.
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Sobre Serras Gaúchas e outras:
A Maria Fumaça já fiz 3 vezes, não dá pra fazer mais. Nova Petrópolis é muito agradável, tenho boas lembranças de lá, até um "causo" envolvendo a perda e posterior recuperação de uma câmera na Aldeia do Imigrante.

Eu gosto de lugares com arquitetura parecida com a germânica, como por exemplo o bairro de Capivary em Campos do Jordão, um de meus destinos preferidos. Estive lá no início de junho. Aliás tem uma barraquinha "vadia" na calçada quase em frente ao La Gália que vende umas queijadinhas dos deuses, incluindo uma variante com goiabada adicionada. Eita!

Tenho pendências que incluem não só a serra capixaba como também Monte Verde em SP. Qualquer dia passo por lá para ver de perto.
Abraços
Freddy

Riva disse...

E ninguém arriscou comentar a escolha do Aloysio Nunes para vice do Aécio .....

Dá para imaginar o Aécio se afastando, por algum motivo, e o cara assumindo a PRESIDÊNCIA DA REPUBLIQUETA ?

#SARNEYFEELINGS

Freddy disse...

Voltando à mordida, a confissão de Suárez não invalida minha opinião de que a punição foi descabida tendo em vista o fato. Nem mesmo argumentos que levam em conta reincidência me convencem. Só porque morder é um comportamento insólito?

O prejuízo causado à vitima nem de longe se compara a casos em que atletas foram caçados em campo e de alguns que até tiveram suas carreiras abreviadas por agressões que mereceram, se tanto, apenas cartões vermelhos.

O tribunal da FIFA é tendencioso, retrógrado, mal intencionado.
Falei.
=-/
Freddy