9 de junho de 2014

Goiabada com Queijo






Por
Carlos Frederico March
(Freddy)











Estava em Gramado, quando olhei para os macios cubos de goiabada que me olhavam convidativos no café da manhã do Hotel Ritta Höppner e minha mente viajou. Eu adoro goiabada com queijo, sobremesa mais que conhecida e apreciada no Brasil, o famoso Romeu e Julieta.

Um de meus genros, o que nos acompanhou nessa recente visita à serra gaúcha, é uma das raras pessoas que eu conheço que detesta goiaba. Pode isso? A ponto de fazermos chiste com suas caras de desagrado por algum assunto qualquer, dizendo que ele está com “cara de goiabada” . Deve ser algum trauma de infância.

Nessa divagação acerca da goiabada eu me lembrei das pessoas - muitas por sinal - que rejeitam refeições que contenham frutas misturadas com quitutes salgados, dizendo taxativamente que não apreciam salgado com doce. E atacam uma goiabada com queijo na sobremesa. Sim, um monte faz isso sem se dar conta do paradoxo. Sim, porque queijo é salgado e, com raras exceções, faz par com qualquer tipo de doce, mineiros que o digam.

No mesmo café da manhã, o Ritta Höppner oferecia, entre outros petiscos matinais, panqueca de goiabada com queijo... Não, não cheguei a experimentar porque, apesar de gordo e de estar comendo bem na viagem, mantive uma certa noção de limites. No máximo um crepe de banana com canela, queijo e mel ou, nos lanches da tarde do hotel, uma boa fatia do melhor apfelstrudel que já comi na vida. Com um potinho de nata...

Cubos de goiabada, panqueca de goiabada... Então, em minha divagação mental, me lembrei que o nosso Romeu e Julieta pode ser apresentado nu e cru - goiabada comum ou cascão acompanhada de fatias ou nacos de vários tipos de queijo, em geral a turma prefere o de Minas - mas também pode, como no caso da referida panqueca, ter apresentações bem mais sofisticadas.

Neste texto vou apresentar três de minhas favoritas. A primeira delas eu degusto a um mero quarteirão de distância de minha residência, servida no restaurante Torninha. É o suflê de goiabada com creme de queijo. Aguarde um instante, preciso limpar o teclado, babei tudo (plágio de Luis Fernando Veríssimo ao descrever fondue de camarões)!

Como tudo no mundo de hoje está no Google, receitas diversas dessa sobremesa podem ser encontradas na rede. Na Torninha eles fazem o creme com requeijão Catupiry, mas decerto outros queijos podem ser eventualmente usados, depende da criatividade e paladar.  



Suflê de goiabada com creme de queijo

A segunda favorita Mary faz com certa frequência aqui em casa, apesar de estarmos controlando açúcar. Também há receita na Internet, mas posso adiantar para facilitar, pois (como as demais selecionadas) é diferente e bem saborosa. Não bastasse ficar linda numa bela taça!

Pudim de queijo com calda de goiabada

Ingredientes:
½ kg de queijo minas, picado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina incolor
½ kg de goiabada, de preferência macia
1 copo de água

- Pudim de queijo
Coloque a gelatina incolor em ½ copo de água fria e a derreta no fogão ou micro-ondas.
Jogue o queijo picado, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina derretida no liquidificador e bata até conseguir uma pasta bem lisa e consistente.
Coloque num pirex ou distribua em várias taças, como preferir. Como não será desenformado, prefiro colocá-lo em taças bonitas como as da foto, para servi-lo individualmente. A seguir, coloque na geladeira por um tempo até adquirir consistência.

- Cobertura de calda de goiabada
Leve ao fogo ½ kg de goiabada macia com ½ copo de água, até conseguir uma pasta uniforme. Espere esfriar um pouco e distribua sobre o pudim já pronto (pirex ou taças individuais), levando novamente à geladeira.

Pudim de queijo com calda de goiabada


A terceira favorita é exclusiva. Degustei-a num restaurante  de Tiradentes - MG, o Tragaluz. Nem eu nem Mary nos adaptamos a essa cidade mineira, preferimos curtir os remanescentes da história do Brasil em Ouro Preto - MG. No entanto, há que admitir que o Tragaluz tem um cardápio surpreendente e dele extraio a derradeira sobremesa desse post.

Imagine uma bela fatia de goiabada cascão. Passe-o numa farofa de castanha de caju moída como se fosse fazer um bife à milanesa. Frite-a (!). Como? Nem faço ideia! Acerte uma porção de requeijão Catupiry no mesmo tamanho e espessura da goiabada. Ponha a peça de goiabada frita sobre a cama de catupiry. Sirva ladeada por uma bela bola de sorvete de goiaba.


Goiabada com queijo do Tragaluz


Babou? É porque não comeu, senão estaria rezando até agora!

Se tentar fazer em casa, eu admito uma variante que não deixa de ser interessante, pois que sorvete de goiaba não é tão fácil de achar ou fazer. Sirva com sorvete de queijo, ou numa heresia admissível, faça uso de uma bola de sorvete de creme.

Se conseguir descobrir como fritar a peça de goiabada sem estragar tudo, me ensine!



Créditos das fotos, obtidas no Google:
Suflê - http://sergionavegastronomia.wordpress.com/
Pudim - http://modadabeca.blogspot.com.br/
Tragaluz - http://dopaoaocaviar.com.br/


8 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito! Dá até prá sentir o gosto dos doces. O que eu costumo fazer em casa é o segundo e todos gostam muito.
Mary March

Jorge Carrano disse...

Bem-vinda, Mary!
Você acaba de aliviar a tensão do Freddy, que não admite o pneu, que como você deve imaginar é o post com zero comentário (rsrsrs).
Se duvidar foi ele que a induziu a fazer este comentário, embora não duvide que todos gostem quando você faz em casa.
Só pelas fotos fiquei com água na boca.

Anônimo disse...

Carrano ninguém me induziu a nada.Normalmente eu comento só com ele,pois não tenho o hábito de escrever.O post me deu água na boca!
Mary March

Incógnita disse...

Minha taxa de glicose aumentou 20 pontos. Afffff!!!

Ana Maria disse...

Deixe a Mary comentar, Jorge. Afinal vc recebe com prazer comentários da sua família. rs

Alessandra Tappes disse...

Freddy

Casamento perfeito e eu sempre faço votos para que perdure por mtas e mtas combinações!

No pastel, enroladinhos assados no forno, bolo de fubá com goiabada e queijo, (isso pede um cafezinho feito na hora e passado em coador de pano..hummm) até Elis Regina cantou com tamanho gosto: ..."É goiabada cascão, com muito queijo, depois café
cigarro e o beijo de uma mulata chamada Leonor, ou Dagmar..."

Vale a pena ouvir de novo:
http://letras.mus.br/elis-regina/140803/

Freddy disse...

Eu acho interessante como certos doces tradicionais receberam releituras mais sofisticadas, como as que relatei no post.

Posso acrescentar uma, relacionada com doce de abóbora com coco, outra tradicional sobremesa brasileira. Há um restaurante em Fortaleza que serve uma musse de doce de abóbora com sorvete de coco, servida numa taça de cristal com um pedaço de canela espetado. Genial e deliciosa!
Vida longa aos chefes de cozinha criativos!
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Hoje comi mais uma versão do Romeu e Julieta, bastante saborosa, na Torninha (Icaraí, Niterói): sorvete de queijo entremeado com nacos de goiabada macia. Apesar de simples, imperdível!
<:o)
Freddy