27 de junho de 2014

CABEÇA

Em 1972,  concorrendo num festival da canção, o desconhecido (para mim pelo menos) compositor Walter Franco, surpreendeu-nos com uma música cuja letra era meio sem sentido, nonsense, ininteligível, hermética, subjetiva ou coisa que o valha, cujos versos estão abaixo.
Cabeça
Que é que tem nessa cabeça irmão
que é que tem nessa cabeça, ou não.
Que é que tem nessa cabeça saiba irmão
que é que tem nessa cabeça saiba ou não.
Que é que tem nessa cabeça saiba que ela não pode irmão
que é que tem nessa cabeça saiba que ela pode ou não.
Que é que tem nessa cabeça saiba que ela pode explodir irmão

Por que estou rememorando este fato? Por causa do jogador  Luis Suárez, da seleção do Uruguai. A cabeça dele me fez lembrar da composição “Cabeça” do Walter Franco.
O que leva um ser humano, jogador ou entregador de pizza, ou advogado, ter o incontrolável desejo de morder? Não sei,  porque não tenho qualificação profissional para diagnosticar. Mas em princípio é um caso patológico.
Este rapaz precisa de acompanhamento psicológico. Não é possível que seja reincidente específico, em três momentos e países diferentes. Ele fez isto anteriormente jogando na Holanda, no ano passado na Inglaterra e agora aqui no Brasil durante a Copa do Mundo.
No somatório das punições já soma 26 jogos de suspensão. Nem o mais botinudo dos jogadores, comumente expulso de campo, soma tantos jogos de suspensão.
O diacho é que ele joga bem. Vejam que mesmo impedido de jogar algumas partidas pelo Liverpool,  na Premier League, por conta da suspensão de dez jogos que lhe foi imposta na Inglaterra, ainda assim totalizou trinta e um gols na temporada passada.
Aqui mesmo na copa em andamento foi autor de gols importantíssimos para sua seleção. Gols de oportunismo e habilidade, salvadores para o Uruguai, contra a Inglaterra.
Este mesmo jogador protagonizou outro lance inusitado na copa de 2010. Defendeu, com as mãos, uma bola que muito provavelmente se transformaria em gol para a equipe adversária.
O juiz marcou a penalidade e o expulsou.
Um ato que parecia insano acabou por se transformar na salvação do seu time, no caso a seleção uruguaia. Sabem por quê? A bola que ele interceptou com as mãos tinha 99% de possibilidade de  entrar no gol e causar a eliminação do Uruguai.
O jogo estava empatado e na prorrogação. Quando todos imaginávamos que ele botou tudo a perder, eis que o africano perdeu o pênalti e a partida terminou empatada. Como só uma equipe avançaria para a fase seguinte, a disputa da vaga foi resolvida em cobrança de tiros diretos da marca do pênalti.
O final todos, ou quase todos, lembram: Uruguai classificado, pois venceu a disputa dos pênaltis.

Ademais, além das dentadas, houve um caso de racismo protagonizado pelo Suárez (Liverpool) contra o jogador Patrice Evra (Manchester United), em partida pelo campeonato inglês. Custaram a ele alguns jogos de suspensão, que não estão contabilizados no número supracitado de 26 jogos de punição, que só considera os casos de mordidas em adversários.

Por outro lado, com esta punição de nove jogos de suspensão, perdemos todos: perde a copa pelo afastamento de uma das estrelas; perde (e muito) a seleção do Uruguai; perde o Liverpool clube que defende, e perde ele mesmo por ficar rotulado de vampiro ou antropófago, nas piadas ou, pior, desmiolado.

23 comentários:

Jorge Carrano disse...

Já haviamos ficado privados de ver Ibrahimovic, Falcão Garcia e outros talentos e ficamos sem ver um Cristiano Ronaldo em plena forma.
Com a eliminação de Inglaterra, Italia e Espanha, outros bons jogadores deixam os palcos.
E para culminar o Suárez apronta esta pataguada, deixando-nos sem seu futebol insinuante, brigador e técnico.

Jorge Carrano disse...

O presidente do Uruguai, José Mujica, que goza de prestígio e muita popularidade no país (pude constatar in loco)e é festejado pela imprensa, pisou na bola ao firmar que está havendo perseguição ao Uruguai.
Ora, o jogador, pela terceira vez em campos de futebol, morde o adversário, e isso gera perseguição ao país? É caso para internação.
Sem contar o racismo que faz parte de seu curriculum.

Helga Maria disse...

A piada do dia que circula na internet é de uma fala atribuída ao Lula, de que o Japão foi eliminado sem ganhar uma única partida porque só investe em educação e saúde.
Precisava construir menos escolas e hospitais e investir mais em futebol.
Helga

Jorge Carrano disse...

"Se non è vero, è ben trovato", minha cara Helga.
De Lula, da cabeça dele, pode-se esperar qualquer sandice.

Jorge Carrano disse...

A seleção da primeira fase, de acordo com avaliação no site da Fifa, ficou com Enyeama (Nigéria), David Luiz (Brasil), Van Buyten (Bélgica), Thiago Silva (Brasil) e Sakho (França); James Rodríguez (Colômbia), Perisic (Croácia), Shaqiri (Suíça) e Lahm (Alemanha); Benzema (França) e Robben (Holanda).
Ver mais em
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/site-da-fifa-selecao-da-copa-tem-dois-brasileiros-mas-exclui-artilheiros.html


Não concordo. Minha seleção obedeceria o critério de posição, os jogadores David Luiz (Brasil), Van Buyten (Bélgica), Thiago Silva (Brasil) e Sakho (França) são todos zagueiros de área. Cadê os laterias de ofício?

Dominguez, do Equador foi o melhor goleiro na minha opinião, azar dele é jogar numa equipe fraca, que tem Erazo(do Flamengo) e outros pernas-de-pau. Tem boa estatura, reflexo, sai bem da meta.
Onde estão Pirlo e Iniesta? Foram "barrados" porque perderam?
E o Schweinsteiger, da Alemanha? Um baita meio-campo.

Freddy disse...

Só para não passar em branco, sou contra a punição. A FIFA se reúne para resolver uma mera mordida (não o fez em cotovelada e briga), mas aceita que resultados de jogos possam ser vítimas de clamorosos erros de arbitragem. Apesar de pequenas punições e afastamentos, o resultado jamais será revertido.

Por exemplo, e se o México dependesse dos 2 gols mal anulados no primeiro jogo? A FIFA apenas lamentaria, não é?

As "provas" contra Luizito são frágeis, pois a melhor imagem seria de câmera que não pertence ao aparato da FIFA. Não ficou marca, logo a mordida foi leve, mera degustação sobre a camisa.

Pra mim, o presidente uruguaio tem razão: Dilma e Lula, através de forças paralelas ligadas à teoria da conspiração, incentivaram a FIFA a diminuir o poderio da celeste, "just in case".

Müller e Messi que se cuidem... A Copa parece que já foi comprada.
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá."
Voltaire

Anônimo disse...

GENIAAAAAAL esse Walter Franco.
Ouça https://www.youtube.com/watch?v=rXoLe-EBUgc

Jorge Carrano disse...

Caro Anônimo,
Pensei muito antes de liberar seu comentário, porque sua sugestão é perigosa. É "tarja preta" a musica recomendada, não sendo indicada para qualquer um.

Jorge Carrano disse...

Resposta de Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, em resposta a jornalista chileno:
"- Sobre isso, vamos falar uma única vez. A imprensa do Chile tem insistido ao longo da semana sobre esse tema. Este tema é primitivo e imaturo nesses momentos do futebol, nos tempos que estamos vivendo. Esse tipo de pressão soa até ridículo. Não é um desrespeito só com a Fifa, com o árbitro da partida, com a seleção brasileira, com as pessoas que trabalham aqui de forma séria, com 100 anos de história do futebol brasileiro, vencedor. É um desrespeito, acima de tudo, com o povo brasileiro. O Brasil não precisa de árbitro para ganhar competição, para ganhar título. E vocês deveriam respeitar um pouquinho mais o povo brasileiro e a seleção brasileira - encerrou Rodrigo Paiva, deixando a mesa da entrevista coletiva em seguida".

Ver em http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/rodrigo-paiva-reage-de-forma-dura-sobre-arbitragem-desrespeito.html

Riva disse...

WALTER FRANCO era genial mesmo. Um Cazuza na Ditadura.

Interpretem essa, por exemplo, de muitas outras geniais :

http://letras.mus.br/walter-franco/1096885/

Riva disse...

SUÁREZ

Não sou contra a punição, mas sou contra a punição que foi dada a ele.

Quem joga ou jogou futebol sabe a tristeza, angústia, tortura, sofrimento de um jogador suspenso de uma partida importante, assistindo seus companheiros se matando em campo por um classificação.
Por que estou falando isso ?
Porque na minha leitura de tudo que aconteceu, bastava puni-lo com 1 jogo - contra a Colômbia, e uma pesada multa. Mas Sra. FIFA não podia faze-lo, tendo em vista as punições anteriores.

O que espero da FIFA, e nunca vou ver, é ela suspender um atleta que provoca a inatividade de outro. Puni-lo com o mesmo tempo de recuperação do colega que ele atingiu. Os países da "Cortina de Ferro" faziam dessa maneira.

Esse italiano que foi mordido pelo Suárez, ele mesmo achou absurda a pena imposta.

Tiraram o cara da Copa, mais 4 absurdos meses, multa, e ainda o proibiram de ir aos estádios de futebol e de treinar no CT do Liverpool, como se fosse um assassino !

E o Héverton da Portuguesa ?
E Aquele Time do Mal que escapou do rebaixamento com a queda da Lusa ?
E o QATAR ?
E o Ricardo Teixeira ?
E o Havelange ??
E a cabeçada do Zidane ?
E a súmula do Brasil x Chile em 62 ?

O próximo côro da galera devia ser :

DILMA, FIFA , VTNC !!

Jorge Carrano disse...

Vamos por partes.
Esta prática de punir disciplinarmente, com base em imagens gravadas é relativamente recente.
Os tribunais esportivos e comitês disciplinares, no passado, julgavam as súmulas e ponto final. Se o fato estava relatado, cartões, ofensas morais, etc. constava da súmula era julgado, se não estava era solenemente ignorado.
E foi por causa desta norma que Garrincha jogou a última partida da Copa de 1962. Não havia súmula, por razões conhecidas e, logo, não houve suspensão.
Outro aspecto que me parece ilógico é que o recurso visual só é utilizado, por tribunais, para análise de fatos disciplinares, mas não para ocorrências, mesmo que absurdas, de natureza técnica, interpretativa da arbitragem: o bola entrou ou não; estava impedido ou não, o gol foi com a mão ou não, etc.
Quanto ao procedimento do Luis Suárez, de quem sou fã, e isto está dito em posts anteriores ao episódio da mordida (eu acompanho regularmente o campeonato inglês e vejo as atuações dele pelo Liverpool), acho que merecia mesmo uma severa punição.
Gente, antecedentes criminais são considerados na dosagem de penas, em todo o mundo, a reincidência gera agravamento das penas. O cara já mordeu 3, na fase profissional. Imagina quando criança (rsrsrs).
Uma cotovelada, mesmo quando se percebe que foi intencional, seria “tolerável” na briga por espaço na disputa de bola: é coisa do jogo. Mas dentada, fora do lance de disputa, é agressão física. Seria caso para boletim de ocorrência.
Alguém mencionou que equivaleria a uma cusparada no rosto, que nada tem de jogada normal de futebol. A cusparada tem pouco poder ofensivo material, não causa grande lesão física (nenhuma na verdade), mas é intolerável, é repulsiva.
O atleta que assim procede não tem equilíbrio emocional para disputas coletivas (só vale em briga de rua). O caso do Luizito, reitero, na opinião de quem não conhece a própria cabeça (como eu), é de tratamento psicológico, quiçá psiquiátrico. Sem choques, por favor (rsrsrs).
Por último, quero deixar aqui a seguinte situação. O agredido (mordido), fica muito fulo da vida e revida dando um grande soco, bem dado, na boca do mordedor e quebra-lhe vários dentes. O que deveria acontecer?
Há muitos anos, nos meus 17 ou 18 anos, jogando futebol de salão, na quadra do Quartel dos Bombeiros, um jogador do time adversário passou a mão na minha munda provocativamente (sabendo que sou explosivo). Ato contínuo, girando o corpo plantei-lhe uma bofetada que o levou ao chão. Fui expulso... ele não.
Em suma o erro é utilizar imagens gravadas para julgar a posteriori.
No respeitante a dosimetria, cada qual terá uma opinião. Há quem sugira o banimento definitivo para casos como este.

Riva disse...

Confesso que não entendi porque você considera um erro a utilização de imagens gravadas, para julgar a posteriori.
São imagens gravadas nas ruas, em condomínios, etc, que têm ajudado a identificar culpados/envolvidos em diversos tipos de crimes ou ações.

Por que não no futebol ?

Quanto à mesma utilização durante o jogo, para tirar dúvidas de lances confusos, eu sempre fui a favor da utilização pelo árbitro, quando ele pedir para rever a jogada, em tempo real.Na hora. Vai na beira do campo e consulta um monitor.
Depois do jogo, não adianta mais .... vai anular o jogo, identificar 70.000 pessoas para dar ingresso para uma nova partida ? No way ...

SUÁREZ foi boi de piranha nessa ... vamos ver daqui pra frente, a utilização da mesma medida para o mesmo peso.

Ah, e amanhã ?
É guerra, no bom sentido.
1x0 Brasil, com de cabeça do Thiago Silva.

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
A imagem gravada em condomínio, loja, estação de metrô, etc. é usada quando tendo havido uma ocorrência registrada (delito) é preciso identificar a autoria.
Este tipo de prova é valido, a partir do momento em que houve um crime, consumado, e a autoria é desconhecida.
No caso do Suárez e em outros semelhantes, não houve registro da ocorrência na súmula.
Imagine a câmera do condomínio flagrando você arranhando um carro na garagem (ad argumentandum tantum).
O dono do carro pode pedir ao Condomínio a fita de gravação para identificar quem fez o estrago em seu carro.
Agora imagine não haver queixa ou iniciativa da vitima do dano, e o Síndico tendo a imagem, denunciar que você arranhou o carro de um vizinho. O que aconteceria? É papel do Síndico?
Enfim não quero discutir a validade do uso de imagens gravadas porque este é um assunto técnico e controvertido.
A TV já mostrou ad nauseam imagens de entrega de propinas a funcionários públicos e, ainda, assim, são necessárias outras provas, porque esta não é conclusiva.
Durante anos, nos mais de cem do futebol no Brasil, e no mundo, só havia punição para as infrações vistas pelo juiz e colocadas nas sumulas. E assim deveria ser.
O dia em que forem admitidas paralisações para checagem de lances, eu deixo de assistir futebol. O esporte vai mudar, para pior.
Nu caso do Suárez o cara mordeu três vezes. Eu disse, e está documentado, TRÊS VEZES, tem que haver uma punição exemplar.
Outra situação em que tem que haver (e há) punição drástica, é a agressão ao árbitro. Já pensou se a moda pega e sai todo mundo batendo em juiz que erra?
Por isso um ano de afastamento dos gramados é até pouco. O infrator assume o risco, vira doloso.

Riva disse...

Estou com Voltaire também .... rsrsrs

Abraçasso !

Jorge Carrano disse...

O que você esperava de alguém, o que é meu caso, que é a favor da pena de morte? rsrsrs.
Não tolero condutas criminosas. Morder em partida de futebol? Acho que nem nestas MMAs da vida é tolerável a mordida.Ou é? Sei lá...
O Mike Tyson que responda.

Riva disse...

Minha "arena" foi o ABEL por 21 anos, e lá acontecia de tudo.

E digo a você que no futebol profissional é a mesma coisa, com certeza.

Posso afirmar isso porque no ABEL tivemos ex-jogadores profissionais entre nós, árbitros profissionais e ex-profissionais apitando nossos jogos, por exemplo : mais recentemente Luis Carlos Felix e Ubiraci Damásio. E eles nos contavam cada uma !!! rsrsrsrs ...(pena não poder postar fotos nos comentários).

Mas Carrano, eu sempre fui considerado no ABEL um "porra louca" em campo, no sentido de agressividade quando era agredido. Tenho muita história para contar. Muita mesmo.

Mas você sabe o que realmente me tirava do sério em campo ? Não era uma mordida .... era levar uma porrada por trás, sem bola.

E sabe por que ?
Porque não éramos profissionais, e todos nós tínhamos que ir trabalhar no dia seguinte.
Então eu não aceitava isso de jeito nenhum.

Onde quero chegar ? Suárez não tirou ninguém de campo, não inutilizou um colega, e também, não consigo comparar a porra louquice dele de morder com uma cusparada. A cusparada é a pior coisa que pode acontecer entre dois atletas, de qualquer esporte ! Entre dois seres humanos.

Enfim, a punição foi extremamente severa, arrasadora no meio futebolístico - foi boi de piranha da Senhora FIFA, mega corrupta.

Acho que vamos assistir amanhã a ressurreição futebolística desse medíocre time do Uruguay.

Tudo isso, mais o pedido de demissão do treinador do Uruguay das suas funções na FIFA, tudo isso serviu de combustível para esse timeco amanhã. Vão dar a vida em campo.

Só espero poder assistir tudo isso sorrindo, depois de uma grande vitória sobre o Chile.

Freddy disse...

Tem tribunal para disciplina mas não para erros de arbitragem porque juiz está fora de qualquer suspeita, errare humanum est, mas jogador não pode morder. Quem sabe enfiar a mão na fuça do adversário, quem sabe arruinar-lhe o joelho numa disputa de bola, as câmeras podem mostrar tudo até em 3D, mas não será considerado pois não está contemplado no livrinho jurídico da FIFA. No entanto, morder? Jamais!

Quem é que disse que a Copa no Brasil é um circo? Acertou, meu caro! Um estranho circo onde os palhaços estão na plateia e não no picadeiro.

Será também um circo na Rússia, no Qatar... Até que um dia as confederações resolvam fazer uma copa de futebol. Sem FIFA. Sem dinossauros e sem teias de aranha.

=8-( Freddy

Riva disse...

Freddy aderiu à linguagem dos advogados ........ kkkkkkkkkk

qui te viderint, qui videt ....

Jorge Carrano disse...

O Freddy tem arrostado sua erudição e domínio vernacular, com gazebos e citações latinas.

Jorge Carrano disse...

Outra seleção da fase inicial de grupos (Globoesporte):
Para que a pontuação fosse validada, o jogador deveria ter participado de pelo menos dois terços do torneio. Como três partidas foram jogadas, o mínimo necessário é que o atleta tivesse entrado em campo duas vezes. Com esses critérios, o time ficou assim: Ochôa, do México, no gol; Aguillar, também do México na lateral-direita, e o argentino Marcos Rojo na esquerda. Na defesa, Kompany, da Bélgica, e Yepes, da Colômbia. Os colombianos Cuadrado e James Rodriguez, e Messi, da Argentina, formam o meio-campo. No ataque, Alexis Sanchez, do Chile, o uruguaio Luis Suárez e o brasileiro Neymar.

Está em http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/james-rodriguez-e-o-craque-da-1-fase-nas-notas-do-globoesportecom.html

Jorge Carrano disse...

Suárez admite que mordeu e pede perdão, Leiam a nota oficial:

"Depois de alguns dias em casa com a minha família, tive a oportunidade de, mais calmo, pensar sobre o que aconteceu no jogo entre Itália x Uruguai, ocorrido em 24 de junho de 2014.
Me mantive à margem das polêmicas e das contraditórias manifestações produzidas nestes dias, tudo isto para não interferir no bem estar da minha seleção, mas o certo é que meu companheiro de profissão Giorgio Chiellini sofreu no lance que teve comigo os efeitos físicos de uma mordida e, por isto:
- Me arrependo profundamente.
- Peço perdão a Giorgio Chiellini e toda a família do futebol.
- Me comprometo publicamente a nunca mais me envolver em um incidente como este.
Montevidéu, 30 de junho de 2014"

Teve mais dignidade, caráter e honestidade do que muito bobalhão que o defendeu negando o incidente da dentada. E tentando minimizar uma coisa indesculpável.
Os Kfouris e Trajanos da vida deveriam também se penitenciar pelas bobagens que disseram.