11 de junho de 2014

Minha 17ª Copa do Mundo de Futebol

Verdade! Em 1950 ainda com 10 anos de idade, assisti a uma partida no Maracanã. Foi na célebre goleada – 6X1 -  que impingimos aos espanhóis, ao som de “Touradas em Madrid”, grande sucesso carnavalesco da época.

Nos ombros de meu pai, assisti Ademir Menezes, um dos responsáveis por hoje ser torcedor do Vasco, meter 2 goals.

E testemunhei, em casa, na rua e no bairro a tristeza pela perda do título, que estava em nossas mãos, eis que colocamos um goal de frente na final, precisando apenas do empate, e deixamos o Uruguai virar para 2X1 e papar o título pela segunda vez em sua história (havia conquistado em 1930).

Em 1954, pelo rádio, com um som horrível – as ondas vinham e sumiam – acompanhei a triste derrota para a Hungria de Puskas (grande jogador).

A mesma Hungria que em 1966 repetiria a dose, nos mandando de volta ao Brasil ainda na fase de grupos. Acho que foi a primeira e única vez que o Brasil não passou para a fase mata-mata. Vergonha.

Igual a esta só mesmo a acachapante derrota por 3X0 para a França, na partida final, com Ronaldo nos deixando perplexos, em 1998. Zidane, um dos grandes jogadores que vi atuar (só pela TV), quando jogava pelo Real Madrid, que brilhou nesta edição, não satisfeito, em 2006 carimbou nosso passaporte de regresso ao Brasil  na copa disputada na Alemanha. A  Itália faturou o titulo.

Em 1982 e 1986, montamos equipes técnicas, que jogavam bonito, segundo os críticos (eu nem achava tanto) , mas nem de longe competitivas. E Toninho Cerezo, assim como Leonardo (principalmente quando passou a atuar no meio-campo) e Zanata e outros que vi com reputação de bons jogadores, não passava de um peladeiro.

Tirante a seleção de 1970, esta sim, com grandes jogadores e espirito vencedor, apenas a de 1958 encheu meus olhos.

Bem, teve a seleção de Dunga, Romário e Bebeto. Menos ruim que as demais, ganhou.

E, ao longo destes 84 anos de disputa, tivemos momentos magníficos de técnica e empenho; e momentos bizarros e antidesportivos: Roberto Carlos ajeitando as meias, Zico perdendo penalty, a cotovelada do Leonardo no americano, Nilton Santos dando dois passos a frente para escapar da marcação de penalidade máxima, juiz sendo sequestrado para não apresentar a súmula que implicaria a suspensão de Garrincha da partida final de 1962, e outras trapaças mais ou menos graves.

Este ano estamos com um time mais ou menos. Ou vocês acham que o meio-campo, sem criatividade, vai empurrar a equipe para  frente? A ligação direta, defesa para ataque, com "lançamentos" do David Luiz e do  Tiago Silva não resolverão o problema.

Neymar... sei não, cisca muito, faz muita firula inútil  e cai muito. Oscar é um blefe, David Luiz um atabalhoado (raça só é pouco). Sei não, repito, agora sobre o todo.

Estou assumindo, antes do início da competição, que ficarei surpreso se conquistarmos o título. Não temos o melhor elenco.


Provavelmente não irei, como fui em 1970, para a Praia de Icaraí, juntar-me à massa que comemorava a vitória justa e merecida.


#
Ano
Sede
Final
Semifinalistas
Campeão
Placar
Vice
3º lugar
Placar
4º lugar
1
1930

4 – 2
2
1934

2 – 1

3 – 2
3
1938

4 – 2
4 – 2
4
1950

2 – 1
3 – 1
nota 2
5
1954

3 – 2
3 – 1
6
1958

5 – 2
6 – 3
7
1962

3 – 1
1 – 0
8
1966

4 – 2

2 – 1
9
1970

4 – 1
1 – 0
10
1974

2 – 1
Países Baixos
Holanda
1 – 0
11
1978

3 – 1
(pro)
Países Baixos
Holanda
2 – 1
12
1982

3 – 1
3 – 2
13
1986

3 – 2
4 – 2
(pro)
14
1990

1 – 0
2 – 1
15
1994

0 – 0 
3 – 2 (
pen)
Itália

4 – 0
16
1998

3 – 0
2 – 1
17
2002

2 – 0
3 – 2
18
2006

Itália
1 – 1 (pro)
5 – 3 (
pen)
3 – 1
19
2010
Detalhes
1 – 0
Países Baixos
Holanda
3 – 2
20
2014
Detalhes
21
2018
Detalhes
22
2022
Detalhes



27 comentários:

Jorge Carrano disse...

Os chilenos e os argentinos estão muito otimistas, achando que colocarão o nome de seu país, no quadradinho de campeão 2014 vago na tabela ao final do post.
Assistam aos vídeos. Um é manifestação dos mineiros chilenos e o outro é um comercial da Coca-Cola feito na Argentina.

https://www.youtube.com/watch?v=OCGC3FRFZhU&app=desktop

http://www.propaganda.blog.br/coca-cola-compara-vida-com-uma-partida-da-argentina/#axzz32Rv6kQZG

É preciso selecionar os endereços acima e colar na barra do navegador.

Jorge Carrano disse...

Em 1930, 1934 e 1938 não era nascido.
De todas as que acompanhei, grudando o ouvido ao rádio nas ondas curtas ou diante da TV em preto e branco ou mais tarde em cores, esta será a que me encontrará menos motivado.
Menos pelos jogadores ou comissão técnica, mas porque o governo quer tirar casquinha, dividendos políticos.
O que Dilma fez ontem, em rede nacional, deixou-me envergonhado por um lado e revoltado por outro.
Foi muito cinismo e distorção da realidade da "garota propaganda" da Copa da FIFA.

Anônimo disse...

Ñ concordo. Cerezo ñ era peladeiro. Foi um bom volante.

Riva disse...

Sobre Cerezzo, acho que já comentei o que soube, diretamente do banco de reservas naquele fatídico e desgraçado dia em Sarriá ..... nada mais a acrescentar !

Acrescento sim : peladeiro é pouco !

Jorge Carrano disse...

Obrigado Riva, pela solidariedade. Mas quero explicar ao Anônimo meu conceito de peladeiro. É aquele que está em todos os cantos do campo. Onde está a bola lá está ele, próximo, como opção para receber. O peladeiro amador ainda é pior porque fica o tempo todo pedindo: dá, dá... dá.
Em suma o peladeiro corre atrás da bola. Onde ela vai ele vai.

Riva disse...

Meu conceito de peladeiro é bem diferente : é aquele cara que não consegue cumprir um papel tático determinado ; ele muda em função do placar, das condições do jogo, do estado emocional, sem que tenha havido uma ordem para tal.
Acrescente a isso que comete erros amadores.
Enfim, pode enterrar o time, em função da sua atuação ... como tb pode sair como herói. Não foi o caso.

Sobre as Copas, acho que já escrevi, mas acompanho desde a final de 58 - minhas recordações iniciais.

A que mais me marcou foi 70, positivamente, e 82 e 98 negativamente - minhas informações de bastidores deveriam me fazer nunca mais ligar uma TV para ver seleção brasileira, mas .... aqui estou eu em frente à dita cuja, novamente.

Fiz uma nova simulação anteontem, e deu as seguintes semifinais :

Brasil x Alemanha
e
Argentina x Holanda

Eu ainda acho que vai dar Alemanha x Argentina pela 3ª vez numa final, com a Alemanha jogando com o uniforme Daquele Time do Mal.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Analise comigo e veja que nossos conceitos de peladeiro são convergentes. Que disciplina tática tem o jogador que corre atrás da bola o campo inteiro?
Exatamente por não guardar posição e querer ser protagonista todo o tempo, acaba por comprometer o desempenho da equipe. Raramente dá certo e ele vira herói.
No seu conceito encaixo este menino de Niterói, inteligente e culto para um jogador de futebol, o Leonardo.
Quando se deslocou da lateral esquerda para o maio-campo, quase ao final da carreira virou um peladeiro de primeira, risível. Dava pena vê-lo como uma barata tonta dentro de campo, para lá e para cá num esforço inútil.

Jorge Carrano disse...

Depois de assistir alguns amistosos recentemente, coloco a Inglaterra não entre os favoritos, mas entre surpresas agradáveis.
A garotada tem habilidade e Gerrard e Lampard experiência.
A conferir.

Quem vencerá? Minha resposta é o silêncio.

Riva disse...

Não sei se o que vou escrever é concordância ou discordância ... Holanda 74.

À 1ª vista parecia um bando de peladeiros, mas não era. O objetivo era dar a vida pela posse da bola, porque com a bola podiam atacar e fazer gols, e sem ela, não .... básico, não ? Mas de difícil realização.

Repare nos tapes da Holanda 74, que um bando ia atrás da bola para roubá-la de qqer maneira, mas existiam 3 ou 4 estrategicamente posicionados para uma possível sobra de bola. E esses 3 ou 4 rapidamente se agrupavam para se protegerem uns aos outros.

E era exatamente assim nas peladas de rua ....então, peladeiros.

Só que ensaiaram isso por 3 anos, desde 71 com o AJAX. Treinar, treinar, treinar ...qer coisa, mas treinar ....saber fazer.

Cerezzo era um alucinado em campo ... não gosto nem de lembrar daquela tragédia patrocinada pela sua loucura e ruindade em campo !

Jorge Carrano disse...

Vi a "Laranja a Mecânica" ou o "Carrossel Holandês" e lí, há tempo, uma longa entrevista com o Rinus Michels.

A tática de fazer girar a equipe dentro do gramado só foi possível, segundo ele, e acho que está com razão, porque os jogadores tinham um QI um pouco acima da média de o jogadores de futebol. Realmente eram fundamentais, para o êxito, raciocínio rápido, muita mobilidade, visão periférica e inteligência espacial.

Foi um grande time que não ganhou, assim como a Hungria de 1954.

Jorge Carrano disse...

Vi a "Laranja a Mecânica" ou o "Carrossel Holandês" e lí, há tempo, uma longa entrevista com o Rinus Michels.

A tática de fazer girar a equipe dentro do gramado só foi possível, segundo ele, e acho que está com razão, porque os jogadores tinham um QI um pouco acima da média de o jogadores de futebol. Realmente eram fundamentais, para o êxito, raciocínio rápido, muita mobilidade, visão periférica e inteligência espacial.

Foi um grande time que não ganhou, assim como a Hungria de 1954.

Freddy disse...

Vou torcer para que a seleção que apresente o futebol mais bonito e eficiente vença, o que nem sempre acontece devido à genética do esquema mata-mata.
Quanto ao QI dos holandeses em 74 ter sido fundamental para aquele desempenho extraordinário, sempre foi minha opinião.
Só que em mata-mata vale mais o QE que o QI, por isso a Holanda e outros pretensos favoritos vêm perdendo copas e torneios mundo afora.
=8-)
Freddy

Riva disse...

E não ganhou pelo mesmo motivo que o Brasil não ganhou em 50, e que o meu FLU não ganhou a Libertadores em pleno e lindo Maracanã, naquele fatídico 2 de julho de 2008.

Cruyff, em seu livro, relata em detalhes, o pavor que tinham de jogar contra o Brasil. Quase tomaram 2 gols no início, lembra, porque estavam apavorados, estáticos. Mas foram relaxando aos poucos, e construíram a vitória.

Cruyff relata também o salto alto da turma depois de passarem pelo Brasil, e fazerem 1x0 na final com 2 minutos de jogo ..... o resto está nos filmes para todos verem .... trolha !!

O oba-oba, o já ganhou, nunca ganhou nada.

Não conheço bem a história da Hungria em 54, mas sei que a vitória de 8x3 nos alemães na 1ª fase deixou-os convictos de sua superioridade. Esqueceram que Copa do Mundo não premia boa regularidade, bom retrospecto. É mata-mata, é momento, e nada mais. Aquele time horrível e desunido da ITALIA foi campeão em 82, sem ganhar nenhum jogo na fase de grupo .... isso é Copa do Mundo.

Sds tricolores ... já estou nervoso, porque sei que jogo de abertura é brabo, e sempre termina empatado .....como vê, estou "tipo torcendo" ... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Só para arrematar, sobre a Hungria.
A seleção húngara não fez história apenas na Copa de 1954.
No ano anterior, jogando em Londres, meteram cinco na Inglaterra, que sofreu sua primeira derrota jogando em casa, contra adversário de fora das ilhas. Pediram revanche e foram a Budapeste; tomaram de sete.
Isto um ano antes da copa. Três anos depois da copa, em 1957, eu e mais de cem mil apreciadores de bom futebol fomos ao Maracanã assistir ao jogo do Honved, base da seleção húngara, contra o Flamengo. Sai frustrado porque fui ver a seleção húngara e vi o Flamengo.
Dias depois teve uma revanche e o Honved foi à forra, vencendo por 6X4. Além disso, nos anosa 1950, os húngaros ganharam medalha de ouro nas olimpíadas (futebol).
O que quero dizer é que houve uma geração muito boa na Hungria, que se manteve invicta durante 29 partidas internacionais na década de 1950, até aquela final com a Alemanha. Como houve uma muito boa na Holanda.
Encantavam pela disciplina tática, pelo empenho. Habilidade individual mesmo, só uns três ou quatro que eram os solistas das orquestras.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
A inteligência cabe em todas as atividades humanas. É o que nos diferencia dos outros animais... em alguns casos (rsrsrs).

Ana Maria disse...

As Copas do mundo anteriores a 1962 não acompanhei, mas lembro 3 situações inusitadas.
Em 1954, vi um vizinho húngaro ser hostilizado e precisar se esconder para fugir de linchamento, por ter comemorado pelas ruas da Vila Pereira Carneiro, a vitória da seleção de seu país.
Em 1958, um vizinho comemorou a vitória do Brasil, atirando a TV pela janela. Lembre Jorge? Era o aviador do terceiro andar.
E finalmente, em 1962,na hora da partida final, eu estava dentro da Catedral de São João, em Niterói,aguardando para entrevistar o pároco, quando o dito padre saiu aos berros da sacristia gritando goooollll!
É tudo que lembro das Copas anteriores a 1966.

Riva disse...

O AJAX do início da década de 70 era o que seria a HOLANDA de 74. Mas naquela época não existia internet.Ninguém tinha a informação precisa, nem a buscava .... afinal, éramos tri-campeões mundiais !!!

Nunca vou esquecer de uma entrevista do MENOTTI, em escala no Rio, com a seleção argentina, vindo da Europa, após um amistoso com a Holanda em Amsterdã .....

"-Acho que perdemos para os próximos campeões mundiais."

Vinham de um vareio de bola impressionante (segundo Menotti), que resultou num 4x1, mas que segundo ele poderia ter sido 8.

Hoje não podemos mais ser surpreendidos por um time jogando bem. A tecnologia está à disposição de todos, para obter informações.

Mas como disse antes, COPA do MUNDO é momento ! Quem nos surpreenderá ?

O final do Brasil na Copa das Confederações foi sensacional, campanha inclusive.

Repetiremos ?
A Espanha acabou ?
Quem é o Chile ?
Alemanha sentirá desfalques ?
Messi vai arrebentar ?
E a incógnita, simpática e injustiçada Holanda ?

Acho que realmente estou envelhecendo, finalmente .... desconfiava que um dia isso ia acontecer ..... digo isso porque, irreconhecivelmente, não me desesperarei com uma nova derrota do Brasil, mesmo em casa .... desde que ganhe um time jogando um bonito futebol.

E para mim, essas possibilidades recaem sobre Holanda, Argentina e Alemanha.

Quem viver, verá !!! E como morrem pessoas antes da Copa !!! Não verão nada !!!

Jorge Carrano disse...

Não nos esqueçamos que a Holanda tem três vices. Bateu na trave três vezes. Será que entra desta vez?

Freddy disse...

Voltando a 1954, esqueceram de comentar os detalhes... A Alemanha entrou com time desfalcado porque não queria enfrentar o Brasil nas 4as de final, por isso tomou de 8x3 (literalmente entregou o jogo).
Os húngaros se sentiram os reis da cocada preta. Só que os alemães tinham razão: para passar pelo Brasil os húngaros suaram sangue literalmente: 4 x 2, no jogo que ficou conhecido como a Batalha de Berna. O pau comeu solto, o Brasil vendeu caro a derrota e enfiou a porrada nos caras!
Eis que chega a final: de novo a "pobre" Alemanha. Só que com o time titular!
Naquela época não havia substituições, os húngaros estavam ainda machucados mas como deixar de fora Ferenc Puskas pra levantar a taça? Contudo ele estava convalescendo de uma distensão, mancando, e mesmo assim fez um gol, num jogo de início frenético. Aos 17 minutos do 1º tempo estava tudo igual: 2 x 2.
Então os alemães, inteiros em campo, "cozinharam" os húngaros e fizeram mais um golzinho no final do 2º tempo e ganharam o jogo!
Simples assim.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

A partir de amanhã, dia 12, com a partida inicial da Copa, e até o jogo final, haverá publicação de posts sobre os acontecimentos ligados à competição.
Podem, querendo, preparar seus comentários, sobre os jogos do dia, as atuações individuais, as bizarrices, os erros claros da arbitragem, enfim o que quiserem.
Sempre a partir das 20 horas.

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Deixemos de patriotada. O time húngaro, em 1954, era infinitamente melhor do que o nosso.
Embora acompanhando pelo rádio e lendo o jornal do dia seguinte, todos com visão parcial, estou convencido que nós começamos as brigas, face a iminente derrota, e ainda recalcados com a acachapante derrota de 1950. Alias uma outra verdade que precisa ser reconhecida. O Uruguai tinha um belo time em 1950. Não perdemos para um qualquer.
Era para ser a nossa redenção em 1954. E não foi.

Freddy disse...

Nas primeiras 2 copas que ganhamos houve senões que a história aponta, que mancham de certa maneira as conquistas.
Em 1958, o jogo contra o melhor ataque da copa (a França) teve bastante violência de ambas as partes. Vavá quebrou a perna do meia Jonquet quando o jogo estava 1 x 1 e ficou por isso mesmo, porque não havia substituições. Dali para a frente a França jogou com 10 homens e não pôde resistir ao talento de Pelé.
Em 1962, fora os descalabros do juiz roubando a Espanha no decisivo jogo contra o Brasil, houve o famoso episódio do desaparecimento de juiz e súmula do jogo em que Garrincha foi expulso, permitindo que ele disputasse a final contra a Tcheco-Eslováquia. E Garrincha foi o homem que levou o Brasil nas costas naquela copa, pois Pelé havia se machucado.

Sim, claro, o Brasil não foi o único beneficiado com erros, pois cada copa teve seus momentos polêmicos. A Inglaterra levou 66 na mão grande, descarada. A Argentina teve a "mão de Deus" para ajudá-la em 86. A França em 98 contou com a convulsão de Ronaldo e não-escalação de Edmundo na final. E por aí vai.

<:o) Freddy

Freddy disse...

Um fato preocupante, para mim, é que há antecedentes relacionados com escandalosos roubos de arbitragem para beneficiar o time da casa. Em 2002 a Coréia do Sul ultrapassou limites, que a levaram até quase o final com sucessivas interferências de juízes nos resultados de diversos jogos em que participou.

Seria uma prévia do que veremos aqui? Fiquem de olho nos "outros jogos", envolvendo potenciais e perigosos adversários do Brasil!
Que nós temos um bom time não resta dúvidas, mas há outros iguais ou melhores. Se "algo" acontecer com demais resultados ou com expulsões de jogadores chave... sei não!
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Estaremos aqui, a postos, para manifestar nosso inconformismo, nossa indignação, nossa vergonha, para que fique registrado para nossos descendentes mais remotos que não compactuamos com fraudes, com trapaças e artifícios escusos.
"Roubado é melhor" apena para o Felipe, goleiro do Flamengo(aquele escroto).

Freddy disse...

Fresquinhas na manhã:
1) manifestação complica trânsito em direção ao Aeroporto Tom Jobim (Galeão)
2) quase-greve de aeroviários recebe a primeira "mão pesada" da ditadura petista: justiça concede liminar que proíbe terminantemente manifestações em aeroportos ou próximos deles.

Segura, peão!
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu, Freddy.
Atento aos acontecimentos, como um bom repórter plantonista.
Veja no post de hoje - Imagina na Copa - que você poderá acrescentar comentários ao texto, desde que enviados até às 23 horas

Jorge Carrano disse...

Apenas 18 dias depois de faturar o tetra da Copa do Mundo no Brasil, a seleção da Alemanha já ganhou mais um título. Nesta quinta-feira, a equipe germânica bateu Portugal por 1 a 0 e levantou a taça do Europeu sub-19, disputado na Hungria.