22 de junho de 2014

Padrão FIFA

Diferentemente da maioria das pessoas sou a favor da FIFA e de suas regras. Principalmente uma parte da imprensa “modernosa”, reclama, critica e ironiza as exigências  da FIFA.

E os “politizados”  Kfouris, Trajanos e assemelhados.

Ela – FIFA -  é o que é principalmente porque tem normas disciplinares e organização. E padrões.

A FIFA tem mais membros filiados do que a ONU. Embora não tenha “forças de segurança” consegue impor suas decisões. E decidiu está decidido. Isto em função de um princípio básico que é o seguinte “Alguém tem que ter o direito de errar por último”. Se assim não fosse teríamos um moto perpétuo.

Este princípio, aliás, faz do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do judiciário interno, a mais alta e definitiva Corte de Justiça. E eles erram, cada vez mais, porque os homens tendem a se corromper cada vez mais.

A degradação de valores, o desprezo à ética e o abandono dos princípios morais são visíveis. Não demora e estaremos ou nas cavernas, ou nas orgias romanas, ou no velho oeste americano onde a lei era a dos Colt 45.

Socorro-me, de novo, no grande Rui Barbosa: “de tanto ver prosperar as nulidades”.

Quando mencionei me socorrer em Rui, foi porque também é dele a citação, em 1914, que cabe ao STF o direito de errar por último.

Voltando à FIFA, olhada com isenção e cuidado a organização de uma competição deste nível, que envolve altíssimos interesses comerciais de poderosos grupos econômicos, que trás em seu bojo interesses muitas vezes escusos de governos de países com as mais diversas formações étnicas, religiosas e filosóficas e conjuminar tudo isto de sorte que ao final tenhamos uma competição esportiva, que é valorizada em todo o mundo, não é empreitada para uma organização qualquer.

Nem a ONU conseguiria, como de resto não consegue impor suas decisões que maquiam, sem resolver, os interesses conflitantes e não tem poder de defender os princípios democráticos. Não há um tribunal revestido de poderes definitivos e força coercitiva.

O Tribunal da FIFA funciona e não são poucos os problemas a ele submetidos. Os problemas formam um vasto universo de falcatruas, que passam por doping, arranjo de resultados, transferências, inscrição e registro de atletas, corrupção (como no atual caso de apuração das armações para escolha do Catar como sede da Copa de 2022), calendário, e mais uma série de outros aspectos, casos e circunstancias.

Os padrões impostos fazem todo o sentido porque desde há muito o futebol deixou de ser apenas um esporte e passou a ser um negócio que movimenta bilhões e mobiliza a população do planeta.

Não é coisa para amadores, para improvisações. Para arquibancadas de madeira, para disputa por ingressos na bilheteria do estádio na hora do jogo, em filas intermináveis para assistir ao jogo debaixo de sol inclemente ou chuva impiedosa.

Eu mesmo jamais faria de novo o que já fiz por amor ao futebol. No jogo de despedida do Pelé fui prensado contra o corrimão de ferro diante da entrada que me provocou sufoco (falta de ar) e deixou um enorme vergão na barriga. E a massa empurrava, embora algumas vozes gritassem para que parassem de empurrar: “o cara tá preso”.

Com meu amigo Castelar, que faz aniversário hoje, fomos assistir a um Vasco e Corinthians no Morumbi (morávamos em São Paulo), debaixo de um temporal de “quinto ato do Rigoleto”, com a devida vênia de Nelson Rodrigues. Sim porque aquele estádio não tinha cobertura nas arquibancadas.

Quem quiser ver futebol assim, podendo invadir o gramado para abraçar jogador, ou bater no juiz, tem que assistir as peladas realizadas nos campos de várzea. Em seu bairro.

Eu quero cadeira numerada para chegar na hora e não com antecedência de três horas, como cheguei muitas vezes, para garantir um lugar nas arquibancadas.

Quero o jogo começando rigorosamente no horário, e disputado num bom gramado, sem buracos, e sem placas se soltando. Para a bola correr suavemente e os atletas não torcerem joelhos e tornozelos.

O futebol é um espetáculo artístico. Tem plasticidade, acrobacia, improviso, criatividade, inspiração, emoção e dramaticidade. E é lúdico eis que envolve disputa. É apaixonante.

Acho que organização e disciplina cabem em todo lugar. Não é necessário se comportar como mero expectador. Usar binóculo para ver melhor e aplaudir discretamente. Nem gritar bravo! Como num teatro.

É possível torcer, vibrar, cantar e xingar, sem que seja necessário estar de pé e levando bagaço de laranja na nuca e tendo que brigar por espaço na arquibancada de cimento.

Rebeldia e transgressão são coisas de meninos. Confundir liberdade com liberalidade é coisa de fracassados na vida. De quem não tem o que perder. Nem valores materiais nem imateriais. Normas, regras e regulamentos são absolutamente necessários para vida em sociedade.

Sabem aquela história, “meninos eu vi”, pois é... como cravou Gonçalves Dias (I-Juca Pirama).

Vi que juventude transviada, rebeldes sem causa, movimentos hippies, não são incuráveis, passam com o tempo, é só ter paciência.

Agora querer imputar à FIFA os problemas nacionais como corrupção, superfaturamento de obras, escolha de 12 sedes e a localização delas é tapar o sol com a peneira.

27 comentários:

Freddy disse...

Já houve morteiros explodindo dentro de campo, invasão de torcedores sem ingresso, porradaria em Belo Horizonte entre brasileiros e argentinos sem a presença da polícia a não ser depois de tudo já depredado...

A próxima dor de cabeça será acolher 200.000 argentinos em Porto Alegre, sendo que apenas 30.000 têm ingresso. O resto ficará vagando pela cidade, torcendo e bebendo muito.

Acho que não se organizaram direito para essa Copa...
=8-)
FReddy

Jorge Carrano disse...

ATENÇÃO
Além de alguns jornalistas, também seguidores do blog acham que a FIFA é responsável por mazelas nacionais.Deveria ter controlado a entrada de 80 chilenos, presididos pela socialista Michelle Bachelet, errando ao conceder-lhes vistos de entrada no país. Pior, vai permitir a entrada, vejam que escândalo, em território brasileiro, de 200.000 mil argentinos (da hermana Kirchner) que não têm ingresso.
Ou seja, esta FIFA não consegue, sequer, controlar as fronteiras do pais sede. Assim não é possível!
Esse Blatter não sabe escolher autoridades dos setores de imigração, da polícia federal.
Sabem os black blocs que depredaram as cidades brasileiras nos últimos tempos? São cria da FIFA.
E a porradaria entre brasileiros e argentinos é coisa da FIFA que fomenta a discórdia entre nossos povos. Nós vivíamos tão fraternamente aqui postos em sossego e vem esta gente sem educação nos incentivar a brigarmos. Absurdo colocar esta questão menor de quem foi melhor Pelé ou Maradona? Essa FIFA!!!
Precisamos de um Renan Calheiros, ou e um Sarney, ou quem sabe um Collor na presidência ada FIFA. Pelo menos não haverá roubalheira naquela entidade.
Porra! Minha cerveja não está bem gelada, essa FIFA não entende nada de cervejas e quer comandar o futebol no mundo. Por que insistiram tanto para o Brasil sediar a Copa? Tivemos que mandar Lula, Cabral, Paes, Paulo Coelho, Pelé e mais um monte de gente para tentarmos impedir este absurdo que foi patrocinar uma copa do mundo, tendo gente sem educação pelo país afora. Essa FIFA vai nos deixar que legado?
A reeleição de Dilma, é isso?

Ana Maria disse...

Desculpe, brother, mas não responsabilizo a FIFA pelos nossos problemas. Ressalvo apenas que, a ganancia da entidade pelo aspecto financeiro (em detrimento muitas vezes do esporte) atraiu o que temos de pior. (Assim como disse Roberto Jefferson sobre José Dirceu. Lembra?)
Um país sério não muda suas próprias leis para sediar um evento para o qual não está preparado, mas, dizem pelas Redes sociais, rola muita grana nessa decisão.
Aliás, uma organização de tal porte e importância não conhecia as questões político sociais do país? Desconhecia, por acaso, que aqui não se cumpre cronogramas, não se adaptam cidades para o aumento do fluxo de carros e turistas?
Ah! Já me alonguei demais. Acho que a FIFA se locupletou.

Jorge Carrano disse...

Sim, Ana Maria, a FIFA "obrigou" o (des)governo do Brasil a conceder-lhe isenção de impostos e taxas que somados atingiriam um bilhão. É isso mesmo, R$ 1 bilhão.
Será que a Russia vai se curvar ?
Vamos ver a posição do Putin quanto as "exigências" da FIFA.
Nós não temos governo e a FIFA leva a fama.
É como no titulo do show do humorista: tamanduá come formiga e elefante leva a fama. Só por causa da piada.
Você viu o que aconteceu em Manaus por causa da FIFA, que "insistiu" em ter aquela capital como cidade-sede? A FIFA deixou os turistas sem chope, sem batata frita e sem garçom para servir nos bares e restaurantes. Que incompetência desta FIFA, só avisar em 2009 que haveria jogos na cidade em 2014.

Jorge Carrano disse...

O melhor jogo de amanhã, segunda-feira, deverá ser Holanda e Chile.

Hoje torcerei para a Belgica. No outro jogo, Portugal, muito desfalcado, terá uma missão difícil, mesmo com Cristino Ronaldo.

Freddy disse...

Vou esperar o resultado dos 200.000 argentinos em Porto Alegre. Pode ser que eles apenas comam e bebam sossegados, fazendo também algumas compras para alegria do comércio local. Afinal são apenas 170.000 turistas a mais, Cabo Frio já recebeu mais que isso em micaretas.

Vou fazer breve analogia, pode parecer brincadeira mas adoro fantasiar. Você quer preparar uma festinha infantil no quintal de sua casa de campo, por exemplo. Muitas árvores, flores e pássaros em volta, uma beleza. Aí você prepara bandejas de doces e de bolos, e as deixa já preparadas desde o dia anterior numa bela mesa num gazebo que montou no jardim.

Ao acordar no dia da festa, constata horrorizado que a bela mesa está infestada de formigas, que abelhas tomaram conta dos doces caramelados e que você nem consegue chegar perto para tentar salvar algo.

De quem é a culpa? Das formigas e das abelhas? De quem fez os deliciosos doces? Ou é de quem inventou de fazer a festa no jardim, ao relento e à mercê da natureza?

Antes de se propor a fazer a Copa, o Brasil deveria ter aquilatado isso tudo. A FIFA até que tentou dar alguns bons conselhos, como redução de sedes, aumento da capacidade hoteleira, solicitou mobilidade urbana, segurança durante os eventos... Mas a única coisa que foi aquilatada pelo Governo Lula/Dilma foi o tamanho dos ganhos ilícitos que a petralha ia amealhar com a festa. Nada mais que isso. O resto é o resto e que se f... a Copa e o povo!
=8-(
Freddy

Riva disse...

O GLOBO de ontem, em seu caderno PROSA e VERSO - cada vez pior, por sinal - fez uma matéria intitulada PODRE PODER.

Está saindo no Brasil o livro JOGADA ILEGAL, do português Luís Aguilar, que expõe toda a estratégia da FIFA, baseada em corrupção, baseada no lado mau do ser humano.

Na minha opinião, Ana Maria tocou no ponto chave da questão : a ganância por grana da FIFA, atraiu o que temos de pior : corrupção, maus gestores, bandidos, ladrões e assassinos de massa ... atraiu o BRASIL BANDIDO.

Não sairemos dessa sem escoriações generalizadas - tenho certeza que nossos filhos, netos, bisnetos e outras gerações vão receber grandes respingos dessa tragédia.

Caminhamos para a METÁSTASE DA NOSSA SOCIEDADE, e a FIFA foi um agente acelerador da doença.

Concordo com o post do Carrano, em sua essência, em sua inteligente ironia, mas eu considero criminoso o Caderno de Encargos da FIFA padronizado para qualquer país, não respeitando suas diferenças sociais e econômicas. Acho muito difícil a RUSSIA ajoelhar diante das exigências, como nós ajoelhamos.

Riva disse...

O que é "gazebo" ?
Vou ao Aurélio ....

Jorge Carrano disse...

Há alguns anos, não muitos, milhares de corintianos invadiram o Maracanã, num jogo contra o Fluminense. Estas pragas, assim como os cogumelos, brotam em todo lugar (rsrsrs).

Riva disse...

Xexéo chamou-os de TRÍFIDES hoje no GLOBO. Leia .... rsrsrsrs

Freddy disse...

Se no Aurélio não tiver, consulte o Houaiss:
Gazebo (rubrica, arquitetura): pequena construção, com teto e geralmente aberta dos lados, erguida em jardins ou parques.

Há os populares, aquelas tendas brancas que se armam em festas e eventos (eu mesmo tinha um) e há os sofisticados, permanentes, para abrigar churrasqueiras e cozinhas gourmet ao ar livre.

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Cumprem a mesma finalidade o quiosque e o popular caramanchão.

Riva disse...

porra ... gazebo ?!!!!

Fico com quiosque, caramanchão ....

PS : esses "belgicanos" não vão a lugar nenhum ! rsrsrsrs

Ana Maria disse...

A propósito do tema deste post, creio que todos já assistiram o vídeo:
https://www.facebook.com/photo.php?v=279994858848940&fref=nf
Logo, não sou eu quem acredita que a FIFA se aproveita das fraquezas dos países sede.

Riva disse...

Não é sacanagem, é verdade ....

Trabalhei 18 anos numa construtora, e num determinado período, tive um responsável pela Segurança do Trabalho, que se chamava EDILAU.

Apelidamos o cara de EDILAU, O CARA QUE NÃO TEM IGUAL .... longo assim mesmo.

E por que ?

Porque seus relatórios eram impressionantes, com termos e palavras desconhecidas ou raramente utilizadas coloquialmente,que nos obrigavam a consultar o Aurélio para entender o contexto.

Um dia o flagramos fazendo um relatório com um Aurélio na mesa .... o cara, fazendo seus relatórios, trocava as palavras coloquiais por termos mais raros pesquisados no Aurélio, para "tentar" demonstrar maior conhecimento da língua portuguesa.

Claro que não acredito que o Freddy esteja dando uma de EDILAU, mas realmente me espanto com termos nunca ouvidos em quase 20 anos de convívio sob o mesmo teto.

Freddy, GAZEBO é muito forte para mim, como outros termos que você tem usado ...... EDILAU ??? rsrsrsrs

Ou caí na real, das minhas notas ruins em Português ?

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Gazebo nem é tão incomum assim.

E a Belgica já está nas oitavas.

Ana Maria disse...

Riva. Também me surpreendi ao procurar uma tenda na Casa e Vídeo e me oferecerem um gazebo. Creio que o termo voltou ao uso corrente.

Riva disse...

Então o TWITTER está me emburrecendo .... rs

Freddy disse...

Bélica x Rússia protagonizaram, pra mim, um dos jogos mais sonolentos da Copa. O tempo todo a mesma coisa, nenhuma variação tática, nada! Por mero acaso a Bélgica achou um gol ao final e foi só!
Em compensação Argélia x Coréia do Sul fizeram um jogo interessante, do qual infelizmente perdi o 1º tempo por ter capotado depois de um strogonoff no almoço com vinho e sobremesa - realização da chef Mary March. Comi mais do que a educação e meu peso pedem...
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Quem achou o gol da Belgica foi o Hazard, que joga no Chelsea, juntamente com Oscar, Ramires, David Luiz e William e joga mais do que todos eles juntos.

Freddy disse...

GAZEBO
Assim como a Ana Maria, eu me acostumei com a palavra gazebo porque havia adquirido um na Casa & Vídeo. Foi usado em festas no terraço (Riva foi a um Halloween onde ele estava armado) e depois o levei para Friburgo, onde ele foi montado em algumas festas juninas do condomínio. Foi doado na mudança.

Em vários artigos sobre arquitetura, em especial traduções de artigos estrangeiros, a palavra gazebo foi utilizada em alguns projetos de cozinha gourmet externa e naquelas casinholas envidraçadas no jardim ao estilo do império (uma boa lembrança seria a do filme A Noviça Rebelde). A maioria dos modelos atuais do mercado pode, efetivamente, ser chamada de TENDA.

Gazebo NÃO é caramanchão, que é uma estrutura onde plantas trepadeiras fazem o papel de teto.

Quiosque pode ser ou não ao estilo gazebo. Uma banca de jornal é um quiosque mas pouquíssimas são gazebos. Para ser gazebo tem de ter os 4 (ou mais) lados livres e um toldo ou cobertura suspensa por estrutura de metal, plástico ou até madeira. São muito comuns hoje em dia gazebos utilizados como abrigos para carros de polícia em avenidas e rodovias.

Para terminar, eu acho meu português bem chulé, corriqueiro e sem graça. O uso eventual de palavras que podem parecer estranhas nem de longe empata com a prática usual nos advogados e médicos de usar termos, para eles corriqueiros, ininteligíveis para leigos. Data venia, nosso blog manager adora expressões em latim. Ninguém nunca reclamou. (rs rs)

<:o) Freddy

Riva disse...

O post deu uma guinada de 180º !!! kkkkkk , mas está interessante.

Estou acostumado a ver expressões em latim, e volta e meia vou na web para entender seu significado. Outro dia corri atrás de "ad hoc". Mas isso é muito usual entre advogados, sempre foi.

Gazebo pra mim foi novidade, sem sacanagem.

Hoje a Chef Isa fez um delicioso bacalhau à moda do Chef(gratinado, com creme, batatas, cenouras e ovos, acompanhado de um arroz de alho ; a entrada foi iscas de polvo) em homenagem aos lusos que entrariam em campo às 19h.

Mas .... sei não ....quase 30 do 2º tempo e o time não está jogando bem, com o famoso CR7 escondido em campo, estranhamente. Acho que ele não está 100%, porque ele não costuma se omitir assim.

Parece que os patrícios vão para casa mais cedo ....aguardemos.

Freddy disse...

Aguardem Alemanha x EUA.
Vai dar sono...
Alemães são conhecidos em copas por não se esforçarem mais que o necessário para se classificar, ainda mais quando o empate serve para o outro lado...
A menos que os EUA não entendam o recado e queiram se matar em campo para serem os primeiros do grupo!
<:o)
Freddy

Riva disse...

Treinador dos EUA é ... alemão ....

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva, e ainda há quem diga que a seleção nacional defende o orgulho da pátria.
Os jogadores já decidem por que pais querem atuar. Na seleção americana um dos jogadores nasceu na Alemanha mas preferiu jogar pela seleção americana pois teria mais chance.
Não demora alguns países irão comprar os "direitos federativos" de jogadores. Quando acontecer, os americanos , japoneses e alemães que têm mais grana terão melhores equipes. E fica a torcida cantando o hino com fervor.
Diego Costa foi um bom exemplo de escolha equivocada. E o suiço filho de pai espanhol com mãe chilena, ou vice versa? Não tem uma gota de sangue suiço.
Não demora, talvez eu não assista, cada pais contratará seu time no mercado. Entre os técnicos isto já é uma realidade. Tem técnico que em cada copa comanda uma seleção. Até o Parreiras já comandou a África do Sul.

Riva disse...

É muito difícil para nossa geração assistir essa "globalização" no futebol.

Se eu falar para meus filhos que, na minha opinião, jogadores de seleção deveriam morar no Brasil e jogar aqui, vão rir e me chamar de maluco.

Não reconheço nesse time o Brasil. Hoje no O GLOBO falaram a mesma coisa, sobre a nossa torcida.

Jorge Carrano disse...

Pois é, o comitê de disciplina, uma espécie de tribunal da FIFA, suspendeu o mordedor, Luizito, do Uruguai, por 9 jogos e mais dois meses e mais multa pecuniária.
Sério desfalque para o Uruguai porque ele é canibal, mas sabe jogar bola. Pena para o futebol.