22 de junho de 2014

SCONES


Por
Erika France
(http://teawitherika.com/)





Não é segredo para ninguém que me conhece minimamente que eu sou apaixonada pela Inglaterra. Sempre fui (desde que percebi que o mundo era maior do que Niterói) e sempre serei. Admiro os hábitos e costumes, a elegância e a até o clima! Não sei se já vivi lá em outra incarnação, mas espero viver lá ainda nesta - além dos 3 meses que passei em Brighton.

Outra coisa que muita gente sabe é que eu adoro cozinhar. E, não poderia ser diferente, o que eu mais gosto de fazer são as receitas tradicionais da hora do chá.

Uma das gostosuras que não podem faltar no chá é o scone. Seja num chá completo (high tea) ou num chá simples (cream tea), ele sempre está presente. Há várias formas de scones, que são simplesmente pãezinhos rápidos, que não precisam descansar, pois levam fermento em pó químico.

Eles podem ser ligeiramente doces, acrescidos de passas ou outras frutas secas, ou salgados, acrescidos de queijo principalmente. Os escoceses fazem com fécula de batata, modelam triângulo e fritam - são os tattie scones. Deliciosos também, mas aqui, no caso, estamos falando dos ingleses e da minha receita preferida. 

A forma tradicional de servi-los é com geleia e clotted cream - coisa que não existe por aqui. Eu gosto de comê-los só com geleia, geleia com requeijão/cream cheese, ou simplesmente uma boa manteiga.

SCONES

INGREDIENTES:
200g de farinha com fermento (1 xícara + 2/3)
1 pitada de sal
25g açúcar (2 colheres de sopa)
50g manteiga sem sal, amolecida
125ml leite integral (1/2 xícara)
1 ovo batido ou um pouquinho de leite integral para pincelar os pãezinhos



MÉTODO:
Pré-aqueça o forno a 230°C. Unte e enfarinhe um tabuleiro.
Misture a farinha e o sal. Acrescente o açúcar, a manteiga e o leite e misture até obter uma massa macia e não pegajosa.
Despeje a massa numa superfície enfarinhada e abra com um rolo até cerca de 2cm de altura. Corte círculos de 6cm de diâmetro com um cortador ou copo com a borda enfarinhada. Coloque os scones no tabuleiro e pincele com o ovo batido ou o leite.
Asse por 12-15 minutos até que fiquem ligeiramente dourados. Sirva imediatamente ou reaquecidos no micro-ondas.
VARIAÇÕES:
Adicione 50g passas ou cranberries secas.
Para fazer scones de limão, adicione a casca ralada de um limão siciliano e substitua 15ml de leite por suco limão.
DICAS:
Evite girar o cortador para livrar o scone ou as laterais ficarão seladas e não crescerão.
Se você não tiver farinha com fermento em casa, basta acrescentar um colher de chá de fermento em pó para cada 100g de farinha comum.
A xícara usada para a conversão é a de 250ml.

Nota do editor: minha nora, entre outras virtudes, também gosta da Inglaterra. Pouco importa se a terra da rainha está eliminada prematuramente da Copa do Mundo de Futebol. A seleção protagonizou dois ótimos jogos, até agora. O time não teve um Alvaro Pereira, um Dunga, um Ayew, ou para os mais velhos, um Obdulio Varela. Aquele cara que vibra, que grita, que bota a equipe para cima. Futebol até que apresentou algum.

9 comentários:

Helga Maria disse...

What a lovely scones!
Helga

Ana Maria disse...

Não tenho nenhum afeto especial pela Inglaterra, mas, morando em serra, aprecio o hábito saudável do chá das cinco (hora em que a temperatura externa começa a cair nas regiões frias).
Lamentavelmente não consegui visualizar os scones pois as fotos não abriram para minha internet lenta. Mas só em ler a receita, fiquei com água na boca. Devem ser deliciosos.

Jorge Carrano disse...

Assim que você se restabeleça (breve),vamos programar um "chá das cinco" para apreciarmos scones com geleia.
O inglês costuma botar um pouquinho de leite no chá, ou isto é lenda?
O paulistano costuma tomar o "café pingado", com uma gotinha de leite.

Jorge Carrano disse...

Helga,
Se você prefere as receitas em inglês acesse http://teawitherika.com

A proposta aí no alto, para um chá das cinco, é para a casa da Erika e meu filho Ricardo.

Jorge Carrano disse...

A Argélia, para nós e Algeria, para eles e a FIFA (parece o Hortelino troca letras), jogou ligada em 220 o primeiro tempo. Depois mudaram a voltagem para 110.

Anônimo disse...

Obrigada, Helga!
Quanto à questão de como é servido o chá, há quem diga que o leite deve ser colocado na xícara antes do chá e há quem defenda que o chá deve ser colocado antes do leite. A mesma coisa acontece com a ordem de rechear os scones: geleia+clotted cream ou clotted cream+geleia. Eu prefiro colocar o leite e o clotted cream por último ;)

Ana Maria disse...

Não tenho nenhuma admiração especial pela Inglaterra, porém, como moro na serra, aprecio o hábito do chá das cinco (hora em que a temperatura começa a baixar nas cidades frias).
Quanto aos scones ( que nunca vi nem comi), embora não tenha conseguido abrir as fotos, fiquei com água na boca só de ler a receita. É fácil de fazer, Érika?

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
A foto (apenas uma) foi substituída (outro formato) e agora você certamente ira visualiza-la no post.
É relativamente fácil fazer scones. Veja o método.
Bj.

Jorge Carrano disse...

Erika,
Andei examinando a receita dos scones e, salvo engano, estamos falando do tradicional "pão-de-minuto", que a Wanda faz há anos a partir de uma receita de minha mãe que deve ter aprendido com alguém.
Se der pedirei para ela fazer hoje (segunda-feira) e levaremos na hora do jogo do Brasil.