10 de junho de 2014

FIM de SEMANA nas VILAS de MAUÁ e MARINGÁ





Por
RIVA








Nunca tínhamos ido na região. No máximo Penedo, algumas vezes. Dessa vez, graças a um presente dos nossos filhos, fomos às vilas de Visconde de Mauá e Maringá. Não fomos a Maromba.



















A viagem é tranquila a partir de Niterói. Sugiro que ao chegar ao Rio, opte pela Avenida Brasil ao invés da Linha Vermelha, pelo simples fato de que pela Linha Vermelha, ao chegar na Dutra, você sofre uns bons quilômetros, lentamente, até entrar na pista principal. Já se for pela Av. Brasil, o acesso é imediato à pista livre da Dutra.


Um pitstop no posto Graal, quase chegando a Penedo, é uma boa, na viagem de ida. Excelente local para um banheiro, um lanchinho, etc. Muito bom, nível de 1º mundo, sem exagero.

A viagem entre a Dutra (entrada para Penedo) e Visconde de Mauá (que é a 1ª das vilas) é através de uma ótima estrada asfaltada de 27 km, mas cheia de curvas, e estreita. A viagem é feita a 40-50 km/h, e dura uns 45 minutos.

Lá chegando, no horário de almoço, fomos direto no GOSTO com GOSTO, restaurante super recomendado por amigos, por nosso filho caçula, e pela internet. E foi nota 1000 ! Culinária mineira.

Traçamos uma alcatra na ponta da faca, acompanhada de ovos, couve, arroz, feijão e farofa. Nota 10 ! E acreditem, leve .... Também compramos chutney da casa. O local é muito bonito, agradável, com um excelente atendimento. Aldair fez o nosso.

Visconde de Mauá não era nosso foco, e então seguimos mais 6 km de excelente asfalto até a Vila de Maringá, que na verdade são duas vilas ....a do RJ e a de MG, separadas por pontes para automóveis e para pedestres. São duas longas ruas ! Mas ruas repletas de lojinhas diversas, restaurantes maravilhosos e barzinhos. Tipo Penedo.


Caldinho de batata baroa no café da manhã

Ficamos numa pousada muito boa, a Pousada dos Amores, num grande chalé de 60 m², com hidromassagem e cromoterapia na banheira. O café da manhã é muito bom, com surpresinhas diárias : panquequinhas, caldo de inhame, caldo de batata baroa, rabanadas, ovos mexidos com bacon, etc. E o atendimento é nota 1000, pelos donos Eduardo e Márcia.

Recepção





















Tem wifi na sede (perto de todos os chalés), DVDs diversos para levar para os quartos, cachacinha e chá 7diasx24hs !!

Nossa 1ª vez não tinha grandes incursões .... pretendíamos apenas, nesse 1 dia e meio, correr as lojinhas, curtir os restaurantes, e fazer 1 passeio. 


Isa, saboreando um pastel
O passeio que escolhemos foi ao Vale do Alcantilado, um belíssimo lugar com um trajeto de 9 pontos de cachoeiras, até 1.300m de altitude, que você percorre a pé em mais ou menos  1 hora e meia.

A viagem até o local é de carro, em estrada de terra, e leva uns 40 minutos. A entrada custa 13 reais por pessoa. No local tem uma excelente pastelaria, muito boa mesmo, para quem gosta de pastéis diversos. Fomos de pinhão e “boi ralado” ... rsrsrs. Também comemos iscas de truta, deliciosas.

O autor e esposa na "Casa do Fondue"
Nossas opções de restaurantes nas Vilas de Maringá foram o Bistrô das Meninas, o Mauro Jr., e o Bangkok (tailandês). E existem muuuuitas boas opções. Não recomendamos o Bangkok – foi decepcionante. Outras boas opções devem ser o Ratatouille, o Casa de Pedra, o Borbulha, e a Casa de Fondue. Japa ? ... o Warabi.


Não curtimos cervejas, mas as opções são muitas ! Muitas lojinhas para comprar queijos, linguiças, pastas, chutneys, doces, geléias, licores .....uma loucura ! rsss



Isa, esposa do autor do post

Um detalhe : deixamos nosso carro na pousada, e fizemos tudo a pé, exceto no passeio a Alcantilado. Maringá é para andar .... um confortável tênis, jeans, e você está em casa ! Pessoas amáveis, cachorros pedintes largados na rua – parece que todos os conhecem - rssss ! Um lugar para jiboiar, literalmente !

Retornamos no domingo para Niterói, claro, com um pitstop em Penedo. Estava hiper lotada ! Um footing, lojinhas para boas comprinhas, e almoço no maravilhoso restaurante VERNISSAGE, que vamos há anos .... imperdível pãozinho de ervas da casa, e dessa vez pedimos Bacalhau de Évora e Fettucine a Luís Felipe (com camarões médios). Ambiente mega bucólico !


Chato, dessa vez, foi o retorno a Niterói, porque paramos em Volta Redonda por 1 hora, devido a um acidente na Dutra, e depois, o costumeiro engarrafamento de Nova Iguaçu – mais 1 hora na estrada.

Poucos sabem, mas Nova Iguaçu tem hoje quase 900.000 habitantes ( Niterói tem quase 500.000), e todos entram e saem pela Dutra  ..... dá então para entender o porque do constante engarrafamento no local, diariamente !

RESUMO : vale a pena um fim de semana na região ! É perto, muito agradável, e muito bonito.


Nota do editor: as fotos foram tiradas pelo autor do texto. Direitos reservados.

8 comentários:

Helga Maria disse...

(RISOS)
Vou comentar porque gosto de viagens, passeios, turismo. E dicas são sempre valiosas. Principalmente de quem está acostumado a viajar.
Estava rindo por causa do pneu. Pronto aqui não terá.
Helga

Jorge Carrano disse...

Cara Helga,
Quem não gosta de pneu é o Freddy, que está no post anterior.
Você viu lá, não é?
Esta região enfocada pelo Riva é muito legal mesmo: Itatiaia, Penedo e Mauá.
Você conhece?

Helga Maria disse...

Sim, conheço. De certo modo lembra um pouco a Serra Gaúcha, onde nasci.
Helga

Alessandra Tappes disse...

Uau Riva!

Viajei agora!!! Vc foi certeiro nas mhas recordações....sem saber de nada!

Em 1998 conheci Visconde de Mauá, Penedo e Itatiaia. Meu encanto maior foi por Visconde de Mauá, tanto q jurei a mim mesma q qdo me aposentasse, iria morar lá. Ter uma pequena pousada,um restaurante aconchegante, naquele vilarejo q mto me encantou.

Tenho ainda o gosto do Bolo Húngaro feito na hora pela Precila Godinho, o sabor indescritível da Truta ao Alho do Rei das Trutas (isso em Penedo)e a visão da Serra Nariz da Índia (tbm em Penedo). Sem falar no centro comercial de Visconde de Mauá...era um pedacinho do céu mesmo.

Falta mto pra eu me aposentar, por hora fico me deliciando com as lembranças q vc me proporcionou.


Riva disse...

O pneu continua (RISOS).... nenhum comentário sobre o local, sobre comparações de características, gastronomia, compras, passeios .....

O comentário foi sobre o pneu .... está careca, é recauchutado, é zerado .... ? Está furado ou baixo ? rsrs

Caramba, gostaria realmente de trocar informações sobre, por exemplo, quem já esteve lá, o que eu deixei de ver, outros passeios legais, restaurantes, sei lá, qqer coisa ....

Ou então, o post fica mesmo para informação geral, e um OK, CURTI, como no Feicibuqui.

Riva disse...

Postei meu comentário antes de receber o comentário da Alessandra - para registro rssss .....internet não é mole !!!

Jorge Carrano disse...

Riva,
Por questão de minutos você se precipitou, porque a Alessandra fez exatamente o que você queria: trocou impressões.

Riva disse...

eu sei, Carrano, frações de segundos ...... rsrsrsrsrs