15 de junho de 2014

COMPACTO

Tivemos apenas três rodadas, ou três dias de competições. Mas já cabe um compacto de melhores e piores momentos.

Entre os piores está a cerimônia, ou show, de abertura.  Por que não contrataram o Paulo Barros, que, para quem não sabe, é o criativo e vitorioso carnavalesco da Unidos da Tijuca?

Outra coisa bizarra que me chamou a atenção foi a compenetração de alguns torcedores mexicanos, cantando o seu hino com a mão no peito. Mas bastava as câmeras focaliza-los, e aparecerem no telão, e abandonavam a postura cívica e séria e levantavam os braços acenando as mãos e com sorriso no rosto. Outros povos fazem o mesmo, nada contra os mexicanos especialmente.

Os juízes até agora foram um caso a parte. O japona (é politicamente correto?) que apitou o jogo do Brasil, virou personalidade mundial. Está com seus quinze minutos de fama, segundo preconizou Andy Warhol (o das serigrafias/ latas de sopa e Coca-Cola),  (In the future everyone will be famous for fifteen minutes).

Bem, entre as coisas positivas podemos destacar a qualidade do gramado em Natal e Salvador, que aguentaram fortes chuvas sem comprometer o jogo. O da amazônia é o de pior condição.

Os chilenos adotaram a prática iniciada pelos torcedores do Brasil e entoaram seu hino até o final, à capela. E os colombianos depois, no sábado, também aderiram.

A vitória da Holanda sobre  Espanha foi o destaque no que se refere aos resultados esportivos. Dentro de campo. E a surprese maior a vitória da Costa Rica sobre o Uruguai.

Tirante o coro, grosseiro e de mau gosto, foi bom Dilma saber que estamos de  saco cheio de corrupção e tentativa de cubanizar o Brasil. Eu ficaria apenas numa estrepitosa vaia.

A vitória sobre a Croácia não me convenceu. A seleção croata, com Mandzukic de volta (estava suspenso) ficará mais forte. E tem condições de avançar.

Errei na minha previsão no grupo da morte: cravei Inglaterra e Uruguai. É impossível que passem os dois. Quando muito um ou outro.

A Inglaterra não tem goleiro. Os bons que atuam na Premier League são estrangeiros: tcheco, espanhol, polonês, americano, etc... Esse Hart é muito fraco. Mas não tem outro melhor.

Bem, para encerrar este compacto, registro que sete jogadores nascidos no Brasil atuam por outras seleções. E que dezessete dos trinta e dois técnicos são estrangeiros, não nasceram nos países que dirigem.

O futebol vai ficar pasteurizado dentro de algum tempo. No mundo todo, com pequenas diferenças aqui e ali, será jogado igual. A África está um pouco atrasada, como de resto em tudo. Mas falta organização, disciplina e... grana para elevar o nível técnico.

Hoje estarei fora do ar, boa parte do dia, porque tenho compromissos externos e irei assistir meus netos no Teatro Abel. Somente à noite voltarei ao blog.
Bom domingo para todos.

14 comentários:

Jorge Carrano disse...

Uma boa desculpa para tirar o pneu (não é Freddy?) é o autor do post comentar uma coisa qualquer.
Por exemplo.
Podem enviar comentários sobre as partidas de hoje pela Copa do Mundo, porque eles ficam registrados e quando eu voltar de meus compromissos externos irei modere-los.
Bom domingo!

Freddy disse...

Ainda bem que, pela previsão, deverá estará on-line durante o jogo (ou parte dele) mais importante, que é o da Argentina. Como tem gente que torce pelos hermanos, o pau vai comer nos comentários!
<:O)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Minha mulher deve estar enfastiada de futebol, mas tem sido solidária e assiste comigo. Ontem (UFA!!!) foram quatro jogos.
E ainda faz piadinha. Na caminhada matinal, hoje cedo, passamos diante do hotel novo perto de casa. Havia na portaria um grande grupo de turistas croatas com suas indefectíveis camisas quadriculadas. Mais que depressa ela fez a blague: "olha os croissants".

Riva disse...

É um tsunami de coisas interessantes, nem sei por onde começar ... então vou terminar.

A torcida da Colômbia ontem no Mineirão ... impressionante 1

Jorge Carrano disse...

Resultado muito injusto no primeiro tempo de Argentina e Bósnia.
O empate refletiria mais o que foi o jogo.
Enfim, vamos aguardar o segundo tempo.

Jorge Carrano disse...

Se o câmera tivesse perdido o lance do gol do Messi, que deu a vitória por 2X1 à Argentina, bastaria buscar imagens de arquivo e encontrariam vários gols idênticos marcados por ele.

Este pedaço da Iugoslávia joga menos do que o pedaço que perdeu para o Brasil. Mas deu trabalho.

Paulo Bouhid disse...

Jorge, quem vc acha que está jogando melhor: o Redondo, da Argentina, ou o Cuadrado, da Colômbia?
Abs.
Paulo

Jorge Carrano disse...

A Argentina teve um jogador de meio-campo, articulador, chamado Redondo e que era muito bom de bola.
O Cuadrado da Colômbia arredonda a bola.
Seria mais ou menos isso, caro Paulo Bouhid?

Freddy disse...

Decepcionante desempenho. Juntou gente no apartamento da Renata para torcer, parte a favor, parte contra a Argentina. Nenhum dos dois lados saiu satisfeito.
Teremos de esperar para ver a Argentina jogar o esperado.
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Cá entre nós Freddy. O Brasil também não jogou bem; Neymar foi bem.
Com a Aregentina aconteceu o mesmo; a equipe decepcionou, mas Messi foi bem

Freddy disse...

Acho que não vimos o mesmo jogo... Onde Messi foi bem? Por causa de um único gol? Contra aquele bando de incompetentes cujo técnico passou o jogo inteiro meneando a cabeça, desanimado?
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

No futebol os japoneses ainda têm que evoluir.
Mas em matéria de educação e civilidade estão muito acima e além de nós brasileiros.
Vejam o exemplo dignificante, depois de uma derrota de seu time:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/japao/noticia/2014/06/torcedores-do-japao-dao-show-de-educacao-e-limpam-estadio-apos-jogo.html

(copy and paste)

Freddy disse...

Numa coisa os prognósticos e esperanças governamentais acertaram. Está sendo a maior festa, turistas estrangeiros que o digam.
Bem, a maioria dos turistas é gente com dinheiro pra gastar e, como dizia o falecido "filósofo" Ibrahim Sued, rico ri à toa!
<:o)
Freddy

Riva disse...

A COPA está tão boa que até o Schummaker acordou pra ver a estreia da Alemanha !