23 de junho de 2014

Viva a natureza

Se eu tivesse recursos financeiros compraria um pedaço de mata atlântica, para conservar e aproveitar. Ao invés de ficar apreciando jardim florido, iria me embrenhar no mato para ver os pássaros, os micos, os saguis. Acho as rosas bonitas, mas as parasitas (orquídeas) que nascem espontaneamente  no arvoredo me encantam mais.

As bromélias, igualmente nativas, são mais interessantes que as margaridas. E os cactos são muito especiais, porque sabem se defender.

Na falta de uma gleba de mata atlântica, coloco aqui exemplares de algumas árvores que encantam pelo porte, pelas flores  e pelas propriedades farmacêuticas.

Meu filho homônimo, no outro dia, e isto foi comentado aqui neste espaço virtual, surpreendeu-me com o total desconhecimento de algumas frutas da minha infância (anos 1940/1950).

Talvez ele, muita gente mais, nunca tenha visto estes espécimes maravilhosos. Estas árvores ainda estão por aí, mas é preciso prestar atenção para podermos nota-las e aprecia-las.


Quaresmeira

Primavera

Acacia blossom


Ipe amarelo

Flamboyant

Jacarandá


Ipe roxo


Jequitiba


Magnífica
Amendoeira
Castanheira
Pata de vaca

Paineira

Nota do autor: todas as fotos foram colhidas no Google

24 comentários:

Freddy disse...

Dessas todas mostradas, a mais significativa em minha vida foi um flamboyant, pois que foi durante um bom tempo a principal árvore de nosso jardim, até que um desastrado jardineiro a derrubasse.

O motivo foi o desconhecimento, por nós e pelo jardineiro, de suas características básicas. Na Wikipedia achamos:
"Apesar de ser muito ornamental devido às suas belíssimas flores, seu uso na arborização urbana fica recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à sua altura média de 7 a 10 m e a suas raízes muito superficiais e danosas, que destroem as calçadas ao seu redor."

Pois era o que nosso lindo flamboyant estava fazendo: levantando o solo e destruindo nosso muro! No entanto, ao se cortar as raízes que estavam suspendendo o terreno, nada sobrou e ele caiu!

Em frente de nossa antiga casa na Rua Itaocara ainda há até hoje uma espécie menos conhecida, que é o flamboyant de flores amarelas.

A outra árvore a registrar em minha infância foi uma das paineiras existentes no imenso jardim traseiro da casa de minha avó, no Fonseca. Ela havia caído, destruída por cupins, restando a parte inferior do caule. Correndo atrás de galinhas (um de meus esportes preferidos quando guri) levei um tombo e cortei o joelho severamente nas lascas desse toco de paineira. Até hoje tenho a cicatriz.

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Para que os seguidores assíduos e os paraquedistas que caíram aqui via pesquisas na rede, possam ter uma ideia de meu estado de espírito, vou colar abaixo um seco, direto e curto e-mail que recebi de minha amiga Beth:
2014-06-21 14:51 GMT-03:00 elizabeth ........l :

Jorgecarrano.blogspot.com http://jorgecarrano.blogspot.com. O site Jorgecarrano está em 458.828º no ranking do Brasil.

BJS
BETH

Isso, recebido assim de chofre, sem uma preparação prévia tipo seu blog subiu no telhado, etc.
Ora embora o Generalidades não tenha e nem terá jamais objetivos comerciais e não viva em função de ibopes virtuais, é humilhante saber que outros 458.827 blogs são mais lidos, acessados e curtidos do que o seu.
Meu Deus do Céu! Isto equivale a população de Niterói. Que ânimo posso ter, de onde tirar motivação para continuar escrevendo minhas bobagens, editando e publicando ?
Ora, se é para mim mesmo que escrevo, voltarei à velha Olivetti portátil que durante muitos anos foi meu instrumento de comunicação, em substituição aos sinais de fumaça, batidas de tambor e bilhetinhos manuscritos que deixava nas mãos da Wanda, nas despedidas quando eu voltava de Cachoeiro de Itapemirim durante as épocas de namoro e noivado.
Não precisam enviar lenços de papel pois não irei às lágrimas, mas que doeu, doeu. É duro tomar consciência de sua pequenez. Os referenciais são causa de triteza e depressão.
Esta foi a razão pela qual inopinadamente sai do futebol, tema que dominava o blog nos últimos dias.
Adotei a prática inspirado nos maiores veículos de comunicação que, ao tempo dos governos militares, com a censura dura, colocavam receitas nos espaços que seriam ocupados nos jornais por matérias censuradas.
Pode ter sido uma bobagem... sei lá... quem sabe é passageiro...ou não.

Helga Maria disse...

Não sei como interpretar este post e muito menos o comentário do manager.
Estou um pouco desorientada por causa do vinho de ontem à noite, ou está meio confuso mesmo este comentário acima?
Helga

Freddy disse...

Isso é papo para uma sala com poltronas, uma mesa num canto com acepipes, acesso à geladeira para drinks e algumas horas disponíveis para debates, onde tentaremos entender a posição do blog no ranking e de quebra resolvermos os problemas da política brasileira e da ecologia planetária. Quem sabe num hotelzinho desses por aí, onde o tempo não passa...

Pô, Carrano, eu escrevo romances porno-eróticos desde 2001 para consumo próprio e nem me lixo para o fato de que jamais serão publicados. Guardarei "O Gramado do Riacho" no coração com carinho, apesar de ser extremamente tosco por ter sido o primeiro, e minha "Pousada da Mina" já está na 4ª temporada. No exato momento passa por uma crise de criatividade, mas já houve outras e superei.

Eu e Riva escrevemos um romance fantástico a 4 mãos que tem quase 1.000 páginas e sabemos que tem poucas chances de ser publicado por se tratar de algo estritamente pessoal, ininteligível à maioria dos mortais. Acabou se tornando um resgate de experiências de 2 irmãos que viveram na mesma casa mas em mundos diferentes.

Pra mim, depois de superado o trauma dos pneus, o maior prazer é escrever. É bem verdade que dói um pouco o pneu na área de comentário, por talvez significar que não atingiu ninguém, mas sabemos que não é verdade. O segundo prazer é publicar, ficando em terceiro e último lugar sua repercussão na rede.
Continuarei em outro comentário.
<:o) Freddy

Freddy disse...

Um grande problema, como já debatemos, é o trabalho que o blog manager tem quando se trata de moderar comentários. Verdadeiras twittadas em tempo real que não teriam sentido se não acompanhadas e publicadas a tempo e hora de manter o debate vivo. Isso dá trabalho e, não gerando prazer, sei não...

Por outro lado, o que não falta por aí são blogs em que os posts não são diários, a moderação de comentários não é on-line e eles sobrevivem anos. Tornam-se repositórios de informações para eventual consulta.

O Generalidades Especializadas está passando por uma fase de Copa. Exige moderação imediata para debates on-line. Dá trabalho, claro, mas foi uma escolha do manager. Durante a Copa => Copa! Eu, modesto colaborador, tenho alguns posts na geladeira, porque sei que seria perda de tempo mandá-los antes de 13 de julho. Como sempre assuntos diversos, alguns sobre astronomia, outros sobre experiências de viagens, além de assuntos genericamente especializados.

Isso me lembra que devo ter em mãos e pronto meu artigo sobre um caça em forma de asa voadora, a jato, fabricado pelos alemães em plena 2ª guerra mundial, avançadíssimo para a época. Para o caso da Alemanha ganhar a Copa, pois seria mais uma demonstração da genialidade germânica! Mas se ela perder, o post pode esperar...

Voltando, eu não ficaria triste com a colocação do G.E. no ranking. Talvez por ter uma visão de artista sobre obras... O que seria de um músico se ele vivesse a compor visando a parada de sucessos? Ou de um pintor exigindo um lugar de destaque nas mostras? Ou mesmo de um escritor, que só se sentasse à frente de seu editor de texto se houvesse a esperança de vender milhões?

A gente primeiro faz, depois... Se fizer sucesso, ótimo, se não fizer, ao menos nos divertimos!

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Desculpe, Helga, não houve intenção. Na pior das hipóteses é culposo e não doloso que, segundo os telejornais da TV, acontece quando o agente não tinha intenção (rsrsrs).

Desculpe, Freddy, mas não estou decepcionado com a pouca repercussão, a falta de participação ou de interesse do blog apurados numa estatística.
O duro foi saber disso, entendeu?
Ou seja, enquanto eu ignorava esta posição, estava tudo bem. Agora que fui atingido pelo fato, acusei o golpe.

Jorge Carrano disse...

Acho que foi um revide da Beth, por ter se arrependido da doação dos discos e livros do Elvis (rsrsrs).

Freddy disse...

Bola pra frente.
Holanda x Chile, próximo desafio!
Confesso que andei torcendo pela Holanda, mas notícias recentes sobre o que eles pensam de nós começaram a me incomodar. Como também não simpatizo com chilenos, ficarei apenas como mero espectador.
=8-]
Freddy

Helga Maria disse...

Acho que entendi. É como o marido traído. Enquanto ele não sabe não tem problema. Mas depois de saber é duro ser corno. É assim? (risos)
Helga

Riva disse...

O número divulgado pela Beth deve ser excelente, tendo em vista que você, Carrano, NUNCA trabalhou o marketing do seu Blog, nunca teve essa intenção, comercial ou não.

Se você desde o início tivesse essa intenção, não tenho dúvidas que a posição seria espetacular, tendo em vista o seu conteúdo - pena ainda não o termos indexado por assunto, seria maravilhoso para pesquisas.

Olhe, meu caro amigo, os números da BLOGOSFERA, há 2 anos (2012) :

- 200.000.000 de blogs
- 120.000 novos blogs surgem por dia
- 2.500.000 blogs em língua portuguesa
- 55.000.000 de páginas em português
- 50.000.000 de brasileiros são internautas ativos

O Generalidades Especializadas na blogosfera não é pequeno, é ínfimo, meu caro, em números. É uma gotinha no oceano. Mas seu conteúdo é MEGA valioso !!

Isso me leva a Lake Tahoe, nos EUA. Uma viagem que fiz com minha esposa em 2005.

Nunca vou esquecer do momento em que eu parei numa das margens do lago, boquiaberto com a beleza do lugar.
Não tinha conhecido nada tão belo no planeta, até então.
E lembro como se fosse hoje que imediatamente entendi o quão pequeno eu sou.
Que para aquela natureza belíssima, estonteante, não faz a menor diferença se o Riva existe, nunca existiu, ou deixou de existir.

Um abração !

Freddy disse...

Sobre a pequenez do homem no Universo, imagina minha avaliação sendo astrônomo amador!
Sobre Robben e Cristiano Ronaldo: basta um momento, que seja no último momento do jogo e depois de ter corrido 90 minutos, e um craque cria uma situação clara de gol!
Vamos ver onde o Brasil se encaixa nisso...
=8-/
Freddy

Freddy disse...

Neymar e mais 10 jogaram no 1° tempo. Como em jogos anteriores, não havia meio campo. No 2° tempo melhorou. Creio que Felipão deve alterar o time para enfrentar o Chile, talvez escalando Oscar e Willian desde o início.
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Falou!

Riva disse...

Quem joga sabe que quem ganha jogo tem meio de campo.
Não temos.

Se tivéssemos um CONCA por ali, ia ser moleza ! Não temos.

Contra o CHILE talvez ainda dê ..... mas depois .....

Eu tirava o Paulinho e o Oscar, e talvez até o FRED ! Fernandinho, Willian e JÔ, é o que podemos fazer.

E para cobrir a Avenida Dani Alves, só com zagueiros - entrada do Dante.

Jogamos contra um time fraco, não dá para avaliar. Chile é melhor, mais compacto, mais marrento, e pode levar o jogo para os penalties.

Alessandra Tappes disse...

Jorge
Vamos aos fatos: Os leigos comem com os olhos, votam porque o candidato é simpático, compram perfumes pela aparência do vidro bonito, e acham que o título do livro é a síntese do conteúdo do mesmo. Eu sou leiga, confesso. E, não fazendo de seu blog um confessionário, mas já afirmei aqui que não entendo nada de futebol. Mas acompanho os comentários seus e dos meninos assíduos do pedaço. Divirto-me com os palpites as vezes racionais, outras horas passionais. E, por não dominar o assunto, nada comento, embora seus contribuintes tenham se esforçado e muito me explicando as dúvidas quanto a impedimento e outras sobre futebol.

Com seu blog, voltei a ter prazer em escrever que perdi por uns 20 anos. Em plena fase dos meus 20 anos, um professor de cursinho pré-vestibular que gostava de ser chamado FT (Fernando Teixeira) leu acidentalmente uma redação minha e que essa mesma teve nota 2,0. Ele contestou aquela nota e começou ali a me ajudar a escrever corretamente para as bancadas das futuras faculdades em jogo. Como ele era mestre em Literatura e não era prof de Redação, em troca dos seus ensinamentos me pediu as 67 redações que escrevia. Nuca quis saber o que faria com elas.
Entrei pra Faculdade de Letras com nota 10 em redação nos anos 90, motivo para a mesma parar num jornal na época. Graças a ele. Mas não cursei...

Uma editora de São Paulo me procurou para contos infantis. Um fato que não segui em frente, nem com persistência do rapaz que a todo custo queria aproveitar o que eu tinha de melhor, assim ele dizia. Deixei pra quem sabe um dia depois...

Passei minha adolescência trocando cartas com um amigo de infância. Cartas. Em torno de 150 cartas preenchidas dos 14 aos 28 anos. Cartas essas q realmente dariam um ótimo livro. Estou trabalhando com isso no meu blog.

Mas com seu blog, voltei a descobrir o prazer pela leitura e pela escrita. Li 2 livros já relidos pela centésima vez por mim em menos de 10 dias. Mas livros que me lançaram na época as aventuras e verdades de um ex presidiário: Pappilon e Banco, o seu seguimento. A quem conteste sobre a autoria da biografia, mas isso deixemos pra eles...

Das suas linhas curiosas, bem elaboradas e informativas (fiquei indignada com o preço do orégano!) tiro proveito ao máximo. A receita q sua nora postou, um exemplo, eu nunca comi mas estou tentada a fazer aqui.
Voltando aos leigos, aos que acham que é simples manter um blog, enganam-se! Como você mesmo citou o momento agora é futebol e você está lado a lado com os narradores televisivos de plantão, que ganham pra narrar, onde você o faz aqui por simplesmente paixão ao seu blog e ao futebol.

Continue, pois só assim eu posso manter a minha inspiração viva! É tão bom quando somos um número nessa multidão de infinitos...

Em tempo: é necessário mesmo mudar de assunto assim como fazem nos telejornais? Agora fiquei com receio da minha receita ser motivo de risos...

Jorge Carrano disse...

Valeu Alessandra! Obrigado.

Aos demais informo que a receita à que ela se refere será publicada amanhã.

Freddy disse...

Então há espaço para posts convencionais entremeados com os da Copa! Alvíssaras! Acho que vou requentar meus textos congelados!
<:o)

Riva disse...

Então, mudando o foco :

Amanheci hoje com uma notícia histórica .... o oligarca SARNEY, do partido PAEP (Partido de Apoio Eterno ao Poder), está saindo de cena, para cuidar da esposa ....

Sai rico, deixando o Maranhão pobre e arrasado ....

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Um xará seu me mandou por e-mail esta notícia abaixo, com um comentário sensacional: "Esta mulher tem que ser canonizada." Inteligente, irônico e perspicaz comentário.

Eis s notícia:
Sarney diz que desiste de disputar o Senado para cuidar da mulher
Marly Sarney enfrenta problemas ortopédicos e passa por tratamento.
Assessoria do senador informou que decisão foi tomada há uma semana.

Riva disse...

Vamos fazer um abaixo-assinado e enviar para o Papa Francisco .... depois da Copa, claro !

Acho que conseguiremos umas 150.000.000 de assinaturas ! kkkkkkkkkk

Ana Maria disse...

Adquirir um terreno na Mata Atlântica não fica tão caro . Com menos de 50 mil se compram 10.000 metros quadrados (não achei o atalho rs). O pior vem depois. Vc será responsável pela conservação da mata e só poderá construir em menos de 200 (idem). Todas as ações preventivas contra incêndios, invasões e coisas do gênero serão por sua conta e risco. E pode ter certeza que o IBAMA vem em cima de você se cair uma só árvore.

Riva disse...

Ana Maria acaba de tornar seu sonho um pesadelo, Carrano ..... rsrsrsrsrs

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva, No Brasil até sonhar está difícil. E irmão, as vezes, sacaneia, tripudia, vira desmancha prazer. Bem, você sabe, pois tem irmão (rsrsrs).

Riva disse...

E como ...... kkkkkkkkkkkkk