16 de junho de 2014

Escolha: chucrute ou bacalhau

Elenco a Alemanha tem melhor, mas o melhor individualmente está do lado de Portugal.

É um bom teste para sabermos se a Alemanha uma vez mais chega a uma final. Já chegou sete vezes e papou três.

Ou será que Portugal jogará a final no Maracanã e Cristiano Ronaldo será consagrado definitivamente?

Prefiro bacalhau.


Bacalhau
Chucrute








A Alemanha me surpreendeu bastante. Fazia uma ideia inteiramente equivocada do país. Gostei muito das poucas cidades que conheci. Até mesmo de Berlim, que já conheci sem muro, mantido apenas um pedaço com trabalhos de artistas gráficos. Cidade arborizada, limpa e organizada.

Os alemães fazem boa salsicha e bons automóveis (Mercedes Benz e Audi), sem falar no popular Volks (Fusca) de tanto sucesso no Brasil nos primórdios da industrialização.

O Bayern de Munique conquistou recentemente o título de campeão interclubes da Europa (2012/2013), o que não é pouca porcaria.

Portugal tem em seu curriculum um terceiro lugar em Copas, conquistado na edição de 1966, ano em que o Brasil fez seu vexame, sendo eliminado na fase de grupos. Estava no mesmo de Portugal.

Mas isto é muito pouco porque até a Turquia (com todo o respeito) também conquistou em 2002.

Este Grupo “G” tem ainda Gana e USA. Não deve dar zebra. Já imaginou a Alemanha fora nesta fase classificatória? Seria um rebanho de zebras capazes de alimentar muitos leões e povoar os dois zoológicos de Berlim. Quando estive lá a cidade tinha dois Zoológicos, pois havia um de cada lado – ocidental e oriental – e os dois estavam (estão?) mantidos depois da reunificação.

Bem, vamos ver no que dá, mas se der Alemanha e Portugal terá  dado a lógica. Há lógica em futebol? Há lógica, ou isto não passa de filosofia?

Ah! Sim, ocorre-me que na ciência  da computação há a “decisão lógica”, ou havia, quando fiz meu curso de “Basic” linguagem tão rudimentar quanto a dos sinais.

24 comentários:

Jorge Carrano disse...

Aliás que foi num jogo contra esta Turquia terceira colocada que mencionei no texto, que Luizão, nosso centroavante (deixou saudades no Vasco), simulou um penalty e colou, ainda na fase de grupos. Foi um belo mergulho de frente, diferente do Fred que caiu de bunda no chão.
O juiz deu e saímos do sufoco.
Erros involuntários ou intencionais de arbitragem já nos favoreceram muito.
Temo que o Fred ainda venha pagar a fatura deste momento "Os três patetas". Foi comédia pastelão.

Helga Maria disse...

Escolho chucrute (risos). Minhas avós, Helga e Maria, nasceram na Alemanha.
Helga

Freddy disse...

Posso fazer um post sobre minha experiência na Alemanha? Ou não terá acolhida por ter sido de 37 anos atrás?

Preâmbulo: quando adolescente eu curtia 2ª Guerra Mundial, conhecia quase de cor nomes de belonaves e de aviões bombardeiros e de caça. Com isso, vi crescer dentro de mim certa ojeriza a alemães e japoneses (não contra italianos).

Quis o destino que profissionalmente viesse a conviver com japoneses (NEC) e alemães (Siemens). A Embratel me mandou para a Alemanha e lá cheguei cheio de preconceitos.
Bastaram 7 meses em Munique para voltar fã incondicional do país. Claro, todo povo tem seu lado bom e seu lado ruim, mas as belezas naturais, a seriedade profissional, a cultura milenar, as cervejas, me ganharam! Na época também fiquei fã do vinho branco docinho, uma delícia (Kabinett, Spätlese e Auslese, de acordo com o grau de doçura).

Passei a conhecer o que nos é escondido pela mídia americanizada, que é o PODERIO que a Alemanha exala na relação com seus vizinhos. E isso numa época em que era ainda mantida sob o olhar rancoroso dos aliados, dividida. Imagino hoje, livre e novamente dona de seu destino.

Portugal... De todos os países que visitei na Europa foi o mais pobre, e para mim até hoje é a porta de entrada do continente, nada mais. Antes que me joguem pedras, foi o resultado de uma mera análise comparativa com Alemanha, França, Espanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Suíça, Áustria...

No dia de hoje torço para o futebol. Quem me encantar mais levará meu voto. Não estou predisposto. No entanto, se for me guiar por retrospecto e poderio, Alemanha leva fácil.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

O grande encanto de Portugal são as pequenas cidades, vilas, aldeias do interior, com suas casas de pedra, atividade rural, queijos e vinhos artesanais, os castanheiros, as oliveiras centenárias e o povo hospitaleiro.
No futebol eles têm um jogador a cada meio século: Eusébio, Figo e Cristiano Ronaldo. É pouco mesmo.

Riva disse...

Acho engraçado falar mal de um lugar que não se conhece. Só podemos dar opinião sobre um local se o vivenciarmos.

Portugal não é somente ir a Lisboa, Sintra e Cascais (todas belíssimas) ; é muito mais que isso !

É um país muito bonito, com uma boa infraestrutura, estradas excelentes, com localidades belíssimas, uma simplicidade contagiante, uma gastronomia inigualável.

Voltarei a Portugal, para conhecer bem a região abaixo do Alentejo, e algumas aldeias da fronteira com a Espanha.

Sou um aficcionado em Numerologia ; na verdade um numerólogo amador ! rsrsrs

Existe a tal misteriosa sina dos 24 anos em Copa do Mundo, referente aos 3 grandes ganhadores de copas - Brasil, Italia e Alemanha. E chegou a vez da Alemanha, depois de 24 anos de espera.

Hoje, claro, torcerei por Portugal, pelas minhas raízes, pelas raízes da minha esposa, por gostar muito do país, e por não querer encontrar a Alemanha pelo caminho.

Jorge Carrano disse...

O título do post deveria ser Apfelstrudel ou Pastel de Belém. Ficaria mais difícil a escolha (rsrsrs).

Riva,
Concordo por inteiro.

Riva disse...

Alemanha passeando em campo, com alguns craques fora do time hoje .... é .......

Freddy disse...

A vaca portuguesa vai rapidamente para o brejo! Nem a torcida do técnico para o 1º tempo acabar logo valeu, entrou a 3ª bola!
Alemanha absoluta em campo.

Em tempo, tivemos um teatrinho alemão na expulsão portuguesa! Vamos conseguir fazer uma "seleção para os palcos" ao final da Copa!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Tem um post do Riva em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/10/portugal-emocao-cultura-e-gastronomia.html
através do qual é possível conhecer um pouco do Portugal ao qual me referi em comentário acima.
Comparar Lisboa com outras capitais europeias é sacanagem.

Riva disse...

Com esse nome, será o artilheiro mesmo ! rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Como diz o outro tem dia que parece noite. Não é normal a seleção alemã bater a portuguesa por quatro a zero. Da mesma forma não é normal a Holanda ganhar da Espanha por 5X1.

Nas estreias, os mais badalados Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo não jogaram o que sabem e podem. Inclusive, os três, cometeram jogadas bisonhas.

Jorge Carrano disse...

Agora, as 16 e as 19 horas teremos duas peladas. Claro que estou exagerando, é que comparativamente, tendo em vista que já assistimos a Inglaterra e Italia, Holanda e Espanha e Portugal e Alemanha, os dois outros jogos de hoje terão nível técnico muito inferior. Ou não! Veremos.

Riva disse...

Carrano,

Eu ainda considero o 5x1 da Holanda sobre a Espanha um acidente.
A Espanha passeava em campo quando tomou aquele anormal gol de cabeça de empate. E a falha do seu goleiro, e a falta que ele sofreu no 3º gol, multiplicaram o placar. O resto, quem joga bola sabe .... desespero pra tentar descontar, e mais no fim, a torcida para que o juiz acabe logo com o jogo.
Pra mim, esses 2 times podem jogar mais 30 vezes, e um placar desses não se repete.

Mas Alemanha e Portugal não. A Alemanha é muito superior, é equipe, homogênea, e esse grupo trabalha junto há quase 6 anos, se preparando para 2014. Eles nunca pretenderam nada em 2010, porque seu planejamento não era para a Africa do Sul.
Vejo um elenco pronto para ser campeão, e para ter o Muller como artilheiro. E o placar de 4x0 não foi acidente. Representa a enorme diferença de futebol entre as duas escolas.

Por isso torço para não cruzarmos com a Alemanha, pra mim, seríssima candidata a jogar no Maraca, com a camisa Daquele Time do Mal ..... e aí, eu irei lá me enforcar ! rsrs

Jorge Carrano disse...

O pior para Portugal, nem foi o resultado elástico, que, a propósito, poderia ter sido pior se os alemães não cadenciassem o jogo poupando-se visivelmente.
O pior foram os desfalques para um elenco muito limitado. Um centroavante, um lateral esquerdo e um zagueiro, que certamente não poderão atuar nas próximas partidas, Vejo Portugal em sinuca de bico.
Em condições normais de temperatura e pressão, estas duas seleções, com as equipes escaladas (jogadores em campo), teriam feito um jogo mais equilibrado.
Alguns dos portugueses estão em equipes fortes da Europa e são titulares. Coentrão "barrou" Marcelo no Real Madrid e Cristiano Ronaldo e Pepe, são titulares na equipe (Real Madrid) que é campeã europeia de clubes.
O Nany joga no Manchester United.
Eles não têm, e isto há anos, é goleiro e centroavante. Por isso perderam a Euro sob o comando do Felipão, jogando em casa, para uma seleção grega bem fraca.

Jorge Carrano disse...

De onde menos se espera é que não acontece nada mesmo. Que joguinho ruim.
Cono dizia um antigo locutor paulista, zero a zero não é resultado é nota para os dois times.

Primeiro empate e logo sem gols, que é o pior.

Jorge Carrano disse...

O comentário ai de cima é, claro, para o jogo Iran e Nigéria. Só para constar.
A Argentina esta bem na foto. Basta uma vitória sobre um destes times horrorosos e se classifica.

Freddy disse...

Passando por cima do comercial do post de Portugal, que obviamente foi para os demais leitores e não para mim, se Irã e Nigéria fizessem um gol seria um acidente de percurso. Senti-me assistindo às peladas dos campeonatos estaduais no Brasil.

É fruto da politicagem da FIFA, que cria um torneio que deixa seleções como Suécia, Dinamarca, República Tcheca, Sérvia, Romênia, Ucrânia, de fora, para e seu lugar ter Honduras, Costa Rica (grata surpresa, mas até onde vai?), Austrália, Irã e mais africanos do que o futebol do continente merece.

Lembra-me a política de cotas nas universidades do Brasil. Há que incluir América Central, África, Ásia e Oceania a todo custo no torneio!

E lá vamos nós assistir EUA x Gana. Deve ser um jogo bem melhor que Irã x Nigéria, o pior da Copa até agora.

<:o) Freddy

Freddy disse...

Mas já??
Nem sentei e já tá EUA 1 x 0!
Ah, sim, o técnico é alemão...
<:o)
Freddy

Riva disse...

Que coisa horrorosa esse jogo Iran x Nigeria.
O Paulinho Criciúma, que comentou o jogo no canal que vi, disse ao final da partida que o 0x0 era o placar mais justo para aquilo, pois se houvesse um gol, seria um castigo para o futebol ! kkkkk .... perfeito !

O caminho da Argentina está livre !

Obs : a PUMA dando banho com uniformes belíssimos. Esse de GANA é muito bonito. Outro dia vi os uniformes de treinamento e de viagem da ITALIA, da PUMA ... muito bonitos também.

Freddy disse...

Gana jogando com gana, o melhor representante africano até o momento.
Tá ruim pros EUA.
No entanto, Gana não está finalizando bem, senão...
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Gana é um trocadilho pronto, não é Freddy? (rsrsrs)

Freddy disse...

Velha máxima do futebol: quem não faz, leva! Gana errou demais nas finalizações.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Quando Gana empatou me pareceu que tinha condições de virar o jogo. Parecia mais inteira em campo e com motivação. A equipe americana atrecia batida.
Mas o futebol é apaixonante por isso, caro Freddy, tem suas máximas, como a que você mencionou: quem não faz, leva.
Final USA 2X1 Gana.
Amanhã tem mais.

Riva disse...

Eu volteeei, lá lá lá lá lá la´ rsrsrsrs