28 de junho de 2014

Mini Copa América

Hoje começa uma mini Copa América, dentro do campeonato mundial. Teremos os confrontos entre Brasil e Chile,  e Uruguai contra a Colombia.

Por outro lado caminha a Argentina. Apenas o Equador, dentre os sul-americanos, não passou para as oitavas-de-final. Consideradas as Américas, temos classificados, além dos citados aqui do nosso continente, mais Estados Unidos e México e a Costa Rica. Ou seja, serão oito as seleções das américas.

O Uruguai vem mordido pela punição imposta ao Luis Suárez, mas a Colombia está com um bom time, que inclusive venceu as três partidas da fase de grupos. Mesmo não tendo no elenco seu maior ídolo no momento, o Falcão Garcia, que por contusão não foi convocado.

Em mundiais o Brasil jamais perdeu para o Chile e tem ampla vantagem no ranking, considerados todos os jogos entre as duas seleções.

Já ganhamos deles em Santiago, na Copa de 2002, por 4X2.

Não vou palpitar sobre quais, das quatro seleções envolvidas nestas partidas de sábado, passam para as quartas. Se o retrospecto, a chamada lógica, prevalecer, teremos, mais uma vez, o encontro entre Brasil e Uruguai.

Nestas duas partidas de hoje estarão envolvidos Neymar e Alexis Chances, e no outro jogo Cavani e James Rodrigues goleadores que podem decidir.

Luis Suárez assistirá de sua casa em Montevideo.

Eu preferiria morder a Fernanda Lima, ou a Patricia Poeta, ao invés do Giorgio Chiellini.

Só pelo mau gosto acho que 9 jogos foi uma punição branda.

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Boa parte da população do Uruguai, seu presidente da república, o técnico da seleção, a imprensa uruguaia e alguns jogadores estão se manifestando contra a punição imposta ao Suárez.
Alguns amigos também.
Evidentemente algumas pessoas estão de acordo, e não importa a motivação dos contrários e nem dos favoráveis.
Como não há uma verdade, como não há opinião isenta, imparcial, sensata e definitiva, continuo achando que os que estão apoiando o jogador não querem o bem dele como ser humano, como gente, como cidadão.
O cara precisa ser analisado, se é que isto resolve mesmo.
Esta minha suspeita sobre a eficiência da análise, decorre da piada abaixo:
O sujeito urinava nas calças de forma incontrolável. Foi aconselhado e procurou um analista. Dezenas de sessões depois de cinco anos encontra um amigo que sabia de seu problema. O amigo pergunta se ele depois do tratamento havia resolvido o distúrbio. O cara responde que sim e o amigo comemora: quer dizer que você não de mija mais? Ao que o analisado responde: não, continuo urinando da mesma forma, só que agora aceito numa boa, assumo ficar mijado e vivo feliz.

Jorge Carrano disse...

No hotel próximo ao local onde moro (Niterói Hotel), relativamente novo, está acontecendo um rodizio de delegações em função dos jogos no Maracanã. Já passaram aqui os franceses, os russos, os bósnios, os espanhóis, chilenos. Hoje é a vez dos colombianos.
Na portaria um grande contingente de torcedores do país do melhor café, y otras cositas más.
Na minha caminhada matinal, as conversas entreouvidas no calçadão eram, inevitavelmente, sobre a punição do Luizito.
Absurdo esquecer o gol do Van Persie para discutir julgamento de tribunal.
As injustiças (ou não) são inerentes ao futebol. Quantas vezes já dissemos que o resultado foi injusto porque a equipe que empatou teve mais posse de bola, chutou três no travessão, teve gol mal anulado e o goleiro adversário pegou tudo. Ele estava lá exatamente para isso, mas ninguém considera o fato.

Freddy disse...

Hoje (daqui a pouco) tem Brasil x Chile. Foi no Chile que o Brasil ganhou sua copa mais roubada - bem, temos de esperar o final dessa para poder fazer um julgamento mais consistente.

Começou por sua classificação às 4as de final, vencendo a Espanha por 2 x 1, e os idiotas da objetividade (desculpe Nelson) só se lembram do Possesso Amarildo, autor dos 2 gols brasileiros. Esquecem o gol anulado da Espanha e o famoso penalty burlado por Nilton Santos dando o passo à frente (desculpável, quem errou foi o juiz). Até então a Espanha ainda ganhava por 1 x 0 e aumentar o placar seria desastroso para o Brasil sem Pelé.

Depois tem o jocoso caso do juiz que expulsou Garrincha justo no jogo contra o Chile, ganho pelo Brasil por 4 x 2. Como justiça é surda, cega e muda (a menos de mordidas), precisavam da súmula para punir Garrincha com suspensão mínima de 1 jogo (era a final contra a Tcheco-Eslováquia). Sumiram juiz e súmula e Garrincha foi escalado. A FIFA só lamenta apesar de todo mundo ter visto a expulsão. Jogou muito e ganhou pra gente o bicampeonato.

Dizem que o referido juiz desaparecido foi visto logo depois passeando com escort-girls em Copacabana, estadia paga, feliz da vida, mas isso parece ser folclore...

<:o) Freddy

Freddy disse...

No outro jogo, com ou sem Luisito, a Colômbia joga mais que o Uruguai, mas futebol é caixa de surpresas.

Contudo, não podemos esquecer que para Dilma o sucesso da Colômbia (bem vista pela petralha) é mil vezes mais interessante que o do Uruguai. Além do fantasma de 50, nosso vizinho tem um presidente que é conhecido mundialmente por sua simplicidade.

Já pensou o mau exemplo que o sucesso uruguaio seria para nosso governo corrupto? É, é Teoria da Conspiração, que envolve inclusive a descabida punição do Luisito...

<:o) Freddy

Freddy disse...

Volto a meu argumento inicial: se o Brasil perde para o Chile nos penalties, quem iria julgar o erro do árbitro na anulação do gol do Hulk e reverter o resultado? Nem falo do penalty não marcado, pois poderia ser convertido ou não. Falo de um gol legítimo mal anulado.
Circo!
Nenhum foco no esporte, apenas em resultados financeiros. A FIFA nos faz parecer soldados num quartel sendo obrigados, sob ameaça de punição exemplar, à obediência aos superiores, estando eles certos ou errados.
É uma sensação de frustração imensa!
Circo!
=8-(
Freddy

Paulo Bouhid disse...

Pelo que fiquei sabendo, o juiz, já no Brasil, se juntou a alguns amigos e fundou um partido...

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Com todo o respeito mas sinceridade, o lance do Hulk foi muito bem marcado. Não houve erro algum. Veja que não estou falando de gol anulado porque não houve gol.
Você perde tempo assistindo aos jogos, segundo sua teoria conspiratória.

Jorge Carrano disse...

ERRATA:
O ano em que o Brasil ganhou do Chile (4X2), em Santiago, foi 1962, quando do bicampeonato.
O nome do jogador chileno é Alexis Sanches e não como grafado (empastelado) no post.

Jorge Carrano disse...

Justo o resultado no jogo entre Colombia e Uruguai.
A Celeste Olímpica retorna ao Uruguai, com as honras de ter eliminado (ou ajudada a)Inglaterra e Italia.
A Colombia tem um time fisicamente mais forte do que o Chile, e deve nos dar imenso trabalho nas quartas.

Jorge Carrano disse...

Justo o resultado no jogo entre Colombia e Uruguai.
A Celeste Olímpica retorna ao Uruguai, com as honras de ter eliminado (ou ajudada a)Inglaterra e Italia.
A Colombia tem um time fisicamente mais forte do que o Chile, e deve nos dar imenso trabalho nas quartas.

Jorge Carrano disse...

VERGONHA
A vaia da torcida brasileira enquanto chilenos cantavam seu hino à capela, foi um ato vergonhoso.
De povo sem educação e civilidade.

Freddy disse...

Vi e revi o lance do Hulk nas resenhas. Aceito a opinião da maioria que diz que entende de futebol, mas para mim não houve irregularidade.
Os mesmos comentaristas dizem que o Hulk sofreu penalty e que o juiz não marcou porque não quis. Como também deixou baterem muito no Neymar. Teoria da Conspiração às avessas?

Quanto aos jogos, quem está ao meu lado sabe que estou apenas assistindo, eu não estou conseguindo torcer. Fiquei tranquilo o tempo todo inclusive nos penalties. Claro, comentando erros daqui e dali, mas sem a paixão de outrora.

A Colômbia deve fazer um bom jogo contra o Brasil e apesar de estar jogando muito bem talvez não seja tão danosa ao estilo brasileiro quanto foi o Chile.

<:o) Freddy