29 de junho de 2014

Jogo amanhecido, adormecido, dormido

Com as variações próprias de cada região, cidade ou estado, diz-se, no dia seguinte ao de seu preparo, que o pão está “dormido”. Uso esta e não outras expressões porque foi a que me acostumei ouvir desde cedo.

Aqui não se trata de pão, mas sim de um jogo de futebol, degustado no dia seguinte. Daí o jogo “dormido”.

Isto me permite a tranquilidade, e a isenção possível, na apreciação do que foi o jogo. Ruim de dar dó (do lado brasileiro).

Não foi definitivamente o tipo de jogo que os ingleses qualificam de “boring, boring”, porque  a seleção chilena não deixou.

E já me antecipo ao que iria dizer mais adiante. A seleção chilena venceria o jogo, não fossem as seguintes situações visíveis e confirmadas: o Vidal, que nem deveria ter entrado em campo (por contusão), teve que ser substituído aos 30 minutos do segundo tempo; o Sanches (melhor jogador em campo) perdeu o gás e no final da partida mal se mantinha de pé, não conseguindo dominar a bola, tal seu degaste físico.

Não vou falar do Medel, que com seus 1,71 cm de altura, fez um mundial de gigante, porque este é defensor e, em tese, não fez falta ao Chile no ataque.

Mas vou falar do Pinilla, que nem no Vasco conseguiu se destacar, e ao final meteu um chutão no travessão, que se tivesse menos três dedos de altura teria mudado a sorte da partida.

Mal comparando, o Chile poderia ter feito com o Brasil o que a Colombia fez na sequência com o Uruguai. E periga repetir a dose contra o Brasil, porque é fisicamente mais forte.

Para quem viu e aplaudiu Zizinho, Didi, Gerson, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, para ficar somente nos brasileiros, e alguns deles, assistir a uma partida de futebol sem jogadores que pensam, organizam, ditam ritmo, é impensável.

Essa seleção brasileira tangencia o medíocre. Será campeã? Pode até acontecer. Tem talentos individuais, tem a torcida, tem a logística, condições físico-ambientais, só está faltando padrão tático de jogo.

Um pecado ver  Iniesta e Pirlo fora da Copa, e ver Oscar de “armador” da seleção brasileira.

A seleção do Dunga, tão combatida, tinha um padrão. A esta altura da competição, em 2010, inspirava mais confiança.

Êta  jogo ruim de  ver, se eu tivesse comprado ingresso e ido ao Mineirão para assistir, na saída iria ao PROCON reclamar meu dinheiro de volta.

Para salvar o jogo e ficar na minha memória, registro o fato de que meu neto (12 anos), entrou em campo segurando (com a mão direita) a bandeira do Chile, não por opção dele, mas sim da organização. Foi contemplado numa promoção da Coca-Cola, que bancou todas as despesas decorrentes.


Post scriptum: Não houve penalti no Hulk e ele ajudou a dominar  a bola com o braço, no lance que chutou para as redes. O juiz, que acompanho muito no campeonato inglês, apitou muito bem.

9 comentários:

Riva disse...

Referente ao seu último parágrafo :

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá."
(Voltaire)

Juiz safado, entrou hiper pressionado pela mídia e delegações internacionais, e tentou desde o início derrubar o Brasil, para entrar para a História.
Foi penalty no Hulk, e não houve irregularidade nenhuma no gol do Hulk.

Quanto ao jogo, concordo com 99,99% do post, pois acho que tivemos muita emoção, sem futebol. Então valeu .... quase morri !! (fui surpreendido por mim mesmo, torcendo desesperadamente pelo Brasil) rsrsrs.

Desde que aquele maldito time da ITALIA conseguiu ser campeão em 82, acho qualquer coisa possível. Mas continuo acreditando em semifinais Brasil x Alemanha e Holanda x Argentina.

Parabéns ao seu neto .... pede a ele para escrever um post, contando tudo pra gente, do jeito dele ... deve ter sido uma emoção enorme !

PS : coluna de hoje no GLOBO do Paulo Cesar Caju resume tudo sobre ontem.

Jorge Carrano disse...

WIKIPEDIA:
Howard Melton Webb, MBE (born 14 July 1971)[1] is an English professional football referee who officiates primarily in the Premier League, having been appointed to the list of Select Group Referees in 2003, and has been a FIFA listed referee since 2005.
Webb is counted amongst the all-time top referees by the International Federation of Football History and Statistics and has refereed a number of notable matches including the FA Cup final, the FA Community Shield and the final of the Football League Cup. In 2010, he became the first person to referee the finals of both the UEFA Champions League and FIFA World Cup in the same year.
Webb has drawn praise for his authoritative and respected approach to refereeing from football bodies, pundits, colleagues, players, and managers.

Mais da metade dos jogadores, somadas todas as seleções envolvidas na disputa, conhece Webb porque atuam em ligas fortes na Europa, e ele apita vários jogos da Champions.
No Brasil, só para citar os que estão no momento na Inglaterra, David Luiz, Oscar, Ramires, William e Paulinho o conhecem bem de perto. E respeitam porque ele se impõe.
Volto à WIKIPEDIA:
Webb is married with three children.[81] He was a sergeant for South Yorkshire Police before turning professional as a referee.[9] He was appointed a Member of the Order of the British Empire (MBE) in the 2011 New Year Honours for services to football.[82][83] He is a Rotherham United supporter.

É um homem acostumado a toda sorte de pressão e viveu muitas situações de estresse como policial.
Já obteve, no esporte, toda a visibilidade que poderia pretender, apitando partidas decisivas, na Europa e Copas do Mundo.
É, no momento, um dos três melhores árbitros de futebol. E erra, é claro, mas muito menos que outros, o que o credencia para estar entre os mais respeitados.
Volto a dizer que não sou paraquedista em futebol, não dou pitaco como torcedor ocasional e passional. Assisto, regularmente, os jogos da liga inglesa onde atua toda semana, e vejo como se impõe e não é só pelo porte físico, é por ser um cara de caráter reto.
Erra? Sim, como humano, mas não entraria em esquemas. E é exatamente por essa fama reconhecida é que é chamado a apitar partidas de alto grau de risco.

Jorge Carrano disse...

No jogo dos improváveis, das surpresas, das zebras, ganhou, mui merecidamente, a Costa Rica.
Lembremos que os costarriquenhos estavam no "grupo da morte" com três ex-campeões mundiais (Italia, Inglaterra e Uruguai),e despachou todos eles.
Foi sofrido, nos penaltis.

Riva disse...

João Havelange também foi assim considerado (caráter reto) por muitas décadas, admirado, etc.

H.Webb entrou sob muita pressão, e a forma que encontrou para demonstrar que não iria ajudar o Brasil, foi prejudicando o Brasil. E quase conseguiu.

Jorge Carrano disse...

Quem nunca errou atira a primeira pedra.
Não firmei que ele não erra, ao contrário ressalvei que erra. A diferença é que não há o "animus" de assim proceder.
Quanto ao caráter e ilibada conduta, como não o conheço pessoalmente (e mesmo que conhecesse)não me arvoro em julgador, digo que estou me louvando no que ouço e leio sobre ele. Minha impressão é inteiramente favorável. Se um dia me decepcionar...não será a primeira vez que erro ao fazer juizo de valor.

Riva disse...

No caso do H. Webb não foi um erro. Foi um conjunto de erros contra o Brasil.
Até o cartão amarelo para o Hulk foi um absurdo, tendo em vista que, mesmo que aquela bola tivesse batido no início do braço dele, junto ao ombro, não caracteriza mão na bola intencional.
Era má intenção do juiz mesmo, pois sabe perfeitamente o significado de um cartão amarelo nesse torneio, e no calor de um jogo daqueles.
Então, minha leitura desse conjunto de erros dele, demonstrou que essa foi a defesa dele para as insinuações antes do jogo. Intencional mesmo.

Freddy disse...

Que mais eu poderia dizer?
Felipão já percebeu que o Brasil vem sendo sistematicamente prejudicado e nenhuma voz oficial se levanta contra. Pretende voltar ao estilo Felipão - aguardemos o que ele pretende aprontar...

Talvez o rigor excessivo seja uma maneira da FIFA mostrar ao mundo exatamente o contrário do que eu pensava (Copa comprada). Os donos da casa estarão sendo punidos severamente sempre que errarem.

A série de erros, desmandos e paradoxos começou com a anulação de 2 gols do México e vem se estendendo pelo torneio.

Então "olhos atentos" avisam ao juiz por rádio de um possível e discretíssimo uso do ombro para justificar a anulação do gol do Hulk e - absurdo dos absurdos - ainda o punirem com cartão amarelo. No entanto, 34 câmeras e milhões de espectadores comprovaram a legitimidade dos gols do México mas nenhuma voz se levantou na hora para avisar ao juiz que ele havia errado ao anulá-los...

Para mim, o ápice da arrogância da FIFA foi a punição a Luís Suárez. Uma mera mordida, flagrada apenas por câmeras, afasta o cara de sua profissão por meses, mas ninguém usou as câmeras e filmagens para punir Neymar por agressão ou os 2 camaroneses que se estranharam em campo.

O ocorrido com Hulk, com mensagens via rádio dando instruções ao árbitro para anular on-time seu gol torna tudo muito mais estranho. Se o recurso existe, porque não foi usado em outros casos, como nos citados gols mal anulados do México??

=8-/ Freddy

Riva disse...

Alguém viu o japa que apitou nosso 1º jogo ?

(pano rápido)

Freddy disse...

O Globo on-line, 30/06/2014
“Outra preocupação da comissão técnica é com a arbitragem. Desde o pênalti mal marcado em Fred, na vitória brasileira sobre a Croácia, por 3 a 1, na Arena Corinthians, desencadeando críticas da imprensa internacional, ela acredita que a seleção vem sendo sistematicamente prejudicada. O gol de Hulk anulado pelo árbitro inglês Howard Webb contra o Chile aumentou a certeza na comissão técnica de que existe má vontade contra o Brasil. Após o jogo, Parreira chegou a afirmar que, se havia algum complô na Copa, seria para prejudicar o Brasil.”

Pois então não sou apenas eu que acho que o gol de Hulk foi mal anulado. A Comissão Técnica da Seleção também acha e pela notícia vai até mais além.
<:o)
Freddy