1 de abril de 2014

Decepção

Há dois anos, no prédio onde resido, alguns moradores me assediavam para que eu fosse síndico. Muitos manifestavam, em encontros no elevador, sua insatisfação com a administração do prédio.

Falavam com Wanda, reclamando sempre da Síndica, e chegaram a agendar, engambelando minha mulher, uma ida ao meu apartamento. Resolvi receber em casa uma das moradoras, porque além de pessoa esclarecida, era filha de um (bom) ex-síndico.

Como era, aparentemente, grande o número de descontentes, resolvi pegar o pião na unha e fui a assembleia ordinária anual. Fui eleito presidente da AGO e consegui evitar a reeleição da síndica, com uma brecha na convenção, que exige que o síndico seja condômino.

Sabem o que aconteceu? Nenhum dos presentes, mormente aqueles que andavam pelos corredores se queixando da síndica, e me apoquentando, se dispôs a assumir a função. Consegui convencar um dos presentes a aceitar sua indicação. No dia seguinte ele renunciou.

Por que estou narrando isso?  Porque é muito oportuno, dada a semelhança com o quadro político. Não conheço e não tenho em meu círculo de amizades ou profissional, uma viva alma que defenda o PT e Dilma. Todo acham Lula o chefe da quadrilha do mensalão.

Mas quando se trata  de tomar uma atitude, quem assume publicamente a insatisfação?  NINGUÉM!!!

Isso me remete a uma piada, do excelente humor judeu:

"Uma jornalista da CNN ouviu falar de um judeu muito velhinho que ia
todos os dias, duas vezes por dia, ao Muro das Lamentações para rezar,
durante largos minutos. 
Decidiu verificar.

Colocou-se em observação junto do Muro e... lá apareceu ele, andando
trôpego, em direção ao local sagrado.

Observou-o, enquanto rezava, durante uns 45 minutos.

Quando ele voltava, vagarosamente, apoiado na sua bengala,
aproximou-se para a entrevista.


Desculpe-me, senhor. Sou Rebecca Smith, da CNN. Como é o seu nome?

- Morris Feldman - respondeu ele.

- Senhor Feldman, há quanto tempo vem ao Muro orar?

- Há uns 60 anos - respondeu o velho judeu.

- Sessenta anos! Isso é incrível! E o que é que o senhor pede?

- Peço que os cristãos, os judeus e os mulçumanos vivam em paz. Peço
que todas as guerras e todo o ódio terminem. Peço que as crianças
cresçam em segurança e se tornem adultos responsáveis. Peço amor entre
os homens.

- E como é que o senhor se sente, pedindo isso há 60 anos?

- Sinto-me como se estivesse a falar para uma parede..."


Nota do editor: será que precisarei explicar a piada? Penso que não. Já que estamos falando do muro das lamentações.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Texto publicado no Estadão, em Forum dos Leitores, em abril do ano passado. Decorrido um ano e ainda assim extremamente atual.

Por Ruth Moreira

Estou com vergonha do Brasil. Vergonha do governo, com esse impatriótico, antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder.

Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão para nos surrupiar com a outra, políticos vendidos a quem dá mais.

Pensar no bem do País é ser trouxa. Vergonha do dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás, Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora estão a serviço de uma causa só, o poder.

Vergonha de juízes vendidos. Vergonha de mensalões, mensalinhos, mensaleiros. Vergonha de termos quase 40 ministros e outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros morrem em enchentes, perdendo casa e familiares por
desídia de políticos, se não desonestos, então, incompetentes para o cargo.

Vergonha de ver a presidente de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos (onde está a nossa guerrilheira, era tudo fantasia?).

Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada durante seis horas por delinquentes fichados e à solta fazendo barbaridades, envergonhando-nos perante o mundo.

Vergonha por pagarmos tantos impostos e nada recebermos em troca - nem estradas, nem portos, nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem para valer, nem creches para atender a população que forçosamente tem de ir à luta.

Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram de volta a famigerada inflação.

Agora pergunto: onde estão os homens de bem deste país? Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor? Por que tantos estão calados? Tenho 84 anos e escrevo à espera de um despertar que não se concretiza. Até quando isso vai continuar? Até quando veremos essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas?

Estou com muita vergonha do Brasil.
Ruth Moreira ruthmoreira@uol.com.br


http://ferramula3.blogspot.com.br/2014/03/ruth-moreira-uma-senhora-de-84-anos.html

http://www.alertatotal.net/2013/04/estou-com-vergonha-do-brasil.html

Jorge Carrano disse...

O Globo agora chapa-branca, já aplaudiu, de pé, aos militares em 1964:
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/As-manchetes-do-golpe-militar-de-1964/4/15195