31 de março de 2014

A Árvore Boa



Por Rômulo Bini Pereira



A Revolução Democrática de 31 de Março completa 50 anos este ano e já se observa elevado número de reportagens e artigos sobre esse fato histórico.

Nesse diapasão, nas esferas federal, estaduais e até municipais avultam as diversas Comissões da Verdade criadas no País, a levantarem fatos que vão repercutir na opinião pública com uma visão num só sentido. Seu escopo maior é denegrir o fato histórico, cujo combustível veio do coração nacionalista do povo brasileiro no limiar do outono de 1964. Ao passo que os crimes cometidos pelas esquerdas radicais são nefanda e irresponsavelmente acobertados por essas comissões.


A atual "presidenta" da República, que participou ativamente da luta armada, em recente visita à paradisíaca Ilha de Cuba demonstrou ao mundo sua prestimosa submissão ao líder comunista Fidel Castro. Esse seu ato mostra que, se a revolução não fosse vitoriosa, estaríamos sob a vigência de uma "democracia sanguinária", semelhante à que ainda escraviza e aterroriza o povo cubano.


Após 30 anos da Nova República e de cinco governos civis, notam-se análises negativas quanto ao presente e ao futuro do Brasil. Os três Poderes da República, base de todo regime democrático, vivem hoje momentos sensíveis e preocupantes - corrupção e mordomias em todos os seus níveis.


O Legislativo é a instituição mais desacreditada, segundo pesquisas confiáveis. Legisla quase sempre em favor dos direitos, mas nem sempre se lembra dos deveres. O interesse nacional é secundário e, em consequência, temas de capital importância para o Brasil são postergados, só pelo simples fato de que podem trazer reflexos indesejados nas urnas.


O Judiciário passou a ser a esperança dos brasileiros por ter-se sobressaído sobremaneira no processo conhecido como mensalão, conduzido pela Suprema Corte. Esta, em seus debates, demonstrou, entretanto, que há áreas de atritos de cunho ideológico e partidário entre seus membros. Não fossem a morosidade no julgar e os longos trâmites nos processos jurídicos, seu conceito seria mais positivo.


O Executivo passa por sérias dificuldades, pois a "presidenta" demonstra ser incapaz de governar com seriedade, equilíbrio e competência. Diante de qualquer obstáculo, convoca especialistas em propaganda e marqueteiros para que façam diminuir ou mascarar os pontos negativos que poderão surgir, pois só o que ela e seu partido querem é conseguir a reeleição. 

Em relação à política externa, o anseio do governo é fazer o Brasil ter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e isso está afastado. Nosso país está sendo ridicularizado em todo o mundo por tantos escândalos. País assim não pode postular distinção de tamanha expressão mundial.


Nos dias atuais o País vive momentos conturbados, que se vêm agravando desde os surpreendentes movimentos populares de junho de 2013. A Copa do Mundo traz efetivas preocupações ao povo brasileiro.


Manifestações ininterruptas conduzidas por vândalos transformaram algumas cidades, principalmente as capitais, em verdadeiras praças de guerra. Os "rolezinhos", já bastante disseminados, trazem em seu bojo indícios de luta de classes. A criminalidade já é endêmica entre nós e isso faz com que não mais sejamos vistos como um povo pacífico e cordato. Nossos índices de crimes anuais já atingem a cifra de 50 mil mortos/ano, próximos aos de países onde há guerra civil.


As autoridades constituídas pouco fazem para reverter essa situação. Propalam promessas vãs, são incompetentes, demonstram desinteresse e má-fé. Seu aparato policial está sempre pressionado, pois suas ações são consideradas agressivas. 

As soluções não surgem e o País vive uma situação de descalabro político e moral, com manifestos sinais de incipiente desobediência civil. É essa a democracia que desejamos?


Finalmente, um enorme paradoxo. As Forças Armadas continuam sendo a instituição de maior credibilidade no País, e isso é se deve não apenas à eficiência, à noção de responsabilidade, ao trato da coisa pública, mas, sobretudo, aos valores morais que são cultivados em todos os seus escalões. 

A honestidade, a probidade, a disciplina e o empenho no cumprimento da missão são algumas virtudes que norteiam as Forças Armadas e que deveriam também ser exercidas pelos diversos mandatários dos governos de nosso país. O que, infelizmente, não ocorre.


Na área militar nota-se ainda repulsa aos atos das citadas comissões. Ela é flagrante, crescente e de silenciosa revolta. Pensam que os integrantes das Forças Armadas - quietos, calados e parecendo subservientes - assistem passivamente aos acontecimentos atuais com sua consciência adormecida. Não é bem isso que está acontecendo!


As esquerdas sempre alardeiam que os "militares de hoje" não são como "os de 1964". Sem dúvida! Aqueles, mais preparados cultural e profissionalmente e mais informados que estes, mantêm, contudo, bem viva a mesma chama que seus predecessores possuíam e lhes legaram: o amor à liberdade, aos princípios democráticos, à instituição e ao Brasil. Também não aceitarão e, se necessário, confrontarão regimes que ideólogos gramscistas queiram impor à sociedade brasileira, preconizados pelo Foro de São Paulo, órgão orientador do partido que nos governa e de alguns países da América do Sul que se dizem democratas.


Mesmo sendo vilipendiada, devemos saudar a Revolução Democrática. É voz geral entre os esquerdistas que 64 jamais será esquecido. Ótimo, nós, civis e militares que a apoiamos, também não a esqueceremos. A Revolução de 1964 será sempre uma "árvore boa"!

Rômulo Bini Pereira é General de Exército e foi chefe do Estado Maior de Defesa.
 

14 comentários:

Jorge Carrano disse...

O sistema Globo de comunicação (radio, jornais e TV)ins iste (agora, não no passado) em chamar de golpe o movimento militar, apoiado pela sociedade civil, em 1964.
Dá nojo!

Jorge Carrano disse...

Chama-se fisiologismo. A ideologia foi deixada de lado.
Gostaria de viver o suficiente para ver os retratos de Irineu e Roberto Marinho substituídos, na sede d'O Globo, pelos de Lula e Zé Dirceu.
O imediatista caminha a passos curtos e os irmãos herdeiros deveriam saber disso.

Freddy disse...

Tem um link no "oglobo.globo.com" com opinião de 50 personalidades sobre o "golpe". Praticamente todos alinhados com a petralha, raras exceções analisaram o fato com isenção.

http://infograficos.oglobo.globo.com/pais/golpe-militar-50-anos-personalidades.html

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
É fácil explicar:
1) O Globo está acuado ou acovardado. Você escolhe. Fizeram uma seleção plenejada.
2) É chic, no meio das pessoas que você chama de "personalidades", ser de esquerda.
3) Para muitos é um papel que representam. E vivem disso.

Quero deixar claro que sou contra torturas físicas ou psicológicas, embora entenda que numa guerra não existem limites éticos. Os guerrilheiros também mataram e torturaram.
Por fim, quase todos os entrevistados vivem as custas do capitalismo, a liberdade de escolhas, o livre comércio e iniciativa. E tiveram seus méritos reconhecidos e diferenciados.
Nada disso ocorre no comunismo que a maioria só conhece de ouvir dizer. Nunca leram, estudaram ou pesquisaram a respeito dos regimes de esquerda totalitários.
Eu abomino esta esquerda caviar. Admiro a obra, mas tenho nojo dos Ziraldos da vida, que receberam indenizações e bolsas, trocando ideologia por fisiologia, como bem definiu o Millôr.
Escrevi cartas para a redação do Globo, mas duvido que publiquem, pois estão vendidos em troca das polpudas verbas publicitárias do (des)governo instalado.

Freddy disse...

Eu não estudei a fundo o evento de 31/03/1964, mas parece-me que foi necessário na ocasião. E os militares, assim como o PT e seus aliados atualmente, uma vez no poder se deleitaram com a situação, estendendo-a até onde puderam.

Quando a História vier a relatar os anos que estamos vivendo num futuro não tão distante, também saberemos de desmandos perpetrados não mais pela direita, mas sim pela esquerda fanatizada. Desmandos que poderão talvez não ter atingido diretamente pessoas como indivíduos, mas sim instituições e, pior, poderão ter causado prejuízos incalculáveis ao Brasil como nação!

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Pela ordem. O movimento militar, e não golpe como insistem em chamar os esquerdistas, e agora também o (acovardado) O Globo, contou com o apoio popular. Integral apoio popular.
Quanto ao que você, magnânimo e condescendente, chama de desmandos, e eu chamo pelo nome certo, corrupção e roubalheira, estão aí para todo mundo ver. Não será preciso esperar nada. Corrupção, fraude e roubalheira a torto e a direito.
Médicos cubanos (a fortuna que é enviada para Cuba, volta em caixa 2 para a campanha do PT), empréstimos marotos a países africanos, a compra, risível, da refinaria em Pasadena, representou uma sangria sem tamanho aos cofres públicos e particulares. Alias com tamanho (mais de um bilhão). O trabalhador que aplicou parte de seu FGTS na compra de ações da petrolífera (lembra do programa?) lascou-se de verde e amarelo. Está no prejuízo.
Veja de onde vieram os larápios.
Conta para mim um caso, apenas um, de um ex-presidente militar que enriqueceu ou fez de um de seus filhos milionário da noite para o dia.
Volto a frisar, não sou favorável a tortura, mas muito menos a roubalheira.
Para este governo do PT manter o poder não tem preço, nem meios. Vale tudo.

Jorge Carrano disse...

Assistam:
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/curso-para-jornalistas-no-df-simula-manifestacoes-e-confronto-com-policia-04020E18366ADCC94326?types=A&

Helga Maria disse...

E o Porto Mariel, em Cuba?
Helga

Jorge Carrano disse...

Parte de um texto que circula na rede mundial, atribuído a Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

"Investidores da Petrobras principalmente os internacionais apostam que o governo não resiste a uma auditoria judicial, séria e independente, em vários negócios: nas refinarias Abreu Lima e Passadena, no Comperj, na Companhia de Recuperação Secundária (CRSec), na Petrobras International Finance Company S.A (PFICO) e na Gemini (caso que agora, surpreendentemente, aparece no noticiário que sempre o abafou. As fragilidades na Petrobrás atingem mortalmente Dilma, Mantega e Lula padrinho do ex-presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, e de seu diretor financeiro Almir Barbassa (no cargo há três governos)."

Jorge Carrano disse...

Copy and paste:
http://www.alertatotal.net/

Freddy disse...

Muito bom o link.
Assisti ao Senador Mário Couto pedir, na sessão do Plenário do dia 25 passado, o impeachment da presidente Dilma:

https://www.youtube.com/watch?v=7rNi36D5_y4#t=595

A batata da Dilma começa a assar legal! Assim como o todo-poderoso Al Capone foi pego pelo Imposto de Renda, a Dilma será pega pela Petrobras. Ela só se safa se der um golpe de estado.

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

O post "Garotas de programa" publicado em data de hoje, foi retirado do ar por conter informação errada.
Agradeço ao leitor (Paulo Bouhid) que alertou para o fato da notícia ser fake.

Ana Maria disse...

O que me surpreende é que os mesmos que chamam a revolução de golpe, e recebem gordas indenizações por conta de perseguições no regime militar, apoiam, festejam e condecoram governantes de regimes totalitários.
Inocentemente pergunto porque a esquerda petralha não defende a libertação dos presos políticos e sua aposentadoria em Cuba.

Jorge Carrano disse...

O pior é a Globo, Ana Maria, chamar de golpe. Papel indecente. Quando puderam tirar vantagem lamberam botas de militares.
Depois a hipocrisia de um recente editorial falando em compromisso com a notícia, deixando a interpretação dos fatos para os ouvintes e os leitores de seus jornais.
O que temos assistido e lido, é uma avalanche de acusações e insinuações.
Onde o espaço dado aos que, com ressalvas pelos excessos, acham que o movimento militar foi oportuno e necessário.
E os esquerdistas de ocasião? Todos ganhando muito dinheiro e desfrutando as delícias de bons vinhos, grandes iates, casas e apartamentos suntuosos. Férias em Paris.
São canalhas que merecem desprezo.
A Globo revela números de vitimas da revolução, mas não dá uma notinha sobre as vítimas da guerrilha armada que também matou.
Os sequestros de embaixadores não são citados. Quer forma mais desumana de cárcere privado? E o sofrimento das famílias destes sequestrados?
Vou parar por aqui pois minha pressão arterial vai fugir de controle.
Abomino essa gente que fez vista grossa para Fidel e seu paredão, e apoia as políticas ditatoriais das republiquetas americanas que calam a imprensa, apropriam-se de bens alheios via estatização com intervenção armada. Na mão grande.