16 de abril de 2014

O plim-plim é onomatopeia

Quando você sintoniza a Globo e ouve aquele plim-plim, significa que a caixa registradora  acusa a entrada de dinheiro nos cofres da emissora.

É lógico, dirão os mais apressados, todo negócio econômico depende de faturamento, e o lucro, que não é pecado, faz parte do negócio.

Sim, por certo, mas há maneiras e maneiras de lucrar. Há concessões que podem ser feitas e outras que não. Sob o ponto de vista da moral e dos costumes.

Você abdicar de ter opinião, ou pior, ter que adotar opinião alheia para ganhar dinheiro é abominável. Nos advogados toleramos a defesa de bandidos, mas no jornalismo é cabível?

É isso que está acontecendo na  Globo de uns tempos a esta parte. A emissora virou caixa de ressonância do governo federal. Como contrapartida das polpudas verbas das enganosas propagandas governamentais que lhes rendem milhões. Muitos milhões.

E, dizem alguns, porque estão pendurados no BNDES.

A Globo topa tudo por dinheiro. E como este é um título de programa do Silvio Santos, preciso fazer um registro oportuno.

No SBT foram calados os jornalistas Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, porque manifestavam, vez ou outra, opinião que contrariava o governo*. Já na Globo os apresentadores devem manifestar  a opinião do governo.

Notem que há uma diferença: no SBT os jornalistas serão policiados para não haver críticas ao governo; já na Globo são policiados para falar a favor do governo.

É sutil, mas é diferente.



15 comentários:

Helga Maria disse...

As pessoas estão viciadas no plim-plim, como escreveu o blogueiro e também diz o Faustão.
De minha parte faço muito uso do controle remoto e das emissoras por assinatura.
Helga

Ana Maria disse...

Eu assisto o que me interessa e não cobro dos veículos de comunicação que compartilhem de meu gosto pessoal ou de minhas ideologias. Uso, como a Helga, o controle remoto.
A única coisa que lamento é que a oposição ao governo seja tão inoperante. Acho que vou concordar uma única vez com o Pelé. Não sabemos votar.

Jorge Carrano disse...

Também não estou cobrando que os veículos de comunicação comunguem de minhas ideologias.
O que cobro é que não se vendam, ou mudem de opinião ao sabor de interesses financeiros, como a Globo.
Se o PT perder, e vai perder, quero ver o Sistema Globo mudar de lado de novo. E terão a cara de pau de mudar, porque não têm ideologia aluma senão o dim-dim, que é sinônimo de plim-plim.

Jorge Carrano disse...

EM BOM PORTUGUÊS A GLOBO COSPE NO PRATO EM QUE COMEU.

Paulo Bouhid disse...

Meu caro Jorge, desde que a TV paga chegou ao Brasil, a TV aberta não entra na minha casa. Consegui até mesmo uma liminar para que seu sinal não chegue a menos de 200m da minha residência.
Quantas e quantas vezes me sinto deslocado numa conversa pq não sei que "fulano é filho do beltrano" e "quem vai terminar com a fulana é o fulano", "eu acho que quem ter que ser eliminado é fulano..." e outras baboseiras do gênero.
Abs.

Ana Maria disse...

Tvs comerciais visam lucro. É uma atividade lucrativa e é o lucro que visam. Todas.
Sou uma velhinha aposentada e desocupada. Me sobra tempo e disposição para acompanhar novelas e séries na TV aberta. Isso me diverte e me concede assunto para bate papos. Não levanto bandeiras políticas pois não creio que o partido A seja melhor que o B. Nem vou me amargurar com situações que fogem ao meu controle. Faço minha parte expondo minha opinião e votando conforme minha consciência. Fora isso, como se diz por aí, "Só Deus na causa".

Jorge Carrano disse...

Aviso aos internautas, aqui de passagem, que Ana Maria (aí acima) não era alienada política. Embora nunca tenha sido uma militante, sempre teve posição firme. Conheço-a muito bem, ha 69 anos.
"Agora aposentada e desocupada" perdeu motivação, talvez.
Ela sabe que também não tenho bandeiras partidárias porque todos os partidos são fisiológicos.
O que me deixa confortável para criticar o que, a meu juízo,cheira a roubalheira, corrupção, incompetência ou tudo junto como no governo atual.

Jorge Carrano disse...

Quanto ao lucro objetivado, o texto é bastante claro. Não é pecado e faz parte do jogo.
O problema é como se obtém o lucro.
O proxeneta visa lucro; o traficante visa lucro; o falsário visa lucro, mas são atividades condenáveis. Um órgão de imprensa que vende sua alma, a Deus ou ao Diabo, quando deveria ser isento e apenas informativo, não merece meu respeito. E no caso concreto do Globo, pior pois muda de rumo apenas ao sabor de interesses. Lambiam as botas dos militares quando lhes convinha. Agora bajulam os socialista caboclos porque eles têm muita verba pública para veicular mentiras, propaganda enganosa do governo.
São oportunistas. No rádio, na TV e nos jornais.

Freddy disse...

Permitam-me um aparte, uma dúvida em prol do réu, que ainda não foi condenado.
Há uma hipótese de que Sylvio Santos permita comentários e críticas ao governo. Em teoria, ele diz que as opiniões da Rachel continuarão a ser veiculadas, mas com a chancela da emissora, para não expor a jornalista pessoalmente.
É esperar para ver.
Claro, eu também acredito em Papai Noel.
<:o)
Freddy

Anônimo disse...

Tem gente satisfeita com o governo. Deve receber uma bolsa-cala boca qqer.

Jorge Carrano disse...

Anônimo,
Se você se insinuando que Ana Maria é beneficiária de uma destas bolsas assistencialistas está muito enganado.

Freddy,
Papei Noel existe. É fake, é farsante, etc, mas eu mesmo já fui um.(rsrsrs)

Ana Maria disse...

Ai ai ai. Lá vou eu me meter novamente em polêmica. Tinha jurado sossegar depois dos 69 anos. Vá lá. Sr (a) Anônimo, sou aposentada depois de uma carreira honesta e eficiente. Não sou de falsa modesta. Sempre cumpri meus compromissos e posso afirmar que mereço cada centavo que recebo.
Não sou a favor deste Governo. Nunca votei no PT, embora tenha acalentado a esperança que o Lula fizesse um bom trabalho em prol do Brasil.
Mas se tem coisa que detesto na política é o policiamento ideológico. E deu!

Riva disse...

Inexistem partidos no Brasil pelo simples fato de que são feitos por ..... pessoas. O resultado está aí.

Da mesma forma, pessoas constituem uma empresa, como a Globo, por exemplo. O resultado está aí !

Junte boas pessoas e teremos um bom partido e uma boa empresa.

#simplesassim

Jorge Carrano disse...

Vejam como são as coisas. As diferentes maneira de dar uma mesma notícia.
Dilma continua caindo nas pesquisas do IBOPE.
O Globo noticia assim: "Dilma cai mas ainda vence no primeiro turno"
A notícia poderia ser assim: "O viés de Dilma, nas pesquisas de intenção de voto, é de queda".
Ou ainda: "Dilma despenca nas pesquisas"
Ou ainda esta: "Dilma continua em queda acentuada nas pesquisas.
Todas refletiriam a verdade dos últimos números da pesquisa.

Jorge Carrano disse...

Vejam e ouçam:
https://www.facebook.com/photo.php?v=229212540611130&set=vb.213631462169238&type=2&theater