28 de abril de 2014

ERROS HISTÓRICOS

Alguém pode me explicar porque temos que comemorar a “Proclamação da República”?

Já não éramos independentes, desde 1822. Já não tínhamos uma Constituição, desde 1824, que teve longa vigência, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.h tm , e que embora outorgada, foi moldada segundo influência da carta constitucional francesa.

Deodoro da Fonseca, liderando militares, derrubou a monarquia, deu um golpe, e alterou a forma de governo. Ninguém diz que os militares deram um golpe.

Mas foi!

A monarquia é uma boa forma de governo. Que o digam países civilizados como Inglaterra e Espanha, para não me alongar.

As famílias reais custam caro aos cofres públicos e consequentemente à população ? Muito menos do que nos custam os 39 ministérios de Dilma. E os desvios de verbas, e compra de sucata nos USA, e financiamento de porto em Cuba e empréstimos a fundo perdido.

Antes deste erro, deste golpe militar, que destronou Pedro II, um bom monarca, preocupado com o povo e com a educação, houve o da expulsão dos franceses, que abordarei adiante.

Um bom exemplo da preocupação do monarca foi apontado em matéria recentemente veiculada na imprensa, discorrendo sobre as escolas do Imperador. Consta que ao saber que seria homenageado por comerciantes, em 1870, com uma estatua a cavalo, Pedro II chamou-os e declinando da homenagem, sugeriu que construíssem uma escola pública,  afinal inaugurada dois anos depois, com o nome de Colégio São Cristóvão. Primeira das escolas do Imperado. Outras se seguiram, como a São Sebastião.

Esta escola São Cristóvão ainda existe, e depois da queda da monarquia e reforma na fachada, tomou o nome de Escola Municipal Gonçalves Dias (no Rio de Janeiro). Já a Escola São Sebastião, foi anos depois demolida para a construção da Av. Presidente Vargas.

Mas o exemplo de preocupação com a educação dada pelo imperador não foi espelho para os governos republicanos. No governo atual, por exemplo, as verbas públicas destinadas à educação são desviadas para bolsos particulares. E a política que estão adotando é ideologicamente de orientação comunista. Acompanhada de barbaridades tais como censurar Monteiro Lobato, a guisa do politicamente correto. Uma idiotice, como foi a acordo ortográfico que aboliu o pobre do trema e outros acentos gráficos.

Acho um escárnio as autoridades de todos os níveis e matizes falando de legado da Olimpíada, como falaram dos Jogos Pan-Americanos.

Dom João VI, este sim deixou-nos um grande legado quando aqui aportou fugindo de Napoleão. Também em Salvador.

Mas houve um erro maior, na primeira metade do século XVI, meio século após o descobrimento.


Refiro-me a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro. Araribóia, este mesmo que tem estatua em Niterói, cidade que ganhou de presente pelo apoio aos portugueses, a meu juízo deveria ser execrado.

E porque Niterói passou a pertencer ao índio, filho de um povo por natureza indolente, preguiçoso, ficamos marcando passo deste lado da baia até que a ponte fosse construída.

Sou neto, do lado materno, de portugueses, mas acho que se falássemos francês estaríamos melhor. Não me venham dar a Guiana como exemplo. Aqui seria diferente. Seríamos maiores, pelo menos em termos territoriais do que a matriz.

Ficamos apenas com o pão francês, mas poderíamos ter  também o croissant, muito melhor.

Um terceiro erro foi cometido na divisão de terras, no chamado "Tratado de Tordesilhas". Se ao invés de uma linha longitudinal (norte a sul) a linha imaginária fosse transversal (leste a oeste), teríamos certamente um pais melhor, mais desenvolvido, entre as maiores potência do mundo, que seria o fixado ao sul, do Rio de Janeiro para baixo.

Outro erro enorme, o maior de todos,  foi o povo acreditar no discurso de Lula, “nunca mais haverá fome neste país” e “vamos acabar com a corrupção”, e o eleger presidente.

Ele cumpriu estas duas promessas de campanha, mas adaptando-as  a sua moda, depois do “Romanée-Conti” que o Duda Mendonça  lhe apresentou:  a família dele nunca mais passou fome,  e a corrupção agora é prerrogativa de seu partido. Monopólio do PT e seus asseclas.

Você pode discordar de três dos erros aqui apontados: expulsão dos franceses, proclamação da república e tratado de tordesilhas. Mas se você ousa discordar que Lula foi um erro então você está no blog errado.

4 comentários:

Freddy disse...

Como primeiro comentário, lembro que também podemos lamentar a expulsão dos holandeses do Nordeste. Com certeza ele seria bem melhor.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

OK, Freddy,
Os dois invasores expulsos usam tamancos. Mas o francês é um idioma mais bonito, foi o oficial da diplomacia, e na literatura é muito mais rico.
Ainda fico com os franceses, em meu lamento.

Freddy disse...

Algumas das justificativas dos defensores do tratado de Tordesilhas como foi feito é que a parte portuguesa se manteve una, enquanto que a espanhola se dividiu em um monte de pequenos países. Por isso temos um Brasil grande e forte!

Pois não é que essa é exatamente a razão pela qual estamos nesse imbróglio todo? Quem vota na Dilma é o pessoal lá de cima, os maiores beneficiados pelas bolsas. Se fôssemos separados, não estaríamos convivendo com esse problema!

Eu gostava que o Brasil fosse um imenso país e andei até defendendo a Amazônia, que tem olhos gordos para separá-la de nós com mil justificativas acerca de ser patrimônio da Humanidade, do Brasil não conseguir preservá-la (verdade!)...

No entanto, dada a situação pela qual passamos, já perco bastante esse sentimento de nacionalismo. Nada se ganha por termos as regiões todas sob um mesmo governo. Pelo contrário, talvez fosse realmente melhor aceitar sua versão do Tratado de Tordesilhas!

<:o) Freddy

Ana Maria disse...

Vou encarar os "erros" como brincadeira. A situação do Nordeste brasileiro nada mais é que o descaso dos sucessivos governos com o clima e topografia da região. Desde jovem ouço comentários sobre dessalinização da água do mar. Sei que o processo é caro, mas poderia minimizar a situação da seca.
Parece que interessa a manutenção deste povo na pobreza para ser usado como curral eleitoral.