14 de abril de 2014

Assim fica difícil...

Não é choro de perdedor não, é constatação de que entre os árbitros de futebol, o Flamengo tem a maior torcida.

Vejam estes escândalos.


Num jogo anterior, numa cobrança de falta a favor da Vasco, a bola entrou mais de meio metro, e como diria o Nelson Rodrigues "até os paralelepípedos viram". Menos os juízes, e eram 3, absolutamente próximos ao lance. O juiz principal, o bandeirinha e o auxiliar de cocoras ao lado da linha de gol.

As imagens falam por si. Assistam, clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=1wVNagxMMpU



Ontem, um erro não menos clamoroso, de impedimento (offside) não marcado - e a fotomontagem irônica a seguir mostra à perfeição - tirou o título do Vasco.

Vejam outras no link que coloco logo abaixo.



Leiam e vejam : http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2014/04/13/internautas-criam-linhas-imaginarias-para-justificar-erro-do-auxiliar/



Nota do editor: caso a ilustração aqui inserida esteja em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, sem fonte ou legenda correta, alertados faremos a devida correção.

19 comentários:

Jorge Carrano disse...

Juiz admite erro, mas erra de novo, na súmula, atribuindo a autoria do gol a outro jogador.

E Felipe, goleiro do Flamengo, num pronunciamento inapropriado, mesmo no mundo do futebol, disse que "roubado é melhor".
Veja e leiam:

http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2014/04/felipe-se-desculpa-por-declaracao-mas-diz-que-vascainos-fariam-pior.html

http://extra.globo.com/esporte/extra-campo/arbitro-que-deu-gol-para-nixon-responde-ao-goleiro-felipe-nossa-sociedade-esta-doente-12189240.html

Todos os comentaristas, menos os comprometidos (rabo preso), acharam o gol irregular e fácil de observar o impedimento, pelo posicionamento dos árbitros.

Leiam:
http://espn.uol.com.br/post/403397_video-vasco-garfado-erro-grave-do-bandeira-deu-o-titulo-ao-flamengo-constrangedor

Jorge Carrano disse...

Quero reiterar, que não obstante ter sido um grave erro de arbitragem que que impediu a conquista do título, meu desejo é ver o Dinamite fora da presidência.
XÔ Dinamite.
E Adilson Batista também não é de meu agrado. Futebol não é só transpiração. É também inspiração.

Freddy disse...

Parágrafos de notícia veiculada no Globo on-line (14/04/2014):
-------------------------------
A Coaf defende ainda o uso desses recursos externos para evitar erros como o do gol validado que tirou o título do Vasco. O gol foi atribuído equivocadamente na súmula ao atacante Nixon, que não estava impedido. Diz a íntegra da nota, assinada pelo presidente da Comissão, Jorge Rabello:
“Em relação ao gol do C.R. Flamengo, a Comissão de Arbitragem, vendo e revendo o lance através do replay, uma vez mais se depara com os limites da capacidade de percepção do ser humano em determinados, difíceis e duvidosos lances, cuja demonstração, à luz da tecnologia, são insuficientes para decisões induvidosas e geradores de equívocos irreparáveis que poderiam ser evitados se para a modalidade futebol fossem desenvolvidos, permitidos e implantados métodos de diagnóstico mais precisos e capazes de auxiliar os árbitros em suas decisões. No caso em questão, somente após a revisão do lance por vários ângulos com o auxilio de diversas câmeras permitiu distinguir a autoria do gol, equivocadamente atribuída ao atleta Nixon (em posição regular). Face ao exposto a Comissão não tem como discordar que, apesar do grau de dificuldade do lance, o real autor do gol estava em posição irregular, elucidada com os recursos da tecnologia.
Rio de Janeiro, 14 de abril de 2014
Jorge Rabello
Presidente da COAF-RJ
------------------------------
Meus destaques:
1) “O gol foi atribuído equivocadamente na súmula ao atacante Nixon, que não estava impedido”.
Com isso, o juiz se livra de ter atribuído o gol a um atacante sabidamente em situação irregular, mas demonstra: má intenção ou total desatenção ao lance.
2)“O real autor do gol estava em posição irregular”.
Isso confirma o que os anais da federação nunca vão abordar: o título do Flamengo foi conquistado através de erro de arbitragem.
--------------------------
Minha conclusão:
Tem gente que gosta que futebol seja "humano", sujeito a enganos e interpretações errôneas. O que ninguém lembra é que é investido muito dinheiro na atividade, e jogar o trabalho de um campeonato no lixo por um erro que todos viram menos o árbitro e seu auxiliar não me parece justo. Que venham as câmeras de campo e as bolas eletrônicas!
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
O impedimento ninguém pode discutir, se for honesto. Da minha casa, com o treino que tenho de assistir jogos de futebol, gritei na hora que havia impedimento.
O bandeirinha correu para o centro do campo, como convencionado, dando legitimidade ao lance. Mas o juiz vacilou alguns segundos. Ou seja, tinha alguma dúvida.
As imagens são claras, portanto o juiz errou duplamente ao atribuir o gol a outro jogador. Parece mesmo má-fé para livrar sua responsabilidade.
Para a história o título é do Flamengo.

Jorge Carrano disse...

Post de meu amigo Castelar, em seu blog , sobre a cultura da fraude, do roubalheira, da lei de Gerson de levar vantagem em tudo.
http://www.pontoparagrapho.com.br/detlahes/14-04-14/frase.aspx

Riva disse...

Meus caros,

Quando aconteceu o gol Daquele Time do Mal, achei o erro da arbitragem até natural, pela forma meio confusa da jogada. E lamentei apenas.

Mais tarde, porém, fiquei impressionado pelo fato do Fantástico nada comentar da jogada polêmica.
Em seguida, fiquei mais impressionado pelo fato do juiz, espertamente, colocar o Nixon como autor do gol (sabe-se que esse senhor é flamenguista, bem como sua esposa).
Em seguida, para piorar, soube que esse bandeirinha é o mesmo do incrível lance de recente Vasco x Aquele Time do Mal, quando ao lado da trave, não viu a bola quicar dentro do gol rubro-negro quase 50 cm, e também é o mesmo bandeirinha que anulou um gol irreparável da Friburguense contra .... Aquele Time do Mal !!

Tudo isso somado à boçal declaração do goleiro Daquele Time do Mal : "Ganhar roubado é mais gostoso" ! Fico pensando se esse imbecil tem filhos, que o viram falar isso ...e as crianças jovens torcedoras de todos os outros clubes ??? Que lamentável ....

Participo, além do Twitter com a torcida do meu FLU, de um grupo de torcedores no WhatsApp. E coloco aqui, nesse espaço, a indignação de um amigo sobre tudo isso, que resume muito bem nosso sentimento em relação à esse episódio e à triste crise de valores que passamos no Brasil.

Antes, porém, quero deixar aqui registrado que possivelmente não conseguirei torcer pela nossa seleção nessa Copa do Mundo, por não enxergar nessa geração de "jogadores " uma representação do nosso futebol, e muito menos, da nossa nação. Esses caras representam um outro Brasil, que não é o meu. É o BRASIL BANDIDO.

O texto vai no comentário a seguir.

Riva disse...

Texto do debate no WhatsApp :

Aos amigos que perguntam se estou triste pelo Vasco, eu respondo: NÃO! O Vasco não perdeu o título no futebol, como deveria ser. Perdeu graças a algo que hoje me assusta muito mais como cidadão do que como torcedor. Explico:
Hoje em dia as pessoas reclamam que os políticos são corruptos e que todo o mal do Brasil está na política brasileira. Isso é MENTIRA! O Brasil está na situa...ção que está porque o povo brasileiro é corrupto em sua raíz! Estou vendo um monte de amigos que tenho muita estima fazendo zoação e rindo do título do Flamengo ganho de forma roubada... Mas então eu pergunto: É isso que devemos exaltar? O ROUBO? A CORRUPÇÃO? Então é isso que devemos ser? Corruptos? Roubar sempre para conseguir títulos e poder? Tirar vantagem em cima de tudo?
Estou enojado disso tudo. Não do Futebol.... Não da Política... Não do Brasil.... Estou enojado do povo brasileiro que a cada dia se mostra cada vez mais corrupto e sem valores... Nossas leis são piada aos olhos do povo, que a cada novo evento do judiciário, recebe o exemplo de que se o réu tiver dinheiro e bons advogados, pode matar e roubar e nada lhes acontecerá....
O que fazer nessa situação? Tolerância zero! Ou se é corrupto ou não é! Não existe essa de dar uma graninha pro policial da blitz é algo normal... Não existe essa de que estacionar em vaga de deficiente por "uns minutinhos" é algo normal.... Não existe essa de que dar uma graninha para funcionário público colocar seu processo na frente é algo normal.... Não existe essa de que "furar fila" é algo normal... Não existe essa de que jogar lixo no chão porque todo mundo joga é algo normal.... Não existe essa de que ganhar com gol roubado no último minuto é a "mítica do clube".... Me desculpem meus amigos pelo que vou falar, mas se você se já fez ou se faz alguma das coisas aqui escritas, você é tão corrupto quanto os políticos de Brasília e merece morar num país corrupto e pagar altos impostos para abastecer os bolsos dos safados. Digo mais: Se você estivesse lá, certamente faria a mesma coisa!
Se você chegou aqui sem me xingar ou sem dizer que eu sou um otário pelo que escrevi acima, parabéns! Você ainda pode fazer a diferença neste país. Contamine as pessoas que estão ao seu redor com doses de bons exemplos! Respeite as leis. Não tenha vergonha de se indignar quando alguém faz algo errado na sua frente... Os bons exemplos falam muito mais alto do que argumentações! Só deixando claro que todos nós temos tolerância zero com a a corrupção é que poderemos algum dia sonhar em mudar este país...
Para finalizar, aos meus amigos flamenguistas que estão vibrando com o título e acham que isto tudo que eu escrevi é choro, lamento dizer que vocês fazem parte da população que nunca irá mudar este país. Para vocês, onde ganhar a qualquer preço é motivo de felicidade, eu só tenho a dizer que vocês precisam fazer uma profunda revisão de seu modo de vida e então assumir de que lado vocês vão querer jogar: ou vem para o lado dos que querem tornar esta nação um dia justa para todos os cidadãos, ou assume estar no lado daqueles que querem deixar tudo como está, onde justiça é uma palavra morta e a lei do mais forte é a que prevalece sempre.

................

Outro ponto é essa infeliz coincidência de Copa do Mundo em ano de eleições presidenciais ....Anestesia Geral !

Jorge Carrano disse...

Caro amigo Riva,
Apenas um pequeno reparo. O bandeirinha é realmente o mesmo do lance do gol legítimo, pois a bola entrou mais de meio metro, e não validado. Mas era o bandeirinha mesmo, e não o auxiliar atras do gol e que estava na posição acocorado.
Ou seja, ele estava na mesma posição (linha de impedimento) nos dois gols. E poderia ter alertado o juiz que a bola entrou, pois tinha campo de visão. O ceguinho(?) atras do gol, ou ao lado, estava mais próximo, mas o bandeirinha (o mesmo) também poderia ter assinalado.

Jorge Carrano disse...

Subscrevo na íntegra, se me permite o autor, este texto do debate no WhatsApp.

Riva disse...

Reparo perfeito. É verdade, era um fiscal de linha de fundo. Mas era o mesmo bandeirinha na linha lateral. Concordo !

Acabo de saber que o Vasco tentará anular o jogo ..... que lamaçal o futebol brasileiro ! Reflexo de uma sociedade em dúvida em relação aos seus valores .....

Jorge Carrano disse...

Mais um episódio para me envergonhar da administração do Roberto. Futebol se ganha em campo, não nos tribunais.
Primeiro não há hipótese do jogo ser anulado. É a eterna questão do erro de direito ou erro de fato.
Ademais anular o jogo seria um risco.
Já imaginou tomar um chocolate numa eventual outra partida?
Lembra de Joinville? Depois da interrupção (joga, não joga) o Vasco perdeu feio e levou um baile do Atlético Paranaense.

Freddy disse...

Volto à conclusão de meu comentário bem acima: Há que atualizar o futebol para que ele não perca de vez a credibilidade.
Empresas não vão continuar a investir milhões em patrocínio num esporte sujeito a tal tipo de falcatruas.
É mais ou menos por aí: lamentar o erro sem tempo de se fazer nada a respeito, e cuidar de atualizar regras. Incluindo a punição de juízes e auxiliares cujos erros tenham interferido no desfecho de um campeonato inteiro, como agora aconteceu.
"Sua Senhoria" agiu com a mais deslavada má fé, pois que ao redigir a súmula ele já sabia de todo o desdobramento de sua decisão. Ao trocar o nome do autor, ele incorreu em duplo erro, mas tudo ficará como está.

O "Banana" piora as coisas, tentando anular o jogo pelos motivos que o Carrano citou. A hora era aquela e fim. Fazer de novo é um risco e contra as regras, me parece. Mas como o corpo jurídico do Vasco é uma m..., tudo pode se esperar dele. Inclusive ficarmos mortos de vergonha depois...

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Os árbitros não eram confiáveis e o Vasco queria juízes de outro estado, teoricamente menos envolvidos emocionalmente.
Leiam:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/04/vasco-havia-pedido-que-auxiliar-nao-fosse-mais-escalado-em-seus-jogos.html

Freddy disse...

O Globo banaliza os erros e faz relação de "roubado é mais gostoso". É o Brasil do momento...

http://oglobo.globo.com/esportes/roubado-mais-gostoso-dez-exemplos-que-ficaram-na-historia-do-futebol-12198559

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

De uns tempos a esta parte, como já mencionei aqui, estou com nojo da Globo e de todos os veículos do grupo.
Vendidos.

Freddy disse...

As notícias dão conta que o Sylvio Santos fez uma jogada estranha... Ele manterá a acidez dos comentários da Rachel, que no entanto terão a chancela da emissora. Isso preservaria a moça, jogando a culpa das críticas na emissora.
Dá pra acreditar?
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Salvo melhor juizo, a interpretação do fato é um pouco diferente.
O que irá acontecer é censura. Ou seja, nos telejornais da emissora, não haverá comentários dos apresentadores expressando suas opiniões livremente, por sua conta e risco. Os editoriais expressarão a opinião da emissora, e por isso mesmo escritos e editados pela equipe de telejornalismo.
Rachel e Joseval lerão o que for escrito e aprovado.

Jorge Carrano disse...

Veja melhor explicação sobre o SBT acessando o endereço http://www.tambau247.com.br/sbt-decide-preservar-rachel-sheherazade-e-joseval-peixoto/

Jorge Carrano disse...

Como era de se esperar (só mesmo o panaca poderia acreditar em êxito no Tribunal), o Vasco foi derrotado no pleito de anular a partida final do campeonato carioca.
Eis a decisão do TJD-RJ sobre a final do Carioca publicado nesta terça:

1. Trata-se de pedido de impugnação de partida que foi realizada no dia 13.04.2014 às 16h elo Campeonato Estadual da Série A de Profissional, realizado no estádio Mário Filho, Maracanã.

Passo a decidir:

2. Não se vislumbra como quer fazer crer o impugnante no presente, qualquer violação a regra do jogo, bem como a interpretação do árbitro em violar a regra, havendo tão somente interpretação errônea dos fatos. Não se pode querer que um erro de fato se transforme em um erro de direito, claro esta que houve sim um erro de fato.

De qualquer modo, também na súmula da partida não há qualquer menção que possa caracterizar má-fé da arbitragem, na validação do gol. Neste sentido, decido pela manutenção do resultado da partida, por entender que a soberania do árbitro é incontestável.

3. Publique-se e Cumpra-se.