7 de abril de 2014

Rir de nossa vergonha

Este texto abaixo não é exatamente uma obra apócrifa.  Há de ter um autor,  que embora aqui não identificado, por absoluta ignorância quanto a de quem se trata, mas que é  certamente alguém extremamente atento e ligado no mundo ao seu redor,  com muito espírito de humor, de maneira crua, aguda, ácida, mas perspicaz e sem se distanciar da verossimilhança, dá-nos uma ideia bastante próxima do que seria um pronunciamento público de nossa presidente, se ela fosse a dirigente máxima da Malásia.

Assim se manifestaria sobre o sumiço do avião da Malasyan Air Lines: (estou rindo a bandeiras despregadas, embora devesse chorar de tristeza e vergonha)




"Meus amigos, o avião, que foi uma máquina descoberta pelo brasileiro Santos Dumont quando comprou seu primeiro aeroporto, é uma máquina mais pesada que o ar, porque o ar é leve, tanto assim que flutua.

No nosso governo nós conseguimos aumentar a leveza do ar porque não fizemos nada de peso, porque quem faz coisas de peso é a Argentina, que não tem a moeda Real como nós. O Real, aliás, fez aniversário este ano e como foi um programa criado pelo Presidente Lula junto com a roda, o fogo, o mapeamento do genoma humano e a cura do câncer. Eu realmente gosto muito do Real, sem trocadilhos para que o pessoal do "Porta dos Fundos" não faça piada!

Quero dizer, então, que nós confiamos que infelizmente o avião caiu, ou pousou, porque o ministro Mantega me disse hoje que provavelmente o avião não tinha combustível para ficar voando 7 dias, então acreditamos que o avião tenha caído em algum lugar que ninguém viu, porque senão já tinham ligado e dito que o pessoal do partido tinha roubado os destroços. Ou então caiu no mar porque no mar o celular não pega. Ou se pega, poderia ser da Tim.

Mas vejam bem o que eu estou dizendo: o mar certamente foi um oceano, provavelmente o Pacífico, o Atlântico ou o Índico, também podendo ter caído no Ártico. Quero dizer, se caiu no oceano é porque não caiu na terra e nós temos um programa de inclusão social que fixa o homem na terra. A sete palmos de profundidade que é para ele ficar bem fixado.

Então, meus amigos, eu quero dizer que já liberamos os recursos necessários para encontrar todos aqueles que infelizmente tenham morrido nesse acidente, para trazê-los de volta sãos e salvos para seus entes queridos.

Eu tenho convicção, enfim, que se esse avião não caiu na terra nem no mar, nem também decolou nem pousou, é porque não tem avião, certamente porque o PMDB pediu o avião de presente junto com mais uns 7 ministérios. Mas eu só dei mais 6 porque no nosso governo quem manda é eu.
Obrigada"


Nota do editor: gostaria dar o devido crédito ao autor. Se o próprio ou alguém por ele se apresentar, farei  constar. Se for de sua preferência retiro do ar, deletando a publicação neste espaço virtual.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

É provável que esteja nas redes sociais. Como não participo de nenhuma publico aqui.
Quem acompanha (lendo ou ouvindo) os pronunciamentos de nossa presidente, em entrevistas coletivas, aqui e no exterior, conhece o estilo das falas dela, sempre vazias e ininteligíveis.

Riva disse...

...já coloquei no Facebook ... rs

Freddy disse...

Carrano, comprei uma Veja, coisa que não faço tem tempo. É porque sempre achei que ela estava alinhada com a Globo, e procurava esfriar quando a coisa fervia contra o governo.
Mas a capa me cativou: a estrela preta pingando petróleo e a manchete "Como o PT está afundando a Petrobras" promete boa leitura, apesar de que ainda não a fiz.
Será que agora vai?
Será que até a Copa conseguem balançar o coreto da Dilma?
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

ATENÇÃO:
Devidamente socorrido pelo Paulo Bouhid, posso dar o devido crédito ao autor do discurso ficcional.
O texto é um comentário publicado por andrebaccach em 03/04/2014 às 8:53, no blog do Augusto Nunes, que por sua vez é encontrável em http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/historia-em-imagens/aprenda-a-discursar-com-dilma-rousseff-dez-aulas-praticas-em-cinco-minutos-e-meio/

(copy and paste)

Existem outros ótimos comentários no supraciatado link.

Jorge Carrano disse...

CORREÇÃO:
O endereço eletrônico é da VEJA, e a coluna é que é do Augusto Nunes.
Aproveito para sugerir que acessem o link a seguir. Trata-se da aula de discurso.
Este vídeo está citado pelo Augusto Nunes.

https://www.youtube.com/watch?v=4OEsBSQbL68

Luvanor Belga disse...

Discípula potencializada do Lula! Já conhecia o texto via revista VEJA no Face...

Ana Maria disse...

Por outro lado localizei o texto com sendo de Helio Garcia, com o nome de "Invaginação". Assim foi citado em vários blogs.

Freddy disse...

Independente da origem do texto, apesar de que é bom ser de fonte conhecida e confiável, o importante é vê-la devidamente sacaneada.
O aumento galopante de acusações, seja pelo comportamento, seja pela incompetência administrativa, seja pela origem terrorista, seja por sua cada vez mais clara ligação com os esquemas ardilosos, é tempestivo e valioso.
Tem de acontecer algo até a Copa, para que ela seja obrigada a fazer algum movimento radical à vista de todos e sem a cobertura anestesiante de eventual sucesso da seleção (que torço para não acontecer).
Só assim poderemos nos livrar da Petralha já nessas eleições.
=8-)
Freddy