13 de abril de 2014

A maior torcida de futebol do Brasil


 
Era quarta-feira, dia 9 de abril, e o Flamengo enfrentava o Leon, do México, no Maracanã, diante de 60.000 pessoas.

Já antecipo duas coisas. A primeira é que ao contrário da piada, este leão não era manso. A segunda é que a maior torcida a que me refiro não era a do Flamengo, inobstante as 60.000 pessoas que levou ao estádio.
Constatei naquela noite  o que já suspeitava. Explico. A cada gol de empate do Flamengo, que ficou em desvantagem duas vezes no marcador, ouvia-se ao redor do prédio onde resido, uns dois ou três gritos de “Mengo”, Mengo”.
E isto ocorreu duas vezes.
Entretanto, quando o Leon fez o terceiro gol, o que se ouviu foi uma enorme gritaria, em quase todos os prédios  vizinhos. Uma ovação indescritível, com vozes isoladas aos berros de “eliminado”, “eliminado”.
Quando o juiz apitou o final do jogo que desclassificou o Flamengo, o foguetório parecia o de final de Copa do Mundo com o Brasil hexacampeão.
Indescritível a algazarra a alegria dos torcedores contrários ao rubro-negro.
Já suspeitava, mas agora tenho certeza de que  maior torcida do Brasil é aquela que torce contra o Flamengo. Em qualquer circunstância. Até jogando contra mexicanos. E, sacrilégio inominável, penso que até em jogo contra time argentino a torcida seria a favor dos portenhos.
O time da Gávea não desperta nos torcedores das outras equipes, Brasil afora, sentimento de nacionalismo, de patriotismo. Prefere ver um clube estrangeiro vencendo do que torcer para o “mais querido”.
Em suma, o Flamengo é o mais querido de 30 milhões, todavia é desprezado e hostilizado pelo restante da população aficionada por futebol. Que no somatório constitui a maioria.
Que fenômeno é este? Onde está o problema? Na sua torcida? Nas cores do clube? Na escolha do símbolo – o urubu? Na imagem de bonde sem freio? 
Foram  centenas de blogs e sites, e vários portais de empresas de comunicação que registraram  a tragédia rubro-negra.
O Flamengo alcançou o topo do ranking de equipes brasileiras eliminadas da Libertadores. E na fase de grupos o que não tem perdão.
A maior torcida do Brasil não é a favor. É contra.
Nota do blogueiro/editor:
1)resolvi publicar este post antes do jogo de logo mais, decisão do campeonato carioca versão 2014, por motivos óbvios. Como vascaíno posso experimentar o dissabor de uma derrota para o mais odiado time do Brasil, quiçá do mundo.
 
2) Caso a foto aqui inserida esteja em desacordo  com os direitos de propriedade intelectual e/ou artística, sem a fonte e legenda correta, peço ao interessado que avise que  faremos a correção devida de imediato,  ou retiraremos aimagem, como preferir. Pinçada no Google.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Convoco toda a imensa torcida antiflamenguista, para fazermos uma corrente forte logo mais, às 16 horas, para abatermos o urubu de uma vez.
Ele está meio grogue, com a paulada que levou do Leon e o eliminou precocemente da Libertadores.
Se você é anti-flamenguista também está convocado.
Erre na grafia, mas acerte no objetivo.

Ana Maria disse...

Tô dentro.

Jorge Carrano disse...

Já vi este filme algumas vezes. Afinal são 67 anos (estou com 74) acompanhando futebol no Rio de Janeiro.
Gol no final, em impedimento, no momento em que nosso zagueiro, o xerife da área (Rodrigo) sai contundido.

Anônimo disse...

Torcer eu torci. Contra. Mas a reza deles é + forte.
Anônimo

Jorge Carrano disse...

Acessem e vejam as imagens, com brincadeiras sobre o erro do juiz, e do bandeirinha, não marcando o impedimento, claro.
Assim como a bola que entrou meio metro num jogo anterior e o gol não foi marcado.

http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2014/04/13/internautas-criam-linhas-imaginarias-para-justificar-erro-do-auxiliar/

Freddy disse...

Segundo soube, o juiz foi mais esperto e anotou como autor um jogador que não estava impedido!
Verdade?
=8-/