28 de julho de 2020

Você conhece?







Rio Li perto de Yangshuo, China

O rio Li banha a região autônoma zhuang de Guangxi, no sul da China, serpenteando por aldeias agrícolas e pontiagudas montanhas de carste. Esses altos picos de calcário erguem-se de modo especialmente drástico entre as cidades de Guilin e Yangshuo. A paisagem do desfiladeiro do rio Li é tão impressionante abaixo quanto acima da superfície: a área tem centenas de grutas, dezenas das quais com quase 1 quilômetro de extensão. É nessa área que fica também a caverna da Flauta de Bambu, com suas formações rochosas de 180 milhões de anos realçadas por luzes multicores.




Vista de Torbole e do lago de Garda, Itália

Ao longo dos séculos, várias potências mundiais sucederam-se no domínio deste recanto pitoresco do norte da Itália, às margens do lago de Garda. O Império Romano o colonizou e, bem depois, os vênetos e os austríacos também. Quase todos os que já estiveram nesse lugar, agora chamado de Nago-Torbole, se apaixonaram por ele (Nago é uma vila incrustada nas colinas que se erguem diante do lago, e Torbole fica na planície às suas margens).
O escritor alemão Goethe passou pelo local em 1786, em sua primeira viagem à Itália, e ficou devidamente impressionado com a beleza natural da região. Outros escritores e artistas também já disseram maravilhas a respeito do lugar. Nago-Torbole pode ter deixado de ser disputada pelos colonizadores, mas os turistas continuam chegando aos montes.





Horizonte de Chicago, EUA, visto do lago Michigan no inverno

In 1916, o poeta Carl Sandburg referiu-se a este lugar como "Açougueiro do mundo…Cidade dos ombros largos". Ele também descreveu Chicago como "tempestuosa, resistente, ruidosa" e, vendo-a no crepúsculo de um dia de inverno como este, essas palavras parecem particularmente adequadas. Na foto, tirada perto da North Avenue Beach, as águas do lago Michigan estão congeladas e aparecem como paralelepípedos de gelo à frente dos arranha-céus da cidade. Quer ter essa visão panorâmica pessoalmente? Traga seu casaco mais reforçado: os invernos de Chicago são glaciais, com média de temperatura diária de 2 °C e um recorde de congelar os ossos de -32 °C em 1985.




Palácio de Westminster e rio Tâmisa, Londres, Inglaterra

Embora o nome oficial deste emblemático monumento de Londres seja "palácio de Westminster", é provável que você o conheça pelo nome referente aos políticos que nele se reúnem: casas (ou câmaras) do Parlamento. Já imaginou como seria caminhar por esses salões históricos? Você vai precisar de sapatos confortáveis: são 1.100 salas, 100 escadarias e cerca de 2 quilômetros de corredores. Claro, muitos preferem conferir só aquela torre com um grande relógio, à direita na foto. A estrutura abriga o Big Ben, que não é o apelido do relógio em si, mas sim o do maior dos cinco sinos da torre.




Castelo de Marvão e jardins, região do Alentejo, Portugal
As bem cuidadas sebes e árvores em flor do jardim do castelo de Marvão enfeitam um cenário tranquilo, mas repare nestas robustas muralhas de pedra e naquela torre mais acima: este lugar foi feito para a guerra. Encravado num morro de onde se avistam as planícies do Alentejo, o castelo de Marvão que vemos hoje foi construído no início do século 12 e reformado e reforçado nos séculos seguintes. Uma caminhada até o alto desta fortaleza de pedra propicia vistas panorâmicas do interior de Portugal. Dali, se tem uma visão de cima da charmosa vila, toda caiada de branco, que se aninha em ruas estreitas e sinuosas ao pé do castelo.




Passo de San Antonio, cordilheira de Huayhuash, Peru
Vendo os picos cobertos de neve da cordilheira peruana de Huayhuash, é fácil esquecer que, não muito longe daqui, a oeste fica um deserto e, a leste, uma floresta tropical. Embora, pela foto, pareça que estamos no teto do mundo, três quintos deste país andino são de florestas tropicais. A maioria dos países equatoriais são de clima exclusivamente tropical, Mas não o Peru: os Andes peruanos recebem muitas nevascas, ao passo que a região costeira tem desertos completamente secos. Por fim, a bacia amazônica caracteriza-se por fortes precipitações e altas temperaturas. Nossa foto é um exemplo do tipo de paisagem existente nas regiões montanhosas, considerada por muitos como das mais deslumbrantes que há no planeta.

4 comentários:

Riva disse...

teste

RIVA disse...

Essa é minha 3ª tentativa de enviar meu comentário, algum problema com o Blogger ou com meu navegador. Vamos lá ...

O Lago de Garda é bem próximo da lindíssima Verona, cerca de 1 hora de carro.

Ano passado fomos à ITALIA, e num bate-volta de Veneza conhecemos Verona, mas não dava para ir no lago. Talvez se tivesse planejado melhor nossa estada em Veneza teríamos ido tranquilamente. Vacilos de viagens ...

Não fico chateado, afinal não é fácil desenhar um roteiro na ITALIA sem muitas perdas rsrsrsrs. Eu acredito que viajando uns 12 a 15 dias, preciso de umas 3 viagens para conhecer bem a ITALIA.

CHICAGO conheci numa viagem de trabalho. Muito bonita, ótima infraestrutura, restaurantes maravilhosos, gente bonita e alegre, uma espécie de NY.

Viagens de trabalho são assim : reuniões, visitas e 0800 à noite. Programe-as para aproveitar um FDS.

Jorge Carrano disse...


Riva,

Viagens a trabalho não eram "um mar de rosas". Muitos inconvenientes. Mas tive a felicidade de ser bem recepcionado em todas as cidades para as quais viajei.

Diretores e gerentes nos locais sempre acabavam agendando um jantar, ou um programa diferente.

Assim, comi muçuã no Circulo Militar, em Belém do Pará. Conheci a famosa casa da Eny, em Bauru. Fiz a viagem de litorina descendo a serra desde Curitiba até Paranaguá. Tomei muito chopp no Pinguim, em Rbeirão Preto, somente para aludir pontos conhecidos no Brasil.

Riva Viajante disse...

Então dei sorte, não lembro de nenhuma que tenha sido ruim. Dezenas de viagens pelo Brasil, principalmente São Paulo e Nordeste. Conheci bem várias cidades devido ao trabalho nesses locais, ciceroneado por amigos e colegas.

Sorry, Curitiba não foi legal. Foram 10 meses seguidos todas as semanas, 3 dias cada vez pelo menos. Impressionante como não consegui me socializar com os locais, muito fechados, e meio "assim assim " com "cariocas.

As cidades mais legais onde trabalhei, pelos critérios de trabalho, pessoas, locais a visitar, restaurantes, foram São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza. Sem saber exatamente porque, não curtia muito Brasília, BH, Porto Alegre e outras. Mas foram todas estadas boas.

Buenos Aires fui a trabalho duas vezes, e em ambas foi muito legal, tanto o trabalho como a recepção local e o 0800.

Agora, a AMERICA !! Ah, a minha AMERICA !!!!!!

Raleigh, Miami umas 3 vezes, Philadelphia 2 vezes, NY também 3 vezes, New Orleans, Mineápolis, Chicago, Salt Lake, Houston , Dallas, Fort Lauderdale, Newport, sei lá mais outras menores, foram sempre viagens maravilhosas regadas a muito trabalho, visitas espetaculares a facilities, aprendi muito, conheci muita gente, muitos lugares bonitos, excelentes restaurantes, e tudo 0800. E sempre com tempo para mim, para livrarias e comprinhas.

A viagem relâmpago à Cidade Luz Paris, contada aqui no blog, não conta rsrsrsrs. Aquilo não existe !!!!!

Enfim, aproveitei bem essas oportunidades, aumentei ricamente meu conhecimento sobre outras culturas. Viajar é tudo de bom !!!!!