29 de julho de 2020

Restaurações, reformas e melhorias


Ilha da Boa Viagem com a ponte de acesso em primeiro plano

Niterói está em obras. Prédios estão sendo recuperados, pontos turísticos reformados e vias em alargamento e manutenção de rotina.

Não faz muito tempo mencionei a recuperação e reabertura do imóvel que abrigou, durante anos, o mercado municipal da cidade. Uma boa iniciativa.

Para reler basta acessar:


Hoje comento as obras de manutenção, restauração e melhorias na Ilha da Boa Viagem.


Nem todos conhecem o local, pisando no solo da ilha mesmo, senão vendo-a desde a calçada que margeia a orla marítima desde o Forte Gragoatá até  o Canto do Rio, final da Praia de Icaraí, onde começa a Estrada Fróes. 


Pouco mais adiante do acesso a Ilha, neste trajeto, fica o MAC, muito visitado e fotografado, por fora, e pouco visitado internamente. Refiro-me ao acervo, porquanto o restaurante é bem frequentado.

No trecho inicial da orla citado, no lado oposto da avenida, tem o campus da UFF, com suas muitas edificações, algumas por concluir. Mas aí já é com o governo federal.

As obras na Ilha da Boa Viagem englobam parte estrutural, com contenção de encosta, recuperação da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, do fortim; do casarão que no passado foi utilizado como sede de grupamento de escoteiros, e da ponte que conecta a ilha ao continente, passando sobre a enseada, onde as águas do mar se encontram na maré cheia.

A ilha é tombada pelo patrimônio histórico. A capela e o fortim são construções do século  XVIII e agora na reforma serão mantidas a arquitetura original da capela e preservadas as ruínas do fortim como registro histórico.

O local é lindo e de lá se descortina uma maravilhosa Baia da Ganabara e o Caminho Niemeyer.

Provavelmente será construída uma cafeteria. Vamos ver se alguém se disporá a explorar o dito espaço para café, dependendo da frequência.

Mas as obras não param por aí. Ainda no Ingá, a rua Dr. Paulo Alves, que inicia bem próximo, na Praia das Flechas, ao lado da Praça Cesar Tinoco, e se estende até a confluência das ruas São Sebastião  com Fagundes Varela e Tiradentes, esta passando por obras de alargamento. 

Além de facilitar o escoamento do trânsito, posto que ali se forma um gargalo, o grande resultado será o aterramento de toda a fiação ao longo da citada rua Paulo Alves.

Reurbanização bem-vinda.


7 comentários:

Jorge Carrano disse...



Aviso a torcida da urubuzada. Não se animem.

Guardiola teve muitos assistentes. Um dele está no comando do Arsenal, da Inglaterra, e não emplacou.

Jorge Carrano disse...


Corrida pela vacina: Russia promete para agosto. Americana, chinesa e inglesa, devem estar prontas, segundo expectativas otimistas, em dezembro.

Lembram da corrida espacial? Culminou com o homem na lua.

Riva disse...

Não sabia que a Paulo Alves está em obras de alargamento, que de nada vão adiantar.

Estudei Engenharia de Tráfego, e uma das ferramentas utilizada é a observação aérea, por helicópteros, no estudo da volumetria e gargalos. Nunca vi um voando para esse estudo, com certeza não foi utilizado. Mas vamos lá, sem as fotos aéreas ...

O gargalo está entre Praia de Icaraí e o início da Paulo Alves, só solucionado se fizerem mão única nos períodos de pico diário, manhã e fim da tarde.

Tudo isso acompanhado de um posicionamento inteligente das paradas de ônibus com recuos, eliminação de sinais de trânsito, com fluxo contínuo. São eliminados com mergulhões e/ou viadutos, e passarelas para pedestres, com elevador para idosos e desabilitados.

Contenção de encosta na ilha ..... #medo de fazerem uma merda, estragando a formação natural da ilha. Não conheço o projeto, espero que não esmerdalhem a bela ilha, que visitei há uns 3 anos, e acho que escrevi a respeito, super decepcionado .... visitas desorganizadas, guias sem megafone, só falavam português (estava cheio de estrangeiros), folhetos só em português, nenhuma infraestrutura local para água, refrigerante, brindes da ilha (bonés, magnets, flâmulas, copos, pulseiras, etc), uma bosta de trabalho, bem intencionado.

Chamem quem sabe fazer há séculos, chega de xenofobia burra !!

VACINAS .... agora vem a corrida pelo lucro. Só com pena de morte !!

Jorge Carrano disse...


A Paulo Alves está um caos. Além do alargamento estão aterrando a fiação o que implicou em esburacamento das calçadas. Nos dois lados.

Tem prédio que o morador para entrar tem passar numa espécie de mata-burro, de tábuas, para entrar.

Calçadas inteiras fora destruídas. Como alguma delas eram de pedra tipo portuguesa, quero ver como farão.

Jorge Carrano disse...



Vem aí a cédula de R$ 200,00.

E certamente virá, mais tarde, a de R$ 500,00.

Alias a cédula mais bonita que já peguei e usei, é a de 500 euros.

Maria Cecília em casa disse...

Com relação a tão aguardada vacina contra o Covid 19, fico me perguntando no alto de minha ignorância, o porquê  de um estudo feito açodadamente, com o objetivo de imunizar contra uma doença ainda nova, ela própria sem literatura solidificada pelo tempo,  ser aprovada pela comunidade científica institucional e, medicamentos com ação antivírais e antiparasitários, utilizados há décadas, sem restrições, inclusive por crianças, são proibidos  no país.
Ainda sobre o assunto, a corrida está acirrada entre governos e laboratórios, todos desejando entregar o produto em primeiro lugar.
É um interesse mais comercial do que sanitário.
Me parece que são 4 os estudos mais avançados, sendo que a disputa se fica principalmente em duas. A de Oxford e a da China.
Pessoalmente não tomaria a chinesa. Talvez aceite a desenvolvida na Inglaterra  pela famosa Universidade e o laboratório AstraZeneca. Além das duas instituições, contam com a parceria de outros países no processo e têm o compromisso de fornecer a imunização pelo preço de custo.

Jorge Carrano disse...


Obrigado, Maria Cecília, pela visita e comentário.

Parece que são 5 as vacinas em estágio mais avançado nos testes para aprovação.

Pessoalmente tenho esperança de que no início do próximo ano tenhamos aqui no Brasil, na rede do SUS.

Eu que nunca tomei a anti-gripal estarei na fila desta contra a Covid-19.