10 de julho de 2020

Bolsonaro é clone do Gen. Newton Cruz?



Quem tem memória, é preocupado com os destinos do país e presta atenção à vida nacional, há de se lembrar do General Newton Cruz, quando ainda protagonista na política.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/o-jornalista-que-foi-agredido-ao-vivo-durante-ditadura-militar.phtml

Pois bem, depois de todo o autoritarismo, de toda a arrogância e prepotência, o ex-chefe do SNI, general de divisão, acabou derrotado quando se candidatou ao governo do Estado do Rio, em pleito vencido por Marcello Alencar, e não se elegeu deputado constituinte.

Confesso que pretendia votar nele, em 1987,  para a Assembleia  Nacional Constituinte sob considerar que se Vicentino (PT) poderia se eleger, era necessário alguém capaz de neutralizar as forças de esquerda. Vetores  de mesmo módulo, mesma direção e sentidos  opostos se anulam, não é físicos e engenheiros?

Como não vingou a tese da Assembleia Constituinte, sendo aprovado apenas o Congresso Constituinte, composto dos deputados eleitos no pleito anterior, nenhum dos dois foi constituinte, ainda bem.
Rememore:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/constituicao-de-1988.htm

Ou seja, agora de pijama o "ex-todo-poderoso" nada deixará de dignificante, construtivo, de notável, de realização memorável. Terá seu nome sempre associado a arbitrariedades, aos atentados, à tortura.

Bolsonaro é sério candidato ao ostracismo e poderá até mesmo, como ocorreu com o Gal. Cruz, ir parar na barra do tribunal.

Em 2022 teremos certamente outro nome menos nefasto para sufragar nas urnas. 

Pelo menos que não seja tido e havido, no Brasil e no exterior, como o bobo da corte.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Entrevistado por Ana Luiza Azevedo, o historiador John M. Barry, apud Dorrit Harazim, respondeu da seguinte maneira sobre o que achava dos negacionistas Trump e Bolsonaro:

" - SEREI DIPLOMÁTICO. ELES SÃO IDIOTAS PERIGOSOS."

Digo eu ao autor de "A grande gripe", e bota perigosos nisso.

RIVA disse...

Pois é, Papai do Céu tem umas coisas inexplicáveis, para mim ...

Newton Cruz está vivo, bem, e a caminho dos seus 96 anos de idade.
Ser MAU parece ser BOM.

Meu pai, um ser iluminado, do BEM, nos deixou aos 63.

Para nós, humanos, com tempo médio de vida de uns 70 anos, essa diferença é enorme .... mas é um nada, um pingo de éter para a ETERnidade ...